-
Renata Moro
Quando eu estava em idade de ter filhos, a desculpa de quem não queria ter era por causa das tensões com guerras nucleares. Por que não assumem que não querem porque não querem, não gostam, não se sentem preparados? É uma razão tão válida como qualquer outra. Eu não quis, porque nunca me senti capacitada nem vocacionada para isso. Ter filhos e criá-los bem não é mesmo pra qualquer um. Eu não me senti à altura do desafio e da seriedade dessa missão.
-
Camila Falcão
ainda bem q a opinião de um ómi branco colega do Pondé vale nada rsrs
-
Emerson César de Campos
Decepção Coutinho. Tá certo que já escreveste livro junto com o Pondé, mas usar o mesmo discurso dele é te limitar muito. Pondé é um dia principais reacionário que temos no Brasil. Por último, o planeta serve para todos seres vivos que nele habitam. A terra não se formou para habitação e serventia ao homem tão somente. Tuas ideias aqui nessa crônica parecem com discursos de criacionistas.
-
RODRIGO DORNELLES
Poxa vida, Coutinho. Deixe as pessoas darem as desculpas que mais as aprouverem. Nem parece um liberal, querendo ser fiscal das desculpas furadas alheias.
-
Rui Andrade
Gostei dos argumentos do autor, só não acho que a conclusão dele está no caminho certo. O fato de muitas pessoas não quererem ter filhos não significa o fim da espécie humana. Somos tão numerosos que o número dos que querem ter filhos é o suficiente para continuar povoando a Terra por muito tempo. Não ter filhos uma ajuda à espécie humana nesse momento e por muitos anos porque uma população corre o risco de extinguir-se de fato se continuar crescendo indefinidamente até destruir seu habit.
-
Tania Ferreira
Talvez se ele assistir o documentário "Planet of the Humans", aí pode ser que tenha um insight.
-
MARCOS CAVALCANTE UCHOA
Obrigado pela dica... estou assistindo ao documentário... bom demais.
-
-
José Cardoso
Ansiedade climática é mesmo uma desculpa esfarrapada. O cara (ou a cara) não quer parecer egoísta em ter uma vida com mais liberdade e sem tanta despesa extra e inventa coisas desse tipo. Basta dizer que dá muito trabalho e não vale a pena, é mais honesto.
-
Andre Luis Tasoniero
Excelente texto!
-
Christiane Souza Santos
As pessoas podem ter filhos ou não por uma série de motivos. Cada um com suas escolhas, inclusive se for em função da ansiedade climática. Melhor do que ter filhos por tradição, por religião ou obrigação e abandoná-los na primeira esquina ou matá-los depois de nascidos (pela falta de amor, de alimento e/ou de um teto). Infeliz comparação da maternidade/paternidade com o amor que se tem pelos animais de estimação. Um artigo preconceituoso e cheio de ranço.
-
Josana Salles Abucarma
Discordo que uma pessoa ou casal decidam não ter filhos por refletirem o futuro dos seres humanos em um planeta a cada dia mais ameaçado pela arrogância e irresponsabilidade dos seres humanos. Não é desculpa esfarrapada. Criticar uma decisão como essa está relacionado a falta de seriedade de muitas pessoas que se negam a acreditar na ciência e nas mudanças climáticas que estão causando tragédias ambientais nos quatro cantos do planeta.
-
Tiago Barelli
Só João Pereira Coutinho já vale a assinatura da Folha
-
Maria Helena Chagas
Nossa, atirou pra todo lado, e ficou na superfície em tudo. Pena que não dá pra "desler"
-
alexandre morita
um mundo sem água é um ótimo paradigma a se adaptar. boa sorte aos descendentes q ajudam seus pais perceberem que não são o centro do universo. o planeta sem a humanidade floresce. nós precisamos do planeta, não o contrário.
-
Marco Antunes
A grande maioria dos leitores que comentaram tem sérias dificuldades de interpretação de texto. Em nenhum momento o autor se mostrou contrário à liberdade de escolha. Na verdade, disse que não moraliza sobre esse assunto, sustentando que não ter filhos é uma escolha que pode ser legítima e racional. O texto é uma reflexão sobre o clima moral do nosso tempo, de aversão ao risco e de busca de segurança absoluta. Aí está a razão de certas escolhas.
-
Marco Antunes
Coutinho não está ignorando problemas ambientais nem fazendo oposição a regulamentações nessa área. Está apenas investigando as causas da escolha de não ter filhos, a qual ele não rejeita por princípio. Na verdade, até agradece. O que ele examina é a falta de consistência de uma forma radical de considerar esse assunto, a qual, no limite dos limites, como ele diz, teria como consequência a extinção da espécie humana.
-
Luiz Candido Borges
Marco Aurélio, releia o texto... O Coutinho é suficientemente hábil para conduzir o leitor pelo caminho "liberal": tem filhos quem quiser pelos motivos que forem, ninguém tem nada a ver com isso! Mas a partir de um momento, passa a desqualificar um motivo em particular, o problema ambiental, que está fazendo um mundo tão ruim que não merece ser vivido. Um liberal como ele não pode admitir qualquer freio às atividades econômicas e quanto ao planeta, ora, ele existe para ser explorado mesmo!
-
-
Larissa Almeida
Vou te falar que gosto dos textos do João Pereira Coutinho, mas esse deixou muito a desejar. Além do antropocentrismo nivel bozominion, cometeu o erro de citar o Pondé, que consegue ser mais raso que um pires. Não ter filhos é um ato político por questões climáticas, sim.
-
Benedito Silva
Você pode recusar ter filhos por muitas razões, menos pela ansiedade climática, que não pode estar entre as razões. Nossa, que texto mais sem noção!
-
Glaucia Liberali
Por acaso este artigo foi escrito no século XVI ou XVII? A conclusão antropocêntrica do mesmo me parece totalmente descontextualizada da realidade do século XXI. Em que época será que o digníssimo autor vive?
-
ALEXANDRE BRASILEIRO NORONHA ALVES
Não tinha sobre o quê escrever e pôs no papel uma 'viagem', e mal finalizada. O planeta é mais importante que a humanidade, pois não é criado para ela, mas também para. Falta ao "doutor" pensamento sistêmico, ecológico. Há pessoas que quanto mais estudam mais emburrecidas ficam.
-
Thaís Braga
Esse autor perdeu a chance de ficar calado.
-
isadora m ferrari
Porque o Sr não vai ter seus filhos antes de deslegitimizar os motivos alheios para não ter filhos? Ah sim, a regra não se aplica aos velhos que não entendem nada. Daqui a dez anos não vai ter nem mais Brasil.
-
ALEXANDRE BRASILEIRO NORONHA ALVES
Não tinha sobre o quê escrever e pôs no papel uma 'viagem', e mal finalizada. O planeta é mais importante que a humanidade, pois não é criado para ela, mas também para. Falta ao "doutor" pensamento sistêmico, ecológico. Há pessoas que quanto mais estudam mais emburrecidas ficam.
-
Giovana Faccio
Quanta besteira!
-
Larissa Bertani
Quanta besteira. É realmente necessário pensar o mundo em que nossos filhos viverão daqui 30-50 anos. Se o caos climáticos já dá evidências do que será agora ... Quem deseja ter filhos precisa SIM vislumbrar que mundo teremos lá na frente ... Infelizmente não dos melhores.
-
Anna Amélia Meule
Voltei por tanta indignação dessa matéria medíocre que liga paternidade à vulnerabilidade (bem antropocêntrica). Olha, senhor Coutinho, falta-lhe pensamento crítico para vir aqui falar desse instinto primitivo de procriação e tentar, prejudicialmente, desmerecer os que optam por não continuar com este círculo destrutivo. Como se a procriação não fosse a norma? Como se mais da metade da população optasse por não 'transmitir o legado dessa miséria existência a outrem'. Francamente!
-
Natacha Capozzi
Novo paradigma é a pqp. Isso nada mais é do que o capitalismo predatório que devemos combater. Cala boca vai.
-
Bruno Cruz
É o famoso "era melhor ficar calado"! O articulista, no mínimo, fumou pão vencido! Que se recupere!
-
Guilherme Magalhães de Carvalho
Entendedores entenderão.... WTF?????
-
Anna Amélia Meule
Vou comentar de forma como nunca fiz, sem elaborar. Deixo um chavão: "Perdeu a chance de ficar calado." Paternidade? Uma ova. Não ter filhos é um verdadeiro ato político. Viva os childless.
-
Henrique Gondim
Sério que o planeta não é mais importante que os seres humanos? Que discurso mais antropocêntrico. Que lamentável. Vou te contar uma novidade: o universo não gira ao redor da Terra, ela não é plana e também não existe para servir apenas a uma espécie, principalmente uma tão destrutiva como a nossa - e que ainda se acha superior. Amadureça essa consciência, vá além do supremacismo. Não faz sentido você, um ser racional e pensante, acreditar realmente nisso que você escreveu em sua conclusão.
-
Eugenio Marsal
Perfeito. É isso!
-
-
Adri oliver
O autor acha q o planeta existe para servir ao ser humano. Parece que ele não tem ideia que o planeta existe ha 4.5 bilhões de anos e nos so aparecemos por aqui ha 300 mil ano. A taxa de destruição de recursos esta mais rápida do que o tempo necessário p nossa evolução biológica e adaptação ao ambiente hospício que estamos criando. A exaustão de recursos é a maior causa de extinção. Controle de crescimento é crucial para salvar a população humana. O planeta seguirá existindo sem nos.
-
Elisabeth Bilé
"Alguém deveria explicar a essa gente que o planeta não é mais importante que os seres humanos. Porque, se for, para que serve o planeta, afinal?" Ah claro, porque somos a única espécie que habita o planeta.
-
Renata Lima
Vamos aos dados: década de 1950 - 2,5 bilhões de habitantes; década de 2020 - 7,5 bilhões de hab., e crescendo. Não são os sem-filhos que exting.uirão a Terra, mas a própria humanidade.
-
Lucas Alves dos Santos
Só os lambe-botas do greepeace e gruta troinberg reclamando do articulista.
-
Adri oliver
eu sou do agro e nao sou do greenpeace e acho o texto ridiculo. Controle de população é crucial para manter o equilíbrio na natureza. Pergunta a um fazendeiro o que ele acha do crescimento descontrolado de capivaras e onças. Excesso de população leva à exaustão de recursos e consequentemente a extinção da população. Bom senso nao tem partido!
-
Luiz Candido Borges
Só um lambe-botas do Bozo seria capaz de escrever tal comentário.
-
-
DANIELA Krause
Também acho esse argumento muito ruim. Não quer ter filhos? Ótimo, ninguém atualmente é obrigado a ter. Não ter filhos é uma ação muito mais racional do que ter. Mas usar a desculpa do clima me parece mais assim: olha como eu sou bonzinho, preocupado com a natureza, com a espécie humana... Como eu sou importante... Assume que não quer ter porque acha criança um saco, dá (muito) trabalho, sai caro, gosta muito de dormir. Eu acredito muito mais nisso que em qualquer discurso pseudo ecológico.
-
Luiz Candido Borges
Daniela, você pode ter certeza de que "conservadores" das mais diversas extrações abominam qualquer tipo de conservacionismo ambiental, quer porque atrapalham as atividades produtivas - ao menos no modelo de capitalismo vigente, quer porque vão contra a "palavra de Deus" - a Terra e seus frutos ficariam à disposição dos "seus filhos". Eu também conheço muita gente que é ecologista fake, que tem um belo discurso, mas não abre mão do consumismo, mas estes não desqualificam o movimento.
-
DANIELA Krause
Luiz Candido, eu não sei se o foco é mesmo deslegitimizar o movimento ambientalista. Já ouvi essa desculpa algumas vezes vinda de gente que consome enlouquecidamente. Não me pareceu que tinham maiores preocupações climáticas. Só na hora de justificar o fato de não quererem ter filhos (ou de criticar os outros que tem).
-
Renata Lima
Daniela, acho que a questão não é se fazer de bonzinho, mas pensar no futuro da criança, que vai se tornar um adulto num mundo cada vez mais competitivo e com menos recursos naturais disponíveis. Eu realmente optei porque não tenho saco pra criança nem pra me preocupar com questões sobre futuro/drogas/violência, mas acho que é nesse sentido que os argumentos vão. No meu caso sou uma "egoísta" bem resolvida! :)
-
Luiz Candido Borges
Daniela, é exatamente esta a proposta do Coutinho/Pondé: desqualificar o movimento ambientalista, que já foi reconhecido pelos líderes mundiais responsáveis como algo essencial, como um bando de mimizentos, hipócritas metidos a bonzinhos (o Pondé os chamaria de "inteligentinhos") etc. A finalidade é manter o status quo, a exploração irrestrita dos recursos naturais e que se dane o resto. A última frase do texto resume tudo.
-
DANIELA Krause
Também acho que essa desculpa é de uma bolha - bem pequena. A maioria continua se reproduzindo alegremente.
-
-
Luiz Candido Borges
Mais de uma vez eu comentei que determinado artigo do Continho parecia ter sido escrito pelo Pondé. Este seria mais um, que chega mesmo a mencionar o "colega": a partir de uma ideia minoritária e um tanto esdrúxula, condena o conjunto da obra do controle da natalidade e ainda questiona a liberdade de escolha de ter filhos. Eu já pensava num comentário gozador quando li o último parágrafo: o Planeta só faz sentido se for para servir aos apetites do Homem. O Coutinho parou na Bíblia - não dá!...
-
Larissa Almeida
Pondé é dose, viu.
-
-
Tomás de Aquino Portes e Castro
A população da terra cresce a uma razão de 83 milhões de pessoas por ano, só no Brasil são 1,5 milhão por ano. A terra tem 7,7 bilhões de pessoas atualmente, suficiente para formar 20 fileiras daqui até a lua, que se encontra a 340 mil km, ou 120 voltas em torno da terra, isto na base de 2 pessoas por metro.
-
Fabricio Guimarães Pinto Correia
Somos mais de 6 bilhões , quatriplicamos o numéro de humanos nesse ultimo século , apesar de 2 guerras mundiais e inumeros conflitos. E o senhor acha que seremos extintos porquê não estamos procriando como coelhos ? O planeta é um organismo no qual necessita manter uma biodiversidade plena para se regular e se manter vivo. Não é inteligente privilegiar uma unica especie e sacrificar as demais. Não hà equilibrio. Essa será a causa da nossa extinção. Seu texto eh uma aberração.
-
Fabricio Guimarães Pinto Correia
Somos mais de 6 bilhões , quatriplicamos o numéro de humanos nesse ultimo século , apesar de 2 guerras mundiais e inumeros conflitos. E o senhor acha que seremos extintos porquê não estamos procriando como coelhos ? O planeta é um organismo no qual necessita manter uma biodiversidade plena para se regular e se manter vivo. Não é inteligente privilegiar uma unica especie e sacrificar as demais. Não hà equilibrio. Essa será a causa da nossa extinção. Seu texto eh uma aberração.
-
MARCELO AUGUSTO DE LACERDA BO
Um liberal contra as liberdades de escolha? É o liberal sem a racionalidade da liberdade? Eles sempre tropeçam em si mesmos...é uma comédia ideológica sem fim!
-
Pedro Maciel
A frase final sintetiza bem a ignorância de todo o texto.
-
GUSTAVO O L JUNIOR
Mesmo com os recentes avanços da ciência, ainda estamos bem distante de poder reverter os efeitos de nosso apetite insaciável por insumos e energia. A pressão demografica certamente é um dos principais problemas a serem enfrentados. Não precisa ser um gênio dos números para perceber o futuro complicadíssimo que nos espera...
-
Julio Cesar de Siqueira Barros
Às vezes a gente se depara com afirmações tão absurdas e disparatadas que chega a ser difícil acreditar que elas provenham de um ser humano, que dirá de um colunista da Folha... Alguém por favor poderia fazer o obséquio de dizer ao João Coelhão (i.e. reprodutor inveterado...) que ter ou não ter filhos é uma decisão pessoal inalienável de todo e qualquer ser humano, e que ninguém tem o direito de interferir nisso? Francamente... E eu que achei que o Narloch exagerava. Tsc, tsc, tsc
-
Rodrigo Andrade
Os que evitam procriar e encontram no clima um motivo plausível não conhecem a terra do Lula e do Naro. Deus me livre de colocar um inocente pra viver nessa terra sem lei chamada Brasil
-
José Roberto Pereira
Será que essa visão antropocêntrica é ensinada nas escolas portuguesas há mais de 520 anos? Podem reparar que geralmente esses que defendem que o planeta só existe para servir o ser humano são os primeiros a levar cobertores com varíola ou Covid-17 aos povos indígenas, que subitamente tornam-se seres humanos menos importantes que o ouro abaixo de sua terras. Eu prefiro não colocar um filho nesse mundo dominado por gente assim...
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.