Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lourenço Faria Costa

    Perfeito! Raro é alguém da globo ter esse posicionamento

    Responda
  2. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Surpreso pela opinião de Demétrio, que bate com minhas opiniões, neste caso. Ele tem razão , todos estamos sujeitos à lei.

    Responda
  3. RODRIGO DORNELLES

    Finalmente Demétrio voltou a escrever uma coluna decente. Parabéns! Aquela sua carona numa discussão alheia para seguir tentando atacar a bem sucedida política de cotas raciais era de todo desproposital.

    Responda
  4. PAULO ROBERTO HASSE

    Conte outra …contra corruptos contumazes e corrupção sistêmica , é preferível exageros de procuradores do que os abusos em desvios de recursos públicos praticados pelos corruptos nunca antes punidos . Se ficarem impunes , lembre-se quem foram os ministros Supremos que praticaram pirueta jurídica para mudar foro de processo e enterrar a Lavajato com suas provas , confissões e inclusive dinheiro recuperado … ponto para a Impunidade

    Responda
  5. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Está me cheirando barco saxônico navegando em oceano romano-germânico.

    Responda
  6. luiz lima

    Foi a falta de controle legal sobre o MPF que provocou a maior crise institucional no país, culminando c eleição do Bolsonaro. Qualquer órgão ou cargo público está submetido a um sistema de controles e à apuração efetiva de desvios funcionais. O MPF e parte do Judiciário elegeram Bolsonaro. Procuradores o apoiaram abertamente. O MPF não tem poderes absolutos. O Congresso faz bem em cortar as asas de quem se acha q pode voar acima das leis. Nossa crise hoje é culpa do MPF.

    Responda
  7. Helano Timbó

    Irretocável.

    Responda
  8. MARCELO DAWALIBI

    O artigo é tão repleto de mentiras que nos leva a pensar que o Demetrio acredita que ninguém leu a PEC, só ele. O articulista mente ao afirmar que a PEC só altera o CNMP. Ora, ela traz modificações até no Conselho Superior do MP, órgão interno que nada tem a ver com o CNMP. Pelo visto, Demetrio adotou de vez a tática das fake News.

    Responda
  9. Arthur da Silva Costa

    O que podemos esperar de um grupo de advogados que advogam em causa própria.Se jogarmos todos todos no Oceano Atlantico,não farão falta ao Brasil.Não vou postar que não existe advvogar honestos que honram a sua profissão,porém quando abrimos os jornais que existem casos de corrupção sempre tem advogados no meio.

    Responda
  10. João Teixeira de Lima

    Parabéns Demétrio. Dedo na ferida. A verdade dói, mas precisa ser dita. Se a lei é igual para todos, fica a pergunta: por que quando o MP acusa e não prova nada acontece? Nem se quer indenização por danos morais e outras.

    Responda
  11. Eleonora Gutierrez

    Estatuto de intocáveis X Congresso impune/auto protetivo = povo solitário, isolado e sem justiça social. Rescaldo de um meio individualista, irresponsável e pouco humanitário.

    Responda
  12. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Vivemos nua sociedade de inspiração indiana: curtimos a ideia de castas, portanto intocáveis. Daí nossa classe média ser tão reencarnacionista. Nasci nesta condição, pois mereço não viver o que o mais pobre vive.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Os moleques de Brasília não tocaram fogo no índio "porque pensaram que era mendigo"? Tudo gente muito fina.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Esta é a reflexão que temos em nosso nível médio. Daí o espanto aqui no Rio de bandidos de classe média, quando presos por espancar uma doméstica: "pensamos que era prostituta!" Ministério Público, parlamentares, juízes, universitários, cada qual busca ser intocável.

  13. MARCOS BENASSI

    É, seu Demétrio, essa sua argumentação a respeito da mudança na composição do conselho do Ministério Público foi a mais interessante que ele nos últimos dias. Digo em função do paradoxo da reforma que pouco muda, introduzindo elementos de controle do interesse do congresso, sem, contudo, modificar os ineficazes controles por parte do próprio Ministério Público. Esse me parece ser um ponto bastante defensável de crítica.

    Responda
  14. Luciano Silva

    A maior piada do século. Deixar que investigados indiquem pessoas para o órgão de controle dos investigadores. Só no Brasil mesmo. A cor ru p ção sempre a frente.

    Responda
  15. Marcelo Franco

    Fica claro que o objetivo desta PEC é enfraquecer o Ministério Público para dificultar a investigação e a punição aos maus políticos, - especialmente os do centrão - mas é necessário encontrarmos um sistema de pesos e contrapesos para contermos os excessos do cometidos pelo MP em todas as instâncias.

    Responda
  16. Andre Marinho Teodoro

    Pior que os maus procuradores são os maus jornalistas. Demetrio está entre eles.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Mau jornalista, mau brasileiro, mau sociólogo, péssima pessoa...

    2. Andre Marinho Teodoro

      Sei que ele é sociólogo. Mas exerce o jornalismo. Mas vou retificar para te agradar. Pior que os maus procuradores são os maus sociólogos. Demetrio está entre eles.

    3. MARCOS BENASSI

      Por?

    4. Jorge Watanabe

      Mas ele eh sociólogo!

  17. Joel da Rocha

    A questão não é se os membros do Ministério Público devem ou não ser melhor fiscalizados, já que quanto a esse tema apenas o próprio MP discorda. O que se deve refletir é se ao Centrão do momento devemos dar a tarefa de rever as bases do funcionamento do Conselho Nacional do Ministério Público, e isso por motivos mais que óbvios.

    Responda
    1. Luciano Silva

      Já há o controle natural exercido pelo Judiciário. Afinal, cabe ao MP apenas ser um órgão investigativo e titular da ação penal. As decisões são sempre do Judiciário. Contra freio natural. O que os cor rup tos querem é não ser investigados, não ser denunciados e muito menos processados e condenados. Se quem pode iniciar isso é o MP, bora então controlar esse órgão. Simples assim.

    2. Eduardo Eustáquio Grossi Morais

      Exato. O Centrão quer apenas salvar a cara de denunciados e investigados. Por outro lado, penso, há que se instituir algum controle sobre a legalidade e legitimidade da ação do MP. Há milhares de processos falhos, Marcos, absurdos, produzidos por procuradores irresponsáveis ou incompetentes. E que trazem consequências danosas e irreversí eis para os indiciados injustamente. Entào, um dia isso precisa ser revisto