Rodrigo Zeidan > Lula presidente? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 Próximas

  1. Ana Monteiro

    Esse cara está de brincadeira, com base no que ele diz que Lula entregou o país pior? Foi o oposto, tirou o país do mapa da fome, colocou na faculdade pela primeira vez os pobres, ajudou na criação de cotas. Texto de má fé e sem citação de números, apenas mais destilação de ódio cego ao PT.

    Responda
    1. antonio barreto filho barreto

      Eles são pagos para sairem em defesa da direita/elite que a vida toda explorou a classe miseravel deste Pais, que o diga o Nordeste/Norte.

  2. JORGE MAGALHAES

    Lula e Bolsonaro “são farinha do mesmo saco”. Exemplos : prepotentes, meliantes, misóginos, ultrapassados, filhos delinquentes, etc., etc.

    Responda
  3. Gustavo Teixeira

    Faltou considerar um pequeno detalhe: Os governos anteriores não enfrentaram uma Pandemia sem precedentes. Mas é só um detalhezinho irrelevante.

    Responda
    1. verônica Alves de Souza Medeiros

      As rachadinahas têm a ver com a pandemia?

    2. SIMONE MAURA SOUZA

      A lambança recente entorno do Bolsa Família tem a ver com a pandemia?

  4. D Monteiro

    „Todas as nações têm o governo que merecem.“ Joseph De Maistre (1753 - 1821). Dito assim, sem contextualização, parece óbvio, mas requer uma reflexão mais profunda. Se o que importa é apenas o churrasco no fim de semana, a risada fácil e despropositada, a piadinha sem graça apenas para ser engraçado e se o último livro que leu foi na Escola Primária "que a professora mandou", então não temos futuro. O Brasil continuará a ser motivo de piada para os outros e uma dor que nunca terá fim.

    Responda
  5. marcos andrade moraes

    Gilmar, o contador, é petralha. Não sabe escrever, logo, não sabe ler e entendeu tudo errado; ou fingiu quê. Mas não se importa de pagar mico e aparecer aqui dizendo bobagens. Ou o Brasil acaba com essa gente ou eles acabam com o Brasil. Ps. O que é ZAP? MAM

    Responda
  6. marcos andrade moraes

    Dimas e Verônica são despesas perdulárias, cracas incrustadas no Estado. Elizabete, desconheço. São petralhas que destruíram a nação e contribuíram decisivamente para eleger Bolsonaro. Fora Lula e Bolsonaro! Viva a democracia! MAM

    Responda
    1. verônica Alves de Souza Medeiros

      Marcos Andrade, querido, Bolsonaro e Democracia não cabem na mesma frase. Sobre o mais, só posso dizer que tu gostas do delírio, deu crack na sua cabeça? Rss

  7. Dimas Floriani

    Não há mago que possa mudar a estrutura da sociedade brasileira em menos de uma década. Mesmo porque a questão do país não é só de governança mas da cultura política da própria sociedade, assentada em bases profundamente desiguais. Mas é inegável que a ruptura dramática deu-se em 2016, a começar com o próprio Temer que inaugurou a tragédia em curso. Os analistas falam pouco do Centrão que sequestrou todos os recursos públicos, da educação, saúde e auxílio emergencial. Isto não é corrupção legal?

    Responda
  8. marcos andrade moraes

    Texto cafajeste a começar pelo final. Lula não está à esquerda, segundo ele mesmo, ao se definir como "metarmorfose ambulanto". Mas é o + querido da extrema esquerda que o apoia! E esta mata, como podemos aferir desde 1917. Ou 13 milhões de desempregados não mataram? Os 25 milhões de famélicos? As BR esburacadas? A derrota para o odioso egípcio? O crack das FARC e países amigos traficantes? Batisti? Conversa. MAM

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Moraes , para de fumar esse troço. Tá te fazendo mal.

    2. Gilmar Maghenzani

      Ridículo seu comentário quem governava em 1917? o PT?, e no governos anteriores o desemprego era menor para para pesquisar, sai do zap, e vc não tem que gostar da esquerda ou do PT mas as críticas tem de ter fundamento o que vc não conhece

    3. Dimas Floriani

      Em qual manual de história este personagem andou se alfabetizando?

    4. Elizabete Oliveira

      Que texto doido!!! Acorda. Estamos no século XXI.

    5. Nelson Vidal Gomes

      Lula e o PT (identidade verdadeira PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros) deram comida para obter votos e não deram onde fazer côco, deixando 100 milhões sem saneamento.Isso também mata!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    6. verônica Alves de Souza Medeiros

      Marcos, o que você bebe o café da manhã ou come durante o dia para te deixar nesse estado, querido? Mande a dica, porque de vez em quando faz bem a gente se alienar um pouquinho (mas só um pouquinho) diante dessa dura realizada desses tempos bolsonaristas. Mas se for todos os dias faz mal demais, viu? Cuidado.

  9. Vanderlei Nogueira

    Solução brasileira? Socialismo para pobres e capitalismo com justiça para ricos, ricos sempre ricos e pobres sempre pobres...

    Responda
  10. verônica Alves de Souza Medeiros

    Assino embaixo, Zidan. Fora Bolsonaro.

    Responda
  11. RODRIGO NAFTAL

    Dificilmente votarei em Lula no primeiro turno. Mas é incontestável que fora o melhor presidente do país. O que me faz não votar em Lula, pois acho complicado a personificação do poder e um terceiro mandato presidencial. Outro ponto. A eleição de Lula manterá a sociedade polarizada. O que é negativo. Isso não significa aceitar o discurso raso da terceira via de que Lula representa o polo invertido do radicalismo de Bolsonaro. Se essa for a tônica, terei que votar em Lula no primeiro turno.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Aí Vidal e MAM namastÊ, veja esse comentário do Rodrigo simples e coerente, votei no Lula em 2002 e 2007, mas penso como ele é ruim a pola rização vai continuar.

    2. Dimas Floriani

      Parabéns Nelson Vidal. Fiquei muito inquieto com o rol dos grandes presidentes citados por você. Ainda bem que você passou por cima da ditadura e do seu atual filhote! Não importa que você deixe de citar Luís Inácio da Silva, muito elogiado aliás por Bush e por Obama.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Respeito sua opinião. Mas nossa história registra apenas três estadistas: Dom Pedro II, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Todos os outros foram medíocres, e dentre estes Lula foi apenas o maior enganador. Provam-no a ausência de repercussões positivas no presente do seu governo. Namastê!

    4. Henrique Silva

      Rodrigo, quer dizer que vc vai aceitar com casca e tudo, apenas o discurso raso do Lula. Não é possível que vc tenha achado alguma profundidade no discurso da promessa de um ministério ao Eunicio Oliveira e o sonho de ter o Renan Calheiros como presidente do senado. De resto, ninguém sabe o que disse Lula como projeto para o país, apenas conchavos pra voltar ao poder.

  12. Helen Rezende

    Até o PT assumir o governo não havia corrupção no Brasil, o país não conhecia a desigualdade social, os filhos dos menos favorecidos tinham acesso ao ensino superior, os ricos pagavam impostos na compra de barcos e helicópteros, não havia fila para receber ossinhos, enfim, éramos felizes e não sabíamos. Só faltou o articulista falar o nome da “sua” terceira via que com certeza trará ao Brasil uma nova era de ouro! Só que não!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc estava onde antes de 2003? em marte?, o PMDB ou MDB hoje não existe?

  13. Antonio Carlos Orselli

    Se o superciclo das commodities serve como argumento para diminuir o sucesso do governo Lula, deveria servir para não existir esse desastre que temos agora. As commodities nunca estiveram tão valorizadas. Abaixo bolsonaro.

    Responda
  14. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Não temos outra saída que volte o verdadeiro mito ao poder .

    Responda
  15. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Não temos outra saída que volte o verdadeiro mito ao poder .

    Responda
  16. Glaydson Salgado

    Tenho certeza absoluta que pior do que está, o Brasil não fica, nem que o próximo presidente seja uma ema do palácio da alvorada. O objetivo, até para nossa própria sobrevivência, é tirar Bolsonaro do poder e metê-lo não cadeia por anos! O desastre da extrema-direita tem que acabar já!

    Responda
  17. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Imagino se entrar outro governo de direita os ossos não vão dar pra todo mundo , misericórdia já vou começar a enterrar os meus .

    Responda
  18. Samira Shamah Shamaah

    A volta de LULA não seria bom, mas muito bom! Volta LULA pelo amor de Deus!

    Responda
  19. Nelson Vidal Gomes

    Em meu pensar, o governo Lula foi o pior da história pelo fato de que correu dopado e mascarou um "sucesso", cujas consequências trágicas redundaram na eleição de Bolsonaro ao lado de 60 milhões de endividados pelos maiores juros do mundo,pobre subsiando rico com alta tributação,redução dos rendimentos do Fgts e restrição do Direito ao SD, 40 milhões de invisíveis descobertos pela CEF, 100 milhões sem ter onde fazer cocô por falta de saneamento e o país repleto de corrupção.Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Verônica.Vamos acreditar que não teremos que optar entre a cruel realidade e a insuportável mentira.Grande abraço!

    2. verônica Alves de Souza Medeiros

      Nelson Vidal Gomes, Bolsonaro é o governo do inferno. Se der Lula x Bolsonaro, vou de 13, sem titubear.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Verônica. Bom argumentos contrários a Bolsonaro,mas é difícil conceber qua a alternativa a ele seja quem lhe deu causa. Lula e o PT( identidade verdadeira PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros). Namastê!

    4. Nelson Vidal Gomes

      Verônica. Por esses dias descobri na coluna F5 a quantidade de meus comentários aqui. 10.637,destes talvez 30 tenham merecido uma resposta como a sua, contestando o comentário,sem encetar contra a minha pessoa.Grato! Parabéns!Digo-lhe mais, já estou refletindo sobre o que você disse com tendência a concordar com você. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    5. verônica Alves de Souza Medeiros

      No meu pensar, Nelson, o pior da história é Bolsonaro, disparado!! Para nos livrarmos de Bolsonaro, é Lula! Além de corrupto e imcompetente (sem fazer esforço para melhorar a si memso) é inculto, desumano, grosseiro. A devastação ambiental, econômica, social, cultural e cientìfica que o seu governo tem promovido é absurda. Fora o desastre ao lidar com a pandemia. O colunista não disse que Lula é perfeito nem ideal, mas Bolsonaro não dá! Namastê!

  20. Ricardo Branco

    Mesmo tentando ter boa vontade para com o articulista - que, na inviabilidade de uma 3a via, pelo menos sai do muro da 'escolha difícil' - e fazendo vista grossa para os absurdos que permeiam os quatro últimos parágrafos do artigo, não dá para deixar passar a história absurda dos 'trilhões jogados pelo ralo'. É o caso de se perguntar ao autor: quantos trilhões, dr. economista? Como o sr. chegou nestes números? Fato é que a Fundação D Cabral já foi mais bem servida de professores.

    Responda
  21. Ã lvaro c

    É evidente que vai ser ótimo. Ela ta veinho mas o país precisa da liderança dele apos terrarrasada desde temer.

    Responda
  22. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Pela amor de Deus! Ter de escolher entre um mal maior e um mal menor é a pior solução que poderia haver para o Brasil. L. representa a regressão da política a um patamar onde simplesmente não existe a consciência política cidadã e sim uma espoliação do Estado para um projeto de poder pessoal e partidário. Bolsonaro por outras vias significa um retrocesso antidemocrático que vai corroendo o que o Brasil tem de melhor. Não dá para optar entre nenhum dos dois. Claudia F.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Gozado o Brasileiro sempre ficou sem opção para votar bem, agora pq essa polêmica está tudo normal.

    2. verônica Alves de Souza Medeiros

      Josã Eduardo, Bolsonaro é impossível, cruz credo!!! Já vivemos no inferno com esse desgoverno, basta!

  23. Marco Annunciato

    A volta do Lula vai ser ótima para toda a quadrilha que saqueou o país durante este governo de esquerda. O mst e o mtst já estão treinando.....se o lula voltar é o caminho aberto para todo tipo de invasão....

    Responda
  24. Vicente de Paula Venancio

    Depois do desastre deste governo tenho a impressao que QUALQUER UM poderia ser melhor que Bolsonaro. E o chato sao os apoiadores de plantão tentando proteger quem na verdade deve é ser julgado. Aliás gosto de fazer a eles a seguinte pergunta. O que melhorou na sua vida depois que Bolsonaro assumiu o poder. Fale apenas 3 coisas que demonstrem uma melhora na qualidade da sua vida. Se conseguirem dizer pelo menos duas ja fico satisfeito.

    Responda
  25. Paulo Milton

    Que sujeito tendencioso! Mas falar a verdade pode melindrar os amigos, não? Lula entregou o país pior do que pegou....de onde tirou isso, ó criatura? Dívida junto ao FMI paga, 6a. economia do mundo, saiu com mais de 85% de aprovação (aponte outro! Com um novo governo da maior liderança mundial, os investimentos externos voltam rápido, o US$ volta a um baixo patamar. As empregadas domésticas voltam a ir pra Disney e seus filhos voltam a ser tornar doutores nas universidades. É do que tens medo???

    Responda
  26. Nelson Vidal Gomes

    O presente desmente as proclamadas conquistas do PT( identidade verdadeira PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros)no passado, deixando 60 milhões de endividados pelos maiores juros do mundo,40 milhões de invisíveis descobertos pela CEF,pobre subsiando rico com alta tributação de consumo, 100 milhões sem ter onde fazer cocô por falta de saneamento e o país repleto de corrupção.Namastê!

    Responda
  27. Nelson Vidal Gomes

    Seria a maior tragédia que pode ocorrer a uma nação, porque consolidadaria a vitória da mentira sob todos os aspectos,nada pode haver de bom nisso. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  28. Gabriela Torres

    não dá para comprar o Brasil do período Lula e Dilma com o de agora. Fico me perguntando é se vai ter conserto porque o estrago está sendo grande...

    Responda
  29. Luis Henrique Trindade

    É de admirar que um economista escreva essa grande bobagem: que o PT entregou um país pior do que recebeu. Os fatos mostram exatamente o contrário. Vou lembrá-lo só de um: O Lula pegou do FHC um país com 58 bilhões de reservas internacionais e entregou com quase 400 bilhões. Aonde esse articulista comprou seu diploma de economista? No Paraguai?

    Responda
    1. Nader Savoia

      Na mesma "escola" do P Guedes. A tal "escola de chi-cago"

  30. José Eduardo de Oliveira

    Que ginástica, hein, amigão? A extrema direita matou, mata e matará! A extrema esquerda também matou, mata e matará. Quer os nomes, na Europa, na Ãsia, na América, na Ãfrica? O duro é ficar otimista com a volta de Lula ou pensar que a outra alternativa é essa insana que estamos vivendo. Quanto a uma terceira via, nós já sabemos, se acontecer será uma mistura da primeira com a segunda, uma criatura pior que os criadores. Incompetência ou morte! As cores, amarela e vermelha tremulam...

    Responda
  31. Val Andre Mutran Pereira

    Eu lamento que um profissional com essa formação escreva tantas besteiras em tão poucas linhas.

    Responda
  32. Eraldo Avanzo

    Ele seria bem aceito em Cuba e venezuela.porque insiste no Brasil.e mais facil.

    Responda
  33. wilson kfouri

    Em relação à volta de Lula à presidência a comparação possível da sua gestão anterior é como ele recebeu o país e como entregou em relação à taxas de desemprego e inflação,reservas cambiais, relação dívida pública/PIB . Quem não souber os números oficiais muito favoráveis à Lula,favor consultar para se informar e não dizer asneiras. Resultado obtido sem vender empresas públicas à preço de banana nem nomear Engavetador Geral da República. Não foi por acaso que Lula obteve o recorde de 87%.

    Responda
    1. wilson kfouri

      Recorde de aprovação no final da sua gestão de 8 anos

  34. André pedrosa

    Com a criação, desse novo partido do centrão, o tal do "PUN" partido união nacional, se preparem, pq, agora vai chover essas reportagens, compradas, pra tentar lançar uma terceira via, que no fundo, nada mais será, que a via da direita, sem o genocida...

    Responda
  35. wilson kfouri

    A comparação possível é a volta do Lula como presidente e como. ele pegou o país de FHC e o entregou para Dilma.No governo FHC taxas de desemprego e inflação altas( CDI chegou à 45%) ,reservas cambiais baixas( 35 bilhões de dólares) , crise cambial( Brasil quebrou 3 vezes), pires na mão frente FMI. Governo Lula: taxas de desemprego e inflação baixas, reservas altas( 370 bilhões de dólares), saldo credor FMI. Não por acaso Lula obteve recorde de aprovação de 87%.

    Responda
  36. Marcos Mess

    O eleitor Lulista não entendeu o jogo. A grande mídia bateu no Bozo por queria derrubar o Bozo. Agora é a vez do Lula. Aí o ingênuo corno político (Lula traiu Dilma e o eleitor petista se enroscando com o lamaçal do centrão) achava que a grande mídia deixaria barato para o Lula. Mas tanto Bozo quanto Lula merecem a tachação. Primeiro, o governo petista terminou em 2016 com inflação em dois dígitos e desemprego recorde. ISSO SEM PANDEMIA!!!! Imaginem como seria um governo petista numa pandemia!!!

    Responda
    1. André Andrade

      O governo Dilma tentou estimular a competitividade da indústria, por meio da redução dos juros (aumento dos investimentos) e da desvalorização do real (foco na exportação). Tal decisão ocasionou o aumento da inflação. Houve tentativa de adotar medidas de controle dos gastos para colocar a economia nos eixos, mas àquela altura o ambiente político travou boa parte das medidas, sendo então deflagradas as chamadas "pautas-bomba" em sentido contrário ao ajuste. Não tinha epidemia, mas tinha Cunha.

  37. Sebastião Barbosa

    A análise ficou superficial e a conclusão deveria ser óbvia, afinal, pior que Bolsonaro, só um extremista inteligente. Esse governo não é conservador, é a própria negação do conservadorismo. A esquerda também não é "a priori" incompetente, pelo contrário, pode ser um contrapeso civilizatório ao capitalismo sem controle. E petrolífera estatal não é jabuticaba. Se conseguirmos promover pelo menos um debate honesto, já será uma vitória. Vai ser difícil.

    Responda
  38. Cristina Dias

    Ninguém é capaz nem de dizer “quem é” a tal terceira via, quanto mais saber quais propostas ela apresenta. Logo, impossível afirmar com um mínimo de honestidade intelectual que ela seria melhor que Lula. Melhor que Bolsonaro qualquer símio é capaz de ser. Terceira via é somente um slogan vazio de significado que a mídia tenta nos empurrar goela abaixo.

    Responda
    1. Henrique Silva

      O pior cego é o que não quer vê. Com um mínimo de atitude é possível buscar no YouTube diversas falas do Lula e Ciro em relação às propostas de governo de ambos. Depois, racionalmente, fazer uma análise crítica, daí é possível afirmar com um mínimo de honestidade que esse está muito a frente daquele. Dá pra aferir tbm pela vida política pregressa, qual dos dois é e parece ser honesto.

  39. Rogerio dos Anjos

    Corrupção de quem? É possível ser menos abstrato e mais factual? Esse blablabla que alimenta os golpes desde sempre.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Corrupção? de vários partidos. somento do PT houve a prisão de seus últimos 03 Presidentes, 02 tesoureiros e 01 secretário. 01 líder do governo no Senado (delcidio) 1 líder do governo na camara (palloci). só da alta cúpula do partido. é melhor Gleisi tomar cuidado.

  40. Itamar Perenha

    A FSP está em estágio probatório comigo. Já fui assinante do tempo em que a folha estava "de rabo preso com o leitor". Ela se esqueceu da campanha e eu cancelei a assinatura. Voltei. Parecia estar buscando se redimir. Uma segunda chance. Parece que não se emenda. Amou a "direita" apesar do repúdio de Bolsonaro. Ingressou, com o UOL, numa era digital de prosperidade. O Grupo se diversificou, ingressou no ramo financeiro, e é autossuficiente. O leitor é apenas um detalhe incômodo. Cuidem-se!

    Responda
  41. FLAVIO DA ROCHA SILVEIRA

    Para a formação que tem, me espanta a quantidade de contradições internas do texto, no afã de tentar, a qualquer custo, criticar lula. Lamentável a desonestidade do colunista

    Responda
  42. Sérgio Dela-Sávia

    Resposta à pergunta: "A volta de Lula ao poder seria algo bom para o país?". Sim, será.

    Responda
    1. Lino Vemquetem

      Moro em GOIANIA capital UNIVERSAL do agro: MENINOS E MENINAS, FAMINTOS ULULAM ENTRE BMWS E AUDIS E MERCEDES, ESTE SAO POUCOS, AQUELES, MILHARES. TAL O brasil da DO LATIFUNDIO . Retrato do materialismo vil que nos corrompe a alma. SECULO XV em 2021

    2. Henrique Silva

      A volta de Lula ao poder seria bom para o país apenas aos seus fanáticos, que relativizam todos os malfeitos praticados nos 14 anos de governo do PT. Essa turma pensa igual aos bolsominios, que relativizam a prática miliciana e das rachadinhas. Certamente, a maioria do nosso povo, que tem apreço pela moralidade, saberá dizer não a Lula e Bolsonaro, pois chega de desmandos e incompetência.

    3. Evando de Abreu

      Para continuarem com a rou balheira? Hoje não temos mais isso e as estatais dando lucro. Apesar da pandemia ainda estamos melhores

  43. Gilberto Rosa

    Pra ter uma coluna de temas de economia na Folha E nós grandes, precisa de um determinado tipo de incompetência, do tipo neoliberal. Folha de São Paulo, da terceira via e dos bancos, com seus bilionários recordistas em lucros, em ano em que a miséria cresce absurdamente. Lugar onde paraisismo e parasitismo se confundem com meritocracia.

    Responda
  44. Marcos Mess

    Alexandre Mattos, do mesmo modo você está omitindo informaç½os. Faça uma análise honesta. Dilma foi o poste de Lula e o governo do PT terminou, em 2016, com um dos piores índices de inflação e desemprego da história. ISSO SEM PANDEMIA!!!! Lula pegou o governo em 2003 com a moeda estabilizada, manteve o tripé macroeconômico implantado no governo tucano. Lula teve o privilégio de aumentar o gasto social sem gerar inflação porque tinha uma carrada de dólar entrando no país devido ao boom da China.

    Responda
    1. alexandre mattos

      A Dilma foi sem dúvida uma escolha trágica do Lula, mais aqui se está comentando a possível volta do Lula e não dá Dilma em 2023. Aonde está , por favor , a desonestidade intelectual???? O erro da escolha da sucessora não pode impedir uma análise honesta sobre os oito anos de governo Lula que acabaram em 2010, certo??!!

  45. alexandre mattos

    Porque só comentar entre 2003 e 2007, quando o Lula reagiu de forma brilhante a maior crise da economia mundial desde 1929, em 2008, e conseguiu uma recuperação econômica excepcional entre 2009 e 2010,terminando seu governo em 2010 com o Brasil crescendo a mais de 7% ao ano e com uma aprovação superior a 85% no fim do governo, tudo isso não no famoso boom das commodites..., mais durante a maior crise econômica das últimas décadas.

    Responda
  46. alexandre mattos

    Omitir dados decisivos não é intelectu almente ho nesto. Porque só comentar entre 2003 e 2007, quando o Lula reagiu de forma brilhante a maior crise da economia mundial desde 1929 em 2008, e conseguiu uma recuperação econômica excepcional entre 2009 e 2010,terminando seu governo em 2010 com o Brasil crescendo a mais de 7% ao ano e com uma aprovação superior a 85% no fim do governo, tudo isso não no famoso boom das commodites..., mais durante a maior crise econômica das últimas décadas.

    Responda
    1. alexandre mattos

      Caro Eduardo Ramos. Pensei que não tinha escrito um texto claro e que isso teria sido a causa da sua resposta. Mas só que não. O texto está claro e argumenta que ele reagiu de forma brilhante não durante o famoso ciclo das commodites, que durou até a crise de 2008, mais DEPOIS dele, entre o final de 2008 e o final de 2010, onde, definitivamente, já tinha acabado o ciclo das commodites!!!

    2. eduardo ramos

      O Lula não reagiu de forma brilhante. A conjuntura internacional é que permitiu a bonança das commodities. No final do mandato dele isso já estava se revertendo.

  47. Joao Amorim

    O PAIS NAO AGUENTA OUTRO AVENTUREIRO NA PRESIDENCIA. Se for falar em roubo na época do governo Lula em primeiríssimo lugar tem de lembrar de deputados e senadores que fazem co. Que qualquer um que chegue ao poder tem de fazer o toma lá da cá, salvo esses loucos que não estão nem aí pra nada a não ser encher os bolsos de dinheiro público , inclindos os imaculados fardados fabricantes de cloroquina.

    Responda
  48. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    A matéria não leva em conta os contextos de cada governo. Se viesse uma nova pandemia com as mesmas características da atual e com os mesmos conhecimentos científicos de quando do seu início (o que se espera não aconteça), qual governo se sairia melhor para atender as urgências de emprego, saúde, educação, saneamento básico, combate à desigualdade social com desenvolvimento econômico e social?...

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Qualquer um que aceitasse que a terra é redonda...

    2. Joao Amorim

      Quem em sa consciência diria que a terra é plana, negaria a ciência e seria contra vacinas num cenário como vivemos ? Só um presidente louco e seu gado. Muuuuuu

    3. Joao Amorim

      Quem em sa consciência diria que a terra é redonda, negaria a ciência e seria contra vacinas num cenário como vivemos ? Só um presidente louco e seu gado. Muuuuuu

  49. JAYME KOPELMAN

    Mais um economista PhD que se mete a fazer política. E continua incompetente: a mentir, a distorcer, a fazer afirmações genéricas infundadas e dolosas, a criar correlações inexistentes, a desprezar o custo*benefício, a se dobrar ao seu patrão. JK

    Responda
    1. eduardo ramos

      Talvez você prefira os economistas do centrão que até devem estar esperando o Lula botar a faixa para entregar a fatura.

  50. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Folha , fiz dois comentários sem nenhuma palavra minimamente ofensiva, aguardo a publicação.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Se usou aquela outra palavra pra impeachment, a Folha corta. Folha não quer que se fale sobre o que ela, elite verde amarela, mercado, clube fazedor de mitos, Cunha, Aécio, Temer e o admirador de Ulstra tanto apoiaram.

1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.