Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RODRIGO DORNELLES

    Essa ONG Transparência Internacional, como relevou a Vaza Jato, manteve relações indecorosas com Procuradores do MPF. Sobre o PL da improbidade, sugiro a leitura da excelente coluna de Reinaldo Azevedo nesta Folha. É impressionante que o javajatismo, o partido da anti-política e que ajudou a eleger Bolsonaro e foi sua linha auxiliar, ainda tenha seus fiéis.

    Responda
  2. Joaquim Rocha

    Ela errou na reforma da previdência apenas. Depois disso ela tem acertado em todas as suas atitudes. Vamos parar de malhar a deputada?

    Responda
  3. MARIA TEREZA MONTES RODRIGUES

    Que chato leitores ofenderam a deputada com uso de fake news! É só usar um pouco do tempo, pesquisar e irão encontrar: "É falso que Paulo Lemann tenha feito doação para campanha de Tabata Amaral"

    Responda
  4. Marcos Jose Cardoso de Oliveira

    É fácil falar quando se tem uma cadeira de deputada federal no congresso nacional. Você Tabata apoiou a reforma da previdência, que vai dificultar e muito para a maioria do povo brasileiro se aposentar . Essas críticas suas ao sistema de compra de voto tem um quê de cinismo. Vá lutar contra a carestia que você ganha mais.

    Responda
  5. JOSE CAMPOS

    O preço do voto dos seus eleitores foi a aposentadoria. Agora terão que trabalhar até morrer.

    Responda
  6. Julio Cesar Reis

    Você, Tábata, parece não ver (ou fingi não ver) que faz parte do mesmo blá, blá, blá de sempre. Texto com cara de denúncia velha. Até outro dia estava de abraços com Ciro Gomes e agora quer passar a imagem de que está acima desse meio corrupto no qual tem uma cadeira. Preste conta de seu mandato e se (de fato) não gosta do que vê, não concorda e não consegue lutar contra tanta corrupção, pede para sair. Qual o sentido de continuar no meio de tanta podridão e não fazer nada ?

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Ela não está fazendo, publicando sua denuncia?

  7. RODRIGO NAFTAL

    Tábata. Sábeis palavras. Sob o manto da (falsa) moralidade, elegemos a pior Câmara dos Deputados do pós democracia. Enquanto o foco das atenções está no Presidente, o Centrão, sob a justificativa de ser o fiador da estabilidade política, corrói o nosso orçamento em tenebrosas transações.

    Responda
  8. José Eduardo de Oliveira

    No Brasil o executivo sempre foi corrupto, o Legislativo idem, o Judiciário idem e o cidadão, claro, idem. Já que é dele que surgem essas serpentes. É ele que as sustentam e prestam culto, tanto à direita quanto à esquerda. Uma nova abordagem, Teoria política do individualismo cúmplice e portando, venal e omisso. E lá fora brasileiros eleitores disputam, vacina, ossos para sopa, leitos em hospitais e um pouco de leite azedo para as crianças...e votos, votos e votos, não interessa o custo.

    Responda
  9. Aristotelino Monteiro Ferreira

    Tábata, fique! Continue sendo a jovem admirável, consciente, informada, inteligente, honesta e competente. Precisamos de você!

    Responda
    1. JOSE CAMPOS

      Eu preciso da minha aposentadoria que o voto dela adiou de um mês para 6 anos.

  10. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Todos unidos (situação e oposição) para dificultar e minar a batalha contra a corrupção entranhada no sistema politico brasileiro. Através de leis que só envergonham o cidadão, vão amenizando as desonestidades e trafi cân cias feitas por agentes públicos. Pior é impossível. Só mesmo uma mudança radical na mentalidade politica é que vai criar um novo ordenamento baseado em novos valores. Claudia F.

    Responda
  11. Antônio Almeida

    Um voto custa muita. Custa a perda de direitos trabalhistas, direitos previdenciários, direito à ciência, direito a comer carne, direito a por gasolina no carro, etc. Esse é o preço de um voto errado.

    Responda
  12. Marcelo Masiero

    Tábata, querida, pede pra sair. Lemann vai entender. Vaza!

    Responda
    1. José Eduardo de Oliveira

      o pior cego é o que tira os olhos dos outros, depois de se edipiar...

  13. Marcelo Masiero

    Tábata, querida, pede pra sair. Lemann vai entender. Vaza!

    Responda
    1. José Eduardo de Oliveira

      o pior cego é o que tira os olhos dos outros, depois de se edipiar...claro primeiro matou o pai, comeu a mãe e foi receber o seu...

  14. Marcelo Masiero

    Tábata, querida, pede pra sair. Lemann vai entender. Vaza!

    Responda
    1. José Eduardo de Oliveira

      o pior cego é o que olha no espelho e se vê melhor do que é discostas como o quadro de René M.

  15. Antônio Almeida

    Um voto custa muita. Custa a perda de direitos trabalhistas, direitos previdenciários, direito à ciência, direito a comer carne, direito a por gasolina no carro, etc. Esse é o preço de um voto errado.

    Responda
  16. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Até parece que a articulista não é deputada federal e, portanto, dentro do mesmo parlamento que critica... Qual a sua proposta para aperfeiçoar o sistema? O que tem feito para que tal aconteça? De quem é detentor de mandato popular, não são suficientes críticas apontando defeitos (dos outros, supõe-se), sem prestar contas do que tem feito no exercício do mandato que lhe foi confiado por seus eleitores....

    Responda
  17. Albertino Farias

    Eleição no Brasil Jogo a toalha, diante de tanta sacanagem com o dinheiro público. Elegemos bandidos com votos pagos , para se eleitos, roubem bastante para cobrir as despesas com o voto e garantir o seu enriquecimento. - ENTÃO, QUAL SERIA A MELHOR FORMA DE GOVERNO ? - Consulte a Lei........Ora a Lei !

    Responda
  18. Carlos Eduardo

    Na realidade, desgovernos não tem base. Tem fundo de investimento .

    Responda
  19. José Cardoso

    No fundo compra-se os votos dos parlamentares com dinheiro que eles usarão indiretamente para promover sua reeleição (obras em suas bases, propaganda eleitoral, que aliás já é turbinada por fundos específicos...) O final do artigo toca no ponto: cabe a nós votar em partidos que não participem dessa festa, e nem usem as verbas do fundo partidário e eleitoral.

    Responda
  20. NACIB HETTI

    Sempre foi assim. Os parlamentares precisam de grana para manter seus currais.

    Responda
  21. RICARDO ARANTES MARTINS

    São enormes retrocessos acima mencionados, mas tem outros. Ao contrário de se criar mecanismos para acabar com a impunidade, esta legislatura está com medo do que aconteceu recentemente e está se blindando. o primeiro turno da votação da lei de Impunidade (improbidade) na camara teve mais de 400 deputados a favor, de governo a PT (unanime).

    Responda
  22. Henrique Marinho

    O nome disso é clientelismo, com pitada de coronelismo, principalmente nos currais eleitorais dos estados mais pobres e favelas. Não se pode esquecer de que o recebedor na ponta aceita a ambulância, o asfalto da rua enlameadas, mas desconhece que o saneamento urbano e moral é mais importante e transformador. A colunista contribuiria muito com um artigo sobre como a nova lei do saneamento e a de responsabilidade fiscal poderiam mudar o cenário surrealista do Brasil.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Sim. saneamento é saúde. Outrossim meio ambiente se começa pela água, por seu tratamento. O saneamento é muito mais caro. então os políticos asfaltam bastante. obras que todos podem ver. anos depois, quando o saneamento aumenta alguns metros, quebra-se todo asfalto para colocar a rede.

  23. josé mário ferraz

    A má política é movida a dinheiro. Tanto o voto de parlamentares quanto o do povo é comprado. Não tendo opinião própria, o voto popular é determinado pelos bilhões gastos em propaganda. A matéria poderia ser ilustrada com a charge de parlamentares americanos ao lado de uma placa onde se lê "à venda", constante de um livro que não me lembro qual é, mas que está ali na estante.

    Responda
  24. adenor Dias

    Muito bem criativo o titulo da matéria! Quanto custa um voto! Os parlamentares vendem seus votos para legislar, e a população paga a conta, com o seu voto também, só que para ser empobrecido.

    Responda
  25. marco bittencourt

    Mas sera que a Deputada santa nao tem suas emendas parlamentares? O fato de alguns deputados usarem mal os recursos obtidos quer dizer que tais emendas nao contribuem para o município de uma maneira geral? O fato do Presidente ter referendado o que o Congresso decidiu sobre emendas parlamentares o tornaria responsável pelos desvios que podem existir no uso dessas emendas? O que estranho é que a Deputada diz ter formação técnica.

    Responda
  26. MARCOS BENASSI

    Esses são os votos caros, Tábata. O voto da ralé, do chão-de-fábrica, esse é baratinho. Cesta básica, promessa vã, identidade com valores tortos, tudo a preço de banana encontrada no lixão. Enquanto o neguinho tiver que vender o almoço para comprar a janta, dando sorte, será assim; querer reflexão política de quem passa fome, é coisa muito difícil. Ou a gente faz um esforço de mudança dietária: comendo Herda, a abundância chegará, finalmente.

    Responda