Vinícius Torres Freire > Grandes obras de Bolsonaro: facilitar a corrupção e criar feudos bárbaros no país Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    O óbvio levado ao exagero, foge do jogo livre das propostas construtivas e caí na vala comum dos padrões pré-estabelecidos e comumente usados. Claudia F.

    Responda
  2. André Silva de Oliveira

    Parei de ler no "salvacionismo dos lacerdistas e autoritários da Lava Jato". Chega de maniqueísmo. De Getúlio a Lula, a esquerda já mostrou a que veio, sobretudo em matéria de corrupção estatal e desastre econômico. Já deu, cansei desse tipo de análise - e não sou bolsonarista.

    Responda
    1. José Antônio

      Você viu o FMI no Brasil sanando bancarrotas financeiras durante os Governos de Lula e Dilma? EU NÃO VI! Mas eu vi o FMI no Brasil sanando BANcARRoTAS FINaNCEiRAS durante a ditadura, Sarney, Collor e FHC. Hoje o FMI está lá na Turquia, Argentina, Grécia e em outros países quebrados. Lula/Dilma desastre econômico? Como se ainda somos o 4º maior credor externo individual dos EUA? Digite no Google a Expressão: mayor treasuries holders Também passamos a ser credor do FMI.

  3. luiz jose almeida fayad

    Vamos relembrar as aulas de Ciências´parasitismo é uma relçao entee 2 seres vivos em que um deles tira proveito do outro,ou seja,é um sugador:simbiose é outro tipo de relacão,em que os 2 tem proveito,os dois saem lucrando nesta associação.Bolsonaro é o favorecido nestes 2 tipos de relaçãoE um parasita e um simbionte.

    Responda
  4. guilherme herzog neto

    Excelente texto, sucinto e direto.

    Responda
  5. Euclides Luis Gomes Guimarães

    Parabéns pelo texto. Brasil, país atrasado que não sai do lugar.

    Responda
    1. Fernando Ruy Barbosa Guerra Martins

      Parabéns texto limpo e direto, foi direto ao ponto.

  6. roberto foz filho

    Grande parte dos problemas está bem descrita no texto: “ Limitou na prática o poder do Coaf de dar alertas sobre falcatrua financeira, com a colaboração do Judiciário”. Enquanto as castas privilegiadas mantiverem o controle da corrupção, seguiremos como uma republiqueta das bananas.

    Responda
  7. JEFFERSON ALEXANDRE BOTELHO

    Ótimo texto.

    Responda
  8. MARCOS BENASSI

    Eita, Vêtêfê, mas claro, agudo e cortante do que isso, fura o papel do jornal ou a tela. Não sei se a motivação de fundo piora os eventos da camada da figura, mas confesso que é o que mais atormenta meu fígado: isso tudo ser estimulado também como parte de uma contenção punitiva pela capivara, que não pára de engordar - começando, inclusive, a transmitir febre maculosa. Inaugurada pelo Temer, a Pinguela ao Abismo prossegue sendo percorrida pelo país.

    Responda
  9. Arnaldo Gomes

    É, antes de tudo, palavras ao vento, como tudo que não se base em jornalismo investigativo. Às verdades, para o direito penal, bastam indícios para serem investigadas. A imprensa, embora deva ser admirada e incentivada, precisa "por para andar" suas "certezas e fatos comentados". Cobrem as autoridades responsáveis pelos fatos sabidos e que sejam passiveis de serem tratados como crime. Caso contrário, serão apenas palavras ao vento.

    Responda
  10. Arnaldo Gomes

    É, antes de tudo, palavras ao vento, como tudo que não se base em jornalismo investigativo. Às verdades, para o direito penal, bastam indícios para serem investigadas. A imprensa, embora deva ser admirada e incentivada, precisa "por para andar" suas "certezas e fatos comentados". Cobrem as autoridades responsáveis pelos fatos sabidos e que sejam passiveis de serem tratados como crime. Caso contrário, serão apenas palavras ao vento.

    Responda
  11. Hercilio Silva

    O Brasil atrasado assinou o poder e quer se manter nele. A pergunta é, a burguesia moderna, o país mais avançado quer se manter nisso, com um medo ridículo da social democracia e da redução da desigualdade, ou não é moderno de fato e quer se arriscar a ser comandado pelo atraso?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro Hercílio, o problema é que essa burguesia moderna tá mais bem escondida do que o Wally na figura... Aliás, talvez fosse mais ilustrativo falar de um jogo dos 77 erros...

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      É exatamente isso

  12. Julio César Cardoso

    Vinicius não sabe que existe obra no Brasil que não acaba nunca; que é orçada em 10, consome 50 e não termina nunca. Dá um pulo aqui no Pará. Vem pela 163. Você irá vê com seus próprios olhos pouco mais de 100Km de asfalto que não terminava há uma década. Em pouco mais de uma ano obra foi concluída; ao lado será construída uma ferrovia orçada em bilhões e bilhões e SEM UM CENTAVO DO CONTRIBUINTE. Estudou em Harvard e acha importante mesmo que tudo tivesse do jeito que estava.

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      Mas o colunista apontou isso na coluna: das tantas obras, apenas alguns parcos km concluídos. Ou agora se pode jogar muito confete para cem km tomando por base a quilometragem total das rodovias no país? E a grana para viajar para inaugurar e propagandear essas obras, que, em muitos casos, é de maior monta que a própria obra?

  13. José Lemos da Silva Filho

    Excelente descrição do domínio que uma trupe composta de vários naipes faz do país. De tanto ver pessoas usando o nome de Deus em proveito próprio, cada vez mais me desanimo com as religiosidades.

    Responda
  14. José Roberto Martins Filho

    De fato, a minha sensação é a de que o Brasil está derretendo. Porém, Vinícius, porque não criticar quem sustenta este governo?

    Responda
  15. geraldo magela sobrinho

    Excelente texto, pena que deve estar contrariando a opinião do jornal e provavelmente será chamado às favas por isto.

    Responda
    1. Eduardo Oliveira Souza

      Exatamente. Engataram a marcha do revisionismo histórico.

  16. rubens gonçalves

    gostei da fotografia da familia imperial toda reunida . o cla todo. vai ser dificil apagar essa foto da historia brasileira.

    Responda
  17. Antonio Ferreira de Castilho

    Aeroporto será a saída para quem pode, os que ficarem serão consumidos até a morte!

    Responda
    1. Maria Izabel Costa

      Infelizmente meia dúzia de gatos pingados vão ao aeroporto. Vc vai ou fica?

  18. Alaor Magno

    Raio X do bolsonarismo.

    Responda
  19. Clair Calandreli

    O cientista político Creomar de Souza, em entrevista à BBCnews, avalia que não devemos subestimar Bolsonaro, pois pode reverter sua impopularidade com políticas como a prorrogação do auxílio emergencial ou a ampliação do Bolsa Família. O canal paralelo de comunicação terá novamente papel importante na eleição, divulgando mensagens favoráveis ao presidente e "destruindo reputações" de adversários. Barba de molho!

    Responda
  20. Elisabeth Schmidt

    CruzCredo! Que textão! Parabéns!

    Responda
  21. Lourival Costa

    Pelo visto só tem uma saída, o aeroporto. Porém, a depender de onde se for a preocupação com as mudanças climáticas faz deixar de lado outros problemas. Aqui, infelizmente, enquanto o mundo se preocupa com as questões ambientais a desgraça come solta. E, entre nós, enquanto o problema e a preocupação de quem não tem poder for o preço da gasolina, a crise hídrica, o desemprego e a violência a elite miliciana vai montando as bases de um Brasil mais atrasado do que merece.

    Responda
  22. Daverson Furlan

    Concordo que está em curso uma barbárie. Por outro lado, não via na imprensa artigo como esse quando o governo phetista se calava diante das invasões de terras e outras propriedades produtivas, das ameaças dos stediles da vida… Eram igualmente graves e preocupantes, mas ninguém falava nada. Sei de fazendeiro produtivo que teve terras invadidas por anos e anos e não podia fazer nada. Toda semana uma cabeça de gado era abatida para as festas que os vaghabundhos davam nos meses e meses. Podia?

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Rubens, mais fácil que ele seja pobre de direita

    2. rubens gonçalves

      eis aqui um cidadao de bem. chamando os sem terra de vaghabundhos. deve ser da area do agronegocios.

    3. André Ribeiro dos Santos

      Não vua porque não lia. Havia uma ala protetora do MST no governo? Sim, mas a reintegração de posse era garantida por lei "desde quê" o proprietário apresentasse toda documentação da propriedade. Quando essa documentação não existia, a história realmente demorava muito pra ser resolvida.

    4. Carlos Fernando de Souza Braga

      Como assim "ninguém falava nada"?! Qual imprensa que vc acompanhava nessa época? A de Saturno?

  23. Marcelo Costa Batista

    Muito bem Vinicius, só faltou lembrar que a política econômica praticada desde Temer e aprofundada nesse governo é uma política tucana PSDB. Tanto é verdade que 80% dos deputados do PSDB votam com o governo federal dando sustentação a seu governo, esse é um dos motivos que a terceira via e conversa de maluco, pois com exceção de Ciro Gomes, todos estavam e estão legitimando o governo Bolsonaro.

    Responda
    1. André Ribeiro dos Santos

      CiroGomes_2022.

  24. Robson Barreto

    Quadro sombrio detalhado pelo articulista. Faço apenas uma correção, A tais "reformas" e com ela a tal "Ponte para o futuro" não começaram em 2015, isso tudo foi inaugurado no governo temer e continua.

    Responda
  25. luiz jose almeida fayad

    A horda dos hunos por onde passa é terra arrasada

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.