Samuel Pessoa > Entenda a virulência da inflação no Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O dólar se mantém alto por causa das polÃticas do Guedes e Campos, com seus paraÃsos. Quando a soja aumenta, aumenta a receita de meia duzia, que quase não pagam imposto, tem baixa mão de obra e gasta com insumos importados, além de queimar a Amazônia e bancar o monstro na assembleia.
Samuel Pessoa, gostaria que comentasse os motivos pelos quais a emenda constitucional do teto dos gastos não arrefeceu o cenário fiscal. Muitos escreveram que tal medida seria uma ancoragem fiscal e que daà pra frente a questão estaria controlada pelo menos por 20 anos.
A inflação alta não seria penosa para os trabalhadores se o salario subisse um pouco acima da inflação como era até o final da década de oitenta. Faltava produto no mercado mas. Os trabalhadores tinham dinheiro para fazer estoque em casa. Agora os trabalhadores estão no mato sem cachorro. O salario cada vez mais perdendo valos e não tem a quem recorrer..
O déficit em transações correntes nos doze meses encerrados em agosto de 2021 somou US$19,5 bilhões (1,23% do PIB), ante US$35,7 bilhões (2,26% do PIB) em agosto de 2020. A desvalorização do real ajudou a equilibrar o setor externo, mas ainda temos déficit, com alta de commodities e tudo. Um fator não mencionado pelo colunista é a taxa Selic, sempre bem alta na era PT. Pagava-se para que investidores internos e externos deixassem o dinheiro aqui, trazendo como consequência apreciação do real.
É assim que funciona a macroeconomia, ajustes sistemáticos dos modelos que nunca dão certo. E para justificar as inconsistências, o articulista pensa, acha, crê ou infere o ponto mais do que batido, o tal de equilÃbrio fiscal, que não trouxe nenhum resultado até o momento, a não ser pobreza e fome. Não precisava, os paÃses inteligentes agem de outra forma, investem o dinheiro público.
Agradeceria muito se o articulista realizasse um argumento sólido sobre uma das causas que ele atribui a desvalorização do real ser a incerteza fiscal demonstrando as linhas de transmissão de como essa incerteza reflete sobre a desvalorização do real. Não considero aceitável dizer que é opinião, deveria pelo menos demonstrar por dados comparativos com outros paÃses que validam a opinião. Ajudaria muito entender a nossa situação, eu leio mantra incerteza fiscal, mas não vi argumentos sólidos
Li que o agro nao paga imposto para exportar e, os dolares resultantes dessas transaçoes nao vem para o Brasil. Investem no exterior tipo JBS com seus frigorificos nos EUA e Europa. Entao, tudo bem . Vc nao é obrigado a trazer esses dolares para combater o aumento do dolar em real. Porem, é preciso entao pagar um imposto na exportaçao.
Doido do câmbio fixo, imposto gera fuga de capitais e desmotiva a produção.
O articulista acha que so3ele sabe ler gráficos. Deu azar de colocar dois bem simples, não obstante ocultar a escala de tempo! Óbvio que a linha de preço das Commodities acompanha a linha cinza da conversão. O diferencial está no dólar, impactando o preço internacional e o valor efetivamente recebido (o vermelho sobe mais que o azul). A inflação é gerada pelo dólar alto, que afeta os muitos produtos importados e não é compensado pelo valor exportado em Commodities. Vida de colônia é assim mesmo!
Impressionante como há silenciamento sobre o governo bozo e seu desgoverno na economia chefiado pelo guedes nas colunas do articulista.
Você leu até o final?
Commodities e dólar. Onde está o problema. Evidente se o preço das commodities sobe, a exportação traz mais dólares, e vice versa. Mas será só isso. O dólar é a moeda dos EUA, mas também é a moeda mundial, o grande trunfo que sobrou, pois a produção caiu e o déficit comercial aumentou, o fiscal também. Podemos dizer que a economia globalizada assumiu contornos de um sistema artificial movido por decisões financeiras e geoeconômicas?
Poderia destrinchar seu ponto? Achei muito pertinente sua observação...
Um paÃs de ignorantes e isolado do contexto mundial, sem indústria competitiva devido ao excesso de impostos e obrigações trabalhistas, e que portanto depende exclusivamente da exportação de commodities como já era há 100 anos, não tem como dar certo.
Há paises com indústrias muito mais competitivas que as nossas e impostos mais elevados e obrigações trabalhistas mais abrangentes. Contra o protecionismo exagerado, que limita a concorrência e protege fortunas imensas, ninguém fala.
O problema é que a conta do liberalismo chulo (neoliberalismo) recai somente sobre a parte menos favorecida da sociedade. O socialismo tucano poderia ter levado esse paÃs a um nÃvel superior se o povo tivesse tido paciência e eleito Serra em vez de Lula. Contudo, o sistema de destruição de reputações do PT é tão bem arquitetado que o PSDB em 100 não conseguirá ainda eleger um presidente.
Embora o diagnóstico esteja certo, sua cesta de soluções neoliberais já são obra de museu.
Isso desde 1530. Por que mudaria agora com um governo à mÃngua de votos para se reeleger e vive sob um faroeste caboclo.
E vc esperava que tucanos neoliberais ou Chicago boys como P. Guedes fizesse a diferença... fala sério!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Entenda a virulência da inflação no Brasil Voltar
Comente este texto