Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCOS BENASSI

    Dona Marcia, já vos chamo de querida, por favor não me entenda mal: gosto de cérebro, de boa escrita e de marchinhas. Volta e meia solto uma por aqui, e vê-la também "marchando" me alegra - a ironia é uma das minhas amigas favoritas, one of "my favorite things", como toca o Coltrane na madrugada insone e jornaleira. Pudera o Bozoverno ouvir a vosmecê e suas idéias luminosas, mas não há nem disposição nem tempo. São Coltrane que salve os carnavalescos...

    Responda
  2. Benedito Claudio Pacifico

    Bela dedução, mas o Carnaval é o Brasil precisa voltar ao normal , antes do Carnaval teremos o réveillon e poderemos ter uma ideia da exequibilidade do Carnaval. Mas embora não possamos cantar vitoria as vacinas já são realidade e os antivirais e tratamentos começam a avançar, então sou positivo quanto a questão mas temos que acompanhar até lá a real situação.

    Responda
  3. ARY OLIVEIRA

    Vai ter carnaval em 2022! Se a taxa de óbitos por Covid..19 devido o carnaval 2022 aumentar o congresso instaura CPI? vao culpar o atual PR por isso novamente?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      É provável, caro Ary. E merecido. Possivelmente inútil.

  4. Marcelo Masiero

    Ninguém vai morrer se não pular o Carnaval ano que vem. Já com covid-19... vou sair no bloco da prudência e cautela.

    Responda
  5. Valdir Pretti

    Sim, será uma triste lembrança mesmo com alguns cuidados.

    Responda
  6. José Cardoso

    As máscaras de carnaval devem ser obrigatórias...

    Responda
  7. Denis Campanelli Junior

    Infelizmente o desespero pra sair do confinamento e o desejo de retomar a vida de antes, supera o medo da morte ou de voltarmos aos números de mortes de Abril de 2021. A consciência de muitos Infelizmente não despertou. Muitos não querem mudar o estado das coisas, não conseguem lidar com mudanças...por medo, conveniência, zona de conforto...ou sei lá o que mais.

    Responda
  8. Felipe Araújo Braga

    Eu amo o Carnaval, mas se for necessário, que não haja em 2022. O único ponto: não adianta querer seguir uma vida com quarentena como a que tivemos nestes dois anos. O comércio precisa voltar, as escolas e universidades também, mesmo que com máscaras. Meu rendimento no EaD está péssimo, a saúde mental das pessoas e a economia também não vão bem. Os estudantes ficaram quase 2 anos sem aulas, isso jamais pode continuar!

    Responda
  9. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Os governos estaduais e municipais deveriam lançar campanhas com o titulo: 100 VACINADOS NO CARNAVAL. Esperar pelo Governo Federal e seu Ministro da Saúde, ideólogos e negacionistas, será um perigo os nossos tão grandes carnavais, como os do Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Não espere pelo Governo Federal, pois ele já disse a que veio, embora já se tenha frustrado em sua sina.

    Responda
  10. Romero Lima

    Excelente e esclarecedora contribuição . Essas mascaras de tecido , que muitos usam abaixo do nariz, de nada ou pouco adiantam. A distribuição de mascaras Pff2 desde o início da pandemia e sua obrigatoriedade teria reduzido significativamente as mortes até ao início da vacinação. Tudo por culpa exclusiva do governo federal com um despreparado ministro da saúde , feito sob medida para obedecer a ordens do chefe , sempre de encontro às evidências científicas e ao razoável bom senso.

    Responda
    1. Romero Lima

      As mascaras de tecido para serem eficientes devem ser feitas de material adequado , ajustarem -se bem ao rosto com fixadores no nariz e não serem manipuladas com frequência já que podem contaminar as mãos.

  11. Maria Viana

    O carnaval é uma festa onde gera emprego, renda... é bonito, alegre...mas acho um risco o próximo acontecer. Imagine a multidão nas ruas, enchem cara e tchau máscara! Isso não vai dá certo!

    Responda
  12. J J D Santos

    O de 2019 já foi um passaporte para a conta minação. Mas o povão não se lembra de nada e a indústria se aproveita disso.

    Responda
    1. J J D Santos

      Ha indicios de ter sido detectado em dezembro de 2018

    2. J J D Santos

      Ha indicios de ter sido detectado em dezembro de 2018

    3. Daniel Alvares

      2019? Tá falando de contaminação de que, se o coronavírus surgiu no fim do ano?