Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wellington Anselmo Martins

    Interessante o elogio de alguma serenidade. Mas, dois pontos: um, é possível não ter pressa e, mesmo assim, não ser preguiçoso; dois, se o "blasé" for frio ou indiferente à paixão da vida, então a ideia não me soa muito boa. Enfim, se há excesso que a pressa representa, de outro lado há ainda o excesso que a preguiça ou indiferença também expressam. Por isso, pessoalmente, interesso-me mais por um entre: alguma serenidade, sim, mas com paixão sempre.

    Responda
  2. Pedro Schu

    Um homem com uma dor é muito mais elegante Caminha assim de lado como se chegando atrasado andasse mais adiante Itamar Assumpção

    Responda
  3. Vinícius Novais

    Texto estupendo! Já disse mas repito: Pondé quando acorda filósofo (e não palpiteiro em política ou costumes) é excelente de se ler. Creio que há um outro elemento que pode conduzir à elegância do não ter pressa: respice finem, lembrarmo-nos do fim inexorável. Pode ser consequência de um certo niilismo, ou uma humildade intelectual; ainda assim pressupõem alguma condição material, algo que parece inescapável num mundo capitalista. Só quem tem $ tem paz.

    Responda
  4. Vitor Basalia

    Gosto muito das colunas do Pondé, e, essa em especial ficou semanticamente linda, além de ter um conteúdo muito bonito e atual. Foi um dos motivos de eu ter assinado a folha.

    Responda
  5. Dirley dos Santos Guedin

    Adorei, estou jogando a pressa fora!!!!

    Responda
  6. José Augusto Bernabé

    Parabéns Boituva, hoje a elegância máxima do Filósofo chegou ao ápice, nos meus 75 aninhos sempre digo aos jovens que querem me apressar "calma, meu passado é longo e meu futuro é curto, levei nove meses para nascer e 75 anos para chegar até aqui e vocês ainda vão passar por tudo, inclusive mudarem de Socialistas para Capitalistas e em seguida para Ditadores", e no fim descobrirem que aos 75 anos tudo que fizeram não serviu pra nada, a não ser que vivessem sem pressa.

    Responda
    1. Emerson César de Campos

      Como coloquei noutro comentário aqui mesmo, um reacionário nunca deixa de reconhecer seus pares, basta ver os elogios ao guru Pondé e seu par o dito astrólogo Olavo de Carvalho. Tenho 52 anos bem vividos espero manter meu ânima leve, sem amargor algum, como quase sempre, depois dos 50 anos, a maior parte das pessoas passa seus dias a ditar regras e códigos morais aos mais jovens.

  7. Galdino Formiga

    Sem prolixidade: É só ficção filosófica.

    Responda
  8. Claudio Moreira Roberto

    Excelente Pondé ! Se eu escrevesse só a primeira frase ,da gang do PT ,esse Jornal ja teria me bloqueado..mas vce pode !! Boa..e pressa para sermos assaltados de novo! P que ?? rs

    Responda
  9. Bruno Camacho

    É fato que boa parte das não pode se dar ao "luxo" de não ter pressa. Porém, muita gente "cria" essa pressa; nem está tão atarefado assim, mas age como se estivesse; andar sempre com pressa, como se estivesse sempre super ocupado, justifica o fato de você "não ter tempo" para perder com conversas que não sejam do seu interesse; de outro lado, o movimento constante serve para que as pessoas evitem uma coisa que é bem difícil de ser feita, que é olhar para si mesmo. (por Maria José).

    Responda
  10. Nelson de Paula

    O governo atual só é levado a sério porque está com a caneta na mão. Antes não riam dos brasileiros. Comentário enviado aos 38 do segundo tempo, sem pressa.

    Responda
  11. MARCO ANTONIO LORENZZO BARSOTI

    "Ando devagar porque já tive pressa!" Os prolixos comentários me dão uma preguiça... deta-lhe: chove lá fora e eu ainda estou na cama...

    Responda
  12. José Cardoso

    "A elegância estaria, justamente, vinculada ao fato de que de nada adianta mais ter pressa, só se for pressa para morrer" se bem que a consciência da contagem regressiva dá uma certa sensação de urgência em fazer logo aquilo que estava antes só vagamente planejado.

    Responda
  13. eli moura

    chorume total, aceite ou não a nação é de todos os brasileiros e não só de uma elite. Elite pensadora? Onde é reconhecida? Os da área da ciencia e da filosofia reconhecidos internacionalmente estão do outro lado deste philosofo. Ele devia se juntar com o astrólogo para criar uma linha de pensamento, direta ao curral.

    Responda
  14. Henrique Marinho

    Faltou a esta coluna prolixa um elo condutor mais sólido - a pressa é inimiga da perfeição? Nela, o colunista mistura o absurdo de Camus com o fu ck the rest de Sartre. Sísifo, em sua rotina diária de rolar a pedra montanha acima, não tinha pressa, mas resignação. Sartre via o mundo dependente de nós, e não o oposto. Ser blasé pouco muda as coisas, como concluiu Zarathustra, que tinha pressa. Timing, entretanto, é mais importante do que a pressa, mas ele é um privilégio de poucos.

    Responda
  15. Roberto Antonio Marin Marin

    Cansaço mesmo é ter que aturar o colunista todas as segundas a rezar a mesma ladainha em 17 minutos.

    Responda
    1. Bruno Camacho

      Não vejo como alguém tem que "aturar" o colunista; basta não ler. Talvez nem tenha lido; só passou para deixar seu precioso comentário... (Por Maria José)

  16. Anderson Nunes

    Tá apressadinho é pra não parecer bolsonarista raíz, mas é difícil, vc tem 17 carimbado na testa e na língua, só enrola as mentes fracas da classe média dependente de larápios reacionários, o problema é que elas são muitas e o mundo é dos espertos, né!

    Responda
    1. Anderson Nunes

      Não dá Marisa Caon, na verdade o objetivo é o contrário, manter o combate constante, diário, intenso, para o quanto antes, num planeta de aproximadamente uns 7,3bi de habitantes, identificar os estimados 1,5 bilhões de simpatizantes do miliciofascismo trumpsta/bolsonarista, do proto-fascismo, podendo o quanto antes ter a certeza de estar vivendo longe e separado deles. Não há convívio social harmônico, construtivo e feliz com este 1,5 bilhão de habitantes do planeta terra. Não é um deles, é?

    2. Marisa Coan

      E vc é um apressadão colocando bolsonarismo em tudo quanto é canto. Dá uma relaxada de vez em quando. vai te fazer bem.

  17. adenor Dias

    Eu quanto mais envelheço, mais com pressa fico! Não busco mais o sucesso nem riqueza, pois a vida passou e eu só alcancei fracasso. Deve ser a pressa para morrer...

    Responda
  18. SERGIO VICENTIN

    Cansei-me rapidamente do pedantismo desonesto deste pseudo filósofo, bolsominion arrependido.

    Responda
  19. luiz jose almeida fayad

    Mas não passou ainda pela moderação para ser publicado?Bem,só se passaram mais ou menos 7 horas,não tenho pressa.

    Responda
    1. Matheus Crisostomo

      Por que você simplesmente não o reescreve com outras palavras?

  20. luiz jose almeida fayad

    E o meu comentário,que fiz hã mais de 6 horas,meu Deus,aqui estou eu reclamando,porque a pressa...ah como eu invejo aqueles que não tem pressa,que esperam 12,18 hods pela liberação de um comentário que parece,segundo vosmicê, foi feito sem moderação;

    Responda
  21. luiz jose almeida fayad

    Que bocudo apressado que eu sou,Deus,dai-me o dom da moderação.

    Responda
  22. luiz jose almeida fayad

    Usei palavras sem moderação,oh meu Deus,perdoai~me pela sofreguidão.

    Responda
  23. luiz jose almeida fayad

    Ainda estou esperando sentado,pacientemente,sem pressa pela liberação do meu comentário.Fico imaginando que ele ficou preso na malha-fina porque eu usei termos não-ortodoxos,como filosofia,ciência,ansiedade.Acho que ainda não estou no ponto de bala ,ainda estou com pressa,mas prometo que vou ficar bem comportadinho e esperar,sem pressa,pela aprovação do meu comentárioAdiscurpe as mau traçadas linhas.

    Responda
  24. Gilberto Rosa

    Inconscientemente criticamos nos outros aquilo que desprezamos em nós. Quando Ponde, em sua revolta de adolescente, desnecessariamente critica a pretenção dos outros de se mostrarem cultos, na verdade ele critica si mesmo. O texto não tem nada de novo, as partes mais profundas dele sempre foram as citações de terceiros, que encontramos fácilmente na Internet. Ponde exerce uma contínua e explícita pretenção de cultura, mas os textos, e o histórico, mostram que não há qualquer base.

    Responda
  25. Gilberto Rosa

    Ponde, sem qualquer nexo com o texto principal, faz um encaixe de seu antipetismo, aquele que nos levou a Bolsonaro e consequente destruição do Brasil. Ponde, sem pressa nenhuma se desvinculou de Bolsonaro, acha apaga o passado sujo. É por isto que ele tem coluna na Folha de São Paulo, dos banqueiros e da nova terceira via, nenhum tem pressa para acabar com a miséria brasileira, justo o contrário.

    Responda
  26. Erica Fernanda

    Hoje o Pondé foi pura poesia. Grande abraço, Professor.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Vixi,Matheus! Porque fingir que não é humano? Tem coisa mais humana que cair nas tentações humanas?

    2. Matheus Crisostomo

      Ele deve dar muita risada enquanto escreve, é tudo minunciosamente arquitetado para despertar primitivismo nas pessoas. Nesse artigo de uns 20 parágrafos, as pessoas já caíram no primeiro. Que coisa.

  27. luiz jose almeida fayad

    Só após redigir meu comentário e esperar pela aprovação da censura.é que fui ler outros comentários.Gente,fiquei pasmo com a falta de educação de alguns e a falta de visão destas pessoas que não sabem reconhecer um texto maravilhoso,cheio de filosofia e poesia.È lamentável.

    Responda
  28. Raphael Lopes Rios

    Primeiro q o Ponde não colocou PT e Bolsonaro no mesmo patamar.. apesar de, como sempre, interpretarem de maneira equivocada. Segundo q quem defende o PT alegando ser " menos ruim" é uma falta de caráter...existe um mundo de candidatos além do PT e do Bolsonaro

    Responda
  29. MILTON DOLL

    Coluna para ler sem pressa. Proselitismos à parte, no cerne da questão , o texto é impecável. Como pode acontecer com qualquer autor, há sapos no meio, a dispensar. Há vida inteligente .

    Responda
  30. Janilo Santos

    Eu não sou petista, mas colocar petistas e bolsonaristas no mesmo pé de igualdade é completa cegueira política e social. Ou então má fé. Ou imbecilidade mesmo. Ou talvez tudo isto junto.

    Responda
    1. márcia corrêa

      Exatamente! Chegar ao ponto de escrever que a gangue bolsonarista "parece" pior, é um escárnio com a civilidade e um desrespeito com todas as vítimas dessas mentes que saíram do esgoto!

  31. Ivan Zacharauskas

    "...insustentável leveza pura do ser que desistiu do olho do mundo sobre si." Muito bom pensamento! Uma pena que muitos de nós só se dão conta disso ao final da vida...

    Responda
  32. márcia corrêa

    Estragou uma boa reflexão, inserindo propositalmente no início do texto uma comparação política, insidiosa e desonesta. Comparar qualquer que seja a gangue política brasileira com gangue bolsonarista é cegueira intelectual ou você definitivamente não é um pensador sério !

    Responda
  33. O Raffa

    É um Bolsonarista entustido, como o Bolsonaro só faz idiotice e afundou o país, ele finge que nunca preferiu ao Bolsonaro... Foi só mais um artigo idiota como tantos outros que ele já escreveu...

    Responda
    1. O Raffa

      *Enrustido.

  34. Reinaldo da Silva

    Eis aí o "incansável Nietzsche tropical"! Que não me entendam mal. Podem até dizer que o seu "sucesso" é produto de um marketing vulgar presente na internet da pós-modernidade do vale tudo. Pode ser. Mas, devemos aceitar isso como condição de conhecimento? Seus seguidores responderam sim, porque precisam de algo que possa preencher o vazio de sua existência. Pondé representa esse vazio, impossível de aceitar para preencher as dificuldades presentes e as possibilidades de pensar a vida.

    Responda
  35. RICARDO BATISTA

    Excetuando os dois primeiros parágrafos sobre política, foi uma ótima reflexão. Hoje, aos 50 anos, claro que não tenho mais a aparência dos 25. Mas, em muitos aspectos, minha vida é bem melhor. E sábios são os gatos.

    Responda
  36. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Quanto as gangues, certíssimo também, trocamos uma por outra.

    Responda
  37. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Não conheço este cara, mas, aos meus 72, reconheço muitas verdades no artigo.

    Responda
    1. Matheus Crisostomo

      Essas pessoas polarizadas da Folha veem de onde?

    2. Emerson César de Campos

      um reacionário nunca deixa de reconhecer seus pares, posso dizer isso como os meus 52 anos bem vividos.

  38. Emerson César de Campos

    Assim falou o guru do reacionarismo filosófico brasileiro. Fico pensando a quem pensa que enganas Luiz Felipe? E falar em gangue do PT ou do bolsonarismo, como se nada tivesse com esse governo da barbárie é muito cinismo. És mesmo um ateu não praticamente, que no frigir dos ovos se agarra ao criacionismo divino.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Falou a Madalena arrependida Mor, de novo!