Suzana Herculano-Houzel > Por que não temos uma só religião ou língua? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Um paradoxo é que costumamos celebrar a diversidade, mas fechamos a cara frente à desigualdade. Entretanto, em grande parte uma coisa leva à outra: há os que focam em poupar e ganhar dinheiro durante a vida e os que não ligam muito para isso. Isso é diversidade. Já a consequência de que uns fiquem mais ricos e outros mais pobres é a desigualdade...
Diamond e Petroski apresentaram hipóteses sobre o desenvolvimento histórico da diversidade como sendo útil. Eu me pergunto como poderÃamos especificar os modos de testar essas hipóteses para afirmar que além de úteis a diversidade é inevitável? Posso ver como testar as hipóteses do esquema ou modelo de Darwin mas tenho dificuldade em ver que é inevitável. A seleção natural é um possÃvel agente da mudança evolucionaria; mas será inevitável??
Somos muito diferentes entre nós; reconhecer a diversidade em nós, como grupamento, é o primeiro passo para a emergência da diversidade. Acho interessante paÃses desenvolvidos receptivos à diversidade: Canadá e Alemanha, o primeiro por falta de gente, o segundo pela experiência histórica de extermÃnio do outro (judeu).
A meu ver: as varias lÃnguas e religiões, existem para criar discórdia nos povos, e facilitar a governança dos lideres. A confusão é benéfica para o controle tribais...
Povos se isolam e amadurecem em grupos, de forma unissona. Alguns grupos caminham mais rápido, outros são muito lentos, porém todos a seu tempo. Simples assim.
Logo, em uma população em quantidade nunca vista antes, como a atual, as ocorrências de discórdia também são superiores a qualquer outra época que se queira comparar. Talvez a guerra entre humanos tenha o mesmo efeito que as queimadas de causas naturais tenham para as florestas: Renovação.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Suzana Herculano-Houzel > Por que não temos uma só religião ou língua? Voltar
Comente este texto