Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Celso Augusto Coccaro Filho

    Acredito que por aqui se brutalizou e vulgarizou, porque se afastou dos preceitos nobres e valiosos do esporte. Não me parece que a sociedade brasileira tenha tido alguma época de justiça social, ao menos estável, a interferir na qualidade do futebol. Tornou-se um espetáculo cênico de baixa qualidade, alheio à saúde e fraternidade que qualificam a atividade esportiva, e está muito abaixo do padrão de um esteta sociólogo, como é o articulista.

    Responda
  2. Celso Augusto Coccaro Filho

    O sempre pobre país teve bom futebol em ocasiões políticas bem distintas, como no final dos anos cinquenta e no início e final dos anos setenta, ou nas copas de 58/62 e 70/82. Talvez ainda fosse um esporte, e, como na arte, o talento faz a diferença. Hoje, por aqui, é um espetáculo cênico de baixa qualidade, cultivado por adeptos violentos e radicalizados. Futebol está sobrando para os brutos e tolos, segmento que cresce e manda no Brasil. Não é mais para sociólogos estetas…

    Responda
  3. Dario Thomaz

    No Brasil há muito treinador que não admite ser derrotado, prefere empatar 4 jogos a perder 1 e vencer 3.

    Responda
  4. Jose Afonso Gonçalves

    O comentarista Juca Kfouri tá certo, temos que criticar as mediocridades em campo do futebol brasileiro para que ele volte a ter a força de antes, com goleadas espetaculares. Infelizmente o time quando está ganhando, os jogadores começam a fazer cera dentro do campo, com medo da reação do adversário e estragam o espetáculo. Provavelmente ão orientados pelos péssimos técnicos do nosso futebol a cair em campo. A vitória deveria valer 4 pontos pelas vitórias por diferença de 2 gols no placar.

    Responda
  5. Jose Afonso Gonçalves

    Esse Carlos Eduardo somente vê um lado. Outro dia roubaram escandalosamente anulando um gol do Mengão na partida contra o Cuiabá e o cidadão fala esse besteirol de que a Globo está favorecendo o Flamengo. Atualmente Atlético Mineiro, Fla e Palmeiras estão praticando o melhor futebol do país com o Botafogo que surpreendeu e vem se aproximando da série A. O futebol brasileiro pode voltar a dar espetáculos com muitos gols para o delírio das torcidas que gostam de um esporte limpo.

    Responda
  6. milton temer

    Juca Kfoury, em sua visão totalizante da vida, em que futebol se mescla com política, ética e comportamento cidadão, nos dá aula diária de jornalismo que fez história como tribuna de formadores de opinião. Os identitários do autoritário "lugar de fala" têm muito a aprender com ele

    Responda
  7. José Cardoso

    Ontem vi uma luz no fim do túnel. A atuação do Botafogo contra o Brusque lembrou a do Bayern contra o Benfica algumas horas antes. A coincidência vai além dos B's de todos os times (e do jogo ser na série B). O Botafogo amassou o adversário e teve 2 gols anulados (corretamente) pelo VAR antes de construir sua goleada, exatamente como o time alemão. O Rafael Navarro é um Thomas Muller mais jovem, mas não consigo ver por lá alguém no nível do Chai.

    Responda
  8. Carlos Eduardo

    Exato Juca ! É só ver o que aconteceu ontem na partida do meu Athlético contra o Flamengo. A rede Globo instruía o Var para beneficiar o time carioca ( as cameras são da Globo ). Enquanto a CBF e a Globo continuarem manipulando o futebol por interesses "nebulosos" , a vergonha não permitirá qualquer evolução.

    Responda
  9. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Mudar pra quê, se até os analistas são os mesmos sobrenomes há quase cem anos? Batendo sempre na mesma tecla dos dirigentes assim ou assados, mas sem força nenhuma pra mudar nada nestes últimos quase cem anos.

    Responda
  10. João Aris Kouyoumdjian

    O meio molda o indivíduo. Psicologia social e jogo da imitação origina o comportamento do jogador brasileiro aqui e lá fora. Salve Juca. Brilhante texto.

    Responda
  11. Décio Ceballos

    Show!

    Responda
  12. MIQUEIAS RODRIGUES

    Com o declínio dos times argentinos, o baixo nível do futebol brasileiro tende a permanecer, pois se até mesmo o Palmeiras, jogando mal da forma como joga, consegue chegar a duas finais seguidas de Copa Libertadores, melhorar por qual motivo? Nosso futebol é reflexo da comunidade latino-americana. Na Europa, ferro afia ferro. Aqui, basta não ser tão ruim assim para se poder chegar longe.

    Responda
  13. ernani lima

    Aqui nós temos os malditos, ultrapassados campeanatos estaduais. Só no Brasil existe. Aqui na data Fifa o campeanato nacional não para. Um caos geral. Só no Brasil. No Brasil temos 700 clubes de futebol profissional. As ligas mais ricas do mundo, que estão na Europa, têm no máximo 100 clubes. Outra aberração. Só no Bra

    Responda
  14. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Juca, só vai melhorar quando todos assumirem sua culpa. Talvez no dia que você malhar o PT pelas arenas elefantes brancos, e tudo o mais. Mas não creio que um dia você consiga falar a real do governo pettistta, ou que o genocida seja preso, que melhore a vida dos pobres no Brasil. Gado são todos que seguem deuses lullala ou o genocida

    Responda
  15. André Gomes da Silva

    Os números citados dizem tudo... como ficamos para trás!

    Responda