Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Francy Litaiff Abrahim

    Ninguém escreveu sobre teatro como fez Lucia Guimarães anos atrás. Esse artigo sobre uma das ficções preferidas da nossa imprensa, o genocídio, mostra que a veia teatral segue forte na nossa estimada colunista. Como analista política Lúcia Guimarães é uma grande crítica teatral.

    Responda
  2. Geraldo da Silva

    A julgar pelas últimas concessões de prêmio Nobel da Paz, é até provável que o genó brazuca seja agraciado com o tal prêmio. A justificativa é fácil:: Ele impediu que o número de óbitos chegasse a 2 milhões, ficando "apenas" em 600 e tantos mil.

    Responda
  3. Elisabeth Schmidt

    Baita texto!

    Responda
  4. MARCOS BENASSI

    É, Dona Lúcia, a comparação é bastante boa, ao menos no que tange aos efeitos do comportamento dos estrupícios. De resto, em tudo diferem: estética, cultura, gostos, fineza das companhias, palavreado, tudo. Além do que, salvo engano meu, o Kissinger tem um rol de apreciadores substancialmente maior do que nossos Bozofrênicos convictos. Mas companhia pouca e ruim não há de ser dissuasória: o Bozo tá acostumado.

    Responda
  5. wilson kfouri

    Comparação absurda mesmo sendo 2 criminosos. Kissinger é alemão naturalzado americano,condição que lhe dá todas as salvaguardas. Bolsonaro é brasileiro que se tornou pária internacional e repudiado pela China,EUA,União Europeia,Mercosul,indígenas,negros ,comunidade LGBTQia+, cientistas,ambientalistas,artistas,pacifistas etc. Será julgado em tribunal internacional como genocida e ecocida e por corrupção no Brasil quando perder o foro privilegiado.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Elisa S: estadunidense naturalizado. Se não fosse, não poderia ter sido Secretário de Estado.

    2. Elisabeth Schmidt

      Como judeu, a alma dele pertence a Israel.

  6. Maria Lopes

    Ótima coluna, como sempre, da Lucia Guimarães.

    Responda
  7. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Se não for o exemplo de Kissinger deve seguir o mesmo caminho do Paulo Maluf que roubou dinheiro público e foi parar na lista da Interpol, se colocasse o pé para fora do país, seria preso imediatamente, e não é que vai entrar para o mesmo partido dele? O PP, da turma dos cúmplices do Artur Lira e Ciro Nogueira.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      O mundo dá muitas voltas. Não se esqueçam do Sarney.

    2. MARCOS BENASSI

      Caso façam a besteira de aceitá-lo, né, Roberto? Mas estará bem, junto de seus rastejantemente iguais.

  8. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Parece que o Brasil está vivendo uma fase de grande prosperidade, igualdade e valores éticos elevadíssimo. Colocar para debaixo do tapete os mais de 603 mil mortes pela pandemia porque o bolsonaro não quis comprar quando pode ano passado a vacina da Pfizer e menosprezou a pandemia. Inflação em alta com aspecto de estagflação com desemprego elevado e desequilíbrio fiscal afugentando investimentos. Família do presidente envolvidos em desvios de dinheiro público quando eram parlamentares...

    Responda
  9. Paulo Sales

    A Folha de São Paulo pública matérias de outros veículos que impedem a gente de comentar. "HIstórias, denúncias e referências para quem quer aprender, mudar e se desconstruir" é o sub título, pesquisem. Qual é Folha? Fala sério né?

    Responda
  10. Luciano Napoleão de Souza

    A Foice tem muitos colunistas ruins e desqualificados. Mas, essa aí se supera! É a canhotinha Nova Iorquina que se mete a a criticar o governo com argumentos infantis!!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Wilson: se o pesquisar, constatará(li à época aqui!), que o aumento dos transportes públicos em São Paulo(em treze!), foi adiado, a pedido do Setor Econômico de Dilma, porque estava tendo inflação(não absurda como hoje!)Lula:muito marketing ! FHC tenho sérias críticas e nem votei em noventa e oito , mas, sou justa

    2. Neli de Faria

      Wilson: lula aproveitou as ondas macro Econômicas deixadas por FHC. E a Dilma patinou na gestão e se acabou esborrachando porque a onda Macro Econômica deixada por FHC acabara com o Lula.

    3. Neli de Faria

      Wilson: lula aproveitou as ondas macro Econômicas deixadas por FHC. Tanto é verdade que a Dilma patinou na gestão e se acabou esborrachando porque a onda Macro Econômica deixada por FHC acabara com o Lula.Se o pesquisar, constatará(li à época na Folha!), que o aumento dos transportes públicos em São Paulo(dois mil e treze!), foi adiado, a pedido do Setor Econômico de Dilma, porque estava tendo inflação(não absurda como hoje!)Lula:muito marketing ! FHC tenho sérias críticas, mas, sou justa.

    4. MARCOS BENASSI

      Olha, napô, quem diria: você anda em meio a uma criançada de alto nível. Cuidado, não as contradiga, porque pode passar muita vergonha, hein?

    5. wilson kfouri

      Neli,Lula levou o Brasil à condição de 6ª economia mundial e hoje está na 13ª posição com viés de baixa. Não por acaso obteve o recorde de 87 % de aprovação no término da sua gestão e só não foi eleito em 2018 ,quando liderava com folga as pesquisas,devido à ação de juiz já considerado parcial pelo STF. A 3ª via composta de bolsoarrependidos tem o desplante de querer ser protagonista do antibolsonarismo mas esse papel ,por direito, pertence à esquerda liderada pelo Lula,líder nas pesquisas.

    6. Neli de Faria

      Existem vidas inteligentes no Brasil fora da dicotomia esquerda e direita! Essa cachotinha é uma das melhores colunistas da Folha! E o que escreve sobre o Kissinger é de uma perfeição ímpar. Ah, bolsonaro nunca foi de Direita. Alguém de direita não cometeria o sacrilégio em votar para Lula, e nem elogiaria Chaves .

  11. João Batista de Junior

    Bolsonaro será sempre perseguido pelos fantasma de 603 mil mortes.

    Responda
  12. José Antonio Bonato

    Pode ser que morra antes.

    Responda
  13. Marcelo Rod

    O mito sera o galtieri tupiniquim. Nao vai botar a cara nem na esquina de casa, pra nao apanhar. Com a diferença que o milico argentino, morreu pobre no suburbio de BsAs

    Responda
  14. gilberto abreu

    Fora Bozo

    Responda
  15. Jenny Gonzales

    Tomara que ele viaje para o quinto dos infernos.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Terá que falsificar o passaporte: o Sete-peles já deu mostras de que o Bozo não é, nem no inferno, bem-vindo.

    2. Marcelo Kawatoko

      Coitado do Capeta

  16. Maria Cenerentola

    o bozo não precisa ser extraditado, pois acabará como arquivo queimado, mais cedo ou mais tarde.

    Responda
  17. Neli de Faria

    Kissinger matou(e se ! ) ,foi estrangeiro. Aqui? O próprio povo. Kissinger não gargalhou dos suicidas. Aqui? O cara menoscabou o próprio povo. Mas, não é só ele não: todas as Autoridades Nacionais(militares e civis), indiretamente apoiaram.

    Responda
  18. rubens gonçalves

    ate parece torcida de futebol.

    Responda
  19. Gerardo Xavier Santiago

    O Brasil é signatario do Tratado de Roma, que criou o TPI. Logo, o próximo governo brasileiro pode e deve extraditar Bolsonaro para ser julgado, condenado e preso em Haia.

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      O TPI só entra em ação quando há impunidade da justiça nacional.

    2. Nelson Franco Jobim

      O TPI só entra em ação quando há impunidade da justiça nacional.

  20. Marcelo Barbosa

    É, não pode viajar pra qualquer lugar, então, isso já é uma boa penalidade.

    Responda
  21. Antônio Carlos de Paula

    Espero que fique um bom tempo atrás das grades! Impossível que o maior responsável pela maior tragédia do Brasil ficará impune.

    Responda
  22. Luciano Napoleão de Souza

    Gzuis! Só o primeiro parágrafo já deixa claro sua superficialidade intelectual e ativismo político!! Que desnecessário!

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      O parágrafo deu razão a ti?

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      De superficialidade vc entende, né, Lulu?