Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Silva Barbosa

    O triste fim de Policarpo Quaresma em pleno século XXI , mostra que a história se repete e deixa nossa realidade como país, mais pobre economicamente e intelectual também, onde as lições e medidas aprendidas em uma famosa escola no exterior, só valem na teoria . Na prática a teoria é outra. Devem estar sentido órfãos de tantos desacertos .

    Responda
  2. José Augusto Bernabé

    Vai pro Moro, manuel.

    Responda
  3. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    Mas, ele, o sr. Paulo Guedes está bem. Ora, quem tem mais de 55 milhões de reais nas Ilhas Virgens e aumentando cada vez que avaccalha com a situação econômica do Brasil, não tem do que reclamar. Lascado sou eu (e meus camaradinhas), que recebo, quando recebo, em reais e pago preços dolarizados (e juro que nunca vi uma nota de dólar na vida). É isso! Continuem elegendo essa direitoba que só pensa em si e na famiglia nas eleições de 2022!

    Responda
  4. guilherme herzog neto

    Cadê os militares?

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Estão gastando seus contracheques engordados em churrascos, passeios em Orlando etc. Estão no paraíso e se achando a "reserva patriótica do país"...

  5. luiz jose almeida fayad

    Coitado de quem acredita em palavras.

    Responda
  6. José Eduardo de Oliveira

    estão e m silêncio, mas seguem com a manada, mas não sabem que estão indo para o abatedouro...também

    Responda
  7. MARCOS BENASSI

    Jesus da Goiabeira, que "mais ricos" desclassificadas que nós temos, hein, Bruno? Justa Lerda, que coisa imprecionante! Gostavam do Weintrolha também? Do Arnesto, o coroinha do Itamaraty? Ah, vão fão! É bom para os negócios? Não, não dá para dizer isso. Pra população em geral, a eeesscumalha? Menos ainda. Pro hhhíímen da minha filha? Talvez, se ela não precisar usar transporte público. Mano Boghossian, isso sim é um mistério, não a eventual inteligência do Bozo. 42%, rapá...

    Responda
  8. José Rosa

    Os que fizeram a opção achando q o tal economista prestaria para alguma coisa, deveriam é estar com vergonha e não virem querer a inventar terceira via ou qlq candidato que seja, porque não devem ter mérito q cobram dos outros e estão sem moral nenhuma. Se se basearam em qlq agência de risco ou análise política, essas também não merecem crédito nenhum, tal o tamanho do equívoco q cometeram.

    Responda
  9. Jane Medeiros

    E Paulo Guedes, onde vai colocar sua arrogância? Ao lado do enfraquecido Presidente que só pensa na reeleição, só resta dizer amém ao Centrão!

    Responda
  10. Jane Medeiros

    Não há quem não tenha lembrado dos ricaços da Faria Lima hoje! O Presidente fez tudo ao contrário do que prometeu a este grupo. Hoje foi o ápice! E dizer que estes são de fato os que sustentam este governo!

    Responda
  11. Stefano Domingues Stival

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda
  12. Isidro Oliveira

    Que Guedes que nada, isso era a turma que tinha vergonha de falar que era Bolsonaro mesmo e arrumou desculpa. Guedes era só um especulador do mercado financeiro, taí as offshores dele....entrou nesse governo pra ganhar dinheiro, ultrapassado, não tem um livro escrito....

    Responda
  13. Lourival Oliveira de Rezende

    Pega fogo, ZBM!

    Responda
  14. Lourival Oliveira de Rezende

    Pega fogo, ZBM!

    Responda
  15. rubens gonçalves

    estao procurando o trem que os atropelou.

    Responda
  16. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Essa turma de ricos e do mercado , na verdade não quer mudança nenhuma. Sabem que são privilegiados e que Guedes só iria ajudá-los ainda mais. E, embora nunca admitam, pobreza, má distribuição de renda , etc. nunca faz parte de suas preocupações. É a elite Casa Grande.

    Responda
  17. Gilberto Rosa

    Quase todos colunistas de economia da Folha e Globo defendiam Guedes, por isto grande parte da população também defendia. Bolsonaro foi eleito por Globo e Folha, com Moro, com Guedes e com antipetismo.

    Responda
  18. Marcos Mess

    Ué, mais nós da tiurma do progresso-desenvolvijumentismo não deveríamos ficar felizes? Ora, estão fazendo o que nós Lulistas e outros Istas desenvolvimentista keynesiano queríamos kkkkkkkkk. Vamos pular! Senta e goza.

    Responda
  19. Gilberto Rosa

    Bilionário que votou no Guedes tá contente, ganharam bem, já os biotários que votaram nele... estão esperando a próxima salvação, que os bilionários vão vender na Folha e Globo.

    Responda
  20. Getulio Cunha

    Qualquer coisa que o governo faça de bom, os conglomerados da imprensa vão de alguma forma desqualificar e trazer transtornos para economia. Uma vez que sempre precisaram de governos para sobreviver. Pois é, isso acabou...vou repetir, ACABOU PESSOAL DA BOLHA Percebam que o interesses deles vem sempre em primeiro lugar sempre. O país, os pobres os miseráveis...,ai são outras coisas.

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Cunha, cunha, você ainda continua coçando com a unha? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Bolsonaro sempre foi contra o Bolsa-Família. Dizia que era uma esmola para ganhar o voto dos mais pobres. O auxílio emergencial, durante a pandemia, foi obra do Congresso. E quem disse que o teto de gastos era sagrado foram Bolsonaro e Guedes. Mas o que eles falam não se escreve, né?

    3. Hernandez Piras Batista

      Bobagem! Os órgãos da imprensa amiga estão recebendo mais dinheiro do que nunca e órgãos importantes como a Folha nunca precisaram disto para viver. Além disso, a Folha sempre apoiou a agenda de Paulo Guedes; foi o próprio governo que abandonou o Ministro. O resto è choro de fanático desiludido.

  21. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Para a equipe de Guedes, ter um presidente que conduzia o povo para contaminação de rebanho na pandemia estava OK!; povo na fila do osso: OK!; agora… furar o teto: insuportável… demissão!

    Responda
  22. Marcelo Rod

    Pq? Tem diferença dos outros que votaram no mito? Seria o bolsojeguismo com pedigree? É isso?

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Um grupo é Nelore, outro Angus. Simples assim

  23. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Dilma sofreu impeachment por furar o orçamento - as pedaladas - para dar auxílios aos pobres; Bolsonaro agora quer furar o teto do orçamento para dar auxílio, tentar reverter baixa popularidade e aumentar chance de reeleição. Para não deixar a esquerda voltar, a direita topa até fazer o que a esquerda faria, que é priorizar auxílio para os pobres! Reeleição primeiro, a economia a gente vê depois. A pressão pelo teto de gastos voltará com força quando Lula voltar à presidência. Esse teto não dá!

    Responda
    1. Marcos Mess

      Senta e goza porque não adianta se preocupar! A crise não vai passar hahahahahhahahahará.

  24. José Antônio

    E tome comentários de assinantes censurados pelo jornal Folha de São Paulo. Que pena! OBS.: Sem palavras obscenas ou destratar alguém.

    Responda
  25. Rodrigo Ribeiro

    Guedes não é liberal, é bolsonarista. Os bolsonaristas não são liberais, são bobos ideológicos. Quando o país perde, Guedes ganha.

    Responda
  26. Gustavo Meira

    Não foram um, dois ou três. Foram quatro dos principais secretários do Ministério da Economia que entregaram seus cargos simultaneamente. Será que o mercado financeiro não está percebendo o tamanho do problema? E o Congresso Nacional?

    Responda
  27. Neli de Faria

    Enfiou o rabucho nos meios dos pernuchos e saiu assoviando uma marcha do John Sousa( a Musiquinha que eu chamava o Fufu!)

    Responda
  28. Daniel Alvares

    O gado está perdido. Antes tinham nojo de populismo e agora estão atravessados na goela com a medida mais populista da história, fiscalmente irresponsável e que vai acelerar a inflação. Algum do rebanho pode comentar?

    Responda
    1. Marco Antonio Barbeito Santos

      Sim, daniel. Urnas.

    2. CARLOS TARDIVO

      Não conseguem nem mugir mais...

    3. Marcelo Rosa

      Falou Tudo! agora vão espalhar no universo paralelo deles que sempre foi assim... que isso é bom...

    4. antonio lopes

      O Gado sumiu kkkkkkk

  29. Luciana Pazito Alves

    Muito melhor o Mandega

    Responda
    1. José Antônio

      ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%. ``(Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Sarnatayna. Um prêmio à inteligência). Hoje, em quanto está o percentual dívida pública/PIB? Você viu o FMI no Brasil durante os Governos de Lula e Dilma? EU NÃO VI! Mas eu vi o FMI no Brasil sanando bancarrotas financeiras durante a ditadura, Sarney, Collor e FHC.

    2. Neli de Faria

      nenhum, nem o outro.

  30. Ramon Sartori

    Aqui jaz a falácia de que rico no Brasil é liberal. Não é! Nunca foram! Sempre viveram de benesses do Estado, de dinheiro de impostos despejado de caminhão em empresas que produzem produtos mais caros e piores que os importados. "Afinal temos que proteger a indústria nacional e os empregos!". O problema deles era que o PT tava usando esse dinheiro para dar para os pobres, mas o Paulo Guedes resolveu isso, e acabou com a "farra das empregadas na Disney!". Quem tá surpreso não conhece o Brasil.

    Responda
    1. Carlos Telles

      Empresário no Brasil só gosta de dinheiro público. Falou tudo.

  31. Fani Lima

    Achei essa coluna particularmente mais espirituosa nas metáforas

    Responda
  32. Marco Antonio Barbeito Santos

    A turma está muito bem, com certeza. Quanto ao Sr Paulo Guedes deverá ir para mais uma nomeação de Melhor Ministro da Economia.

    Responda
    1. Ivanil Nunes

      Só devoto para manter-se crente... diante dos pecados de seu santo

  33. João Braga

    Continuamos com ele. Você prefere Guido Mantega?

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      João Praga

    2. Hernandez Piras Batista

      Sua especialidade é a mentira e falseamento da história, não economia. Seja fiel a si mesmo!

    3. José Antônio

      ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%. ``(Mauro Santayana). Hoje, após cinco nos de governos-camisas-amarelas (Decorativo e Bozo), em quanto está a relação dívida pública/PIB? Eu não vi o FMI no Brasil durante os Governos de Lula e Dilma. Mas eu vi o FMI no Brasil sanando bancarrotas financeiras durante a ditadura, Sarney, Collor e FHC.

    4. Luiz Claudio Silva Oliveira

      Verifique os dados sociais e econômicos do país e compare. "Suas ideias não correspondem aos fatos".

    5. Daniel Alvares

      Kkkkk.. esse Guedes atual tem a cabeça mais populista que o Mantega. Você escolhe o Guedes de hoje ou aquele da campanha eleitoral de 18? Os dois são diametralmente opostos (igualmente incompetentes)

    6. Carlos Mello

      Com certeza. Pelo menos na época dele não se caçava carcaça pra comer.

    7. Vicente de Paula Venancio

      Bem eu preferia alguem que nao desgaçasse o pais, que nao detonasse com o PIB fazendo ele cair 6 posiçoes, que nao mandasse mais de 20 milhoes de pessoas para a pobreza absoluta, que nao destruisse direitos trabalhistas duramente adquiridos, que não deixasse a inflaçao passar dos dois digitos depois de tantos anos controlada, que nao deixasse que preços de alimentos combustiveis e energia chegassem a altura. Era este o ministro que eu queria, nao o que voces ajudaram a colocar la no planalto.

  34. Marcos Moreira

    Eles vão para o poço! Sem a Glória!

    Responda
  35. Marcos Moreira

    eu nao quero ir para poço nenhum, rsrsrsrsrrs, deixa eles irem sozinhos Glória. A não se que tu tenhas dito isto, ou votado no bosstralia22% e caindo. Todavia seu nome bonito: Glória! De acoro do com a regra fica fora do poço. Ja viu: a Glória esta no poço? errado. A Glória esta rindo da cara de quem está no poço.

    Responda
    1. Gloria Gui

      Exatamente sou anti PT e anti isso que temos hoje... E, minha incredulidade em mudança continua em baixa por isso , prefiro ficar no fundo de um poço...rsssss

  36. Samuel Fagundes

    Bolsonaro espelha, com absoluta fidelidade, a personalidade dos que votaram nele......

    Responda
  37. Gloria Gui

    Quero ir pro fundo de um poço...rsssss

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Glória fique atenta, se informe antes de votar. Não caia em conversas de "redes", vote em candidatos com compromissos claros, de partidos dignos deste nome e não vai querer "uma casa no campo" por desilusão. Nunca me arrependi de meus votos, elegendo ou não meu candidato.

    2. Antonio Carlos Orselli

      Aqui no interior, quando uma pessoa não sabe nada, tipo assim um bolsonaro, as pessoas dizem: essre é um poço de ignorância. Seria, por acaso, o caso da Sra. Fama?

    3. Gloria Gui

      Rubens, Para um que estou cavando para onde levarei meus livros, ouvirei músicas ( tentarei via Spotify), algumas fotos e muitas memórias... Não aguento mais tanto desmando e errar sempre meus votos...nesse século creio nada, politicamente ,será saneado nesse nosso lindo país...

    4. Gloria Gui

      Rubens, Para um que estou cavando para onde levarei meus livros, ouvirei músicas ( tentarei via Spotify), algumas fotos e muitas memórias... Não aguento mais tanto desmando e errar sempre meus votos...nesse século creio nada, politicamente ,será saneado nesse nosso lindo país...

    5. rubens gonçalves

      qual poço?