Hélio Schwartsman > Bolsonaro ficou inteligente? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. eli moura

    Bolsonaro e um gênio tem QI 85 seus generais 90 e juízes desenbargadores delegados e agentes federais tem QI 95. Mas demos pra eles as armas e o acesso ao poder de estado. Estamos presos em nosso próprio país sob guarda desta qualidade de gente. Resultado disto basta olhar ao redor pra ver.

    Responda
  2. Fabio jose Falotico Falótico

    Um predador ' inteligente" infecta o seu hospedeiro, mas não o mata permitindo a replicação de seus descendentes e preservando a sua espécie. Neste sentido Bolsonaro é um fracasso evolutivo, pois faz de tudo para matar o hospedeiro. Em tempo, os seus próprios descendentes são um fracasso evolutivo.

    Responda
  3. Carlos Nunes

    Aqui pra nós. Fazer um texto extenso para falar de inteligência de Bolsonaro é até cômico.

    Responda
  4. João Batista Tibiriçá

    Ele é muito conveniente, para implementar o seu plano de poder, ele atua de todos os modos. Se usasse essa capacidade para fazer a função de presidente, com certeza teríamos um resultado melhor.

    Responda
  5. adenor Dias

    Bolsonaro não é inteligente, mas é o candidato de gente inteligente que sabe explorar a falta de inteligência do presidente e de seus eleitores. Não foi difícil convencer o eleitorado de que um cara que nunca havia administrado uma prefeitura, de este que seria capaz de administrar um país continental com 200 milhões de habitantes...

    Responda
  6. MARCOS ANTONIO DE HOLANDA TAVARES

    Ou seja, é um péssimo jogador até de Damas. Imagine de Xadrez!

    Responda
  7. MARCOS ANTONIO DE HOLANDA TAVARES

    Ou seja, é um péssimo jogador de Damas. Imagine de xadrez?

    Responda
  8. Humberto Giovine

    Chamar bolsonaro de inteligente é um atentado à inteligência!

    Responda
  9. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Será que B. tem: intelecto ativo, entendimento, imaginação, talento, informação, conhecimento, juízo, discernimento, compreensão, presença de espírito, percepção aguçada, propósito, perspicácia? Claudia F.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Não!

  10. geraldo silva

    A temática do Hélio e as caxirolas de Brown. Dedicar tempo a coisas desinteligentes não é um bom negócio. Dia sim, dia não, Hélio escreve sobre Bolsonaro. Somando esses artigos, em um ano, daria um livro. Corolário: não persuade a população e, muito menos, o parlamento a tirar Bolsonaro da Presidência. Pior, o Hélio ainda teve salário reduzido. Sugiro que siga a trilha de Oprah, que gosta de coisas inteligentes. Fortuna: 3,5 bi de dólares, megaempresária, Best sellers mundiais, etc.

    Responda
  11. Paulo Azevedo

    Se Bolsonaro é inteligente eu não tenho certeza, mas que quem votou nele é obtuso, isso eu tenho certeza.

    Responda
  12. Paulo Silva Barbosa

    A compra de votos , mais explícita que esta, fez a debanda do auxiliares do menino de Chicago, que tem muito dinheiro na caixinha, lá fora .

    Responda
  13. geraldo silva

    Escrever um livro dá muito trabalho, certo? Quem é menos inteligente, Bolsonaro, reeleito quase uma dezena de vezes ou quem gasta tempo escrevendo diariamente sobre ele? Em um ano, esse mane já escreveu artigos que, somados dão um livro sobre Bolsonaro. Vive e ganha a vida falando de Bolsonaro. Pra piorar, teve salário reduzido. Hehe

    Responda
    1. Clodomir Santa Cruz de Carvalho Filho

      Sr. Geraldo, o fato de o Bozo reeleger-se muitas vezes não é prova de sua (dele) inteligência, mas da desinteligência de seus eleitores, grupo que certamente inclui o V. Sa.

    2. Fernando Minto

      Sr Geraldo, infelizmente um desejo explicitado nesta coluna pelo articulista não logrou êxito. Pra que escrever livro? O Sr o leria?

  14. Galdino Formiga

    Parte da imprensa sofre para entender e avaliar a política do país. São os deveres do ofício.

    Responda
  15. Mario Carvalho e Silva Garcia

    Acho que está na hora de complementar aquele seu inesquecível artigo: Porque torço para que Bolsonaro morra. Aguardo um ensaio como possível título: Como estaríamos se Bolsonaro tivesse morrido.

    Responda
  16. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Acho q inteligência para o mal não deveria ser considerada. Mas para o hélio só pesa o fato dele furar o teto.

    Responda
  17. José Cardoso

    Sua característica é a escolher um lado, tomar uma decisão e seguir com ela, contra tudo e contra todos, o que passa a imagem de pessoa decidida. Já uma pessoa inteligente tende a ponderar o tempo todo, e acaba com a pecha de indeciso.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Na verdade, a administração Bolsonaro é uma sucessão interminável de recuos. A teimosia é só da boca para fora: quando a coisa aperta, o valentão recua mais rápido do que um jato.

    2. José Cardoso

      Meu comentário não é um elogio, mas uma constatação de que a inteligência não é uma grande vantagem entre os políticos. Ciro Gomes por exemplo é o mais intelectualmente preparado entre os 3 principais candidatos, e está num distante terceiro lugar. E ainda leva fama de maluco, por tentar explicar coisas que não cabem em slogans simples.

    3. MARCOS BENASSI

      José, essa também é a característica tão peculiar aos jjjuumentos, e não consta que sejam particularmente brilhantes, não...

    4. Eduardo Rocha

      Data venia, seu comentário é absolutamente equivocado. No xadrez, por exemplo, há tempo contado para tomar as decisões. Enxadristas são inteligentes e preparados. A pessoa inteligente sabe também levar em conta o tempo que tem. Bozo é dumb e despreparado - nunca leu ou entendeu nada maior que um parágrafo. E seu olhar perdido é tudo, menos de a imagem de uma pessoa decidida.

  18. Ana Ferraz

    O desenho provisório do auxílio emergencial é muito ruim. Poucas pessoas efetivamente terão acesso aos 400,00. Haverá muito mais barreiras e condicionalidades do que há no atual bolsa família. Como vai funcionar não se sabe. Como está proposto pode ser mais uma prova das limitações de bolsonaro, sua equipe e asseclas. Não têm a menor preocupação com o país. Para os pobres qualquer coisa vale, enquanto ele, que não vale nada, desfruta das benesses de um cargo para o qual não tem o menor preparo.

    Responda
  19. Ana Ferraz

    O sujeito é bastante inteligente, conseguiu, apesar de todas as suas limitações, convencer muita gente, inclusive o colunista, que seu seu liberalismo de caserna e seu projeto de país eram boa coisa para o país inteiro e não apenas para os patriotas com offshores. O teto de gastos é uma excrescência, não deveria ter sido aprovado, o país não parou de afundar desde sua aprovação e, durante a pandemia, deveria ter sido furado há muito mais tempo. Mas o projeto o desenho do auxílio é muito ruim.

    Responda
    1. Lucia Coelho

      "O sujeito é bem inteligente, apesar de todas as suas limitações (...)". Não entendi, assim como o resto do texto. O sujeito é inteligente apesar de sua pouca inteligência? Ou as limitações são físicas? Nunca reparei que ele era PCD!

    2. Ana Ferraz

      Não apoiou explicitamente, mas o tal liberalismo guediano sempre esteve presente em suas colunas...logo...

    3. Claudio Goldman

      Não lembro do Hélio ter apoiado Bolsonaro em momento algum...

  20. Luciano Napoleão de Souza

    Sem inteligência é um sujeito que acorda todos os dias com um único objetivo: atacar o presidente!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      E o repeteco constante do "atacam o presidente!", indica algo?

    2. Eduardo Rocha

      Surtou! Não tomou o medicamento.

    3. Maria Ines Polotto

      Seu presidente é um poço de ignorância e vulgaridade! Um ordinário inconsequente!

  21. luiz jose almeida fayad

    E daí que a inflação disparou?eu tenho cartão corporativo.

    Responda
  22. Guilherme da Rosa

    Falta ainda usar a inteligência para resolver a crise energética iminente e também para explicar porque demorou com as vacinas e chacin.ou brasileiros durante a pandemia com sua irresponsabilidade e charl.atanis.mo.

    Responda
  23. MARCOS BENASSI

    Eita, que seara.... De "capacidade de resolução de problemas" até "aquilo que meu teste mede", as definições de inteligência são as mais variadas possíveis. Melhor trabalhar com as noções mais modernas e multifatoriais do construto: sendo um caipira burrro, o Bozo é "ixperrto". Donde se depreende, surpreendentemente, que ele é uma pessoa normal, bom em algumas coisas, (bem) ruim em outras. O que não é normal é um cara, ruim justo nas coisas em que ele o é, chegue à presidência. Coisa do Demo.

    Responda
  24. Getulio Cunha

    Eu gostaria de um teste de Qi desses colunistas da folha … Com certeza todos ficaram em dependência em matérias de jornalismo

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Eu gostaria de um teste de Qi desses bolsomínions. Com certeza todos ficaram em dependência nas matérias Lógica, Massinha 1 e Massinha 2.

  25. bagdassar minassian

    ... a reação do Bolso é medular.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      ... ou no esfíncter.

  26. Tadêu Santos

    Tenho muita curiosidade em saber qual o Q.I. do presidente da República jair boZonaZi, afinal com duas ações, a da agressão a dep Maria do Rosário e da homenagem ao torturador Ustra na votação do impeachment da Dilma, resultando no idiota gesto da arminha que o elegeu, depois da manobra conspiratória da retirada do Lula da Silva da disputa eleitoral.

    Responda
    1. MARCELO E P

      Ora, mas é claro! 17

  27. Rodrigo Andrade

    Bolsonaro é na verdade muito inteligente. Descobriu uma fórmula de se destacar da multidão com seu discurso sempre agressivo, mesmo sendo claramente muito limitado até na dicção e na capacidade de articulação de uma frase completa. "Latir" é muito mais fácil e adequado para suas capacidades intelectuais. Foi assim que conseguiu não só chegar na teta gorda da política mas se manter lá e trazer também os seus filhotes pra mamar. Azar de nós, pagadores de impostos nesse país.

    Responda
    1. Geilson Silva

      Como o que acontece com qualquer pessoa "bem sucedida": uma mistura de instinto agudo sobre a direção que sopra o vento, sorte, inteligência (é rude mas não é burrow). E os interesses ou desinteresses diversos dos eleitores.

  28. Lourival Costa

    Burro ele não é. Borros são os que o mantém na presidência. Só não vê quem não quer que esse sujeito está nos levando para o fundo do posso, ele e seus filhos. Tem até um que se acha xaque, outro ri como hiena, e por aí vai.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.