Ilustrada > Bolsonaro veio do esgoto da história, diz Wagner Moura, que agora lança 'Marighella' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Só quem viu amigos, companheiros de trabalho e colegas de classe sumirem nas masmorras da ditadura, se rebelou, mas sobreviveu, pode dizer onde se localização o produto escatológico que ocupou tanto espaço nesta coluna.
Há mais de dois anos que não entro numa sala de cinema, mas esse filme sobre maringhella já está anotado na minha agenda
Na minha também!
Que bacana! Quanta cultura, quanta competência e quanto está antenado com a forma d mostrar/representar a verdade, a cultura, a essência da história do paÃs Top!
Ótima entrevista, esse tipo de artigo estava faltando no Brasil.
Obrigada Wagner Moura!!!
Wagner Moura afirma cada vez mais o grande talento que possui. O respeito para com a arte e a democracia lhe configura em diferença satisfatória para um paÃs, cujas trevas precisam ser extirpadas. Obrigado.
Acabou a mamata da Lei Rouanet tá todo mundo chiando.Não tenho conhecimento de nenhum ator, atriz ou cantora que tenha uma ONG,uma simples ONG de algum artista baiano,que ajude as crinças carentes no estado que eles nasceram(BAHIA).Prefiro estar ao lado de Neymar que tem uma ONG em Santos do que ao lado desses gente.Farinha pouca meu pirão primeiro.
Mais um parasita desmamado da Rouanet pinçado pela Foice para atacar o governo! Pois para a imprensa subversiva nacional este é o único requisito para virar manchete!!
Ouso discordar! Esgoto é ainda melhor. Veio das profundezas das masmorras do Hades.
Foi onde nasceu e embalado pelo próprio Demo.
A excelente entrevista de Wagner Moura é a prova maior de que a arte, a genialidade e a coragem podem vencer as trevas e a morte desses tempos bsonaristas. A própria história de vida de Mariguella também provam isso.
Quem veio do esgoto e foi para ele eram Sérgio Paranhos Fleury e Rubens Cardoso de Melo Tucunduva, ambos delegados da repreensão que comandaram a emboscada contra Marighella na Alameda Casa Branca.
Sim, mas não por isso. Marighella não tinha outro destino traçado que não esse.
Não entendo porque Wagner Moura foi morar nos EEUU e não em Cuba ou Venezuela. Ele está nos 3% mais ricos do Brasil, marxista de carteirinha que tenta distorcer a história do terrorista Marighela.
A humanidade não tem capacidade de viver senão no esgoto. Seres ainda muito estúpidos, deixam-se levar pelo que lhes dizem papagaios dos microfones que substituÃram o berrante do vaqueiro assim como o a escravidão do emprego substituiu a escravidão da chibata. Sua mentalidade dista anos luz da adoção do comportamento adequado à vida social e o Estado, criado para sua proteção, é sua maior ameaça.
Imagino que ao colocar o excelente cantor Seu Jorge na figura de Mariguella, que era mestiço e não preto, pois filho de italiano , o diretor quis trazer mais simpatia para o filme. Não, Mariguella não era um democrata, não lutou pela democracia, lutou contra a ditadura de direita mas querendo o poder para a esquerda. No seu Mini Manual do Guerrilheiro Urbano ele prega a exterminação dos policiais e o roubo puro e simples que ele chama de expropriação.
Imagino que o filme vai glamourizar a figura de Marighella. Para uma descrição real do que foram aqueles anos sugiro que consultem o Volume 2 A Ditadura Escancarada, da obra de Elio Gaspari, em 5 volumes. Lá está toda a história real daqueles anos e com dados reais de quem foi Marighella.
O brasileiro comum, se aliena da História contemporânea , por pura autodefesa. Prefere estar na sua escorregadia e indiferente zona de conforto cotidiana. Assim, e por isso, desconhece o que foi obscurantizado por múltiplas e cumulativas censuras, os tantos personagens e situações da Vida Real, o que é péssimo, de fato!
Não só veio do esgoto como é a própria me r da.
Verdade, Neli! A me r da ainda serve de adubo. Bem lembrado!
Não é não. m e r da é mais útil. Ele veio das profundezas das masmorras do Hades.
Ao invocar o comunismo, que não prosperou no século passado, alguns leitores mostram seu viés elitista e avesso a justiça social.O desgoverno Bolsonaro representa a maior possibilidade de termos um regime semelhante ao da Venezuela; militar, autoritário e incompetente. Este desgoverno nos fez retroagir 50 anos, estamos na Espanha de Franco.
Perfeito Wagner! Esse esgoto é passageiro, em 2022 ficaremos livre dessa figura nefasta da politica brasileira.
IncrÃvel como vários leitores se referem ao comunismo no Brasil! Ora, nunca houve governo comunista no Brasil! KKK sempre o capitalismo imperou por aqui! Será que deu certo? Não acredito!
Sim, Luiz, o Capitalismo deu certo nestas praias brasileiras. Basta ver os milhões de desempregados, os inúmeros famintos mitigando ossos nos açougues, nossa fauna e flora sendo devastadas, enquanto nossa Agro é pop, é tec etc.
Olhando a História pelo prisma dos leitores-algozes, sim. Completamente certo.
Se o comunismo que a esquerda almejava e ainda a quer implantada no Brasil, tivesse dado certo, não terÃamos somente censura, mas fuzilamento com certeza. Já serÃamos outra Cuba ou Venezuela. Esquerda nunca mais.
Isso é o que vc pensa, Daniel. Apenas isso!
Estude. Nunca houve ameaça comunista no Brasil, a luta armada foi uma resposta à ditadura de direita. Um pouco de leitura evita passar vergonha, não acha?
Talvez uma União Soviética que se tornou uma superpotência militar e nuclear frente aos estadunidenses.
O Filme ( Marighella) é uma resposta dura e atual pelo momento politico do avanço da extrema direita e seus fascistas domésticos ! O capitão presidente têm como Ãdolo e exemplo um torturador da ditadura civil -militar ! Os mesmos que estão assombrando o mundo civilizado em querer transformar o Brasil no que eles querem!.Carlos Marighella estava além de seu tempo em cultura e conhecimento ! Admirado em toda Europa!
O esgoto do mandonismo das capitanias hereditárias, do senhor de engenho a explorar a força de trabalho escravo, do extermÃnio dos indÃgenas pelos bandeirantes, do empresariado que financiou os torturadores da ditadura, dos nazistoides que infectam o sul, dos grileiros e garimpeiros que desmatam a Amazônia e dos Faria limers amorais preocupados apenas com seus dividendos.
Perfeito Carlos Pinheiro.
Totalmente de acordo, Carlos.
Lacrou! Meu Sul, que tristeza.
Perfeito....Fora Bolsonaro e sua chorja .
Bolsonaro não veio do esgoto, veio da fossa onde a coisa esta sedimentada e concentrada. Tenta substituir o conceito de nação por um de pátria amada, na qual ele e seus militares, fardados como porteiros de hotel de Trump, devem ser referenciados, seria como vc ficar de joelhos na privada em vez de sentar.
Você é foda!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Bolsonaro veio do esgoto da história, diz Wagner Moura, que agora lança 'Marighella' Voltar
Comente este texto