Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Camila Falcão Almeida

    quando a Folha permite a saída de Sueli Carneiro e a permanência desse ómi cis branco racista nojento, ofende profundamente todas as mulheres e pessoas antirracistas, me sinto realmente afrontada pelo jornal.

    Responda
  2. Belmiro de Souza Cardel - ME Cardel

    Parabéns Marilene, temos que nos posicionar mesmo. Não leio este ser desumano, comecei a ler uma vez sobre urnas eletrônicas seu artigo, sem saber quem era, para nunca mais ler mais nada sobre este cidadão. Pluralismo tem limites.....força !! Para todos nós, para lutarmos contra o fascismo !

    Responda
  3. Belmiro de Souza Cardel - ME Cardel

    Parabéns Marilene, temos que nos posicionar mesmo. Não leio este ser desumano, comecei a ler uma vez sobre urnas eletrônicas seu artigo, sem saber quem era, para nunca mais ler mais nada sobre este cidadão. Pluralismo tem limites.....força !! Para todos nós, para lutarmos contra o fascismo !

    Responda
  4. RODRIGO DORNELLES

    Sigo aguardando editorial sobre a saída de Sueli Carneiro do Conselho do jornal. Caso já tenha saído, por favor, informem. Caso não, já passou da hora de o jornal prestar contas aos seus assinantes e à população de maneira geral sobre o que motivou a saída. Pois, até o momento, embora bem fundamentadas, há apenas suposições.

    Responda
  5. Luciano Ferreira Gabriel

    Intoler. woke, políticas covardes de cancelam., tentativas de intimidação de "intelect." não alinhando ao tribalismo identitário são um grande desserviço à luta antirracista. Até aqui, o pluralismo da FSP não se vergou à cacofonia militante, àqueles que se afundam na próprias biles e arrog. por ocuparem certos espaços. É necessário impedir que a esfera pública seja tomada por discursos manipulativos soezes, de matilhas militantes.A verdade ganha + ao combater o erro, do que artigos de fé(Mill).

    Responda
  6. Claudio Gomes

    Fico me perguntando se todos esses que comentaram aqui leram, logo antes, o artigo de António riserio. Leram? Nitidamente não. E nem Marilene felinto leu. Sueli Carneiro decidiu que não ficaria em um jornal que publicasse coisas que ela não gosta. Ok. Tem esse direito. Todos os que criticaram o jornal são assinantes. Podiam ter coerência e cancelar suas assinaturas.

    Responda
    1. Antonio E Coutinho

      Não vi nem no texto da colunista nem nos comentários referências diretas ao livro. A coluna e os comentários são sobre o racista Narloch que tem a permissão do jornal para aqui publicar as suas ideias. A propósito, o próprio Risério deixa claro em seu artigo que não pode ser responsabilizado pelo que escrevem sobre a sua publicação.

  7. Norival Junior

    Jornal que dá espaço para racista é racista também. A salva-guarda de rodapé não é absoluta. A Folha tem grande circulação e tem responsabilidade no eco dessas vozes. Em breve vou cancelar minha assinatura e destinar o valor a outros veículos mais responsáveis e independentes.

    Responda
    1. Antonio E Coutinho

      Exatamente. O jornal não é responsável pelo conteúdo, mas é 100% responsável pela sua divulgação e pela escolha de quem produz tal conteúdo. PS. Segundo avaliação automática sobre o comentário acima "Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária." Vê-se que o filtro nos comentários é mais exigente que o aplicado às colunas.

  8. Neli de Faria

    deveria acabar com o conselho editorial e diminuir o preço da assinatura.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Marluce: nada aludi a racismo, o que disse,talvez não me tenha feito entender, por isso, repiso-me! Deveria acabar com o Conselho Editorial e diminuir o preço da assinatura. Fiz -me entender agora?

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Neli, o racismo é uma ideologia facista e devemos lutar para extingui-lo! O racismo é antidemocrático porque pressupõe uma supremacia de raça!

  9. REGIS GONCALVES

    Narloch é um notório falsificador histórico. Seu livro que apela para o "politicamente incorreta, como chamariz para otários, foi ponto a ponto desmistificado pelo historiador Renato Pinto Venâncio (UFMG) em artigo facilmente acessável na internet.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro Régis, não tô recebendo se quer aviso de que meu comentário será "avaliado"; à parte essa bizarrice da Folha, estou espantadissimo de ninguém haver mencionado esse artigo tão relevante na desmistificação do blá blá blá narlochiano: gente de estofo já bateu na pessoa e na obra, deixando de lado esta joia. Espero que o link que botei no comentário anterior passe e/ou que outros colegas leitores sintam espicaçados pela ótima referência.

    2. MARCOS BENASSI

      Grato, Regis! https://hhmagazine.com.br/o-incorreto-no-guia-politicamente-incorreto-da-historia-do-brasil/

    3. MARCOS BENASSI

      Não li, pra manter saudável minha ignorância, o livro do indivíduo. Mas agradeço a referência, já vou buscá-la!

  10. Gustavo Carvalho

    Apoiado. Só não concordo com a saída de Sueli Carneiro do Conselho. Temos de ser realistas e entender que a conquista de espaço será lenta e gradual. Infelizmente precisamos engolir sapos e ter paciência para ocupar cada vez mais espaços aos poucos. Foi o que fizeram as gerações passadas para que avançássemos um pouco até aqui. É o que devemos fazer para que as gerações futuras também tenham um pouco de avanço. Os Narloch vão continuar aí por um bom tempo. A luta não é só agora, é geracional.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Acho que vc deveria dizer isso para ela. Foi ela quem pediu para sair, simples assim!

  11. Paloma Fonseca

    Compreendo sua dor pela saída de Sueli Carneiro desse tal Conselho Editorial, só não compreendo malhar um colunista homem, branco e heterossexual: é pedir demais que ele tenha a visão de uma mulher negra. Acho interessante a existência dessas sinhás pretas, talvez não sejam o melhor modelo para o movimento negro, posto que eram uma minoria e possuíam escravos, reproduzindo a sociedade escravista, na qual a escravidão era um valor, onde o escravizados tinham um baixo custo, coisificados que eram.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Nem sei por que existe isso na Folha... Perda de tempo!

  12. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Bravo! #foranarloch(s)!

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Neli, racismo não combina com democracia!

    2. MARCOS BENASSI

      Cara Neli, idéia contraditória é uma coisa; tergiversativa e maliciosamente distorcida, bem outra...

    3. Neli de Faria

      Regime de ideia única é ditadura: militar e ou civil, de esquerda e ou direita,ateia e ou religiosa.

    4. Neli de Faria

      A Democracia é o regime onde se convive ideias antagônicas.

    5. Neli de Faria

      A Democracia é o regime onde se convive ideias antagônicas.Regime de ideia única é ditadura: militar / civil, de esquerda /e direita,ateia /religiosa.Democracia, repiso-me, é a pluralidade de ideias, mesmo que discordamos. Aliás, de tes to certo político de esquerda e aqui na Folha só se lê colunista escrevendo panegírico a ele. Narloch, como muitos colunistas da Folha, nem leio... mas, li o que ele escreveu. Discordei! E ele se embasou num sociólogo baiano.

  13. Andre Ferraz de Toledo

    E o jornal ainda tem a Cara de pau de pedir pra vestirmos amarelo pela democracia. Parabéns pelo texto

    Responda
  14. José Cardoso

    Tudo bobagem e mimimi. O importante é estudar e trabalhar honestamente. Ficar garimpando racismo em textos para exibi-los é fácil mas não leva a nada, exceto aplausos de claque e consequentemente garantia de um nicho.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      O "honestamente" é o problema central...

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Racistas não passarão!

  15. JOSE AUREO BIGLIASSI

    Tem textos que me animam a sair da cama, mesmo em dias chuvosos. Esse é um deles. Grato Marilene!

    Responda
  16. MARCOS BENASSI

    Dona Marilene, caríssima, esse texto do Narloch deu a ele tanta visibilidade que tô até cansado de ouvir falar: argumentos medíocres, diversionistas e matreiros, não deveriam nunca ter projetado o autor às baixuras que alcançou. De resto, razão e suporte dou à senhora: há que se falar alto e com maior consistência do que late a cachorrada. A dona Sueli ter saído, creio eu, muda nada: os executivos da folha tão nem aí com o leitor, devo supor que idem com as opiniões de seu cosmético Conselho.

    Responda
  17. Marcelo Guimarães Freitas

    Grande texto! Grande dia!

    Responda
  18. Camila Caldeira Nunes dias

    Pena que a dignidade de Sueli Carneiro falte à tantas outras pessoas que, como a colunista, topa dividir a "casa" com o racista, misógino.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Cara Camila, se dividimos o país com a Bozofrenia, esta Ágora de leitores com tantos reaças, é justamente para manter o enfrentamento. Ir embora é uma opção quando demarca território e posição; caso não, é só uma perda de espaço de luta...

  19. João A Silva

    Já critiquei a colunista aqui no espaço, mas desta vez reconheço que ela está coberta de razão. O texto do Narloch foi, sim, cínico, misógino e racista.

    Responda
  20. Carlos Pinheiro

    Outro valor mais alto se alevanta diante da inércia da Folha que se omite, ou melhor, se define ideologicamente, ao ignorar as várias vozes, muitas em seu lugar de fala, que clamam contra o discurso racista dissimulado em pluralismo democrático que o jornal insiste em divulgar.

    Responda
  21. Adriano Alves

    Como sempre, cirúrgica!!! Abaixo o racismo!

    Responda
  22. Fatima Marinho

    A Folha apoiou o Bolsonaro, um torturador, misógino e racista declarado. Depois dos crimes de Bolsonaro contra a humanidade, a Folha está disposta a apoiar Bolsonaro outra vez. Os editores da folha estão sendo coerentes com suas convicções de quem olha da Casa Grande o mundo, para ser atual, deixaram uma preta sentar na mesa para a ceia, mas não era previsto ela ter voz ativa, estava ali somente para dar um toque colorido de democracia racial. Gente como os Frias não muda, escravagista são.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Racista declarado que casou com uma mulata. Tenha dó.

  23. Denize de Cácia Loures Assis Roma

    Excelente. O melhor artigo que li a respeito. Racismo não é ponto de vista, é crime e ponto final.

    Responda
  24. Lucia Coelho

    Marilene foi a única colunista que conseguiu dar o tom adequado à justa indignação, menos pelo colunista, que quem já não se esperava nada, e mais pela conivência do jornal.

    Responda
  25. joão carlos josé pires

    Dizer que a Folha não é racista ao dar espaço para Narloch é o mesmo que dizer que os americanos que assistiram uma mulher ser estuprada num trem não foram coniventes com o estuprador. Talvez pluralismo agora seja o novo nome para conivência - na Folha.

    Responda
  26. BRUNO JOSE FORTES

    Textos como este fazem a assinatura valer a pena.

    Responda
  27. Francisco Barbosa

    Narloch, Pondé, os artigos ressentidos de Risério, todo apoio ao gesto de Sueli Carneiro; quem escolheu o lado do chorume histórico é o jornal da família Frias.

    Responda
  28. Cristiano Kock Vitta

    A Folha tem DNA fascista. Tolera ativistas dos direitos humanos e intelectuais (só há intelectuais na esquerda. A direita é cria da barbárie) porque eles têm mais alcance do que qualquer pau-mandado da secretaria de redação.

    Responda
  29. gilda rachel wajnsztejn

    Muito bom ler colocações claras, embasadas e acertadas. Em especial, o texto com o comentario entre aspas que fecha a matéria. Levou-me a refletir sobre deixar de ler/ assinar a fsp mas como diz a articulista, precisamos fazer com q nossas vozes se sobreponham. Por enquanto pelo menos é o caminho.

    Responda
  30. Matheus Ruffino

    “Fato é que Sueli Carneiro, a mulher preta, saiu, e ficou na casa um racista, um machista, excrescência originária do lixo fascistoide da revista Veja.” Sempre uma honra te ler, Marilene.

    Responda
  31. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    O ombudsman deve se pronunciar sobre este fato. A tolerância da Folha com o intolerável provocador da saída de Sueli Carneiro não pode ser um assunto que passe em brancas nuvens. Os demais membros do conselho também devem uma explicação para a sua permanência até agora silenciosa.

    Responda
  32. Wilson Rossi

    Em nome do pluralismo " bonitinho" da fsp que tal convidar o Carlos rachadinha para escrever no jornal.

    Responda
  33. J J D Santos

    O jornalismo da Folha está caindo de qualidade. Perde de 10 a zero para Elpais

    Responda