Luiz Felipe Pondé > Escândalos na saúde mostram como há médicos medíocres e mal formados Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não é privilégio do curso de medicina, há muito profissional mal formado, com a proliferação de cursos com a autorização do estado. Irresponsabilidade.
O nÃvel da medicina anda baixo, profissionais malformados estão no mercado de trabalho e não tem tido qualquer medida de contenção e redução de danos por parte dos conselhos de medicina. Ao contrário, o mal exemplo do CFM no caso do kit covid só piorou a situação. Imagina um médico poder receitar qualquer coisa, uma má interpretação da autonomia profissional, que ainda vai causar muitos danos aos pacientes, o paÃs virou um campo de testes em humanos com o aval do CFM.
Qual a solução para o problema? Planos de saúde não querem pacientes acima de 65 anos.Estudos indicam que nos últimos 60 dias de vida muitos gastam mais que na vida inteira daà os cuidados paliativos.S estrutura pública vai socorrer essa crescente população?Os velhinhos ficam cada vez mais vendidos
Exato, não há solução até porque somos mortais. Os planos de saúde e as igrejas vendem uma promessa de vida eterna. Ambos não entregam.
Luizinho começou medicina na Bahia e seu filho é médico formado numa faculdade particular, como alguém aqui já mencionou. Luizinho continua na vibe de dar o tom e os seguidores de plantão acabam fazendo tudo que o mestre pensa e manda. Desconfio que se ele sugerir que vacina contra covid19 pode produzir aids, como fez outra sumidade da inteligência brasileira muito recentemente, muitos, até mesmo aqui nesse espaço, defenderão tal absurdo cientÃfico.
Eu não chamaria de "escândalo" chamaria de Realidade, tirando a USP e a UNIFESP Medicina, o resto por aqui são "Cubanos" e deixando também a politização da Pandemia, não dá pra esconder que morrem anualmente por aqui por erro médico perto de 500 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde, ou seja, não somos a Terra da Rainha e nem a do Thomas Jeferson, somos a Terra do Wood Allen.
Barnabe, Vá olhar os rankings internacionais que classificam as escolas de medicina no mundo, vc vera que a melhor escola no Brasil eh a Faculdade de Medicina da UFRJ. Há outras escolas muito boas e infelizmente existem as escolas pagou passou. No caso da medicina, pagar e passar significa colocar a vida de outra pessoa em risco. Sobre as 500 mil mortes por erro médico em 2020 devem ter sido causadas pelo kit COVID-19.
Está exagerando, José Augusto. Há outras escolas de boa qualidade, dentre as quais as faculdades de medicina das UFs, muitas com melhor classificação do que as indicadas por você, segundo ranking diversos regularmente divulgados na imprensa.
A famÃlia que pode pagar 15 mil por mês na faculdade do filho deve ganhar na faixa de 30 mil. Isso não é classe média. Está na faixa dos 1% mais ricos do paÃs.
Muito superficial e fraca está análise sobre os problemas relacionados a profissão da medicina.
Não é. Sou médico há 25 anos e afirmo que é exatamente isso. Acredite, infelizmente é a verdade.
Faltam dados pra dizer que isso vem das faculdades citadas. O fato de se gastar fortunas pra entrar na pública também tem pesado. A cultura do paÃs de que médico tem de enriquecer. A falta de médicos que torna a categoria defensora de continuar assim pra continuar tendo poder de escolher como trabalhar. E a pressão de hospitais e operadoras de saúde pelo lucro, fator principal aliás. O apoio que dão ao bolsonarismo, é porque ele acabou com os programas programas que davam mais médicos a populaçã
Nossa Pondé, você esta de parabéns que critica maravilhosa, perfeito sua premissa, e acrescento que o conselho de medicina e extremamente cooperativista, pois eu já precisei desse conselho para relatar um problema com um "Medico" que mesmo com meu depoimento e provas, ficaram do lado do "Medico". Em suma estávamos nas mãos das sua maioria desses "Filhinhos de Papais que se acham "Médicos". Cada Um por si e Deus para todos, esse é o nosso Brasil, com muitas leis, e organizações corporativista.
Pega seus skills e ensaca a viola. Pedante. Presunçoso. RidÃculo num paÃs de lÃngua portuguesa onde metade da população não tem o por à mesa ter um sem noção desses. Falar em medicina sem citar a Prevent e a CFM é falsidade jornalÃstica. Fora Pondé.
E é claro que saúde pública bem estruturada, com médicos selecionados por concurso e atendimento universal, como no Reino Unido e na maioria dos paÃses europeus é “coisa de comunista”. Daà ficamos com Prevent Sênior e Qualicorp, dignos representantes da eficiência capitalista.
o pior e senadores que do dia para noite virou medicos especialistas em virus sabe mais que qualquer um isto sim e uma vergonha e fazer o que foi feito com varias, mulheres que este na cpi e tratadas de uma forma que nao tem palavras para falar a vergonha que foi para todos.
O Cremesp tem uma exame de qualificação tipo OAB, mas não é eliminatório. Para que serve? Por que não aplicar nos recém-formados brasileiros o mesmo exame de Revalida que foi aplicado nos cubanos. Não sei se algum cubano passou neste exame e não sei quantos recém-formados no Brasil passariam.
E o que falar de juÃzes e promotores, sem a mÃnima capacidade intelectual e ética?? Creio que a coisa mais perniciosa que temos hoje no Brasil é a sua "justissa". São eles que nos julgam. Poder mais descompassado com a realidade do triste Brasil. Merecemos um judiciário melhor. Menos corrupto, mais comprometido com a verdadeira justiça. Do jeito que está, não dá.
Um bom tema para um congresso. Mas eu deixaria o articulista de fora. Sua fala ressentida demonstra mágoa com a categoria. A Medicina só virou mercadoria no capitalismo, se deixou dominar pela farmacêutica. Educação, saúde, previdência, segurança dão áreas atraentes para o capital e uma tragédia gananciosa com resultados sinistros para a sociedade.
Você deveria ter o cuidado de auto avaliar-se também dessa forma (quesito qualificação). Quebrou seu espelho, é? Mais desqualificado que você, atualmente não há. Vergonha da Folha em tê-lo como colunista.
Concordo. A voz do atraso toda segunda-feira. Até quando?
Infelizmente, há médicos que serve apenas para ler prontuários e receitar os mesmos medicamentos! Nestas condições, não sei porquê custa tão caro suas formaturas...
Sem dúvida a proliferação de faculdades de Medicina no paÃs tem trazido a formação de profissionais sem qualificação adequada. Nos próximos anos começaremos a sentir os reais efeitos dessa insanidade. É urgente uma medida saneadoras para o problema.
Excelente reflexão Pondé. A quem interessa termos 342 escolas médicas? Aos deputados e donos de muitas " escolas ", planos de saúde e a muitos empregadores, inclusive o governo de plantão. Formar médicos custa caro e não é fácil. Devia-se passar um pente fino e acabar com várias dessas arapucas. São poucas as faculdades particulares que têm formado bons médicos e essas têm de ser preservadas.
Se eu fosse presidente aumentaria em 10 vezes o número de médicos formados a cada ano, e ainda revalidados os formados em outros, pauses, bem como chamaria de volta os médicos cubanos. E Pergunto! Qual o estudo em que esse colunista se baseou para relacionar os maus médicos a faculdades de menor expressão?
Apenas um comentário e nada mais, não fundamentou. Responsabilizou toda desgraça na área da saúde aos médicos formados em universidades alternativas, assim é fácil escrever. Não apresentou dados, aliás esqueceu de mencionar que inúmeros profissionais formados nas melhores universidades praticaram as maiores barbáries.
Creio que seu comentário não reflete o que foi escrito, o texto não responsabilizou unicamente os médicos mau formados, disse que eles são capturados e se tornam atores protagonistas. Veja que o autor não é jornalista investigativo, mas um filósofo analista da realidade que já foi esmiuçada por outros.
Infelizmente isso começou com a formação jurÃdica, uma faculdade de direito em cada esquina, mas na área jurÃdica existe pelo menos o exame da ordem, que ultimamente tem um Ãndice de aprovação em torno de 10%, já na área médica pagou passou e vamos ser médicos, obviamente de pobres. Lendo os comentários a máfia de branco ficou chatiadinha ,critiquem o artigo com argumentos, Infelizmente os fatos falam por si.
O ''mal formado'' pode ser consequência de um profissional ''malformado''. Viu, Pondé, a diferença?!
O rebento do colunista é graduado em medicina pela facul dos padres, ela pode ser considerada uma dita de "esquina" e quem pagou? Por acaso ele é um profissional medÃocre ou um abnegado que encara a medicina como um sacerdócio?
Fico imaginando esse professor em sala de aula. Não domina filosofia nem a arte da escrita... Já li muitos de seus textos, mas desisti após sofrer com suas impropriedades. Hoje vejo apenas o tÃtulo na chamada, e até ali há erros, como na semana passada.
Pondé erra novamente no tÃtulo. "Mal formado" é algo bem diferente do que ele pretende dizer. O certo seria 'malformado'.
A tragédia da Prevent Sênior não tem relação com a formação dos médicos. Os médicos nazistas nos campos de concentração eram bem formados, nas melhores universidades alemãs, com alto nÃvel de qualidade. , e cometeram atrocidades. Não é a formação!
Malformado é o filósofo que confunde "malformado" com 'mal formado'.
Li e reli. Inacreditável! Ele não culpou a "esquerda". Isso não quer dizer que o "Nietzsche Tropical" tenha escrito algo de relevante. Como sempre, por não possuir dados empÃricos em que se basear, apresenta generalizações e pasmem!, é capaz de fazer menção a existência de privilégios de classe, sem mencionar algum condição meritocrática. Será que algum dia ele conseguirá superar numericamente a quantidade de bobagem que ele escreve? Vamos aguardar as novas generalizações de suma precariedades.
Caro Marcelo, a deficiência na formação profissional está em todas as áreas e não só no Brasil. Processos de negligências médica são constantes, embora sejam protegidos nos tribunais. Ao afirmar que existem "médicos medÃocres e mal formados" Pondé deveria dizer quem são, senão ele passa a ser cúmplice. Aliás quem faz afirmações como essa em relação a qualquer profissional deveria citar quem são. Pondé não é niilista, é leviano e tira vantagem disso.
Não posso levar a sério que troca ''malformado'' por ''mal formado'' e ainda acha que é chique.
Não concordo com tua opinião. Perfeito o texto, sou médico e vejo a queda absurda na qualidade e formação dos profissionais, a incapacidade de se informarem cientificamente, de avaliarem a literatura cientÃfica, a falta de empatia e por aà vaiÂ… Texto fecha perfeitamente com minha experiência com colegas pouco capazes em crescente aumento
Uma coisa não muda entre os mal e os bem formados, via de regra: a pose.
Aguardamos coluna análoga sobre a formação jurÃdica nos últimos 30 anos, levando à cultura concurseira e à expansão exagerada do Judiciário...
Bem lembrado!
O filósofo mal sabe escrever e quer criticar a formação alheia. Digam a ele que ''mal formado'' é bem diferente de ''malformado''.
Nenhuma profissão está imune a mediocridade e a incompetência . Além da péssima qualificação, existe a inadequação de perfil , ao que se soma a falta de caráter. Tudo junto misturado e temos profissionais literalmente criminosos nas mais variadas profissões. Fruto do individualismo e consumismo crescente, se retro-alimenta no capitalismo, fazendo vÃtimas na sociedade, principalmente na grande massa que cada vez mais se caracterizam como irrelevante !
A muito tempo a sociedade já identificou a falta de conhecimento e caráter de muitos médicos e outros profissionais. O que o futuro.
Virou modinha fazer medicina, mas, a qualificação profissional precária está em todas as áreas. Educação e ensino viraram comércio.
Perdemos a noção de que ensino superior é para quem ter formação educacional acima da média. No exterior é normal não ter qualificação para estudar para ser médico e não se indignar devido isso. Aqui, basta querer (e pagar). Escolas de fundo de quintal não faltam. A sociedade não tem ideia do que vem à frente.
Exterior aonde? BolÃvia Paraguai?
Não o pode ser chamados de médicos e sim de ban di dos.
Assunto sério tratado com a leviandade de uma meia verdade. As questões éticas também são atropeladas no Sirio Libânes onde sou cliente vitalÃcio . Restringir ao Prevent e pela facilidade de bater em quem já está moribundo e tem muito menos condições de reação . Faltou coragem
O Abdelmassih estudou em alguma dessas faculdades particulares, ou na Unicamp?!
O doutor Jairinho que assassinou o enteado à pancadas também, mas, são inúmeros casos criminais.
O mesmo ocorre em Direito e Engenharia, mas com menor impacto, pela própria natureza da formação. O que tem de "doutores adevogados" com camiseta verde-e-amarela nos domingos de manhã por aÃ...
E o ''filósofo'', que assina a coluna, com domÃnio precário da lÃngua portuguesa?...
Consta que há 19 mil alunos de medicina em faculdades de medicina na BolÃvia, estudando a preços módicos. Também no Paraguai, levantaram à s pressas, bem na fronteira, várias faculdades de medicina que não reúnem as condições mÃnimas de funcionamento que se exige para uma faculdade, tb a preços irrisórios. e destinadas sobretudo a brasileiros. Imagine-se o que vem por aÃ
Especialistas em alta celestial!
Parabéns ao colunista pela oportuna decisão de tocar neste assunto tão espinhoso que envolve mercantilismo e ausência de ética e empatia com a vida. A pandemia mostrou com lupa o total desprezo e repulsa que muitos médicos e órgãos fiscalizadores demonstram pela vida humana ao longo dos anos. A ganância desenfreada determina quem vive e quem morre!
Infelizmente é a verdade
Assim como há polÃticos e magistrados forjados unicamente no "ar condicionado", infelizmente há também jornalistas neste padrão, dissociado da realidade empÃrica de nosso real PaÃs.
A pandemia de corona-vÃrus nos mostrou que os médicos brasileiros tem mais capacidade com a lÃngua, do que em seu diagnósticos!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Escândalos na saúde mostram como há médicos medíocres e mal formados Voltar
Comente este texto