Ana Cristina Rosa > Mercado mesquinho e miserável Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O governo é irresponsável, gasta mais que arrecada, gera inflação, aloca mal os recursos que toma das pessoas, promove uma polÃtica que já levou mais de 600 mil pessoas e a culpa é do mercado...
Achei que o autor iria mais fundo na questão. O agro é negócio e só. Produzimos muito para exportação e se quer os dólares da venda retornam ao paÃs. Sem contar os empréstimos generosos da União ou a renegociação das dÃvidas, com muita benevolência, criando um ciclo vicioso que agrada apenas ao agro. E nem entramos na questão das renuncias fiscais, aspectos de agressão ambiental, ataque a saúde e grilagem.
Temos produtos, mas não temos estoque estratégico para controle de preços. Tudo para ração do gado americano, carne para a China. O empréstimo milionário para o agroexportador. Nada para o pequeno agricultor. Compramos refugos nas feiras. Exportar é dólar.
Ana Cristina Rosa, muito necessário e informativo o seu texto. Precisa-se falar deste antagonismo de uma produção exacerbada no paÃs, em vários setores um gigante da produção mundial e do outro lado a aceleração assustadora da fome. Onde está o povo que fala tanto de Deus para mudar este perfil? Onde está o governo que coloca :"Brasil acima de todos" e que não intervém na economia para que não venda tudo no mercado estrangeiro? Onde estão os empregos que a reforma trabalhista traria?
Se esse presidente acreditasse mesmo em Deus, duvido que criaria esse desastre
O problema não é falta de produtos. Os mercados estão super abastecidos de produtos. O que falta é dinheiro no bolso dos trabalhadores para comprar. O salario merreca do governo não dá nem para a alimentação dos filhos. Na próxima eleição temos que eleger polÃticos que valorizam o trabalho.
Minha filha, você ainda não se deu conta? sempre foi assim, toda "Campanha" para doar alimentos sempre são feitas pelo Pobre para dar ao Pobre, CPIs, STFs e Governos só existem para "sangrar" mais ainda o Pobre, não temos "Armas" para nos defender, vivemos uma autêntica Ditadura da Democracia, ou seja, aos Pobres os Ossos e aos Ministros do Supremo a "Suprema Lagosta".
Tanto a alimentação quanto o petróleo fazem do Brasil um paÃs auto suficiente. O problema é a ganância desenfreada por lucros acima do imaginável. Tanto o dono do posto de combustÃveis quanto o dono do supermercado ou o mega empresário do agronegócio, olham com desdém o pobre miserável que se alimenta dos restos dos abastados. Tabelar o osso, por exemplo, só colocou à mostra o Brasil pútrido que estava escondido na máscara do brasileiro gente boa, arremedo de felicidade e boa vizinhança.
A culpa não é do dono do posto de gasolina eis que metade do combustÃvel do Brasil é importado, absurdo. não houve investimentos sensÃveis nas últimas décadas em refinarias e nós exportamos a maior parte de nosso petroleo crú, ou em Estado bruto. o mesmo se diga ao dono do mercado, pois ele compra comida cara, eis que exportamos grande parte do alimento em dólar e o real está desvalorizado.
é evidente que o mercado irá vender para quem paga mais. mas também é evidente que com vontade polÃtica, com uma polÃtica fiscal planejada, parte maior desta produção pode ficar no Brasil, barateando os preços.
Parabéns pelo texto. Enfim, alguém toca no assunto: o paradoxo entre a produção exuberante e a fome de milhões de pessoas. O governo, pródigo em subsÃdios, deveria direcionar esses recursos para manter no paÃs parte dos alimentos produzidos. Além disso, a desigualdade se pode começar a resolver com impostos sobre dividendos (o projeto do IR travou no Senado) e heranças. Que haja mercado, mas que haja um mÃnimo de racionalidade e sanidade moral quando se trata dos direitos de comer e de morar.
Alimento não falta ,mas falta governo.
Parabéns pelo texto...o que falta é isso, reduzir as desigualdades! Infelizmente nao é o projeto do sr Paulo mui amigo do geno e grande banqueiro, cuja visão capi talista e bolsos bem cheios, levou o povo pra caminhões de lixo, sopa de os so, carestia etc. Foragenocida!
Por favor, leia Como o Racismo Criou o Brasil de Jesse Souza e compreenderá tudo isso e mais alguma coisa.
Triste e criminoso. Não há solução se não tiver um governo de mão forte que crie regulações para controlar essa "mão invisÃvel" chamada mercado.
Mão visÃvel você quer dizer. O que empiricamente imaginávamos agora se concretiza com o vazamento de André Esteves.
Ana, carÃssima, "animais quaisquer" não precisam não comer ossos, não carecem de procurar comida no lixo, só animais especÃficos: aqueles que não têm valor econômico. Os demais, bem ou mal, são providos do básico.
Falou tudo! O problema não é falta de alimento, é falta de governo e planejamento. Às vezes acontece a tempestade perfeita : justo quando surge a maior epidemia dos últimos tempos, temos um presidente terrivelmente inepto e sem visão. Que vexame!
E se for de proposito, ja pensou? PolÃtica dirigida ao exterminio da vida de pobres e também de idosos?
O normal seria o mercado se a moldar à s polÃticas do governo. Infelizmente no Brasil é o governo que se amolda à s vontades do mercado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ana Cristina Rosa > Mercado mesquinho e miserável Voltar
Comente este texto