Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ivani cunha di sarno

    Temática recorrente. Destila sua cólera numa sociedade privilegiada da qual faz parte.

    Responda
  2. José Cardoso

    Lembro do poema do Manuel Bandeira - O bicho - que trata exatamente desse tema, escrito em 1947. Acho que daqui a algumas décadas futuros leitores também se emocionarão com crônicas indignadas sobre essa condição.

    Responda
  3. Flávia Masetti de Oliva

    Penso que um dos melhores artigos que li nos últimos tempos. Parabéns pelas palavras cirúrgicas e que me trouxeram muita emoção. Chorei muito.

    Responda
  4. adenor Dias

    Eu nasci em lugar miserável, conheço por experiência própria a dor da fome! Infelizmente pouco foi feito para minorar a pobreza no Brasil Hoje um aposentado que ganha salario mínimo no Brasil, já é considerado um privilegiado. Imagine daqui algumas décadas que não terão este direito, a atual juventude! Os noticiários que há um tempo atrás nos mostravam a miséria da Índia, África e alguns países asiáticos, hoje olha para o próprio rabo...

    Responda
  5. Fernanda Leite Peron Pereira

    muito bom

    Responda
  6. E Mathias

    Sim, é preciso tocar nessa ferida. É preciso saber com quem estamos ferindo, e como estamos provocando essa ferida que não cicatriza. É a vera, verdade que evitamos aceitar.

    Responda
  7. Giorgio Magri

    Fiquei confuso. Para a autora a crença neoliberal diz que "inibindo a reprodução dos pobres e promovendo a dos ricos, diminuiríamos a pobreza e aumentaríamos a riqueza". Que autor diz isso? Qual pensador liberal prega a eliminação de miseráveis? Mais adiante diz "Quando o governo fura o teto fiscal... ele deixa em seu rastro a inflação que aumentará a pobreza que diz solucionar". Ou seja, dá como exemplo de fracasso neoliberal uma ação do governo, defendida pelos progressistas.

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      Eu entendi.