Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gustavo von Krüger

    João, no Brasil resolvemos esse problema: Temos o Carnaval, onde começamos a beber na sexta-feira e todos os padrões de estética caem.

    Responda
  2. Thiago de Moraes Borba

    Acredito que o que o autor não compreendeu bem o convite da filósofa. Não é que ele deva gostar de uma pessoa que não o agrade e nem ter as suas predileções questionadas. O grande questionamento aqui é: se você exclui um grupo inteiro de pessoas de suas possibilidades afetivas ou sexuais por uma característica física, será que você no fundo não está sendo preconceituoso? E beleza pode existir de várias maneiras.

    Responda
  3. Nilton Silva

    Se uma filósofa tida como relevante discute uma bobagem dessa, imagine o que estão discutindo os irrelevantes.

    Responda
  4. Renata Moro

    Fiquei pensando aqui quais seriam os critérios de escolha sexual e reprodutiva dos humanos das cavernas, antes da implantação das atuais estruturas de poder.

    Responda
  5. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

    Que legal... brevemente, relacionar-se sexualmente com alguém fora dos padrões culturais de beleza será uma forma de ser uma pessoa do bem, tal qual o são aqueles que escolhem não ter filhos por causa da consciência climática. Já ia me esquecendo: são do bem também as pessoas que não comem carne, as que abraçam árvores, fazem xixi no banho... a lista pode ser muito longa.

    Responda
  6. Liliane Nogueira

    Talvez esse questionamento passe pelo "objeto" de desejo no sentido literal, quando o outro é objetificado, transformado de pessoa a produto, idealizado e desprezado em sua integridade. Nesses termos, o padrão comercializado de beleza pode influenciar esse ideal desejado.

    Responda
  7. edilson borges

    O termo em português é incarcabilidade, ou carcabilidade praqueles que atingem o padrão mínimo prá despertar libido.

    Responda
    1. Renata Moro

      Incarcabilidade, muito boa, rsrsrsrsrs

  8. Marina de Figueiredo Lima

    Da mesma forma que toda a discussão acerca da temática dos relacionamentos interraciais, a "solidão da mulher negra", "palmitagem" também encontram obstáculo no singular livre arbítrio para uma das principais decisões da vida humana. Se é válido questionar, de forma genérica, por que os jogadores de futebol, na sua maioria, casam-se com mulheres loiras; noutra senda, é de uma desonestidade colossal inquirir um sujeito específico sobre a sua escolha afetiva - seja ela "padrão" ou não.

    Responda
  9. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

    E eu que tinha certeza que pessoas feias se reproduziam mais que as belas...

    Responda