Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jose vanzo

    A Casa Grande e a Senzala se eternizaram. Até a dita esquerda brasileira é envolvida no quebranto da casa Grande. Não temos uma República. Em 1889 tivemos o primeiro golpe e assim tem sido até agora. Nossas instituições não servem ao Estado e sim aos governos( e ás castas do alto funcionalismo), que se elegem prometendo Igualdade e Liberdade e eleitos, fazem o contrário.

    Responda
  2. Danilo Bresciani

    E é a isso que se chama "desfaçatez de classe". Acham-se movidos pela Luz e pela mais moderna teoria econômico, mas o travo escravagista os ronda.

    Responda
  3. Dinalva Rosa Maurício

    Apenas uma palavra para definir: nojo!

    Responda
  4. Vera Queiroz

    Esse veio a público mostrar os dentes da burguesia mais es cro ta que um país pode ter, a cara do neo PR eleito com as fake news pagas por ela, e que conduz o maior desmonte do país desde os anos de chumbo, deixando o povo brasileiro morre à mingua de fome, vírus, ignorância. Com ele, rastejamos todos e todas, órfãos de Brasil.

    Responda
  5. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Nao fomos a escola não. Toda a fecharam. No Parque Guinle, no Rio, onde moravam os presidentes, tanques de guerra fechavam a rua. Eu tinha 11 anos e me lembro bem.

    Responda
  6. gilda rachel wajnsztejn

    Uma fala de dar nojo mas verdadeira: mostra o quanto é pequena a alma desses pretensos senhores de wall street

    Responda
  7. bagdassar minassian

    ... o negócio é fazer negócio, produzir lucros. O setor domina o sistema/Estado. Compete porem, aos políticos e agentes públicos na busca da equalização das riquezas produzidas. No Brasil, se considerarmos pós 1950, o tanto de riqueza e de ricos produzidos não condiz com a permanência constante da pobreza generalizada, indecente, isto é banalizada. É a característica típica do capitalismo selvagem e caminha como se normal fosse. É só comparar o achatamento sistemáticos dos salários da maioria...

    Responda
  8. Marcos Ferreira

    País de macacos .

    Responda
  9. Roberto Amaral

    Sim amigos "O dono continua sendo o Paulo Guedes. O Andrezinho é apenas o gerentinho que coloca água e solvente no combustível e dá lucro para a cambada." Ai aquela máxima um manda e o outro obedece.

    Responda
  10. Amarildo Caetano

    Os canalhas que mandam no Brasil

    Responda
  11. Lourenço Rabello

    A estupidez insiste sempre. A ignorância é atrevida... Precisamos reagir com calma e civilidade.

    Responda
    1. Lourenço Rabello

      ...sempre ...e compreendê-la-íamos se não pensássemos sempre em nós.(Albert Camus)

  12. Roberto Amaral

    Bem acho que agora já sabemos quem é o verdadeiro dono do posto Ipiranga.

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      O dono continua sendo o Paulo Guedes. O Andrezinho é apenas o gerentinho que coloca água e solvente no combustível e dá lucro para a cambada.

    2. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      O dono continua sendo o Paulo Guedes. O Andrezinho é apenas o gerentinho que coloca água e solvente no combustível e dá lucro para a cambada.

  13. José Eduardo de Oliveira

    Precisamos ler ou reler o livro, Os donos do poder, de Raymundo Faoro. Só que o livro agora é outro, é Os donos do Brasil. E precisamos dar um basta nisso, urgentemente. Se é que não é tarde demais.

    Responda
  14. MARCOS BENASSI

    Eita, Cristina querida, essa turma apronta e não é de hoje: o próprio André Esteves escapou de boa alguns anos atrás, lembra-se de uma investigação da Federal que teve provas anuladas por uma tecnicalidade qualquer? O andar de cima especula, mistifica e fatura com isso há muito. O Esteves faz, em pessoa, o que o Santander faz institucionalmente, com os boletins alucinados. Mal, ninguém se dá, só o chão de fábrica - e este, não é pouco, como se observa pela fome e outros "sintomas".

    Responda
  15. Dirley dos Santos Guedin

    Até quando vamos ser vítimas desse deplorável cidadão???? Como ele consegue não estar na cadeia????

    Responda
  16. milton temer

    Denúncia oportuna, Cristina. André não é raio em céu azul no ambiente de podres transações nesse manipulado "livre mercado" onde a mão invisível sempre deixa digitais. Ele é o perfil dessa camada patronal parasita, que vive da especulação e enriquece sem nada produzir. Prova a mais de que sistema financeiro, concessão de direito público, não pode ser controlado pelo setor privado

    Responda
  17. Andréia Chaieb

    Tal assunto deveria estampar as capas dos jornais e o destaque dos noticiários. Pq fica de escanteio? Pq mesmo fazendo de conta q desaprovam Bolsonaro estão todos juntos para manterem os próprios privilégios e poder. Enquanto isso o povo tá na fila do osso e a Amazônia arde em chamas. A elite financeira brasileira além de gananciosa é burra.

    Responda
  18. Paulo Silva Barbosa

    A elite brasileira , com raríssimas e honrosas exceções sempre pensaram em seus interesses pessoais e egoístas , e sempre consideram os problemas que afetam a nação como secundários. Nossa realidade mostra o divórcio como vive parte desta elite cheia de benesses e mordomias, enquanto parte da população sofre com desemprego e a fome , quando ocupamos a 2° lugar na produção de alimentos , mas que não chega nos pratos de muitos brasileiros .Não é a toa sermos um dos campeões de distorção de rendas

    Responda
  19. Paulo Silva Barbosa

    A elite brasileira , com raríssimas e honrosas exceções sempre pensaram em seus interesses pessoais e egoístas , e sempre consideram os problemas que afetam a nação como secundários. Nossa realidade mostra o divórcio como vive parte desta elite cheia de benesses e mordomias, enquanto parte da população sofre com desemprego e a fome , quando ocupamos a 2° lugar na produção de alimentos , mas que não chega nos pratos de muitos brasileiros .Não é a toa sermos um dos campeões de distorção de rendas

    Responda
  20. MARCIO Gionco

    Raymundo Faoro aggiornato (não mudou nada)

    Responda
  21. CELSO CASSIO COTICHINI

    Bolsonaro é refém desta elite suja e corrupta e também dos políticos do centrão e para eles este é o melhor do Brasil , se locupletam com a riqueza nacional enquanto o povo passa fome

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Refém?? Vc viu a mansão do Flavinho? O enriquecimento da famiglia? A parceria c as milícias em nome da grana e do poder? Não seja ingênuo!

    2. Elisabeth Schmidt

      Refém? Arrã.

    3. Luis Nogueira

      Bolsonaro refém? Ele viveu 30 anos no centrão se aproveitando de tudo. Ele é parte dessa burguesia suja e corrupta, que não está nem aí para o projeto de um país mais justo, que se locupletam com a riqueza nacional enquanto o povo passa fome.

  22. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Andréia Chaieb

      Se indignar mostra uma força de reação ao q é injusto. Já a raiva q expressas mostra q a ignorância q te engoliu.

    2. Elisabeth Schmidt

      Por que ofender a jornalista?

    3. Fernando José Nicoli

      E é justamente por indivíduos como vc,que nos encontramos na situação atual. O mercado é parte de uma sociedade e não uma célula individual. Estude raciocine e não apenas siga a boiada.

  23. ALEXANDRE ALVES

    Vivemos o tempo da ditadura financeira, a qual busca inescrupulosamente as joias da Coroa (privatizações de empresas em áreas estratégias, nas quais não existe concorrência ou existe quase nenhuma; reforma previdenciária, trabalhista e administrativa, com vistas a desvalorização do valor da hora de trabalho; terceirizações ilimitadas de todo o serviço público, destinadas a empresas de capital aberto; e por aí vai). O resultado é a fila do osso e do pé de galinha. Precisamos reagir.

    Responda
  24. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Säo os donos do Brasil. Controlam o $$ e quando quebram ou estão em dificuldades o governo põe o dinheiro dos contribuintes para socorre-los. Escárnio e deboche. Repugnantes

    Responda
  25. Luis Claudio Marchesi

    Enquanto isso, reproduzem-se cenas e mais cenas de pessoas revirando lixo atrás de comida. Inevitável comparar o lixo famélico do lixo humano e repugnante de certos magnatas. Pior: é um cara jovem que teria tudo para estar compromissado com a Nação e seu povo. Ficará velho. E certamente, pior! Pobre banqueiro rico!

    Responda
  26. José Bernardo

    Belo e auspicioso retorno! Este é um jornal cuja assinatura se mantém pela qualidade de alguns de seus colaboradores; Cristina certamente é um destes.

    Responda
  27. Luiz Claudio Teixeira Souza

    O que me espanta, mas nem tanto é a pouca importância que a grande imprensa dá a essa notícia, um escândalo em qualquer país que ainda exista um segundo de decência, no entanto esta escancarado o quanto esse governo é corrumpido, mas ninguém se importa, o presidente comparou ser vacinado com risco de adquiri AIDS e nada acontece, a que ponto chegamos

    Responda
    1. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

      Por que será, hem? Vamos tentar adivinhar de que lado a imprensa está.

  28. geraldo magela sobrinho

    Tudo indica que esse espertalhão terá o mesmo fim do seu colega Eike Batista.

    Responda
  29. Carlos Pinheiro

    O três poderes no Brasil, atualmente, se organizam da seguinte forma: o primeiro é ocupado pelo poder financeiro, os banqueiros junto com o Mercado, que demonizam a política como bode expiatório da desigualdade social; o segundo configura uma disputa entre o empresariado decadente e o agronegócio dividido entre os exportadores para a China e os da Europa; e os militares que defendem os privilégios dos primeiros ocupando cargos importantes e comandados, atualmente, pelo triunvirato golpista

    Responda
    1. Guilherme Pereira

      É a nova análise sociológica que pode fazer sentido no Brasil. Inescrupulosos escondidos na aba chamada "direito privado" da nossa sociedade. Se está difícil e improvável punir e livrar-se daqueles que estão na aba do "direito público", imaginem os outros. Aliás, eles são vitalícios já que não há eleição para ser empresário que enriquece pela exploração do trabalho dos outros.

    2. Guilherme Pereira

      É a nova análise sociológica que pode fazer sentido no Brasil. Inescrupulosos escondidos na aba chamada "direito privado" da nossa sociedade. Se está difícil e improvável punir e livrar-se daqueles que estão na aba do "direito público", imaginem os outros. Aliás, eles são vitalícios já que não há eleição para ser empresário que enriquece pela exploração do trabalho dos outros.

  30. MARCOS PAULO ARAUJO DOS SANTOS

    Parabéns Cristina! Desnudou pilhagem pela qual senhores bem vestidos ,brancos, bilionários e espertalhões, fazem desse país um paraíso para si e um inferno para os pobres. Isso é o tal capitalismo.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      [terceiro dia com a sençura 'tomática ativa a todo tempo...] É o pior do capitalismo, quando este se miscigena com a desonestidade...

  31. adenor Dias

    Os espertalhões sabem que somos um país de covardes, que temos medo ate de uma pandemia duvidosa! Não me canso de ouvir falar sobre as ameaças dos tais homens do dinheiro, quando a política entra em cena! Do tipo :caso alguém da esquerda se eleja, haverá fuga de capitais, não haverá investimento estrangeiro e ETC...

    Responda
  32. Marcos Arrais

    Com esse aí o Guedes mantém uma agenda permanente de reuniões, debates, apresentações…. Podem reparar que semanalmente o pseudo-ministro da Economia participa de eventos fechados para dar satisfação aos especuladores de entidades financeiras, agora, tente levantar quantas vezes o Posto Ipiranga se reuniu com entidades de classe para entender as necessidades reais da população. É realmente um vampiro cuidando das parcas bolsas de sangue dos brasileiros…

    Responda
  33. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

    Ai está o Brasil real!?

    Responda
  34. Antônio Carlos de Paula

    É isso aí Cristina, falou tudo. Parabéns.

    Responda
  35. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    A vaidade ja derrubou muitas personalidades e instituições. Lugar de banqueiro é em casa, mostrando estabilidade e muita discrição. Quem quer ver o seu banqueiro fazendo onda para se afogar em uma delas daqui a pouco? Muito preocupante.

    Responda
  36. ADONAY ANTHONY EVANS

    Só há espertalhões onde há trouxas.

    Responda
    1. Almir Aparecido Silva

      É aquele filme: perdoa-me por me traires!;

  37. Marlon Marcos Vieira Passos

    Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou... Para alegria e qualidade das nossas leituras, fazendo valer minha assinatura da Folha!

    Responda
  38. Marlon Marcos Vieira Passos

    Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou Voltou... Para alegria e qualidade das nossas leituras, fazendo valer minha assinatura da Folha!

    Responda
  39. Neli de Faria

    O que esperar de um país , cujos comandantes da Economia aplicam dinheiro em Paraíso , invés de aplicarem aqui no inferno, digo Brasil? Se ele não confia na Macro Economia ,como um estrangeiro confiaria aplicar seus caraminguás aqui!?

    Responda
    1. Neli de Faria

      Felício: o único fanático que respeito é por futebol(sou pelo Santos!) Não respeito fanático ideológico, porque a ideologia não deixa pensar. Ler livros ideológicos? Foi-se o tempo... Tenho muita bagagem cultural para me deixar ser enganada por gente que coloca a ideologia acima de tudo.

    2. Neli de Faria

      Felício: o único fanático que respeito é por futebol(sou pelo Santos!) Não respeito fanático ideológico, porque a ideologia não deixa pensar. Ler livros ideológicos? Foi-se o tempo... Tenho muita bagagem cultural para me deixar ser enganada por gente que coloca a ideologia acima de tudo. Impeachment no Brasil(nos outros países não sei!), é previsto no ordenamento positivo nacional. Processo político. Avise os autores que collor também foi impichado...Foi golpe?

    3. Neli de Faria

      Felício O marqueteiro do P T quem deve se atualizar. Nem para ser original foi. Impeachment é previsto no Direito Positivo Nacional. Acho interessante o fanatismo ideológico: Dilma foi golpe o do Collor não?Gente que coloca a ideologia acima da realidade. Hoje não tem impeachment, porque o capitão cloroquina,ainda, tem maioria na câmara(cumplicidade?). Impeachment é processo político, repiso-me, político.Bons livros? ideológicos? Tá! O único fanático que respeito é por futebol...

    4. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Neli, atualize-se. Estamos no segundo decênio do século 21. Golpe com tanques na rua só é usado na África, aqui a coisa está mais adiantada. Existem bons livros sobre o assunto, leia e não pague mito nos comentários.

    5. Neli de Faria

      No impeachment de Collor também tudo funcionou normalmente ! Será que esse cara vivia em Marte ? Não se compara o golpe de sessenta e quatro com os processos de impeachment ( Collor e Dilma!) ambos seguiram tramitação constitucional e legal . A Derrubada de Jango não!

  40. rubens gonçalves

    Where are the Rodrigo Pacheco presidente of The parlament in The Brasil. Get out The presidente The Brasílian central Bank?

    Responda
    1. Leo Coelho

      "where is" man.. 3rd person singular. its a silly mistake.

    2. Neli de Faria

      Escreva em português porque no supletivo( do ginásio e do colégio ) que fiz não tinha inglês .

  41. Rachel Matos

    É um banqueiro rico e boçal. Triste essa elite brasileira, faz questão de desmoralizar as relações institucionais, o respeito ao que é público, e faz isso rindo que nem uma hiena. É seu país que você joga na lama, banqueirozinho de quinta.

    Responda
  42. Jose Roberto X de Oliveira

    Informações privilegiadas. Influência em Ministros do Supremo. Independência do Banco Central se o Esteves foi favorável não deve ser coisa boa não...

    Responda
  43. marcos teixeira de souza

    É assim no mundo inteiro, não entendo o espanto.

    Responda
    1. Waldo Assahi

      O espanto é porque a notícia seguinte do noticiário mostra a fila do osso. Ali, não tem risadas.

  44. Ricardo Andrade

    Que bom que o Brasil 247 está pautando a Folha mais uma vez. A Folha tem muita opinião e pouca investigação jornalística, por isso está sendo obrigada a se curvar a outros veículos jornalísticos. Viva o Brasil 247!!!

    Responda
  45. Laudgilson Fernandes

    Temos o que merecemos. Nossas instituições estão falidas e entregues nas mãos de espertalhões. Um terceiro mundo de ossos, pelancas, balas perdidas e hipócritas por todos os lados. A indignação nas frases soltas de um folhetim que também faz parte deste miserê.

    Responda
  46. Samuel Fagundes

    Tá. E daí? Continuarão mandando. A elite e todos a que ela pertencem. STF, mídia, militares, judiciário, banqueiros, pastores do demo. Fome? Morte? Miséria? Desemprego? Apenas efeito colateral. Temos uma casta que extermina qualquer possibilidade de vivermos com dignidade. Falta aqui um PCC chinês. Aí eu ia ver esses canalhas tudo em cana..., senão enforcados....

    Responda
  47. DERLAN TROMBETTA

    Como não odiar nossa elite? Zombam da miséria que tão cuidadosamente cultivam!

    Responda
    1. paulo Raulino

      Rubens, sempre pensei nessa data.

    2. rubens gonçalves

      1789 França. Vo a lá.

  48. Devanir A Merengué

    Artigo preciso e corajoso! Quem manda no Brasil desde sempre é o grande capital. A barbarie a que estamos submetidos é obra dessa gente.

    Responda
  49. orlando gomes de freitas

    Um escarnio, demonstração inequívoca do cinismo de nossas elites econômicas.

    Responda
  50. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    No passado um país europeu resolveu a situação que estava. Uma situação muito parecida com a do Brasil atual

    Responda
    1. Jose Meira

      Se esta falando do pais que imagino, houve um pequeno detalhe: O povo teve atitude