Joel Pinheiro da Fonseca > Justiçamento das redes tem empresas de joelhos e punição máxima sem recurso Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
A liberdade de expressão existe até o limite em que você passa a desrespeitar valores da civilização. Homofobia é crime e tem que ser combatida em todos os nÃveis, não pode ser normalizada. Todo o ser humano merece respeito. São esses valores que a futura geração precisa aprender para convivermos em paz, harmonia. Com certeza, será uma sociedade melhor do que esta.
Artigo lúcido e ponderado. Nesse debate em que os extremismos impedem a análise dos fatos e de suas consequências é necessário que vozes que buscam o equilÃbrio e a sensatez sejam ouvidas.
O duro é que essa gente procura se destacar pro lado do mal e depois se candidatam a qualquer cargo polÃtico a exemplo de Marcelinho Carioca mas acabam renegado nas urnas vez que a extrema direita não tem tanto voto assim.
Lado do mal? Quem julga o que é lado do mal ou do bem? Acho que infelizmente os lados estão cada dia menos aceitando um ao outro. Espero que todo tipo de intolerância acabe. O artigo tem muito mérito.
Mais um texto irretocável do colunista. Da mesma forma, as pessoas que divulgam as suas opiniões devem agir com prudência e equilÃbrio, o " juiz inquisidor " dasidias não pode tratar tudo como o mal absoluto. Isso porque, além de imoral, a consequência é ainda pior.. Vide caso MaurÃcio. A consequência da sua condenação do juiz inquisidor foi o aumento de sua popularidade.
Em números absolutos, sim. Na realidade, para um número ainda maior de pessoas, ele nunca mais será relevante, e ainda sujeito a sofrer mais consequências do julgamento social, com possibilidade de um ciclo vicioso de punições de uma justiça extra-oficial.
Depois Fiat e Gerdau não entendem porquê são esmagadas pelos concorrentes chineses, pudera, já viram empresa chinesa perder tempo com esse tipo de polêmica?
Queria saber a diferença de Mauricio Souza, para os colunistas deste jornal: Leandro Narloch e Demetrio Magnoli.
Falar o que pensa sem medo nunca foi um mérito. Só na cabeça de tiozão bêbado de desinformação de whatsapp.
Um é jogador, os outros comentaristas, é a única diferença. Tem em comum uma coisa: falam o que pensam sem medo.
Hoje, apoiar Bolsonaro é sinônimo de burrice.
Os patrocinadores também sofrem : muitos deixarão de consumir seus produtos !!! Afinal existe concorrência !!!
Concordo plenamente com o colunista. Ele não passa pano nos comentários do jogador de modo algum. O que faz é apontar o quanto esses linchamentos virtuais podem ser arbitrários, desproporcionais e violentos. Já não se trata de discordar e criticar, o que seria legÃtimo, e sim de exterminar aquele a quem se critica. O cancelamento é a expressão do autoritarismo e da irracionalidade de quem o pratica. Toda unanimidade é burra: nesse caso, a máxima rodriguiana se aplica perfeitamente. É uma pena.
Parabéns pela sensatez. Está difÃcil de encontrar hoje em dia.
Mas há o conjunto da obra. O jogador não é apenas machista e homofóbico. É bolsonarista. O que sjgnifica ser apoiador da burrice, da tortura, do armamento, da violência como linguagem, da machismo mais tosco e brutal. É indefensável.
Se divertem com o sofrimento e as perseguições alheias! Perversidade e falta de senso de humanidade!
Tempos sombrios no Brasil, em q bandidos têm voz e se fazem de justiceiros… Lamentável
Esse Mauricio, juntamente com seu mito, deveriam passar por um psicanalista pra tratar essa obsessão pelo homossexualismo! Que medo é esse de uma revolução homossexual, parece até que vai pega-los!
Interessante o ponto de vista e faz pensar. Mas será que se ele tivesse escrito um post racista ou antissemita a punição também seria considerada exagerada ? É preciso traçar uma linha muito firme sobre o que é liberdade de expressão e o que é crime de ódio. Palavras tem consequências. Pessoas são mortas pelo discurso de ódio.
Joel e sua eterna ginástica artÃstica pseudo intelectual para atenuar questões inaceitáveis. É inacreditável que alguém assim ainda tenha espaço pra falar bobagem, mas completamente compreensÃvel que o status quo ainda permita isso. No final das contas, você, esse tipo de opinião e os que dão chancela pra isso são, também, parte do problema e das mazelas deste paÃs.
Saulo, se permite a sugestão, releia o texto. A propósito vc tem um homônimo bem divertido na net. Quase todos os dias, quando estou precisando melhorar meu humor, procuro por eles.
Uma pessoa que posta constantemente comentários homofóbicos, transfóbicos, preconceituosos, defendendo posturas fascistas… não é uma pessoa de “opinião” forte. É uma pessoa que defende posturas que estimulam a violência de pais, mães, homens, mulheres, adolescentes… pessoas comuns que levam a surrar, expulsar de casa e a matar milhares de pessoas no Brasil. Portanto, não é justiçamento nas redes. É defesa da vida!
Eu concordo com você. E você concorda que o José de Abreu faz a mesma coisa, porém ele não teve o mesmo tipo de "punição"?
"Não há por que defender", diz o articulista antes de sair defendendo. Todo dia quantas pessoas comuns perdem o seu emprego por razões totalmente arbitrárias ou até vexatórias, dentro do sistema de 'livre mercado'? E vocês dormem. Mas deixa uma figura pública perder espaço em um meio público por que foi homofóbico em público e vem aà a brigada do "discordo com as afirmações mas ele está sendo perseguido, tadinho..."
Muitos assinantes aqui da Folha agem igual os assinantes da Gazeta do Povo. Lá a maioria é bolsonarista fanático que não aceitam os colunistas que criticam o presidente e o governo em geral, e ainda pedem a demissão desses colunistas, falam que o jornal não pode dar espaço para gente "esquerdista", e até ameaçam cancelar assinatura. E muitos aqui têm o mesmo comportamento. Se vocês só querem colunistas que falem o que querem ouvir, então é melhor mudarem de veÃculo. Sugiro Brasil 247.
MaurÃcio é velho na seleção, do tempo do Gustavo, também meio de rede. Estava para se aposentar. Aproveitou a situação para dar um Mega Head Start na sua nova carreira, de polÃtico e influencer..
Caso se candidate a deputado ou senador será eleito por essa direita xexelenta que saiu do armário com a ascensão do bolsonaro. Piorará, ainda mais, o nÃvel vigente. Se o cara tivesse exaltado a escravidão, o incesto ou o extermÃnio de pedintes o crime seria o mesmo. E no caso da Fiat e da Gerdau elas, de maneira alguma, ficaram de joelhos. Está em seus princÃpios as igualdades social e racial e a aceitação do homoafetismo. Esse Joel, hein? Tem circo precisando de contorcionista, cara!
Ao ler os comentários aqui dá pra ver que as pessoas só entendem o que querem entender e ponto final. Em nenhum momento o Joel passa pano, inclusive ele critica o mauricio souza. O que ele quer dizer é a seletividade do tal juiz da opinião pública, em que dependendo de quem for a pena muda consideravelmente. As atitudes do José Cuspidor de Abreu são muito mais graves e a galera "fingiu" que não viu e passou mais batido. Não vi gente pedindo para a globo cancelar o contrato dele nessa nova novela
Pois é, Gustavo, eu entendo isso. E é esse o ponto: as pessoas não agem por princÃpios, mas de acordo ao posicionamento do agressor. Para a galera da esquerda, se o agressor for de esquerda passam a mão e falam que foi mal interpretado e tal; e para a galera da direita (a mais bolsonarista) é a mesma coisa. Pode ser o mesmo crime, mas tudo vai depender do posicionamento do réu. Infelizmente no tribunal da opinião pública é assim que funciona, os princÃpios não são critérios de julgamento.
Rodrigo, o grande problema aqui é querer racionalizar e esperar que os indivÃduos se comportem de modo coerente em redes sociais. Como não há regulamentação o jogador acha que pode ir lá e atacar quem quer e como quer. Os detratores dele pensam o mesmo. Você acha que os opositores dele vão dar a ele um devido processo legal. Devido processo legal no Brasil não anda sendo respeitado nem mesmo em processos jurÃdicos legais e vocês o querem ver sendo praticado em redes sociais?
Articulista passando pano, para preconceituoso. Lamentável.
Você não entendeu nada.
Articulista da Folha passando pano, para preconceituoso. Lamentável.
E o Batman e seu boy de estimação? Nunca deram motivo? A direita começou a ler gibi agora ou apenas enxergou a 'oportunidade histórica' de fazer seu marketing com um herói que tem 'homem' no nome e ainda 'super' ?
Acho que a questão é mais simples do que possa parecer. Cometeu o crime de homofobia, deve ser investigado. Deu opinião sem ter cometido o crime, não. O MP é, se for o caso, a Justiça decidirá. Sobre a pressão dos patrocinadores, é uma questão privada que fica sujeita a opiniões, mas, infelizmente, é restrito a problema financeiro, próprio do sistema cruel do capitalismo.
porque a folha mantem este joel, pereira coutinho, rochamonte e beltrão escrevendo a mesma coisa? são quatro em um, são neoliberais ou neoconservadores? é a mesma coisa? são quaisquer a mesma coisa, menos liberais. O outro, ex libelu é diferente, ele ve coisas que ninguem ve, vai explicar que o neandertal, europeu, antes de ser extinto pelo sapiens africano, tentou oferecer alguma coisa e daà nasceu o Y com uma das perninhas superiores esticada. Origem do tercerio genero. Haja.
Perfeito o comentário do Rodrigo Henrique. Intolerante quem pede a cabeça de jornalista ao veÃculo. Lamentável.
Você se comporta igualzinho os assinantes da gazeta do povo. Lá eles xingam colunistas que criticam o presidente e pedem a demissão deles. Você faz igualzinho pedindo a demissão de colunistas que não falam o que você quer ler/ouvir.
Pronto! Agora a tchurminha diz que o que aconteceu é culpa da esquerda. Parecem insetos em volta da lâmpada, sempre voltam ao mesmo ponto por pobreza argumentativa. Tudo começou com uma torcida do Minas, que dizia que não ia aplaudir e nem gritar o nome do cara nas partidas, por não concordar com suas reiteradas posições. Depois, os dois principais patrocinadores exigiram que o clube solicitasse uma retratação do atleta. Diante da negativa, o clube não teve outra saÃda...onde está a esquerda?
A punição foi sumária e desproporcional. A empresa cedeu às pressões de uma minoria barulhenta por interesses comerciais, pensando em faturar sobre o "politicamente correto". Mas vai amargar a rejeição de uma maioria que viu na demissão excesso e oportunismo de espertalhões jogando para a plateia. Avaliou mal. Perdeu, quando pensava que ganharia.
nao existe isto cara, estas empesas transnacionais estão comprometidas com os indices ESG, nos quais incluem a toleracia e a aceitação da diversidade de genero. Elas estão em sociedades mais avançadas e progressistas da europa, américa do norte e ásia. O que é o mercado do Brasil para elas, aliás estão caindo fora. As nacionais que exportam para os paÃses que requerem o ESG tem que se adaptar. O mente capto não percebeu que os tempos mudaram.
Fiat e e Gerdau se deram mal. Grandes corporações devem ser apolÃticas porque têm um número enorme de consumidores. com opiniões polÃticas diversas, e muito a perder. Antes de se posicionarem devem fazer um trabalho muito bem feito de pesquisa de opinião pública.
Uma empresa, creio, deve *ter uma posição*. Se a opinião pública dela desgosta, a empresa pode reagir, mudando-a. Ou não, atendendo a quem se identifique com ela. E isso não é polÃtica, é mercado, é balcão de negócios.
a demissão é uma prova de civilidade, mas os supostos liberais brasileiros estão irmanados com o obscurantismo mais tacanho.
Quando se escreve dizendo uma coisa querendo dizer outra consegue-se o que não se pretende quando se escreve: que ninguém entenda nada. Em sÃntese, diz-se que a pena foi exagerada. Fo i o que entendi, mas qual seria a pena justa, na ótica do colunista? Mesmo que seja um absurdo, é melhor dizer do que parecer querer dizer. O Brasil precisa mesmo reagir veementemente contra gente preconceituosa. Só assim passa a se preocupar apenas com o seu próprio traseiro.
Eu guardo a minha solidariedade, a minha empatia, para as vÃtimas do fascismo. Aos fascistas como Mauricio Souza e seu Ãdolo BolsoNero, o meu ódio, nojo e desprezo. É só o que eles merecem, além de punição, claro.
Essa polêmica é velha e recorrente, lembram do MBL invadindo uma exposição, também de quadrinhos, no Rio? O post do jogador foi feito para que tivesse essa reação? A tranquilidade com tudo que está acontecendo e os desdobramentos (candidatura, incremento de seguidores, etc) faz pensar nisso. É uma tese cara à direita e que repercute no grupo, essa de censurar gibis.
O Bozo e sua turma estão apostando no Congresso com MaurÃcio. Sabe que lá vai se dar a diferença da próxima gestão. Enquanto isso a 3a. Via, que sempre foi parlamentarista, fica focada na eleição majoritária. É uma contradição.
O jogador certamente expôs sua opinião pessoal. A mera discriminação é uma violência em si; em qualquer situação. Emitida em qualquer lugar. O jogador tinha, tem e terá direito a opinião pessoal e a emitÃ-la: 1) de modo apropriado 2) em forum apropriado 3) para pessoas esclarecidas que poderão se opor ou não a ela. O justiçamento social das redes é discriminatório, portanto violento, já que há Lei, Forum adequado e pessoas esclarecidas para o contraditório legal e positivo. Pense!
GUSTAVO SOUZA MACHADO, por favor releia meu texto. O senhor não o compreendeu. Tudo nele indica que no caso de alguém discordar de outro, principalmente em casos contemplados pela Legislação ordinária, esta pessoa pode recorrer ao Judiciário, ao invès de promover justiça com "as próprias mãos" no ambiente "confortável" da Internet. No Judiciário há o contradiório legal, profÃcuo, pois todos aprendem, além de justo.
Redes Sociais não são Fóruns jurÃdicos. As redes sociais toleram e incentivam discursos de ódio e Fake News e lucram com elas. Então não há que se buscar em redes sociais princÃpios de democracia e devido processo legal. Ali impera um tipo de anarquia a qual não está ao alcance de jurisdição alguma.
Muitos desses famosos não estão atentando, não famosos também, mas esses não deixam marcas tão públicas. Ninguém se liga ao fascismo impunemente, não lembro quem disse essa frase, mas é um fato. Perguntem a Dom e Ravel.
Não irá muito longe com seus princÃpios homofóbicos e de gênero, apenas um grupo reacionário irá acompanha-lo para um poço profundo da rota ignorância a qual o bozo usa em seus discursos de ódio profundo e desequilibrado.
O comentarista está absolutamente certo. O julgamento e a condenação sumários, é incompatÃvel com a democracia .
Ele não vai condenado sumariamente. Até onde sabemos, está livre e reiterando os ataques. Foi condenado por particulares. Acho que cada indivÃduo tem o direito de repudiar aqueles que se comportam de modo agressivo e desrespeitoso. É uma decisão de cada um.
Ótima reflexão, obrigada!
O comentarista está passando pano para o jogador. Ele deveria criticar o fato de que aqueles que fracassam em tudo que tentam, aqueles que estão no auge e logo caem para a mediocridade, aqueles que não usam o intelecto e o esforço para alcançar outros objetivos e aqueles que são repelidos por tornarem socialmente tóxicos; todos esses quando não viram polÃticos ou analistas polÃticos, convertem-se em pastores evangélicos. Lastimável, mas é verdade.
O atleta pagou mais por sua postura nas redes antisociais, reiteradamente homofóbica, do que por seu post sobre o tal filho do Superman. É justo dizer que sofreu as consequências e que talvez até torcesse por elas, dado que agora ficou no confortável papel de vÃtima.
As empresas simplesmente, na proteção dos valores de sua marca disseram, quer fazer discusos homofóbicos, tudo bem, procure outro lugar. Coisa que no capitalismo se dá há séculos.
Demissão acontece todo o dia e nunca ninguém tem recursos para reavê-la. Se ele não representa as empresas e está sendo patrocinado por elas, é direito delas e do consumidor exigir a demissão. Ninguém pediu prisão ou ação judicial, que seria uma punição maior, como você argumenta. Achei tudo muito justo.
Afinal de contas, pimenta no c dos outros é refresco.
Fico feliz que a democracia parece estar retornando ao Brasil. Até alguns anos atrás o Jogador teria sido demitido e a maioria silenciosa teria aceitado sem questionar. Hoje milhões demonstram sua indignação. Parabéns.
As empresas assumiram compromissos com Ãndices da ESG, onde se encontram compromissos com a diversidade de gênero, nos EUA foi criado o gênero X, esta e uma posição das sociedades Liberais, mas Liberais não eram conservadores? Deu um no nos dois neurônios do jovem Klan joelzinho Pereira Coutinho dos montes. Ele acha que o problema é de lacração na rede social. Lacrada esta a capacidade de análise dele.
A sociedade tem que ser aberta, plural. Intolerantes como o Sr MaurÃcio devem ser combatidos e impedidos de verbalizarem seus argumentos homofóbicos em qualquer circunstância.
Ninguém foi intolerante com o atleta. Foi dada a ele a oportunidade de se retratar e ele simplesmente deu de ombros.
O jogador foi julgado sumariamente. Quem julgará os que são intolerantes para com ele? Esses podem? Porque podem? Alguém aà percebe o buraco em que estão metidos?
“Se não estamos preparados para defender a sociedade tolerante contra o ataque dos intolerantes, então os tolerantes serão destruÃdos, juntamente com a tolerância” (Popper).
Sem compaixão a justiça se esvai…
IncrÃvel como os ditos liberais, como o Joelzinho, não entendem nada de capitalismo. A proteção da marca nestes dias de comunicação instantânea requer respostas rápidas das empresas na proteção de seus valores. Achar um prêmio MaurÃcio assumir um nicho para representar a extrema direita preconceituosa, racista e homofóbica é no mÃnimo duvidosa.
Oi Joel, Veja, não sei se discutir o conceito de justiça se aplica nesse caso. Existem essas estruturas sociais (o comportamento das pessoas e das empresas) e elas geram esses resultados (o cancelamento, no caso, a demissão). Esse jogo vem sendo jogado a séculos na nossa sociedade. Podemos discutir, claro. Mas fato é: o MaurÃcio leu mal o jogo e não dá pra dizer que ele não saberia quais resultados isso poderia dar.
O justiçamento das ruas sempre oprimiu as minorias. Agora que elas se organizam e cobram as empresas o jogo apenas ficou mais justo. As empresas não estao de joelhos, vivem de dinheiro que não tem cara.
Preste atencao como é a sociedade que vivemos, ele ter conseguido 2 mi de seguidores ñ representa o capitalismo. Os boicotes a favor do apartheid tiveram zilhoes de apoiadores, os defensores da queima de carvão tem centenas de milhões de patrocinadores, os que exploram o trabalho escravo tem muitas "Zara" de empresario, mas todos cairam e cairão pois segundo Marx o capitalismo é uma forca civilizatoria. Não quer isso vai pra cuba.
Esse colunista se diz liberal e ainda tem mestrado em economia sem entender sociedade, estranhÃssimo.
Chega de botar foto desse cara toda hora, não?
Quando você é uma pessoa pública, você está exposto. Muitos artistas foram perseguidos e banidos na ditadura por pressão de patrocinadores. O post foi idiota e irrelevante, mas ofendeu uma parcela da opinião pública, que tem seu direito de boicotar quem financia o autor. Se você tem preconceitos, pense bem antes de verbalizá-los. Ele pretendia pressionar o autor da revista, acabou vÃtima do próprio veneno
Outro dia ouvi um influenciador de direita dizendo: tenho que pensar cinco vezes antes de falar. Que bom, que ele pensa, antees de falar. Isso deveria ser um comportamento permanente, não um sinal de medo a um ato repressivo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Justiçamento das redes tem empresas de joelhos e punição máxima sem recurso Voltar
Comente este texto