Ilustrada > Bolsonaro faz terrorismo no Brasil e sua militância é covarde, diz Wagner Moura Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sem delongas, acho desnecessário esse tipo de comentário, cada lado tem a sua versão, a verdade só é verdadeira quando um lada extermina o outro, viva 1964
O Brasileiro tem que ter orgulho zelo e apreço por sua História, e não menos orgulho por todos aqueles que, de um modo ou de outro, a fizeram, forjada naquilo que então se acreditava ser o correto, o justo. Somos TODOS, bem ou mal, o resultado dessas Lutas Históricas feita por Homens tenazes e valentes em seus Tempo.
Todos aqueles que tombaram fazendo a seu modo história pelo Pais devem sim serem lembrados, porém não glorificados, para que as Gerações de HOJE e de Amanha, não venham a repetir seus possiveis erros, ou ao menos impedir que o Estado "sequestrado" pelos beócios de plantão, decretem quem é e quem não é heroi. Porisso, memórias como essa, e muitas outras, Zumbi dos Palmares, Tiradentes, Antonio Conselheiro e a Guerra de Canudos, e muitas outras, precisam serem lembradas...!
Parabéns ao Wagner Moura por ter a coragem - ao contrário de muitos artistas que fazem cara de paisagem para o que está acontecendo, sob o pretexto de que não são radicais - de apresentar ao Brasil um herói de verdade - Carlos Mariguella.
Foi só falar o nome Marighela que todos os facistas minions saissem das profundezas que habitam para numa aliança com os pudicos e moralistas sem moral tucanos,tentar detonar um filme que não viram,uma historia que se viveram eram obtusos demais para perceber como ainda não percebem e possivelmente não vão perceber nunca,Senhor não tenha piedade dessa gente careta e covarde,Viva wagner moura ,Viva Mariguela.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O filme é porco onde, Luciano? E porque você diz isso? Não assisti ainda então estou curiosa para saber.
K-gando e andando
Fala sério, Luciano. O filme é maravilhoso. E Marighella também. Já está na hora de superarmos as trevas da inverdade, e olharmos com fidedignidade as virtudes da Esquerda e da Direita. E seus defeitos também. Chega de Mitos. Bem vindos os homens e mulheres de carne e osso, não endeusados mas devidamente retratados e analisados, para podermos segui-los e superá-los.
Terrorismo é a fome, a desigualdade social e a idio tice propagada por fascistas.
Conte-me um pouco de quem foi Gramsci, por favor. Não conheço este nome. Diga-me como posso aprender algo de sua história e de sua produção intelectual. Ele é de Pádua, onde seu presidente foi lá se reunir com o mais primitivo do pensamento humano?
A entrevista do Wagner Moura foi muito emocionante. Disse tudo o que precisamos falar sobre o que estamos vivendo. Sobre o filme, é um relato fundamental sobre um momento da nossa história, que não contamos sobre o lado de quem resistiu ao terrorismo de Estado. Deve ser muito difÃcil para aqueles que não querem ver que também tem muita gente precisando resistir agoraÂ…
Carlos Marighella era um ativista comunista que, junto com outros, queria implantar uma ditadura socialista no Brasil, nos anos 60. Querer transformá-lo num mártir, num herói, é, no mÃnimo, uma enorme forçação de barra.
Conta outra. Quem impôs ditadura neste paÃs foram os generais que voltaram ao poder. Essa lenga-lenga do comunismo não cola. Deixe de idiotices.
A militância do Bolsonaro é igualzinha a militância do Lula. Fingem que não vê as maracutaias de seus lÃderes.
a militancia do jão late late ,é a cara dos tucanos ,sempre sub repticia,atuando sobre as esguelhas querendo um ponto de vantagem,figuras peç onhentas ,talvez mais asque rosas e perigosas que os microbios minions.Tenho nojo ,asco ,repulsa,por esses seres tão vÃs e minusculos ,talvez seja por isso que se identificam tanto com os minion em questões mais polemicas.
Estamos esperando que o infausto não se reeleja, para que pague por seus crimes contra a humanidade junto com os 80 denunciados pela CPI. Eu ainda acredito em que a Justiça prevaleça neste macabro paÃs.
O Lula foi preso. Pagou o que devia a sociedade. Quanto ao genocida, este já deveria estar nas masmorras da PF comendo bandeco de cadeia.
Gostem ou não do filme, a questão colocada é outra. Neste desgoverno a cultura está censurada. Só tem apoio os tÃtulos que a extrema direita quer. Não existe mais liberdade de criar e produzir cultura. Retrocedemos ao tempo da censura da ditadura militar. Esse é o ponto. A cultura é plural e deve continuar a ser assim. Só cavalo de carroça gosta de balizadores de visão. Não devemos olhar apenas em uma direção, mas ter a liberdade de olhar o todo. Diversidade de pensamento é progresso, é cultura.
Sem entrar no mérito do filme, que obviamente não vi, mas me atendo apenas à figura de Marighella, morto faz mais de 52 anos, que fez a luta armada contra a ditadura militar, autor de manual de guerrilha urbana onde pregava o assassinato puro e simples de policiais e outras categorias, entendo que não cabe glorificar e mitificar sua figura. Além de tudo não lutava pela democracia e pela liberdade mas por uma ditadura comunista. Vale ler a obra de Elio Gaspari, isenta, sobre o perÃodo.
Hj quem mata são os milicianos. Vc é um deles ?
Outro que acredita na lengalenga do comunismo. A ditadura foi feita pelos generais, alguns dos quais voltaram ao poder.
Você era torturador ou torturado?
Wagner Moura comandou o programa, com maestria. O entrevistadores se portaram muito bem, apesar da habitual condução medÃocre da âncora Magalhães e da participação acanhada do representante da Folha.
600 milhões de mortos... Parece aquela confissão do Lula, que dizia inflar os números de crianças de rua no Brasil quando falava no exterior, sem base nenhuma de dados. Quanto ao Wagner Moura, me parece que ele se arrependeu de ter encarnado o Capitão Nascimento, defensor da tortura, e se confessou com Frei Beto, que além de 1000 aves Maria, prescreveu como penitência um filme sobre o Marighela.
Decorou bem o discurso daqueles senadores da CPI, os 4 cavaleiros do apocalipse que negaram tudo, como Judas. Mas quando a Justiça se fizer sobre os 80 denunciados chorarão amargamente. Neste caso, o arrependimento mata.
Vivi estes dias, posso falar com clareza sobre a ditadura militar porque vi no DOPS SP como eram tratados e mortos pessoas iguais ao Wagner Moura. Coragem é o que não falta a você. Conte comigo para tudo.
Também vivi. Alguns jovens de hoje não valorizam a democracia pq não tem ideia do que foram aqueles tempos. Procurem ler sobre o que foi o DOI CODI, Delegado Fleury, etc. Acho que o próximo filme deveria ser sobre o Capitão Lamarca, que o Exercito tenta esquecer. Nãopara glorificá-lo, mas para mostrar a história e permitir a cada um seu próprio juÃzo de valor.
Também vivi. Alguns jovens de hoje não valorizam a democracia pq não tem ideia do que foram aqueles tempos. Procurem ler sobre o que foi o DOI CODI, Delegado Fleury, etc. Acho que o próximo filme deveria ser sobre o Capitao Lamarca, que o Exercito tenta esquecer.
Essa militância do mal sempre existiram no Brasil. Certa vez os gerentes da Petrobras pretendia transferir a sede da Petrobras de São Mateus para Vitória. Começaram a procurar um local onde pudesse construir a nova sede. Viram que a Universidade Federal do ES seria uma ótima opção. Tentaram fazer uma audiência pública. No dia da audiência apareceu um bando dessa militância. Não permitiram que acontecesse a audiência pública. Petrobras sempre esteve a frente alugando um outro terreno.UFES perdeu.
Mais de 600 mil mortos, o que já é absurdo, e não 600 milhões.
Nos comentários aqui teremos os militantes da extrema direita bolsonarista atacando a pessoa de Moura e a Lei Rouanet. Quanto ao filme e seus criadores, nada. Li a crÃtica aqui na FSP e em outros lugares sobre o filme, mas prefiro avaliar a obra à partir da minha visão.
Grande artista e grande caráter este Wagner Moura.
Concordo plenamente e acrescento que pessoas como ele podem ser assassinadas por este governo genocida. Da mesma forma como este presidente genocida ri sem máscaras do povo brasileiro
Ulisses Guimarães se faz presente: "O Estado prendeu e exilou. A sociedade, com Teotônio Vilella, pela anistia, libertou e repatriou. A sociedade foi Rubens Paiva, não os facÃnoras que o mataram. Foi a sociedade mobilizada nos colossais comÃcios das Diretas Já que pela transição e pela mudança derrotou o Estado usurpador. A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação vai mudar. A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade polÃtica da sociedade rumo à mudança. Mudar para vencer."
Corrijam a matéria. São 600 mil mortos, não milhões.
Pouquinho né Clayton?
Pode ser 5% da população que passa fome neste paÃs?
Wagner Moura foi bem demais no Roda Viva. Ansioso para assistir à pelÃcula. Parabéns Wagner, vc é um gde artista!
Essas narrativas da esquerda rouanet são ridÃculas. O número de mortos é terrorismo diz o petista, no entanto somos o sétimo paÃs número/mortes habitantes, caminhando rapidamente para décimo. E os outros, alguns europeus também são? Nada a dizer do Consórcio petista nordeste e compras fantasmas de respiradores? Tudo é Bolsonaro? "Ditador que foi eleito, e nunca falou em regular a mÃdia? Vocês são cansativos...
Para um paÃs que sempre se orgulhou, e com razão, das inúmeras bem sucedidas campanhas vacinais, 600 mil mortes é um absurdo... mesmo que fôssemos o centésimo em número de mortes por Covid-19. Ter orgulho por sermos o 7º ou 10º é de uma atrocidade sem igual que não cabe na mente de pessoas realmente decentes!
O cara fala como se fosse um feito o Brasil ser o sétimo paÃs c mais mortes por milhão do mundo, sendo q à nossa frente estão paÃses minúsculos como Bósnia, Bulgária, Macedônia e Hungria, q piada (de mau gosto, claro).
João Facista: vá estudar cara! Olhe ao redor e veja a sociedade em pleno desmonte. Vc também é responsável pela realidade que vivemos. Vc é responsável pelas mortes também porque apoia incondicionalmente Bolsonaro. Quando vc vai entender que vcs são as escória social, intelectual do paÃs? Acorda rapaz!
pessoa insignificante
E quem, por exemplo, seria significante?!
Para os insignificantes, insignificantes são os outros. É por isso que não evoluem, fadados a eterna mediocridade. Para os obtusos, obtusos são os outros, daà que não aprendem, ficando na eterna mediocridade!
Pergunta: Em tantos anos de redemocratização, por que não formamos gerações resilientes a toda espécie de dominação e cooptação polÃtica e cultural? Sugestão de resposta: Sempre deixamos ao largo, uma educação de qualidade e polÃticas de Estado, para os futuros grupos de domÃnio não possam destruÃ-las.
Pergunta: Em tantos anos de redemocratização, por que não formamos gerações resilientes a toda espécie de dominação e cooptação polÃtica e cultural? Sugestão de resposta: Sempre deixamos ao largo, uma educação de qualidade e polÃticas de Estado, para os futuros grupos de domÃnio não destrua.
Se a ditadura fosse boa, não precisava censurar nada para existir.
Capitão Nascimento da luta contra os facistas. Grande Wagner.
Depois de envelhecer, compreendemos melhor os fatos. A ditadura e seus órgãos repressivos foram execráveis e abomináveis. Esse cidadão ganha a vida querendo mudar a história - que ele não viveu - e tentando fabricar heróis improváveis. Como pode afirmar que o cidadão do filme lutava pela democracia? Lutava por outro tipo de regime, também não democrático. Aliás, depois de 15 anos de petê em democracia plena, o que mudou? Nada! Só corrupção e presos comuns.
João , concordo totalmente com você. Também vivi aqueles anos e sempre fiquei ao lado de figuras como Ulisses, Tancredo, Montoro, Covas, Freitas Nobre, Teotônio, Lisãneas, Alencar Furtado, e tantos outros, que ficaram e lutaram democraticamente contra a ditadura, sem pegar em armas numa luta sabidamente perdida. Sem levar jovens a aventuras suicidas e sem dar razão à queles que queriam postergar a abertura polÃtica. Marighella não lutava pela democracia e pela liberdade.
Mais ou menos João. de fato muitos dos guerrilheiros lutavam não por democracia, mas antes pela implementação de uma ditadura comunista. Sonhavam com um levante popular parecido com o de Cuba. É só ler seus relatos, livros e biografias quanto a matéria. Nem por isso tira o mérito do filme, de uma arte, de um romance e de um relato histórico. Acrescente-se que muitos viam o viés de ditadura do proletariado como única chance de se vencer a ditadura.
Qual o seu ponto, Dr. João? As falhas do PT são óbvias, sim, mas qual o seu argumento? Saia do armário! Eu votei e votarei novamente no Ciro Gomes, mas as mazelas da corrupção PTista não me transformaram num borra-botas fascista e apoiador de facÃnoras como a Bestanaro. Ainda não assisti ao filme, mas imagino que "reescrevendo a história" seja um elogio ao diretor, dadas as medÃocres e patéticas versões da mesma, contadas no seio da "famÃlia tradicional paulista"... "Neo-nazi" fantasiado?
alguns depois de envelhecer azedam ,viram vinagre ,apodrecem,e passo a passo vão se tornando mais e mais reacionarios.
Tem isso também , o ponto de vista do articulista, que não está de todo errado, não. Suscita reflexões, o que por si só já vale a leitura, assim como assistir o filme, enxergando e não apenas vendo.
A cultura nao pode sofrer censura. O Bolsonaro anda falando em liberdade de imprensa . Liberalismo etc...e quer proibir o filme. Ele realmente é atrapalhado e atrapalha o Brasil
De liberal não tem nada. Ideias liberais são a base de toda democracia moderna, até mesmo das que tiveram, tem ou terão viés socialistas. O liberalismo ajudou a mudar a forma de pensamente, destruÃndo pensamentos conservadores e dando espaço a pensamentos e filosofias de inúmeras linnhas. A liberdade e igualdade tão proclamadas não se coadunam com ditaduras.
Pois é, quando ele fala em liberdade de imprensa, é liberdade para o gabinete do ódio coordenar fake News, para blogueiros contratados pelo governo divulgar. Liberalismo é não atender pautas sociais, e sim estimular a concentração de renda. E ele não é atrapalhado, ele simplesmente é incapaz e leva o paÃs para fundo do poço.
Se os bozoafetivos não gostam, então o filme é bom.
Comparar Marighela com Palmares ou a revolta dos Males é um absurdo. Ambas lutaram pela liberdade. Marighela queria trocar uma ditadura por outra. O que não legÃtima a forma como foi morto pelo Estado brasileiro. Forma esta apoiada pelo governo de viés fascista do Bolsonaro.
O Coiso é covarde, pelo simples fato que todo vaga Bond é covarde. quem representa por décadas org. crim. no Rio, e ensina esquemas de pai pra filhos é o que? é fácil ser metido a machão com imunidades e miles de milicianos para se proteger.
O bozzo é o o sujeito mais repugnante e infame que esta patria amada pariu,o ricardo a martins é possivelmente a senhora de santana mais pudica e chata desta mesma patria amada.
Se o Bozo pode enaltecer o ditador Ustra e afins, porque o Wagner Moura não pode mostrar o outro lado da meia-noite?
Além de ser um excelente ator, Wagner Moura tem mostrado engajamento polÃtico, inteligência e consciência social!! Parabéns, Wagner! O Brasil precisa de vozes como você!
Audiência do Roda viva do Dória derrete dia a dia
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Bolsonaro faz terrorismo no Brasil e sua militância é covarde, diz Wagner Moura Voltar
Comente este texto