Ambiente > Destaque do Brasil na COP, jovem indígena tem pai perseguido pelo governo Bolsonaro e mãe ameaçada de morte Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É uma coisa encantadora perceber como um pequeno povo sobrevivente, numa quebrada bruta, consegue resistir à barbárie e se impor, ainda que pontualmente - e somente no nÃvel da exposição pública - a um bando de facÃnoras como os que ameaçam seu povo. Na verdade, que ameaçam o povo todo do paÃs e, não pouco, à vida na Terra. Tomara que essa moça, sua mãe e seu pai possam ter um futuro digno e repleto de frutos.
Têm todo o meu apoio os que defendem a preservação da natureza e o respeito aos povos originà rios e suas culturas. Qualquer mudança não pode ser agressiva nem impositiva.
Nas eleições o pai recebeu 518 votos e se elegeu como cacique.O primo ligado a exploração da madeira e do garimpo, atividades ilegais uns 250 votos .Então fazendo conta 65% elegeu o pai da moça e os outros 35% votaram no primo.. Com a exposição da indÃgena que é letrada e fala ingles vai vir mais recursos para indÃgenas e como sempre jamais saberemos de onde vem e como gastam.Isto é para poucos ( privilegiados) saberem.Resta agora falar mal a quem o dono do recurso recomendou !!!!
Parabéns, menina guerreira. Faça o que é certo, lute pelo seu povo. Enquanto você encanta o mundo, outros só nos fazem passar vergonha.
Que dó! Ficam usando os inocentes indÃgenas para, novidade para ninguém, tentar acusar o Presidente Bolsonaro. Essa oposição me.n.ti.rosa está contribuindo para a reeleição ainda no primeiro turno. Nenhum Presidente foi tão ferozmente atacado, mas como não é corrupto e defende valores éticos, morais e familiares, ele mantém altÃssima popularidade; para o desespero da oposição.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
P mim comentário infeliz e racista
Esse comentário é racista. O que tem a ver a população de Manaus e Belém com o assunto ? A moça é mestiça e diga-se de passagem, bonita.
Por que perder a oportunidade de fazer um comentário tosco, não, Sr, André Luiz?
Hamilton, boa tarde! Seu comentário a propósito da aparência dos sulistas descendentes de europeus é, como escreveu a Monique, extremamente racista e eu diria xenófoba além de qualquer limite, já que o parâmetro é o politicamente (in) correto. O que vale para uns deverá valer para todos.
No Brasil não existem "Ãndios" e sim indÃgenas. Seu comentário é extremamente racista e desnecessário.
Ela tem a cara do Brasil, nada a ver com a elite sulista, que se julga superior por suas ascendências europeias fugidas da miséria.
Que diferença faz ? … a mensagem carregada por ela é o ponto, e não a carga genética.
Primitivo é o indivÃduo que destrói a floresta e seus povos, primitivo é o indivÃduo que só enxerga uma tribo: a sua. Só o gado não vê.
O incomensurável valor etnológico, cultural e humano indÃgena vai muito além de percentuais demográficos. Só o gado não vê.
Ãndios 0,5 % da população detém 14% do território e verbas para muita gente. Não há mais Ãndios nos USA, ou vikings medievais na Escandinávia. É preciso trazer o nosso Ãndio do sec. 16 para 21. É injusto mante-lo indefinidamente a margem do mundo. E daqui 100 anos, continuarão primitivos? Isso é bom para quem?
Sr. Braguilha. As maioria das áreas ditas indÃgenas são reservas naturais de preservação onde êsses povos remanescentes da predação dos colonizadores habitavam a milhares de anos. Nenhum Ãndio é proprietário privado. Ninguém pode vender nem explorar de maneira dolosa êsses territórios.
"Injusto", né braguinha? Sob a ótica de quem? Você e os seus não se mostram dispostos a praticar qualquer justiça que não aquela que desejem e que os beneficiem diretamente. Muita cara de pau, mano.
João, espero q seja só ignorância tua, e não o desejo q os Ãndios do Brasil tenham o mesmo destino q os da América do Norte. Estes foram dizimados pelas balas dos invasores brancos, pelas doenças trazidas pelos invasores brancos, pela introdução do álcool no seu modo de vida, pelo exÃlio forçado dos seus territórios de caça de onde tiravam seu sustento... Os nossos Ãndios não são do séc.16 como vc diz, eles vivem no sec.21 do jeito q eles querem, e não do jeito q vc e seu presidente geno qrm
Luiz Barbosa, se houvesse, você seria defesnetrado de todo e qualquer debate.
Deveria haver um limite para imbecilidade.
Quer matar todo os Ãndios João ?
De que mundo vc fala cara pálida ? Primitivos são os invasores que grilam as terras deles, que exploram minérios e dizimam florestas. Eles têm direito de decidirem o que querem.
João ainda existem sim Ãndios, ou como exige a Monique, indÃgenas nos EUA e certamente descendentes de vikings na Escandinávia, claro que devidamente inseridos nos nossos tempos. Então, João o que vc escreveu é verdade e tanto é verdade que a moça fala inglês fluente e estuda em universidade.
É melhor se informar melhor.
É bom para a preservação do ambiente. Eles estão no sec 21. Porém, de modo inteligente. Primitivo, e não tome isso como ofensa ou propósito meu em ofender, demonstra ser o seu raciocÃnio.
Que alegria! Esse é o Brasil que queremos e nao essa tragédia neofascista que estamos encenando!
O pior Presidente que este paÃs já teve em toda a sua história. Um verdadeiro inimigo do Brasil desde o dia 1º de janeiro de 2019. Envergonha e rebaixa o Brasil desde que assumiu. Aà vem os bolsominions com a velha desculpa da narrativa da esquerda. Só que narrativa é um relato de fatos imaginários ou não, isto é, narrativa também é de fatos verdadeiros. E sinceramente, prefiro a narrativa dos fatos reais à narrativa mentirosa e fictÃcia criada pela bolha dos apoiadores do Presidente.
Eita menina! Parabéns aos povos originários que nos representam! Ainda bem que Bolsonaro não foi! Vergonha a menos!!
Brasil representado! Deu uma limpada na péssima imagem deixada pelos representantes do governo. Por outro lado, o Bozo fez a primeira coisa boa para o Brasil: não ir a Glasgow para nos poupar da vergonha.
Imagino vc num palco de guerra civil, depois da reiterada e contumaz exposição de estultices que protagoniza. As forças contrárias veriam um alvo na sua testa.
O sujeito mistura Jesus Cristo à guerra civil, ou seja, assassinato em massa. Olha a mentalidade dessa gente. O mais triste é que o gado, e seu Ãdolo, nunca mentiram a respeito de quem são.
O seu Ãdolo não parece ter sido bem recebido. E não foi por conta da esquerda, que não tem a minha simpatia, mas por razões identificadas a ele próprio.
Nefasta é direita de Bolsonaro, que está destruindo o Brasil, o Agro Negocios acabando com a Amazônia.
Napoleão, vc continua em guerra, já perdeu várias e vai perder muitas outras. Mude-se para um lugar onde vc possa ser maioria, quem sabe o Sudão que tem um governo militar ou Myanmar também com militares no governo. Se quiser mais perto vá para a Nicarágua onde o atual presidente prendeu todos os candidatos a presidente, assim ele concorre sozinho.
A destruição da Amazônia, com nÃveis alarmantes de desmatamento, desmonte dos órgãos ambientais e a ausência de ações efetivas de fiscalização são responsabilidade direta da extrema direita aloprada que desgoverna o paÃs. A imagem do Brasil nunca esteve pior. Ao invés de gastar milhões com a veiculação de “pautas positivas” no exterior, o governo deveria deixar de perseguir lideranças como Txai Suruà para demonstrar seu comprometimento com a preservação do meio ambiente e os direitos humanos.
"Sem pé nem cabeça"
Propaganda do violência? Ah, tÃpico da extrema direita! Perseguem indÃgenas, batem em jornalistas, perseguem professores, processam com lei da ditadura empresários que denunciam o facismo presente no paÃs. E vc é o maior exemplo da intolerância, ignorância e falta de humanidade! Acorda cara!
Não se preocupe, não há necessidade da esquerda denegrir este paÃs, Bolsonaro só já é suficientemente capaz.
Cadeia para Bolsonaro e seus asseclas. Só isso para *limpar* o paÃs!
Lunático! Se é que acredita existir a Lua... Vamos enegrecer a crÃtica, para deixar "denegrir" o cérebro dos fascistas.
Essa Jovem da muito orgulho aos brasileiros ..Pergunto a CPI da COVID porque não chamou os lederes indÃgenas para depor...fazer um relato sobre como foram tratados por esse desgoverno na pandemia ...Quando a PolÃcia Federal vai tirar os Garimpeiros das suas terras
Os povos indÃgenas, por sua sabedoria ancestral e por suas causas humanitárias merecem todo apoio e aliança. Que as novas e jovens lideranças sejam respeitadas em sua luta, que é a luta de todos que têm o mÃnimo de ética e sabedoria.
Essa jovem lÃder é motivo de orgulho para todos os brasileiros que realmente amam este paÃs. Longa vida a ela e aos como ela.
Longa e boa, cara Maria, porque a vida ofertada pela Bozofrenia, convenhamos, é uma Herda...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ambiente > Destaque do Brasil na COP, jovem indígena tem pai perseguido pelo governo Bolsonaro e mãe ameaçada de morte Voltar
Comente este texto