Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MATEUS VAZ DE S Sá

    Como observa a revista Carta Capital, Moro é visto como ‘adversário’ e ‘traidor’ pelos bolsonaristas. Na outra ponta, Moro também não agrada e é visto como ‘golpista’, já que condenou Lula (PT) em um julgamento parcial e sem provas, anulado recentemente pela Justiça.

    Responda
    1. MARIA LIEGE DE SOUSA LEITE

      Que bom que Moro não agrada a um nem ao outro. É um alívio para os eleitores que já não suportam os desatinos da dupla polarizadora.

    2. ricardo arantes martins

      e pra piorar é detestado entre grande parte do centrão, que teve vários condenados ou processados e investigados. a vida dele não será fácil como parlamentar ou eventualmente como presidente.

  2. REGINA MARIA BARATHO

    Todos tem medo desse candidato Moro até a Folha

    Responda
    1. JORGE MENDES

      E medo da turma esquerdalha....a maior coleção de corruptos no Mundo!

    2. Jenny Gonzales

      É, medo da extrema direita noj enta, da qual ele é grande representante.

  3. ana maria marques

    Antes de mais nada, Moro deve explicar porque ficou tanto tempo como ministro de Bozo, de bico calado, sabendo que aconteciam ilega lidades desde o primeiro dia deste governo. Por exemplo, as racha dinhas dos bozokids eram divulgadas pela imprensa desde 2018. Pergunta ótima para o debate presidencial. Definitivamente ele não é opção para a terceira via. Que apareça um candidato mais honesto e competente. Esse mal sabe arrumar as próprias gavetas.

    Responda
  4. Davi Pessoa Ferraz

    O ex juiz deveria mesmo é comtinuar fora do Brasil.

    Responda
  5. Nelson Vidal Gomes

    A mais nobre tarefa da imprensa é a de dar voz à verdade, senão a da vida que não temos por completo, mas a dos fatos. Com efeito, até as "pedras" sabem que quando Moro condenou Lula no que foi acompanhado por 10 outros juízes, Bolsonaro nem partido definido tinha, tanto mais perspectivas de se eleger Presidente da República. Namastê!

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Lula foi condenado por Moro em primeira instância julho de 2017. Veja a pesquisa do datafolha de junho de 2017: Lula 30%, Bolsonaro 16%. Estava em segundo lugar, nos votos válidos. Até as pedras sabem.

  6. Nelson Vidal Gomes

    Este jornal tem muitos méritos do contrário não seria seu assinante, mas desabilitou-se a criticar Sérgio Moro- agora o "cavalheiro da esperança"-, sob quaisquer aspectos.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      Sem críticas não há construção. ninguém é dono da verdade. Os gados Coisistas se enfurecem quando a verdade quanto os absurdos de seus mitos são demonstrados. Os gados Petistas se enfurecem quando a enormidade dos erros de seus líderes chegam a tona. todos negam pois tem a mente blindada. Se não ouvir todas as verdades e arrazoar com a mente aberta tanto faz o que voce ve. será sempre a mesma coisa.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Mário. É verdade. Já votei por 3 vezes no Lula e mudarei tantas vezes for preciso para defender - nos estreitos limites que me cabem- o bem de nosso povo. Namastê!

    3. Nelson Vidal Gomes

      Mário. É verdade. Já votei por 3 vezes no Lula e mudarei tantas vezes for preciso para defender - nos estreitos limites que me cabem- o bem de nosso povo. Namastê!

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      O sr já mudou de camisa 6 vezes.

  7. José Ricardo Braga

    Moro vai ter que aprender a fazer política com os instrumentos da política. Vai sentir uma grande impotência assim. Se for eleito agora teremos outro presidente que não sabe como presidir (no máximo tentando aprender). Acham que fazer política é fácil e nem a debacle de Paulo Guedes acende o sinal de alerta contra essas sumidades construídas. Deveria tentar o Senado, consolidar um programa coerente e acordos, antes de se jogar nessa 'aventura'...

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      Não poderia ser mais perfeito. Teremos outro presidente que não sabe presidir. Moro não tem cancha política. O Coiso ficou 30 anos lá e não aprendeu nada, é um inútil. Moro quando muito pode fazer uma boa base. se sair a Federal por São Paulo elege uns 10 deputados com ele devido ao voto proporcional. mesmo assim não terá voz. grande parte dos partidos o odeiam e o temem.

  8. RICARDO ARANTES MARTINS

    Ele se mostrou com a coragem necessária para prender as elites político/Economicas da nação. A lava jato, como um todo, pelo 1ª e única vez da história prendeu parte corrupta da Elite Brasileira, dentre eles 3 dos 10 mais ricos. prendeu parte da Elite Política que dava suporte a Elite Econômica, como Presidente do Congresso, deputados, senadores, ministros, governadores, líderes de governo e de todas as tendências. Mesmo assim a maior parte ficou impune devido a imunidade parlamentar.

    Responda
  9. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Melhor a toga do que a roupa listrada... Claudia F.

    Responda
  10. Heveson Lima

    O marreco, esposo da conja, está de volta. Já deve ter ganhado dinheiro suficiente. Faliu as empresas brasileiras e depois virou sócio de uma empresa para recuperá-las. Enriqueceu com todos esses desmantelos, foi morar nos USA com a síndrome do americano melhor, e agora, nos últimos minutos, volta ao Brasil propondo a salvação. Ganha de brinde a idolatria da moralidade de parte da direita e alguns da imprensa. Cair no clichê da salvação pela segunda vez é só p/ bo*bão. Não aprenderam nada.

    Responda
    1. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

      Prezado, não precisa escrever tanto....vota no seu ídolo.

    2. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

      Prezado, não precisa escrever tanto....vota no seu ídolo.

    3. germano ottmann

      o "marreco" será o próximo presidente do país. Chega de laddrões de esquerda e extrema direita.

    4. Tomás Sarquis

      É um asset manjado do Departamento de Justiça americano. Só não vê quem não quer, ou melhor, quem quer que seja despejada a pá de cal no caixão de Pindorama, a ex-nação do futuro.

    5. Tomás Sarquis

      É um asset manjado do Departamento de Justiça americano. Só não vê quem não quer, ou melhor, quem quer que seja despejada a pá de cal no caixão de Pindorama, a ex-nação do futuro.

    6. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Pior é cair no clichê da salvação pela terceira vez! Claudia F.

  11. Mario Donizete Pelissaro

    Este cara é um dos maiores viloes da sociedade. Protagonizou aquilo q ficou conhecido como o "maior escandalo judiciario da historia". Manchou a reputacao do poder judiciario e atuou para que esta aberracao fascista ascendesse ao poder.

    Responda
  12. RODRIGO DORNELLES

    P(h)odemos?

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Sem lubrificante.

  13. Emerson S Pinto

    E o Bruno continuará fingindo que é isento. Mais um petista na Folha.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Vc vai apedrejar o mensageiro por causa da mensagem

  14. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Qual será a via de Moro? Afinal, não lhe faltará um dos círculos da Divina Comédia de Dante.

    Responda
  15. Hercilio Silva

    Agora sim, política se faz na política, usar o judiciário pra fazer política é autoritarismo. O projeto da lava jato consegue ser mais autoritário que o do bolsonarismo.

    Responda
  16. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Candidato imbatível! Ele e o menino pobre que salvou o BraZil, nosso ex-herói o Joaquim togado, serão imbatíveis como candidatos em Miami. Cucarachas em peso neles votarão. E não lhes faltará o apoio do DoJ-Departamento de Justiça Americano a quem tão bem serviram quando no Brasil residentes. Só tenho dúvidas quanto ao tal partido Podemos ter filial nos Esteites.

    Responda
  17. Nilton Silva

    Se for disputar a presidência tira votos do Bolsonaro. Ganhar não ganha, mas divide os extremistas de direita. Já é um bom começo.

    Responda
  18. laércio pugas

    Como seria a presidência de um ex-juiz desonesto?

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      *comeriamos

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Comerciais carne pelo menos sr morcego

    3. Helio Marcengo

      Pior que o de Lula, o Honesto, não seria.

  19. André Silva de Oliveira

    Moro representa o avanço do liberalismo, da aplicação impessoal das regras entre nós. Se alguém duvida que houve corrupção grossa nos governos do PT, que leia "A Organização" da jornalista Malu Gaspar. Mais Moro e menos Lula e Bolsonaro, por favor.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Moro quer corroer a democracia por dentro tanto quanto Bolsonaro, só é mais discreto (e eficiente) nos seus métodos. Mas o resultado almejado é o mesmo: um Estado policial, onde a corrupção ''não existe'' porque o líder afirma que não existe, e nem a imprensa consegue investigar. Januário manda um abraço!

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Já leste "A privataria tucana", do jornalista Amaury Ribeiro Jr.? Durante a Lava-Jato, Moro foi contra à investigação de FHC e da corrupção na Petrobrás durante o seu mandato. Assim como foi contra a revelação do conteúdo do celular do Eduardo Cunha (vai saber o que tem lá dentro, né? Melhor deixar quieto)

    3. Wagner Santos

      Moro representa a desonestidade, a incivilidade e a falta de autocrítica dos conservadores tacanahos.

    4. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Leia os vazamentos da VazaJato. Conluio. STF cobrado por juristas internacionais a se pronunciar sobre atrocidades de Moro e procuradores nos processos.

    5. Sílvio Luís Guimarães de Mello

      #moropresidente

  20. José Cardoso

    Seria um excelente candidato. Mas sua voz não ajuda. Dá um toque cômico que não combina com sua aparência séria. É diferente do Lula e Bolsonaro, que também falam engraçado, cada um a seu modo. Eles incorporam bem a comicidade em sua imagem pública.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      E vc elege se a voz for de um galã de novela?

    2. FERNANDO DO AMARAL LEITE

      Quén!

    3. Felipe Araújo Braga

      Seu comentário me enoja. Sérgio Moro é um Bolsonarista convicto que compartilha de todas as incivilidades do "capitão". Moro é um juiz imoral, que fez mau uso da Justiça, o país não precisa disso!

  21. Alberto Melis Bianconi

    O colunista cansou de chorar sua orfandade da Lava-Jato, foi? Não vejo problema nenhum em que um ex-juiz ingresse na atividade política, nem julgo, como parece ser o caso do colunista, que todo político seja moralmente condenável. O problema do ex-juiz mau -caráter foi sua parcialidade na atuação como juiz. Assim como age o seu eleitorado, que acredita saber que Lula é culpado, sempre foi e sempre será... a imprensa tem suma responsabilidade na introjeção desse estigma.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Talvez seja apenas um mal entendido. O colunista, usando inclusive palavras do ex-juiz mal-caráter, sugere que deixar a magistratura para entrar na política não seria ético, eu discordo. Se um ex-juiz qualquer (não me refiro a SM) largou a toga para ser ministro do adversário de quem condenou na véspera, mas tendo conduzido o julgamento corretamente, não veria problema nenhum, ainda que inevitavelmente levantaria suspeitas. Mas quando Moro aceitou o ministério apenas escrachou o que já se sabia.

    2. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Não é só ex juiz. É ex juiz desonesto. Parcial. Envergonhou a magistratura brasileira no Exterior. Favoreceu descaradamente Bolsonaro com vazamento seletivos às vésperas da eleição

  22. geraldo magela sobrinho

    Nunca foi um Juiz correto e sim, um extremista de direita usando o poder da toga para perseguir seus desafetos (do PT).

    Responda
  23. Gerardo Xavier Santiago

    O perfil político do marreco Moro pode ser definido nas seguintes palavras: ex-juiz ladrão.

    Responda
  24. João Braga

    Lula não foi absolvido. Declarado culpado em várias instâncias e por diferentes desembargadores, e isso é inconteste. Seu processo anulado por juízes majoritariamente indicados pelo petismo. Seus companheiros também foram presos, réus confessos e parte do dinheiro, da pilha gem foi devolvido. O país assistiu a maior corr upção da história. Afeee..

    Responda
    1. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Todas as condenações de Lula depois da 1a instância foram baseadas em provas forjadas pelo juiz Moro de 1a instância. Por isso, tudo foi anulado. Juristas internacionais se manifestaram sobre a parcialidade evidente de Moro. Juizes do STF não podiam participar de reuniões internacionais sem ouvir críticas bem fundamentadas de seus colegas estrangeiros à atuação de Moro. Moro envergonhou a magistratura nacional.

    2. André Silva de Oliveira

      João Braga, toda a corrupção grossa do PT está bem descrita no livro "A Organização" da jornalista Malu Gaspar, que li todo. Se ela mentiu ou não foi correta, por que o PT não a processa?

    3. Alberto Melis Bianconi

      Foi mal! Corrigindo meu comentário abaixo: "O STF que NÃO discute o mérito..."

    4. Alberto Melis Bianconi

      Não foi! Nem eu fui absolvido do assassinato do Kennedy! Por mais que eu esbraveje, arranque os cabelos, implore, o STF jamais me absolverá. Estou condenado, sem apelação, a nunca ser absolvido! O STF, que discute mérito (para não arriscar a por na reta, na minha visão de leigo) disse que a condenação do ex-juiz mau caráter não valeu... sua supremacia suprema tem o poder de dizer: não aconteceu. Se mesmo assim, Lula quiser ser absolvido,será internado em sanatório.

    5. Rafael Lopes

      Kkkkkkk o senhor não dorme a noite né?? Lula tá livre, a caminho da presidência, por cima de todos, do seu bozo e desse iletrado corrupto marreco. Esperneie mesmo cidadão.

    6. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Eita ladainha! O Brasil precisa urgente de um estadista que o tire desse atoleiro, e desenvolva políticas públicas na saúde, educação, meio ambiente cultura...certamente não é este juizeco que não compreende a complexidade que é presidir um País, ainda mais depois desse retrocesso!

    7. MARCOS BENASSI

      Xiiiiiii, braguinha, mais desse discurso pasteurizado? Por que afirma "inconteste", se foi justamente a decisão inicial de um juiz fajuto e comprometido, que foi anulada? Ela não foi "contestada", note bem, foi anulada. Em retribuição a sua gentileza, também dispenso discurso pré-pronto e de qualidade baixíssima, é necessário cérebro para vir aqui debater.

    8. João Braga

      Dispenso comentários agressivos dos petistas supostamente pagos que diariamente perambulam por aqui.

  25. João Braga

    Lula não foi absolvido. Declarado culpado em várias instâncias e por diferentes desembargadores, e isso é inconteste. Seu processo anulado por juízes majoritariamente indicados pelo petismo. Seus companheiros também foram presos, réus confessos e parte do dinheiro, da pilha gem foi devolvido. O país assistiu a maior corr upção da história. Afeee..

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Alguns robots, mais modernos, já são capazes de fazer algumas variações em seus argumentos, quanto aos modelos mais antigos, não resistem nem mesmo a apertar o "enter" repetidamente.

  26. MARCOS BENASSI

    Bruno, caríssimo, o capital eleitoral do marreco provém da raiva de muitos à corrupção e ao PT, coisas distintas no tempo e no espaço, unificadas longamente muito antes gás decisões que o tornaram famoso. Essa raiva, não importa se justa ou injusta, obnubila a percepção dos desvios de conduta do juiz, desde antes da lava-jato, nunca punidos pelo STF (vide o trabalho seriíssimo do jornal GGn). Aquilo que o marreco fez, em diversas oportunidades, merece a cana, não o voto.

    Responda
  27. Joao Nash

    Parabéns para a Folha. Vários colunistas do jornal avisavam desde quando Moro aceitou a denúncia do MP contra Lula que o juiz tinha pretenções políticas. Também aprendi na Folha que o problema do país é a criminalização da política e não a corrupção. Quando a PF achou lavagem de dinheiro naquele posto em Londrina em 2014, juízes e procuradores tinham que ter pensado antes de começar seus trabalhos se no futuro não estariam elegendo Bolsonaro. Novamente, parabéns a Folha pela clarividência.

    Responda
  28. wilson kfouri

    Ex-juizeco ladrão ,ex-ministro e lacaio de miliciano,ex-rábula de firma de advocacia Américas que defende a Odebrecht,empresa que ajudou quebrar,só poderia se filiar ao Phodemos. A "'conjecture" Rosângela já arrumou o lema para a campanha presidencial: Moro e Bolsonaro são uma coisa só...

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      E o marreco retorna à fossa de origem com o rábula entre as pernas, dado ter sido rebaixado na "sociedade" inicialmente proposta. Mas volta dando pinta, e a quem acredite...

    2. wilson kfouri

      Errata:firma de advocacia americana...

  29. RICARDO BATISTA

    Só faltava o Brasil ir atrás de outro salvador da pátria. Teria sido um candidato forte em 2018 quando corrupção era o tema. Mas ano que vem será sobre economia, e ele não tem projeto. Governar é muito mais difícil do que ser juíz. E os outros candidatos poderão lembrar os milhares de empregos que a sua Lava Jato destruiu.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      é mais um que não aparecerá em debates

  30. Jo Almeida

    Não adianta querer esconder. No seu currículo estará lá, foi ministro do presidente varrido e abjeto. Isso é fato. Maktub

    Responda
    1. MATEUS VAZ DE S Sá

      E como observou a revista Carta Capital, Moro é visto como ‘adversário’ e ‘traidor’ pelos bolsonaristas. Na outra ponta, Moro também não agrada e é visto como ‘golpista’, já que condenou Lula (PT) em um julgamento parcial e sem provas, anulado recentemente pela Justiça..