Painel do Leitor > Qual é o limite da opinião? Deixe a sua para a Folha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Gostaria que a nossa liberdade de opinião e imprensa fossem, do ponto de vista legal, iguais aos do norte - americanos. Vamos chegar lá!
Limite de opinião atualmente no Brasil é música de uma nota só: contra Bolsonaro. O resto é o que já sabemos.
A liberdade de opinião é fundamental, mas não pode ser usada para propagar preconceitos, mentiras e crimes. Também não deve ser usada de modo desigual, quando uns tem total liberdade e outros nenhuma. Essa Folha por exemplo alega defender a liberdade de imprensa, quando só defende a liberdade dos donos do jornal manifestarem seus pontos de vista. Disfarça, publicando aqui e ali posições divergentes, mas sua linha editorial é claramente neoliberal e retrógrada e ajudou a eleger Bolsonaro.
Monark devia ler se tornar culto para não sair falando tanta estapafúrgia ,Freud em sua obras completas mostra de forma coerente ,a necessidade das leis, normas regras para que a cultuta se dê ,a civilização se estabeleça tendo como questão fundamental a liberdade ,o respeito ao proximo ,onde o horror do nazismo ,o antisemitismo ,o ante africanismo sejam sempre abominados e varridos da face da terra
O limite da opinião é aquela definida pelo STF: a esquerda pode tudo e a direita não pode nada!!
Limite de opinião no Brasil é música de uma nota só. Só tem validade contra Bolsonaro, o resto hipocrisia.
Penso que a validade do que é expresso depende dos argumentos que sustentam tal opinião, da motivação e do proveito da fala. Deve-se ter cuidado, no entanto, para não confundir opinião com a contradição de fatos: dizer que vacina desencadeia AIDS é falso, feito por motivações antiéticas e tem consequências ruins, por exemplo.
A liberdade de expressão é um direito fundamental e deve ser protegido. Contudo, não é um direito absoluto, pois a expressão de ideias, informações, opiniões também não podem confrontar outros direitos fundamentais, como o da privacidade, ou propagar inverdades sob pena do emissário ser interpelado judicialmente.
Todo santo dia. """O seu comentário não pode ser publicado automaticamente. Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária. Caso queira publicar seu texto assim mesmo, clique em Enviar.""
"O seu comentário não pode ser publicado automaticamente. Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária. Caso queira publicar seu texto assim mesmo, clique em Enviar."
Pandora Papers, Guedes desvio de grana sem pagar impostos. AGRO É POP, AGRO É CORTE, AGRO É SECA, AGRO É DESMATAMENTO, AGRO É MORTE!
Diga a Folha quantos comentários meus já censurou, porque falei dos milionários? Se não for nada que revele as falcatruas dos militares, juÃzes e agronegócio pode se escrever de tudo que publicam.
Não se pode escrever sobre a devastação do capitalismo, sobre o fato de Quedes ter grana sem pagar impostos em paraÃsos fiscais e donos da imprensa também como foi divulgado pelo Pandora Papers, sobre a casta dos militares parasitas do paÃs, sobre o fato de que somos um paÃs, mas não somos uma nação. Sobre o AGRO ser pop, seca, corte, desmatamento e morte. Escrever sobre esses espinhos é só para ler. """Não pode ser publicado, há palavras""".
Opinião hoje, só se coincidir com o que pensa a maioria! Se a maioria disser que a terra é redonda e o sol gira em torno dela, temos que concordar. Felizmente ou infelizmente, na vida real o buraco é mais embaixo...
Nesse nosso mundo em que tudo é dinheiro. A desmonetização é a melhor forma de educar pessoas que em algum ponto da vida não a teve, não importa o motivo. Desmonetizar é educar. O comentário pode não ter sido tão grave, mas quando se aprofunda na personalidade desses doentes, fica claro o desvio. Desmonetizar é a solução.
Liberdade de expressão deve respeitar o princÃpio da capacidade de argumentação. Fora disso, corremos o risco de ultrapassar os imites civilizatórios e partir para a selvageria com uso da violência.
A Cf determina a livre expressão, no entanto coloca que é proibido o anonimato e também elenca como direito à reparação de danos causados por terceiros. Ainda existem condutas tipificadas como crime : injúria, difamação e calúnia. Portanto o limite da opinião é até o inÃcio do direito do outro.
A tipificação de um crime tem de ter definição prévia dos requisitos que os caracteriza em lei. Não é o que qualquer pessoa acha. Precisa do fato consumado e a verificação do seu enquadramento no tipo penal previamente definido.
A Folha de S Paulo é frágil e covarde ante os mimimis de lacradores que discordam de opiniões baseados na famÃlia, contra ideologia de gênero e patrióticas, excluindo sem delongas comentários.
Diga aà Folha de São Paulo? Qual é o limite da sua censura?
Não deverÃamos ser obrigado a nos calar diante de algo para não ofender ninguém! Acho que devemos respeitar aquilo que alguém gosta, e a gente não. O respeito é o limite da opinião...
Posso deixar minha opinião e não ser atacado? Penso que a liberdade de expressão deve ser para todos. Da mesma forma que um homem, tem a liberdade de beijar outro em público, qualquer outra pessoa pode ter a liberdade de achar indecente! É o direito daquele e o direito do outro. Penso que, cada um no seu quadrado. A prostituta não pode ficar pelada de dia no meio da rua. Ou Pode? A noite pode.
Tem um dito popular que diz : o direito de um indivÃduo termina onde começa o do outro. A Internet e sociais deram voz à multidão, pessoas que antes falavam somente consigo mesmo e com seus pensamentos, hoje tem o poder e liberdade sem sensura para falar abertamente tudo o que acha sobre tudo e todos. Dizer o pensa não torna ninguém o dono da opinião pública, o falar é fácil, entender o que fala é o problema dos faladores.
Diz a literatura que a melhor defesa é o ataque, mas esse ataque q se sofre hj , não faz crescer , não agrega , tampouco constrói algo Ainda tenho a convicção de que tudo passa pela educação , que nos falta , impedindo que convivamos em sociedade harmoniosa e tolerante.
Especifica aà que tipo de educação está falando, pois observo muita gente letrada, mal educada!
A FSP poderia, incentivar seminários através de universidades , colégios, enfim , fazer chegar a cultura do momento à s todas as classes, a fim de que o ser humano se aceite mais, se reconheça e respeite o próximo, seja como for e como deseja viver . Não podemos obrigar , oprimir ,tampouco vilipendiar as estruturas humanas. Essa agressão vigente, que a cada dia se avoluma , seja através das palavras, dos assassinatos, de todo tipo de ilÃcito que corroe e , tritura a sociedade .
Deve e precisa ser ponderada, sem ódio ou raiva. O que ocorre na maioria das vezes é que " o politicamente correto " nem sempre se enquadra no momento atual, que por vez , é ideológico, discriminados e , geralmente agressivo quanto ao status quo do outro . Estamos vivendo, podemos notar através dos comentários de modo geral que , se rebate, se responde , se contesta sempre , com virulência, ódio raiva e rancor. A agressividade está na flor da pele hj em dia .
O limite é a lei. Afinal liberdade é poder fazer escolhas livremente desde que não proibidas por lei
Infelizmente, estamos cercados pela falsa "liberdade de expressão" que levantamos em nossas falas, ações e pensamentos. A narrativa do mito da caverna de Platão, nunca se fez tão presente como no cenário atual, em que estamos sujeitos ao temerário cancelamento. Cuidado! ou será cancelado.
Penso que o limite de opinião esta diretamente ligada ao tipo de sociedade onde esta inserido. Se a maioria pensa igual sobre um determinado assunto, tudo que estiver fora deste pensamento é erro e as vezes tão grave que pode ser entendido como crime.
É tipo assim : jamais, JAMAIS, discorde dos pensamentos das minorias ( principalmente da comunidade LGBTQIA+). Eles são poderosos. Vc pode perder uma carreira e ter sua imagem vilipendiada facilmente. Não há liberdade de expressão.
Chegamos a um ponto em que toda opinião contrária ao politicamente correto, leva o indivÃduo ao cancelamento. NÃO ter opinião é a melhor opinião ultimamente! Se não concordar, é opressor, se ousar divergir é cancelado. Resumindo, a sensura vem dos quem mais a repudiam. Hipocrisia, hipócrisia e hipócrisia!
É tão elementar que assombra pensar que os departamentos jurÃdicos de empresas do porte da GERDAU e FIAT tenham cometido o erro que cometeram. Opinião é opinião. Ofensa é ofensa. Às vezes podemos até ofender alguém, ou algum grupo, com nossas opiniões, mas faltando o intuito de ferir, de ofender, não há porque sermos castigados. A isso chamamos gafe e tem sido motivo para aborrecimentos na vida social. Mas não de cadeia. Ou de demissão.
Opinião é a pessoa não gostar ou brigar com alguém que, por acaso, seja gay. Direito dela. Preconceito é a pessoa dizer que "os gays vão acabar com a sociedade".
Nenhum dos dois é crime. O segundo é o perfeito exemplo de opinião. Idiota, preconceituosa, mas protegida por lei.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Qual é o limite da opinião? Deixe a sua para a Folha Voltar
Comente este texto