Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Candido

    Moro não tem quase nenhuma experiencia no cenario politico, a não ser que se contem os anos de juiz parcial, portanto é sim, prlas palavras do articulista, um aventureiro. Bolsonaro tem 28 anos de camara e 3 de presidencia, onde os melhores dias foram os que ele nao abriu a boca. O Lula é o Lula. Acho que a unica opcao viável é o Ciro mesmo...

    Responda
    1. Fernando Candido

      Acho que ao invés de votar com o estomago, temos que votar com o cérebro. Se alguem me mostrar o plano de governo dos outros 3, lerei com prazer, assim como li o do Ciro. Mas votar em quem nem tem plano se governo é repetir os erros do passado.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Com o preço que estão as passagens para Paris, acho difícil para nós eleitores optar pelo Ciro.

  2. joseildo ferreira inacio

    Quanto mais nomes qualificados, melhor. O que não pode é aparecer e ganhar corpo uma aberração com na última.

    Responda
  3. Antonio Carlos dos Reis

    Acho engraçado o colunista colocar o juiz parcial no mesmo patamar dos outros citados. Estaria a FSP escolhendo seu candidato?

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Nao sendo o chefe do mensalão e do petrolão, ou o chefe das rachadinhas, apoio a FSP. Lula e Bozo devem deseparecer.

  4. Otto Cabral Mendes Filho

    Ano que vem é Lula

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Lula já era.

  5. Paulo Sales

    "Com ele, a próxima disputa terá ao menos quatro nomes com altíssimas taxas de conhecimento, anos de atuação na arena política e laços com segmentos fiéis do eleitorado." Onde que moro se enquadra nesta descrição meu amigo? Forçou a barra aí né?

    Responda
    1. Bernardo Nunes Borges de Lima

      Boa Paulo, no aspecto taxas de conhecimento tenho dúvidas de o Moro "de Villefort" é muito mais conhecido que Cabo Daciolo.

  6. Luciano Napoleão de Souza

    Bruno, deixa a mentira só para o DataFalha! Na espontânea, Bolsonaro aparece à frente do meli-ante!

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Tem razão o prezado. Nos zap que recebo das tiazinhas da novela e dos tiozão do churrasco, nosso mico, digo, mito, vence sempre na espontânea e na preguiçosa. Dá-lhe Nape, que desse hospício ninguém nos tira!

    2. Fernando Candido

      que?

  7. Carlos Simaozinho

    Concordo com a análise, apesar de ela ser superficial. A tendência é essa, ao menos até os últimos dias que antecedem o primeiro turno. Acredito que, se Lula disparar, na preferência dos eleitores da chamada centro-esquerda, e mostrar um segundo turno com o Bozo a tendência será os "ciristas" migrarem para o voto no petista. Já os "moristas", se Bozo disparar entre os de direita e extrema-direita, tendem a mudar o voto em cima da hora e migrar para o capetão.

    Responda
  8. Gilberto Rosa

    O povo quer a volta dos bons tempos, o povo quer Lula, Ciro nao é tao ruim, mas Lula deu resultado. Do outro lado sobram alguns que ainda não entenderam que foram enganados e perderam muito com Aécio, Cunha/Temer, Bolsonaro e o ex ministro vendilhão Moro.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Hahahahahahahaha....os bons tempos de Lula. Que análise vazia de sentido, de profundidade e verdade. O Brasil realmente não tem jeito.

    2. Gilberto Rosa

      Jose estas muito mal informado sobre os resultados dos 14 anos do PT, procure ver qual era o percentual da dívida sobre o PIB, antes e depois, quais eram os montantes de reserva, quais eram os índices de miséria... se o Ciro quisesse algo novo, deveria incentivar a informação em sua base de seguidores. Ciro demonstrou não ter interesse pela nação quando não se posicionou entre o professor Haddad e o monstro, preferiu o muro de Paris, até então eu consideva Ciro, mas foi muito baixo fugir.

    3. Henrique Silva

      Gilberto, é compreensível a sua cegueira da nossa história recente, pois a paixão faz com que vc não se queira ver os defeitos do seu ídolo. O resultado final do lulopetismo após 14 anos no poder foi um desastre para o país, no campo econômico, social, político e moral. O povo não quer voltar a esse passado desastroso e arcaico, sem moral. Quer sim um projeto desenvolvimentista para o Brasil, comandado por pessoa experiente, inteligente, competente e passado sem manchas morais. Ciro 2022.

    4. Luciano Napoleão de Souza

      Está com saudades da corrupção??

  9. Gilberto Rosa

    Moro é o candidato da Folha dos bancos de São Paulo, nao sai do jornal. Já fez o serviço sujo uma vez elegendo Bolsonaro pra virar ministro, agora foi se aprimorar em maracutaia nos estates.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Folha censurando. Carneiro, Moro não sai dos EUA pois gosta da Disney? O que aconteceu com a mudança de governo e Petrobras é só coincidência Carneiro?

    2. Gilberto Rosa

      Carneiro, tu deve achar que Moro não sai dos EUA, antes e depois da Lava Jato, pois gosta da Disney, certo? Sabe o que Sno wden falou em 2013 sobre a espionagem da Petrobras? Aumento da gasolina pra pagar acionistas estrangeiros é coincidência?

    3. Gilberto Rosa

      Flávio, tu deve achar que Moro não sai dos EUA, antes e depois da Lava Jato, pois gosta da Disney, certo? Tenta estudar as guerras do petróleo e associa com a entrega da Petrobras pós Lava jato, também o que Snowden falou em 2013 sobre a espionagem na Petrobras... Depois me diz se a gasolina mais cara pra pagar acionistas internacionais é teoria da conspiração ou fruto do trabalho sujo do vendilhão Moro, que foi ser novamente treinado ganhando bem no EUA.

    4. Flávio Taylor

      Ai meu Deus...outro que acha que Moro é agente da CIA. Gente, para de passar vergonha.

  10. JORGE MAGALHAES

    Em 2018 o Ciro foi o terceiro colocado, mesmo sendo boicotado pelo Lula e PT. O Ciro ganhou da máquina federal do PSDB naquele ano. Atualmente é o terceiro colocado nas pesquisas, o que o coloca como a melhor alternativa à polarização antidemocrática da polarização entre Lula e Bolsonaro.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Ciro boi coitado? Mas não foi ele que entre apoiar o professor Haddad e o capetão, preferiu curtir um muro paresiense?

  11. JORGE MAGALHAES

    Sou assinante, quero saber porque não estão publicando meus comentários? Se a Folha estiver me censurando, cancelarei minha assinatura e farei campanha para que outros assinantes também o façam.

    Responda
    1. Fernando Candido

      Jorge, a triagem é feita por um algoritmo. Está brigando com moinhos de vento imaginarios. É só não escrever certas siglas ou palavras..

    2. Luciano Napoleão de Souza

      Se vc é de direita, essa é a regra na Foice.

    3. Carlos Simaozinho

      Evite escrever em maiúsculo, principalmente siglas, e numerais em sequência, escreva por extenso.

  12. JORGE MAGALHAES

    Corrigindo o pseudo jornalista Bruno. Os maiores índices de rejeição para 2022 são de Lula, o "meliante do Petrolão", e, Bolsonaro, o "meliante do Orçamento secreto".

    Responda
  13. Jane Medeiros

    Tudo vai ficando mais fácil para Lula! Desde o início liderando as pesquisas em meio a radicalismos de Boosinaro e Ciro, dois que guardam grande afinidade no palavreado agressivo. O Brasil está rejeitando esta estratégia. Moro, o juiz parcial, definitivamente é carta fora do baralho. Fica aquele que não compactua com a fome e deseja e tem credencial para o combate ao desemprego e à pobreza! Doria e Leite se perderam na briga e disputas internas das prévias.

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Wilson Júnior, nada disso. Fernando Henrique teve o mérito de estancar a hiperinflação, o que é muita coisa, mas entregou o poder com a economia em frangalhos, com dívida e desemprego crescentes, desaceleração do crescimento, péssima distribuição de renda, ataques especulativos e balança comercial em baixa. Por isso inclusive, o Serra perdeu a eleição pro Lula facilmente. O tucano ganhou somente em Alagoas...Jane, Ciro tem palavreado agressivo, mas não é radical não, engano seu...

    2. Wilson Junior

      Jane, para um governo Lula prestar teríamos que ter antes um governo FHC, ou você realmente acha que foram o Lula e o PT que arrumaram a economia, o país foi entregue funcionando perfeitamente para o Lula e a Dilma destruírem. O Jair não fez nada que prestasse para melhorar, nem sei pra que quer um novo mandato se neste não governou.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Parcial foi o STF ao julgar Lula, contrariando o julgamento de 10 outros juízes, não políticos como seus membros, e sim Magistrados de Carreira em sua totalidade. Namastê!

    4. Jane Medeiros

      Corrigindo: Bolsonaro

  14. Nelson Vidal Gomes

    Acredito que o Segundo turno aponta para Ciro x Moro ou Moro x Bolsonaro. As ruas estão rejeitando Lula, só os instintos de pesquisas não se deram conta disso. Caminham para o descrédito total. Namastê!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Nelson acreditou no Aécio, Temer, bolsonaro e no vendilhão Moro. O Nelson acredita muito, mas falta aprender com os erros.

    2. Otto Cabral Mendes Filho

      Há há há há Lula ganha de qualquer um

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Pesquisa é fotografia. Quem defende Lula não precisa comemorar antes da hora. Quem é contra, não precisa gritar fraude antes da hora. Como se ensina nos quarteis, hora é hora.

    4. José Antônio

      ´´Parcial foi o STF ao julgar Lula...``Você não estaria se referindo ao habeas corpus indeferido por 6 x 5 depois de um famoso tuíter de um general? E um 6 x 5 contra o que está previsto expressamente pelo artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Mas deve ser a ''dificílima hermenêutica'' do artigo. Não é mesmo?

    5. José Antônio

      ´´Líder do governo diz que prisão em 2ª instância foi criada para tirar Lula da eleição. ''Nunca teve prisão em segunda instância no Brasil. Só teve para prender o Lula e tirá-lo da eleição. Foi um casuísmo (Golpe, grifo meu), afirmou Ricardo Barros Camisa Amarela.``

    6. Nelson Vidal Gomes

      * Institutos

  15. ricardo arantes martins

    Desses citado na matéria, somente Ciro é uma alternativa ao Coiso/Petismo. O Brasil achará saída a grande crise economica e maior crise de corrupção de nossa história das gestões petistas e se livrará na extrema mortalidade e inutilidade do Coiso. Moro não tem cancha política, tão pouco conseguiria governar, eis que condenou parte das Elites Políticas e Economicas que tramitam pelo Congresso.

    Responda
  16. Alexandre Sartori Barbosa

    Congestionada para segunda e terceira via. Lula vai ganhar no primeiro turno. Agradeçam ao ex-juiz parcial.

    Responda
  17. Maria Lygia de Toledo Barros

    Lula, Bolsonaro, BolsoMoro e BolsoCiro !! difícil !!

    Responda
  18. Milton Nauata

    Não tenho bandido preferido, já votei no lula, votei no bozo e ambos decepcionaram, na próxima vou de bandido novo, rsrsrsrs.

    Responda
  19. Nelson Vidal Gomes

    Esses quatro podem ser, seguramente,representados pelas seguintes ilustrações sob o aspecto político, pois Deus que os julguem quanto as suas pessoas. Bolsonaro é a cruel realidade, Lula a insuportável mentira, Ciro Gomes o arrependimento em vias de convencimento e Sérgio Moro o Cavalheiro da Esperança.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Cavaleiro da Esperança para seus admiradores foi Luis Carlos Prestes. Quanto ao juiz de Maringá, quem pode falar sem os desempregados da Odebrecht aque e em outros países do continente.

    2. José Antônio

      ''A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%.'' (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência). Por favor, NÃO vendam os US$ 382 bilhões de ''mentiras'' das reservas internacionais poupados por Lula e Dilma. Caso contrário, o FMI volta! Hoje, por enquanto, o Brasil é credor do FMI e dos EUA também.

  20. mauricio silva

    O marreco terá um enterro político antes de começar, mais fácil fazer política com o poder de juiz! Na hora do voto ele terá a resposta dos crimes que praticou!

    Responda
  21. W Oliveira

    A Via da Sensatez não inclue Bolsonaro nem Lula. No cargo, ambos se renderam ao balcão de negócios do congresso e da banda podre da iniciativa privada, e comeram ou ainda comem na mão do Centrão. Renovação total, fora políticos jurássicos.

    Responda
    1. W Oliveira

      Prezado Rafael, ninguém é obrigado a se conformar com essa situação. O voto dos conformados e dos idealistas tem o mesmo valor na urna. Pense positivamente.

    2. Rafael Lopes

      E o senhor acredita que será diferente com qualquer um que não seja Lula ou bozo? Inocente. Política é assim, desde sempre.

  22. MARCIA CRISTINA POLON

    uma vaga, Lula, quer dizer que Ciro, Bolsonaro e Moro disputarão a outra vaga. O que tenho a dizer, e que votarem no Moro ou Bolsonaro, querem o Brasil da forma que esta, tudo caro, preços subindo, salario caindo, povo pegando osso em caminhão queimado

    Responda
    1. Rodrigo F Cabral

      Lula igual

  23. wilson kfouri

    A disputa ficará circunscrita entre o antibolsonarismo ( civilização),e o bolsonarismo(barbárie). Evidentemente,a barbárie terá Bolsonaro como representante e a civilização o líder nas pesquisas Lula pois a 3ª via é forma por bolsoarrependidos..

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      José, a primeira frase do teu texto é simplesmente fantástica. Fanático não tem solução.

    2. Henrique Silva

      Não se pode esperar uma compreensão lógica de um fanático quando quer enaltecer seu ídolo. De certa forma pode-se vincular as atitudes do Bozo à barbárie, porém, evidentemente não se pode deixar de ter Lula como representante da corrupção. A civilização rejeita tanto a barbárie como a corrupção. É por isso que as pessoas que não escolhem candidatos por paixão buscam uma via que seja honesta e democrática.

    3. Hernandez Piras Batista

      Comentário "desinteressado". O discurso que associa a 3a via a bolsonarismo arrependido é manjado demais para ter sucesso fora do estreito círculo dos militantes. Tenta outra!