Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Pimentel Pereira

    Certo mesmo é que nenhum presidente de república vai melhorar os indicadores do país, esse regime está tão impregnado de incompetência que mudar o sistema é difícil pois derruba as posições de uma elite ruim e pobre de valõres, pra se ter uma idéia, os mesmos poliricos que promoveram o controle da inflação, programa de energia e água para todos, psfs, transporte escolar, merenda, comunicações nos entregaram um futuro presente de violência, desemprego, desigualdade, impunidade, carestia, corrupçã

    Responda
  2. José Cardoso

    O fato é que foi acertada a decisão de construir as refinarias de Abreu e Lima e Comperj. Demanda pelos refinados existe, tanto que hoje ainda os importamos. A execução, a megalomania dos projetos e os danos financeiros à Petrobras com a obrigação de participar dos leilões do pre-sal, ter que comprar equipamentos nacionais, e ainda ter preços internos tabelados para ajudar na reeleição da presidenta foram os erros. Faltou foco e uma administração independente que uma empresa privada teria.

    Responda
    1. Murilo Alves

      Você acha que vender a Petrobrás é a solução?

  3. Hercilio Silva

    Imposto inflacionario seria o 0,1% dizendo, se não tiram mais dos pobres com o orçamento que eu quero, a gente toma a força via inflação?

    Responda
  4. Guilherme Torres Godoy

    Dos grandes economistas discordam um do outro de seus cálculos com respeito ao futuro de nossa econômia, preocupante nem é isso deles discordar, nos o povo, representado pelas donas de casa - porque são elas que compram - no discordamos, ficamos apavorados o dinheiro acabou, eles os senhores econômistas sabem que a tormenta da inflação está la na esquinha e não adianta discordar. O que adianta é falar ate quando vamos segurar comendo só osso. Parabens sr Guedes....deu certisimo a ka-ga-da.

    Responda
  5. João Perles

    Dois livros, duas grandes obras que unidas a trabalhos de outros economistas constituem uma nova 'Nova Crítica da Economia Política' e ajudam a entender as estratégias corporativas e políticas que levam a absurda concentração de renda do mundo atual, com tendência a aumentar: O capital no século 21 e; Capital e ideologia. Ambas escritas por Thomas Piketty. Não adiante ficar lendo os economistas brasileiros falando sobre o tal 'tripé macroeconômico' ou sobre as 'reformas' [espaço, por favor!].

    Responda
    1. Marcelo Costa Batista

      Disse tudo amigo, a maioria dos economistas brasileiros que se intitulam liberais e pró-mercado, não passam de vasalos da elite financeira e Rentista atual, verdadeiros (capitães do mato modernos) pois a escravidão atual é econômica e social, eles estão ultrapassados e desmentidos pelos fatos, pelos países de1° mundo atualmente e pela nova ordem política e econômica mundial, ou seja são uma farsa.

  6. emerson mattoso waldyr pessoa mattoso

    A tese do Prof eu nao sei, mas é certo que a Petrobrás registrou prejuizo, no período de construção da dita refinaria, que está operado parcialmente, e que a Petrobrás tentou vender e não apareceu comprador.

    Responda
  7. João Leite Leite

    A partir do começo dos anos noventa o Brasil trocou os investimentos em projetos de desenvolvimento econômico por distribuição de merrecas na intenção de ter um eleitorado cativo. Funcionou para eleger políticos mal intencionados. Só que o país só afundou na pobreza. A divida e o empobrecimento do povo cresce mais do que bola de neve. O que faz a economia crescer é o salario dos trabalhadores. 15% da população está desempregada e 50% o salario não da para levar vida digna.

    Responda