Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nivaldo Dias

    Estamos a esquecer das diversas palavras da língua inglesa que nos empurram diariamente e sem causar escândalos Infelizmente é ruim mas não podemos deter o poder da internet vide o caso dos animes orientais. Da pra levar na boa, pra isto serve o enriquecimento cultural.

    Responda
  2. Carlos Oliveira

    "Nacionalismo rançoso" é o que vou lendo em vários comentários patéticos, aqui abaixo. Gente complexada não tem emenda. E confirmo: Também li muito Tio Patinhas na minha infância, e nem por isso passei a falar como os brasileiros. Nem os casos extremos relatados no artigo são minimamente generalizáveis.

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      Em relação à primeira parte, o seu comentário anterior fala por si e dispensa mais observações. Quanto ao resto: sim, há gente louca no Mundo inteiro e Portugal não é exceção. Por quê, deveria? Seria preferível que a imprensa de Portugal e do Brasil se dedicassem a algo mais útil do que dar destaque a situações esdrúxulas, como se fossem minimamente representativas do que quer que seja. Sevem para dar voz a uns quantos rancorosos...

    2. L S Sá

      Fiquei curioso: quem exatamente você está chamando de rançoso? Porque neste caso, são os portugueses que estão a discriminar o português falado no Brasil (que na matéria chamam simplesmente "brasileiro") como um tipo de infecção linguística que deve ser tratada em sessões de "terapia da fala"! PS: Meter crianças em salas de terapia para tratar o sotaque é tão patético e surreal que mais parece a premissa de uma esquete do antigo Monty Python.

  3. L S Sá

    Simplesmente patético. Portugal é em todos os aspectos um país insignificante, com uma população infértil em contínua decadência, que "fala" uma vertente eslava da língua portuguesa, sem gerúndio e sem pronunciar as vogais!

    Responda
  4. Helio Cardoso

    Tá provado, até as crianças portuguesas tem dificuldades com a rapidez da pronúncia que causa o encurtamento das palavras e o engolimento das vogais!

    Responda
    1. conceição aparecida araújo oliveira

      Achei graça. Deve ser isso mesmo.

  5. Leonardo Gama

    Se o Brasil não existisse, a Wikipédia em português não teria mais de um milhão(!) de artigos.

    Responda
    1. Paulo Marcon

      E isso prova alguma coisa? Wikipedia em português não ganha Nobel de Literatura.

  6. Joao Pinheiro

    "Sucesso de youtubers nacionais entre crianças portuguesas causa polêmica". Os youtubers de Portugal também são nacionais, só que de Portugal. Talvez o olho dessa matéria devesse ser "Sucesso de youtubers brasileiros entre crianças portuguesas causa polêmica". Ficaria mais claro.

    Responda
  7. Sandra Maciel

    A vingança da colônia.

    Responda