Ilustrada > Gilberto Gil é eleito como novo imortal da Academia Brasileira de Letras Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parabéns ao Gilberto Gil e à Fernanda Montenegro.
Mente quem diz que a candidatura de Conceição Evaristo não protestou por falta do ritual de aproximação com os acadêmicos. Conceição não serve aos propósitos reacionários da ABL. É escritora mesmo, mulher, negra e não frequenta os salões perfumados e escravocratas da elite do Rio de Janeiro, onde a maioria das madames jamais apertou a mão de um negro. Fernanda Montenegro adentrou o mausoléu da literatura de brasileira, de braços dados com a Nélida Piñon.
Onde se lê "não protestou", leia-se, por favor, "não prosperou".
Academia Brasileira de LETRAS ou Clube dos Artistas, onde tem preferência quem morar no Rio de Janeiro? E os grandes escritores de outros estados como ficam?
A Academia Brasileira de LETRAS está virando um grande CLUBES DOS ARTISTAS, em que a condição que mais pesa para a eleição é ter residência no Rio de Janeiro. Nada contra Fernanda Montenegro e Gil, mas como mineiro pergunto: os grandes escritores das alterosas Rubem Alves e Roberto Drumond um dia passsaram sequer pela porta de entrada da Academia. Voltando ao Clube dos Artistas, é melhor dar a próxima vaga a Lolita Rodrigues, ex-mulher de Airton Rodrigues, ambos criadores do clube.
Parabéns à ABL que num momento melancólico do Instituto Palmares que procura rebaixar os GRANDES NEGROS da nossa história, passada e contemporânea, por uma capitão-do-mato em pleno século 21, elege para uma das suas cadeiras um dos maiores representantes negros da arte brasileira de todos os tempos. O legal dessas ocorrências é que os negros rebaixados pelo capitão-do-mato voltarão aos seus devidos lugares em 2023, e Gil tornou-se IMORTAL.
Amarra o teu arado a uma estrela, e aà tu serás, o lavrador louco dos astros, o campones solto nos ceus, noutros planetas risonhos, outras especies de dor...Viva Gil!!
Tenho vergonha de dizer que só soube que Machado de Assis era negro quando li o "Cânone Ocidental" de Harold Bloom. A coleção que eu devorara na biblioteca trazia fotos em que sua pele era embranquecida e seus lábios ocultos pelo bigode e a barba. Ao eleger Gil, de méritos culturais inquestionáveis, a ABL nos devolve "o escritor negro" (dizia Bloom, "afro-brasileiro") que a fundou. E faz justiça tardia, ainda que por linhas tortas, a Conceição Evaristo.
Não há mudança de concepção na ABL. Há o sequestro da academia pela esquerda festiva! Lamentável! Machado de Assis deve estar se revirando no túmulo!!!
Ah sim, Machado de Assis, negro, escritor, intelectual, vanguardista do século 19, que seria plenamente conectado ao atual governo Bolsonaro, com certeza deve estar se revirando no túmulo por causa da escolha de Gilberto Gil para a ABL.
Diante do atual Governo brasileiro,, um inimigo da cultura, a Academia Brasileira de Letras avança na diversidade na escolha de seus membros e mostra que o Brasil tem um amplo campo cultural, cujas matizes devem está presentes na entidade. Algo de novo e que representa o seguimento de uma literatura aplicada nas pessoas de Fernanda Montenegro, atriz, e Gilberto Gil, poeta do povo. Educação e Cultura são as chaves do desenvolvimento de qualquer nação. Como escritor, saúdo os novos “imortais”.
Durante décadas houve silêncio sobre pertencerem à ABL nomes como Ivo Pitanguy (cirurgião plástico), Roberto Marinho (magnata das comunicações) e José Sarney (escritor bissexto?). IncompreensÃvel estranhar nomes relevantes como Montenegro e Gil. Quem ganhou o Nobel de literatura de 2106? Bob Dylan... cujo pseudônimo é homenagem ao poeta Dylan Thomas, que escreveu Retrato do Artista quando Jovem Cão, parodiando James Joyce... e tudo volta à poesia e à s "Letras".
Apenas cogitações: o IDH e os valores da classe polÃtica do Maranhão; a contribuição das O. Globo para a cultura nacional (apenas para reflexão, convém lembrar que milhões de brasileiros deixaram de sintonizar a rede "seja lá o que for"); e, finalmente, o excesso de virtudes do Pitangui e suas contribuições para o bem estar do ser humano. Tudo meio paradoxal, meio nonsense. Convém análise à luz da lógica, da razão e de procedimentos civilizados, com serenidade, calma e elegância!
o "independente de seus vÃcios" me intrigou... refere-se a Sarney, Roberto Marinho ou Ivo Pitanguy?
Sócrates indagaria: uma coisa é uma coisa e outra coisa é também uma coisa? A resposta pode ser encontrada em Platão, Aristóteles, Hobbes, Locke, Marx e Adam Smith. Com esses, já dá para formular a introdução da resposta.
Desconheço o estatuto da ABL. A questão fundamental: a norma permite o ingresso, na Academia, de notáveis da Medicina, das Comunicações, da PolÃtica e da Arte Teatral, Cinematográfica e Musical, em detrimento de escritores em sentido restrito? Queira notar que grafei os campos do saber com maiúscula, para reafirmar o respeito que tenho pelas respectivos integrantes, independentemente de seus vÃcios. Vale dizer, uma coisa é uma coisa e outra coisa é também uma coisa.
2016, claro
Instituição
Dois grandes brasileiros . Como ninguém é perfeito, carregarão esta pequena nódoa em suas brilhantes biografias. Fazer parte de uma instalação que deu as costas para Mario Quintana em favor de josé sarney não acrescenta nada de bom ,pelo contrário. Enfim, tudo é vaidade...
Sarney entrou porque pagou.E so ler a biografia não autorizada dele. ja Gilberto Gil dizem ,a mulher cobra pro distinto ser entrevistado.A Fernanda Montenegro faz aquela cara de fada até em personagens odiosos como daquela que escrevia cartas,a piada que rola é merecia um oscar por fazer um personagem mau que explorava uma criança e se passar por boa para a maioria das pessoas que assistiram o filme.E o que tem a ver a ABL com isto?Nada!Além de fazer uma média com quem lhe pode dar algo em troca
Grande Gil, poeta, compositor excelente! Parabéns!
Desse jeito . Logo , logo Xitãozinho e Xororó serão presidente e vice da ABL
Caro Laerte, não li sua manifestação sobre a ABL ter tido nomes como Ivo Pitanguy (cirurgião plástico) e Roberto Marinho.
Temos atrizes e cantores tão magistrais, a ponto de agora a inefável ABL contar com dois integrantes dessa estirpe. A dúvida e a dÃvida que hesitam em se calar: e escritores, temos? Caso existam, são ultrapassados por insuficiência de qualificação para concorrer ou porque notório saber näo sensibiliza os respectivos eleitores, aà incluÃdos os ad hoc?
Durante décadas houve silêncio sobre pertencerem à ABL nomes como Ivo Pitanguy (cirurgião plástico), Roberto Marinho (magnata das comunicações) e José Sarney (aka escritor bissexto). IncompreensÃvel estranhar nomes relevantes como Montenegro e Gil. Quem ganhou o Nobel de literatura de 2106? Bob Dylan... cujo pseudônimo é homenagem ao poeta Dylan Thomas, que escreveu Retrato do Artista quando Jovem Cão, parodiando James Joyce... e tudo volta à poesia e à s "Letras".
Uma mais do que justa homenagem a quem nos encantou durante décadas com suas maravilhosas composições. Anda com fé, mau amigo, que a fé não costuma falhá...
Um dos maiores poetas da contemporaneidade. Parabéns.
A vida imitou a arte da capa do disco tropicalista, de 1968, em que o compositor vestido de fardão ironizava a Academia como signo representativo das instituições culturais conservadoras. Parabéns ao morador do exclusivo edifÃcio Chopin. Teve mais sorte que Lima Barreto, João do Rio e Conceição Evaristo.
Falou tudo.
A justificativa de que a ABL não elegeu Conceição Evaristo porque não fez o "beija-mão" é negada pela eleição de Fernanda Montenegro, que escreveu a carta e silenciou até o dia da eleição. A Escolha de Gil é um avanço, mas não apaga essa mácula.
Enfim boas notÃcias! Por mais que ignorantes e estúpidos tentem sufocar a Cultura, ela sempre vai respirar na alma do povo. Parabéns a ABL. Parabéns Fernanda e Gil!
Gil ê mais do qur cantor. É um compositor magnÃfico, um.poeta da música brasileira e um músico extrabordinário. Já percebi que a FSP gosta de depre ciar nossos grandes compositores populares chsmando'os de cantores, quando na verdade eles são muito mais do que cantores.
Gostei da mudança e tal, mas o nome da academia começa a perder o sentido. Vai mudar para Academia Brasileira de Cultura?
Concordo, Eduardo, e sou fã delas. Mas algo me diz que vc não leu a matéria antes de comentar, né?
Assim a literatura podia concorrer ao oscar né mesmo?
André, deixa te contar uma novidade, há letra nas canções do Gil. Abraço!
Igual à atriz recém-eleita em para a academia, a reportagem deveria lista ao menos os livros publicados pelos “honrados” escritores. É o descrédito das honrarias concedidas no passado. Como vamos, Silvio Santos receberá o Nobel da Paz pelos sorrisos no auditório.
Aquele abraço.
Será Ministro da Cultura novamente. Frias voltará para o bueiro de onde saiu.
Parabéns. MerecidÃssimo.
E como diz o poeta Gilberto Gil , a Academia Brasileira de Letras será o melhor lugar do mundo aqui e agora!
Merecido! E a palavra que nos move, ela está em tudo. Nem mesmo o livro pode contê-la.
Grande! "A Bahia lhe deu régua e compasso". Parabéns,
Roll over Beethoven !
Parabéns!!!
Sensacional! Sensacional! Salve Gil! Salve Fernanda! Vida longa para eles.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Todo compositor é um poeta e a Academia Brasileira de Letras é o local para um poeta. Banana dá uma boa rima , então maningue menoscabo ao senhor ,por essa trama!
De uma Academia que tem Merval Pereira como membro o que se pode dizer mesmo ! Ao menos Gil veio dar um pouco de brilho.
Bem, Garcia, voce pode provar essa tua tese. Se candidate, e se for eleito ela estará confirmada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Gilberto Gil é eleito como novo imortal da Academia Brasileira de Letras Voltar
Comente este texto