Ilustríssima > Maioria se comporta como negacionistas do aquecimento global, diz Eliane Brum Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eliane Brum é uma das melhores jornalistas em atuação no paÃs. Escreve frequentemente no El PaÃs Brasil em matérias extensas e profundas e sempre corajosas.
Creio que haja uma sensibilidade ambiental entre as classes médias, talvez não haja é essa sensação de urgência. Achei interessante essa percepção das comunidades de indÃgenas, ribeirinhos, quilombolas e grupos historicamente espoliados como instâncias de resistência e agentes do futuro. Também aprecio essa distinção de Arendt entre responsabilidade coletiva e culpa, cabendo-nos a primeira nas ações de reparação social e preservação ambiental, a educação como uma ação importante.
E Lula viajando pelo mundo, fazendo a verdadeira PolÃtica, trabalhando pelo Brasil como verdadeiro estadista que é, a Folha não noticia por quê?
Só considerar o estudo da Groenlândia, e o resultado por 2 anos seguidos que li, ela não volta mais a quantidade de gelo e esse ano choveu água a 3 mil metros de altura o que nunca tinha sido registrado antes.
Que fala bela! Super fan dessa pensadora! Obrigada pelas palavras transfprmadoras!
Concordo com as pertinentes colocações da Eliane, mas entendo que mais importante ainda que salvar a Amazônia, é salvar o planeta Terra, parando IMEDIATAMENTE com as queimas de combustÃveis fósseis nos EUA, China, Ãndia e Rússia por exemplo, e o Brasil seguindo a mesma linha fechando a usina que queima carvão na térmica Jorge Lacerda 857MW, no sul de SC, do sul do Brasil ao sul da América do Sul!!!
Recomendo à jornalista a leitura de Steven Pinker, para aplacar um pouco sua acidez injustificada. Segundo o célebre autor, muitos jornalistas acreditam que, ao acentuarem o negativo, estão cumprindo seu dever de vigiar, investigar, e afligir os leitores. Esse viés tem, segundo Pinker, raizes psicológicas profundas. Freud explica.
Ressalvo que admiro a coragem da Eliana em mergulhar num desafio amazônico, e espero que ela possa apreciar o lado bom do desenvolvimento. Belo Monte inundou apenas 1/3 do que estava no projeto original, salvaguardando serviços ambientais e socioeconômicos importantes. Vejamos o copo meio cheio ao invés do meio vazio.
Simples e inteligente como a vida deve ser!!!
Excelente jornalista e escritora. Lembro-me que certa vez escreveu para o uso inadequado do tÃtulo acadêmico doutor pelos mais variados bacharéis da vida, principalmente advogados. O opúsculo ''Doutor advogado, doutor médico'' é encontrado facilmente na Internet.
Grande jornalista, inteligente, maravilhoso texto, antenada, defensora do meio ambiente e propagadora do "verdadeiro jornalismo". Oh! Se todos e todas fossem iguais a vc, o "jornalismo" teria salvação.
Alarmante, as ações de cada um podem contribuir para o meio ambiente, evitando o uso de transporte movido a combustÃveis fósseis produzindo menos lixo não desperdiçando água etcÂ…cada um tem obrigação de atuar e promover o respeito ao meio ambiente
A alienação é alarmante. As pessoas só olham pro próprio umbigo
Temos hoje no Rio de Janeiro, uma massa de ar polar sobre nossas cabeças, de temperaturas que caracterizam os dias mais frios do inverno. Isso está acontecendo no meio da primavera há cerca de 40 dias do verão. Algo de muito estranho está acontecendo com o clima! O que será? E nós aqui, em nossa empáfia antinatural apenas nos preocupando com nosso cotidiano de intrigas, falácias e mentiras. O planeta está nos dizendo algo que ainda poucos pararam para tentar entender.
Eu por mim estou achando ótimo. E as atuais chuvas acima da média são importantes também para encher os reservatórios.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Maioria se comporta como negacionistas do aquecimento global, diz Eliane Brum Voltar
Comente este texto