Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Um dos traços do racismo está na necessidade de estar melhor vestido. Um negro de calça comprida, blusa e sapato será recebido como mais um consumidor em qualquer estabelecimento comercial ou bancário. Mas se sandália e bermuda, informal demais, suas chances de ser visto com desconfiança aumentam muito em relação a um branco nas mesmas condições.

    Responda
  2. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Sim.

    Responda
  3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A discriminação de classe é básica, afinal estamos no capitalismo, Modo de Produção que sucedeu o Feudalismo e o Escravismo. Embora não tenha eliminado todas as relações de exploração pretéritas, as tornou secundárias. A polarização é entre trabalho e capital, com padrões de consumo e renda que dão suporte ás discriminações, que não cabem na racialização das relações sociais!

    Responda
  4. ISAIAS DA SILVA

    Concordo com quase tudo. Menos no sapatênis. Algumas coisas são imperdoáveis.

    Responda
  5. Karla Souza

    Excelente reflexão. Se a educação fosse pública e de excelente qualidade para todos, talvez fosse o espaço neutro ideal a ser compartilhado por ricos e pobres .

    Responda
  6. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Doutor em economia que apresenta o problema mas não oferece 1 solução.

    Responda
    1. Pedro Schu

      Ter conhecimento e aceitar que existe um problema é o primeiro passo na busca de uma solução. O autor consegue de maneira didática sintetizar questões profundas que perpassam os movimentos progressistas do início do milênio, palmas pra ele