Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Manoel Raimundo Alves

    Quá, quá, quá… o pato de Maringá não consegue mais voar!!!

    Responda
  2. Fabíola Lami Ferrari

    Ótimas ponderações. Nem Lula nem Bolsonaro. Entre um velho político narcisista condenado e um velho político narcisista demente, ao menos um narcisista que tenha algum equilíbrio mental e história. Infelizmente o principal quesito hoje é escolher entre um não-maluco e um não-ladrão.

    Responda
  3. fabio mariano

    O que esperar de um magistrado bandido? A desfaçatez da direita não tem fim!

    Responda
  4. Hercilio Silva

    O colunista parece resumir o pensamento majoritário na mídia. Pelo neoliberalismo arrisca até mesmo a democracia. Fala nas prisões, mesmo as ilegais como se fossem críticas à lava jato. Pelo jeito contra os adversários políticos fazer uso de cargo no judiciário e MP pra eleger o que esses apoiam vale. E uso de dinheiro do judiciário, público, pra financiar campanha de candidatos simpáticos não existiu?

    Responda
  5. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

    O colunista tão jovem , filho de escritor respeitável, razoavelmente preparado, mas já é uma decepção pois não toca em assunto fundamental : Moro foi desmoralizado e derrotado em todos os processos contra o presidente Lula . Foi parcial , imoral e ilegal.

    Responda
  6. CESAR PAES

    Joel, acompanho você em suas falas e posts, mas não me comove sua defesa de Moro. Se fez algo de que era sua obrigação, muito bem, mas o que fez no desvio de sua função pesa muito mais. Exemplo: evidente ambição política incompatível com a magistratura, ignorando a isonomia processual, como se processos fossem instrumentos da inquisição, restringindo direitos de muitos acusados, como manter Marcelo Odebrecht preso 2 anos para forçar uma delação que ao final deu em nada. (continua)

    Responda
    1. CESAR PAES

      Continuando: Propôs esdrúxula legislação sob o nome de "dez medidas contra a corrupção" que, entre outros despautérios, previa a eliminação das liminares em HC's e o "Pacote Anti Crime" concedendo licença para que policiais pudessem matar cidadãos impunemente, sob o pretexto do medo ou violenta emoção, o que é subjetivo e impossível de apuração prática, a chamada excludente de ilicitude. Evidentemente não tem equilíbrio para governar.

  7. Sebastião Barbosa

    É realmente desanimador constatar que Sérgio Moro foi alçado pelos ilustres formadores de opinião como uma alternativa legítima para 2022 mesmo depois de todo o estrago que ele fez. Pelo que entendi, é só ele "encarnar um projeto viável para o país" "nos próximos meses" que estará apto a representar legitimamente uma "terceira via". Afinal, no país de Jair Boca Aberta, defeito tem valor de virtude. Ele certamente terá um projeto para um país inteiro em alguns meses: assim nascem os mitos.

    Responda
  8. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    O negacionismo lulopetista é que sustenta a radicalidade da aversão pelo Juiz. Extrema direita & pseudo esquerda unidos em só objetivo: deturpação! A candidatura de Moro parece que balançou as estruturas da polarização B./L. Claudia F.

    Responda
  9. Genivaldo Bazílio dos Santos

    Respondendo à provocação filosófica: O ex-juiz é a 2a. via autenticada do bolsonarismo.

    Responda
  10. José Pereira Lima Filho

    Moro se enganou? Conta outra. Ele pulou do barco quando percebeu que Bolsonaro não o nomearia para o Supremo.

    Responda
  11. Cristina Dias

    É a última via do bolsominion desesperado vendo o Mito derreter.

    Responda
  12. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Espaço demais para uma pessoa cuja trajetória demonstrou fartamente imparcialidade como juiz, oportunismo como ministro, imoralidade na sua ida para a iniciativa privada e completa alienação sobre os problemas prioritários do Brasil, nessa tentativa furada de voltar como político com cargo eletivo. A pergunta que não quer calar é se o ex-juiz e ex- ministro está buscando imunidade para o futuro que o aguarda? Muita coisa ainda deve ser desvendada sobre a sua obscura atuação na lavajato.

    Responda
  13. Evando de Almeida

    O moro não é nada, foi moldado a partir do imperialismo norte americano. Só não enxerga quem não quer, mas aqui na república de bananas tudo é possível, vide bolzonaro

    Responda
  14. RONALDO São Romão Sanches

    Parece-me a única via para derrotar o Bozo, ir para o segundo turno e patrolar Lula e o populismo corrupto. Moro Presidente

    Responda
  15. Luiz Candido Borges

    Como previ, 90% dos comentários foram de ódio incontido ao Moro e acusações de "morismo" ao autor. Claro, para a esquerda o ex-juiz é o monstro que prendeu o Lula, o intocável (fato reconhecido pelo pudê tão logo ele saiu da cadeia), quanto pela direita, que teve alguns de seus próceres, os eternos donos do pudê, devidamente enquadrados: ele criou inimigos em todo o lamentável espectro político. Não me xinguem, gente, eu não sou "morista", apenas mantenho minha capacidade de avaliação crítica.

    Responda
  16. José Rosa

    Considerar que se Moro fosse extremista ou tivesse tanto interesse a vaga no STF não teria pulado do barco, teria continuado a sujeitar-se ao chefe tão inculto, inicivilizado, parece atenuante às más condutas dele. Mas como chefe da operaçã não sabia ou teria muito mais condições de saber que barco seria esse, antes de tão rapidamente nele embarcar? Não lembram da Teoria do Domínio do Fato, de q eles gostam tanto?

    Responda
  17. Laudgilson Fernandes

    Terceira via, só se for a Alemã. Ele se daria bem por lá.

    Responda
  18. Paul Muadib

    Não serve nem como décima via.

    Responda
  19. Chiara Gonçalves

    Ah, me poupe!

    Responda
  20. Valdir Teixeira da Silva

    Esse tipo de artigo é uma prévia do nível de mentiras e manipulação da próxima eleição. Sérgio Moro é um verdadeiro monturo. Se aliou a Bolsonaro porque se achava mais malandro que o Bozo, acabou levando um pé no traseiro. Ficaria mais bonito a FSP declarar voto no juíz/ministro bolsonarista ao invés de querer manipular o leitor.

    Responda
  21. Mateus Sá

    Se a terceira via for a via suspeita, a via das provas arranjadas, a via da lei em benefício próprio, enfim, a via do conluio, então sem sombra de dúvidas Moro é a terceira via.

    Responda
  22. jose carlos toledo junior

    Moro não passa de um messias autoritário infantil cujo projeto de estado é combate a corrupção. Contudo, ele tremulará esse objeto brilhante e grande parte da população ficará anestesiada. Nos porões mofados e as escondidas, ele já se junta à ideologia (neo)liberal, que desconhece profundamente a propósito. Quatro anos de Moro serão 4 anos de neoliberalismo que levará Brasil ao colapso econômico e social. Talvez seja necessário para brasileiro aprender que neoliberalismo não entrega, só toma.

    Responda
  23. Arthur Bagatini

    Colunista lamentável.

    Responda
  24. eli moura

    E o colunista boss tinha achado que o Moro era 3@ via, e é mesmo a do supositório.

    Responda
  25. Galdino Formiga

    Moro é a quarta via. A terceira via não tem qualquer chance na próxima eleição presidencial.

    Responda
  26. Galdino Formiga

    O jornal não deixa o assinante se expressar. Isso é censura.

    Responda
  27. CARLOS AUGUSTO ALVES

    Quer dizer que o "jenio", o puro, que não sabia ser quem era bolsonaro, agora se acha preparado para ser presidente do país? Esse aí não servr nem pra síndico de prediozinho de 6 apartamentos.

    Responda
  28. Raul Deodato Moura

    Ainda nem se enterrou o atual pretenso mito e já estão tentando construir outro. "Burrice é fazer as coisas sempre da mesma maneira e esperar resultados diferentes" Einstein.

    Responda
  29. Dionisio DeBarros

    Moro nao eh 3a via. Moro eh versao 2.0 de bosonaro. Ele proprio admitiu ser mais pela desconstrucao do pais que bosonaro. Sob um governo moro, Brasil pode dizer bye bye a toda e qualquer atividade genuinamente nacional. Tudo sera comprado nos EUA), pais para o qual moro trabalha. Moro tambem eh traidor. Traiu o judiciario, quando bandeou-se com bosonaro. Traiu o pais, quando mandou prender Lula, o favorito das ultimas eleicoes. E agora trai a si mesmo, entrando na politica que dizia desprezar.

    Responda
  30. haroldo costa silva filho

    A terceira via, terceiro colocado, vai ser o Bozo, se o Lula não ganhar no primeiro turno, o segundo turno será entre Lula e Ciro.

    Responda
  31. Jurema Nordeste

    Mais um 'salvador da pátria'. Nos poupe , Joel

    Responda
  32. José Cardoso

    Talvez o Bolsonaro tenha inviabilizado o Moro para 2022, já que apareceu em 2018 com o mesmo perfil anticorrupção e se mostrou uma fraude. Mas ainda é jovem, e daqui a 4 ou 8 anos a decepção com a violência urbana e a corrupção política deve continuar. Combustível para sua carreira não deve faltar.

    Responda
  33. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Declaração de voto do articulista. E bom que saibamos, porque posar de "imparcial", como se isso fosse possível à mídia como um todo, é pratica corrente no nosso jornalismo. Pena que é um "morista" declarando também toda sua ingenuidade política. Dá para identificar em quem votou em 2018. Agora tratar o justiceiro de Curitiba como "centro-direita" é uma ofensa à inteligência de seus leitores sr. Coelho da Fonseca.

    Responda
  34. Roberto Amaral

    Essa via NÃO vair dar em NADA em lugar algum.

    Responda
  35. Alcione Malheiros dos Santos

    Moro é um bem para o país? Um cara que fraudou a justiça, que tipo de ética implantaria no seu governo? Gostaria de saber como o jornalista reagiria se fosse ele o investigado e sentenciado com os métodos empregados por Dallagnol e Moro. Estaria tudo bem?

    Responda
  36. newton penna

    Por que a imprensa não joga limpo e para de falar nesta malsinada "terceira via", instilando a ideia venenosa de que o PT é um partido antidemocrático? Como em qualquer país democrático, apresentem-se os candidatos - todos - expondo as suas ideias e vença o melhor.

    Responda
  37. CLAYTON MARCELO PRADO DE CAMPOS

    Inaugura-se uma concorrência aberta aos "Bolsomínions"... os "Moromínions". Ambos com características bastante semelhantes e graves tendências em enaltecer qualidades fictícias (em verdade qualidades que mais se assemelham à defeitos) e oportunisticamente esquecer os defeitos de seus "senhores". Espero que os lucros justifiquem a bajulação.

    Responda
  38. Cristina Dias

    Não. É a segunda via desesperada do bolsonarismo.

    Responda
  39. José Augusto Bernabé

    Joelzinho, você precisa perceber que o Moro está lançando um "Balão de Ensaio" para 2026, 2022 já era, reeleição garantida, seja pela "Caneta" ou pelo Carnaval.

    Responda
  40. raimundo campos

    Moro é a esperança de voltarmos a um padrão mínimo de dignidade na função pública e de compromisso com o interesse público, além de respeito ao dinheiro dos pagadores de impostos.

    Responda
  41. raimundo campos

    Moro é a esperança de sairmos do lamaçal em que nos metemos desde 2003.

    Responda
  42. francisco xavier de azaredo neto

    É lícito falar-se em combate a corrupção, corrompendo o Código de Processo Penal? É lícito falar-se em combate a corrupção, sendo um juiz parcial? É lícito falar-se em combate a corrupção e beneficiar-se das próprias sentenças? Só se for o combate a corrupção à moda brasileira.

    Responda
    1. José Rosa

      Quem pensa que é e defendia o impeachment depois do qual viemos parar nessa situação, também não deve ter visto nenhuma incompatibilidade de ele ter sido todo costurado e comandado por sr. Eduardo Cunha, com folha corrida à época e que veio a ser condenado depois.

  43. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Moro é fraude

    Responda
  44. Waltovânio Vasconcelos

    "Liberalismo econômico, combate à corrupção, luta contra o sistema; quem acreditou nisso se enganou redondamente. Sergio Moro foi um desses..." Como assim Joel? Você escreveu isso? O Morozinho, coitado, foi enganado pelo Bozo? Inocente....kkkk. Vai dar uma lidinha no artigo da Cristina Serra para aprender um pouquinho de política no Brasil.

    Responda
  45. Luciano Ferreira Gabriel

    Parabéns pelo artigo, Joel! Suas ponderações foram bastante pertinentes. Temos muitas incógnitas nas candidaturas. Infelizmente, a FSP tem muitos militantes que querem se passar por jornalistas ou analistas sérios.

    Responda
  46. ORLANDO BARROSO DO NASCIMENTO

    Como sempre, Joel lúcido e ponderado. Nesta mesma edição, Cristina Serra chama Moro de “fraude”. Nunca disse o mesmo de Lula, Dilma nem de Sérgio Cabral e outrem. Que se saiba, Moro não tem contra si nenhum processo na Justiça. Já Lula e Bolsonaro... por que então impedi-lo de se candidatar? Os que agem assim devem ter medo de que algo ocorra com seus bandidos de estimação. Só pode ser isso...

    Responda
    1. Joseberto R Cruz

      Sua visão é correta!!

  47. José António Eleutério

    Não. Depois do molusco, da anta e do palhaço criminoso, merecemos mais...

    Responda
    1. AYRTON CASTOR DIAS

      No 2° turno vai dar Moro x Bolsonaro.

  48. Sergio Makrakis

    Joel, se informe sobre a Vaza Jato! Foram ações divulgadas com exclusividade por este jornal, que colocou em descrédito, a operação da Lava Jato do ex-juiz que você está enaltecendo!

    Responda
    1. Joseberto R Cruz

      Descrédito??? Conta outra... esse número do "joga pra debaixo do tapete", já ta superado... o povão vai aprofundar o "chorte na carne" ... espera pra ver... kkkk

  49. Nilton Silva

    Uma coisa é certa, Moro vai apanhar muito tanto de petistas quanto de bolsonaristas.

    Responda
  50. Claudio Belodi

    Não gostei da atitude de Moro no governo, mas se ele se candidatar teremos a certeza de que lado o povo (esse soberano) está.

    Responda