Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sérgio Souza Lima

    Colocassem vc, Joel, sem provas, na cadeia, não por 500, mas por apenas 50 dias e eu queria ver sua opinião sobre esse trast. E.

    Responda
  2. Laudgilson Fernandes

    Sergio Moro é o atraso intelectual, moral e político. Oportunista que levou um chega prá lá, quando não mais servia para o objetivo que era afundar este país na maior crise a mando dos EUA. Um quinta coluna que deveria ser investigado por suas ligações com com a CIA, com doleiros, com negociatas nas chamadas delações premiadas.

    Responda
  3. Andréia Chaieb

    Joel é ingênuo, infantil, burro ou mal intencionado? Os fins justificam os meios, Joel? Suas palavras: "Bolsonaro nunca foi algo diferente de um político oportunista e corrompido do centrão com um saudosismo da ditadura militar." E o teu Moro se aliou a ele! A comparação c Guedes é desonestidade intelectual: Moro foi desmoralizado, virou capacho de Bolsonaro, Guedes sempre teve poder no desgoverno! Joel é parcial, esqueceu de falar da falência de empresas e do papel dos EUA.

    Responda
    1. Thiago Magalhães

      Teu Lulinha se aliou a Sarney, Eduardo Cunha, Calheiros e o que há de política. Com relação ao papel dos EUA na lava jato, não passa de um mero terraplanismo politico.

  4. Irene Maria Paulino Ribeiro

    Otima análise. Estamos juntos nessa nova jornada.

    Responda
  5. Emilia Amoedo

    O que esse ser abjeto fez para o País não tem perdão. Matou a democracia e usou seu cargo para destruir o emprego de milhares de brasileiros. Pra piorar seu "combate à corrupção" era dar passe livre pra miliciano, tb não dá pra esquecer que o que foi recuperado não foi NADA comparado ao que foi destruído. Acelerou o processo, prendeu o Lula e deixou essa desgraça ignorante de Bolsonaro ser Presidente. Esse cara deve muiiitto pro Brasil e o lugar dele é na cadeia, junto com o Bolsonaro.

    Responda
  6. Tha Virgens

    Eeeeu hein! Sai fora! Apoiar esse ex juizeco? Jamé! Ele é igualzinho ao que está no poder! Livrai-nos senhor!

    Responda
  7. Wagner Nobuo Hanaoka

    Morista, lavajatista, o Joel Pinheiro tem o mesmo perfil dos que votaram em Fernando Collor de Mello. Do tipo que condenou Lula sem provas como explicitado por Reinaldo Azevedo na primeira sentença de Moro. E que aplaudiu a retirada da candidatura de Lula por lavajatistas para evitar que enfrentasse Bolsonaro na última eleição. E vai votar também no Dalagnol acreditando nesse discurso farsesco de "fazer justiça" distorcendo o devido processo legal e a Constituição? Que via amoral é essa?

    Responda
  8. Anderson Nunes

    Se depender da sua sabujice pra colocar pilantra em Brasília, dentro de "parâmetros pra debate racional", o jUiz Ladrão já ta elito.

    Responda
  9. Arthur Rodrigo Ferreira da Silva

    Falou mais um que apoiou o Bolsonaro nas eleições...

    Responda
  10. Roberto Catelli

    Inacreditável está matéria que ignora todas as fraudes processuais de Moro eco coloca en un lugar de destaque, como um bom moço que só quer o bem do país. Ele que tirou Lula décima eleição ganha com todo tipo de fraude e depois correu para ser ministro do governo de extrema direita de Bolsonaro. A ambição de Moro não tem limites. Nada mais perigoso na política.

    Responda
  11. sebastiao staut

    Sinto pelo pai desse moço. Não merecia alguém que tem os pensamentos tão mal arrumados quanto os cabelos e barba

    Responda
  12. Marcos Garcia

    É muita hipocrisia desse povo que aponta parcialidade de Sérgio Moro e ignora a corrupção de Lula, comprovada e ratificada em três instâncias. Ou toda a inépcia e crimes de responsabilidade de Bolsonaro. Muita cara-de-pau. Ainda assim, melhor um ex-juiz que tenha sido parcial no interesse de defender a dilapidação do dinheiro público do que um populista corrupto como Lula ou Bolsonaro.

    Responda
  13. Paulo Gomes

    "Se Moro fosse um extremista, ele jamais teria pulado fora do barco"... pois é, ele nunca pulou fora do barco. Seu projeto pessoal de vaidade, poder e tirania travestida de combate a corrupção seguem navegando como sempre. Esse sempre foi o barco do Moro. No julgamento do Lula durante a Lava Jato, como ministro do Bolsonaro e agora como candidato político da terceira via.

    Responda
  14. Paulo Gomes

    Joel se esforça em suas redes sociais pra posar de analista sensato e isento, mas é em textos como este que ele se perde na personagem. Joel, eu tento não te enxergar como mais um ignóbil, mas as vezes fica difícil. Passar pano pra um (ex) juiz que cometeu ilegalidades graves e que tá enveredando pra política num claro projeto pessoal de pura vaidade. O pior é que você sabe de tudo isso.

    Responda
  15. Dionisio DeBarros

    Moro deve entra para a historia so Brasil ao lado de Joaquim Silverio dos Reis. Perto de moro, o traira Temer eh mero aprendiz.

    Responda
  16. Dionisio DeBarros

    3a via nao. Moro eh versao 2.0 de bodonaro. Promete cumprir as promessas de bodoraro e tornar o Brasil num lugar pior que o inferno. Mesmo sendo dificil piorar aquilo q ja esta pessimo, moro promete se empenhar.

    Responda
  17. MARCOS BENASSI

    Tô cansado e não ia abrir a boca hoje, Joel, mas não dá pé: cara, é tanta virtude que nem reconheço o personagem. Tendo cuspido na boa prática processual - não é "detalhe", é o básico! - agido de modo francamente ilegal para prejudicar gente sendo julgada por ele, aderido ao governo Bozo... Zorra, Joel, essa lambida de botas me constrange. Nem da pra calar a boca como eu, hoje, queria: nem a canseira com a barbárie foi suficiente, é demais.

    Responda
    1. Sylvia Alves Corrêa

      Também ando cansada e sem disposição para transformar o que penso em palavras diante do atual cenário político. Concordo com você. É impossível encontrar qualidades em Moro devido à sua vida pregressa. Impossível atribuir-lhe a qualificação de terceira via.

  18. Alcides alcantara

    Escreveu bem; análise sensata.

    Responda
  19. MARCELO SCHUSTER OLIVEIRA SANTOS

    Lembrou uma antiga campanha publicitária de ração pra gatos: blá blá, Moro 3a. via! Blá blá blá, Moro 3a. via! Tão forçado como pedir fiado pra banqueiro. No sentido mais lógico, Moro é a terceira via sim, por onde trafegam os lentos, incapazes de racionalizar os feitos do ex-juiz. De berrante na mão, Moro já prepara a tropa.

    Responda
  20. Eric Moura Duarte

    Seria um prazer ver o Joel julgado por um juiz adepto das mesmas práticas que Sérgio Moro: grampo em advogados, condução coercitiva ilegal, liberação de áudios editados, vazamento de delações, combinação com a acusação e condenação por atos indeterminados. Gente, Moro fez tudo isso no caso Banestado..... é reincidente....Moro é aquele do excludente de ilicitude...... Nao dá!

    Responda
  21. Eric Moura Duarte

    Seria um deleite ver o Joel julgado por um juiz adepto das mesmas práticas que Sérgio Moro: grampo em advogados, condução coercitiva ilegal, liberação de áudios editados, vazamento de delações e condenação por atos indeterminados. Gente, Moro fez tudo isso no caso Banestado..... é reincidente....Moro é aquele do excludente de ilicitude......

    Responda
  22. fernando carvalho

    O esforço da direita pra ungir um novo salvador da pátria anti-PT é comovente. Joel Pinheiro deve achar que seus leitores são beócios que não percebem as entrelinhas na sua defesa envergonhada do ex-juiz. Quais os atributos deste senhor pra tirar o Brasil deste buraco? A promessa de ser um novo messias? E alguém vai cair nessa, de novo?

    Responda
    1. Fatima Wanderley

      Falta, não só argumento, também imaginação e vergonha. O Brasil não vai cair na mesma...

  23. rubens gonçalves

    Mais um morista . Ele não tem consistência cheiro e conteúdo. E uma embalagem rotulada e vazia de político. Moro e bolsonaro é a face de uma mesma moeda. Quem escreve seus discursos em papel mache e a sua conje .

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Para os que não acreditam em nenhum eu deixo o meu abraço fraterno. Namastê!

  24. Marcelo Matos

    Vi coisas importantes feitas na lava jato, mais a soberba subiu a cabeça, devido processo legal foi jogado fora, preventivas sem fim cerceamento de defesa não dá pra compactuar com isso sendo do direito as 20 medidas contra corrupção totalmente inconstitucionais que vai em fim Hc permissao pra matar pobre, o que começou com seriedade acabou nisso por isso meu não ao dr.Mouro

    Responda
  25. Nelson Vidal Gomes

    Depois de D. Pedro II e seu Primeiro Ministro Visconde do Rio Branco, seguido por Getúlio Vargas, Eurico Dutra, Juscelino Kubitschek e Itamar franco, Sergio Moro é o novo Estadista brasileiro. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus. Namastê!

    Responda
    1. rubens gonçalves

      Qual Deus ? O teu?

  26. SYLVIA DOS SANTOS

    Texto preciso. Parabéns ao articulista.

    Responda
    1. paulo Raulino

      Concordo. Da mesma forma que existe um esquadrão da direita disseminando fake news, aqui parece existir um das esquerdas metralhando Moro. A política brasileira está muito conturbada.

  27. Sandro Alexandre Silvestre

    Moro como comprovado foi parcial, traiu a magistratura sua profissão, depois traiu Bolsonaro sem provar nada, agora trai o seu próprio discurso e vira candidato. fezer um texto de opinião é uma coisa, fazer cartinha de fã clube para o Moro é outra .

    Responda
  28. Bruno Barbosa

    Joel, parabéns pelo seu texto. Corajoso. Não é fácil estar contra a maioria. A maioria quer Lula ou Bolsonaro. Logo, qualquer texto que não culpe Moro pela crucificação de Cristo será criticado. Não desista. Precisamos de alguém nesse jornal que não seja estúpido. Siga em frente.

    Responda
    1. rubens gonçalves

      Falou minha consciência. Mas ela não é estúpida como alguns aqui.

  29. Sandro Alexandre Silvestre

    Moro como comprovado foi parcial, traiu a magistratura sua profissão, depois traiu Bolsonaro sem provar nada, agora trai o seu próprio discurso e vira candidato. Ter opinião é uma coisa, chamar as pessoas de BURRAS e diferente.

    Responda
  30. IRAIA GALINDO MENDES

    Se eu fosse a Folha não publicaria artigo tão distante da verdade. Esse Joel não gira bem.

    Responda
  31. Alexandre Sartori Barbosa

    Esse tipo de reportagem me dá uma vontade danada de votar em Lula! Carcar o treze e confirma. O dedo fica coçando mininu du céu!

    Responda
  32. JOSE JONAS DUARTE DA COSTA

    Como pode defender um juiz comprovadamente parcial. Não entendo porque esse Sergio Moro está solto. Com todos as provas do uso judiciário para fins políticos.... Esse rapaz deveria estar preso. A impunidade com os membros criminosos do judiciário é uma vergonha neste país. Ao invés da cadeia, esse matando vai querer a cadeira presidencial.... É cada uma....

    Responda
  33. eli moura

    Corrupção se combate com praticais fiscais e não com seletivos processos judiciais. O ex juiz vai implantar 3 meses de férias pra juízes, uma toda paga em Cancum, diárias em dólares pra procuradores aliados, liberação para tirinho na cabeça de meninos pobres ou pardos e gás pra reduzir a super lotação na cadeia. Joelzinho também usa o jornal pra esconder um monte de melda

    Responda
  34. Laércio Jean Demarch

    Que decepção Joel, achava que vc enxergava um pouco além desse lava-jatismo politiqueiro. Esse pato é uma farsa, é o maior responsável pela desestruturação da economia e democracia do país. Seu lugar é na cadeia junto com o Bozo e outros da sua laia. A folha já declarou quem tá apoiando, só dá Moro ban dido nesse tablóide.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Bruno, não é questão de pensamento ou opinião é uma luta cega contra fatos! É ser parcial como Moro! O dinheiro recuperado não é nada perto do desemprego, da quebradeira das empresas, c interesse dos EUA! Veja como se combate a corrupção nos EUA, pq aqui não fizeram o mesmo?

    2. rubens gonçalves

      Diria que só dá bandido

    3. Bruno Barbosa

      Você está decepcionado porque o colunista não pensa igual a você, senhor leitor? Bem, isso não é decepção, é narcisismo mesmo.

  35. João Batista Tibiriçá

    Não nos enganemos, este filme já vimos. Anticorrupção é tema de Estado, não objetivo de governo. No estado em que estamos: desemprego, fome, sem edicação, sem saneamento, sem crescimento etc. Levantar essa discussão vai aprofundar a crise e não constrói. É só coversa para assumir o poder. De novo!

    Responda
  36. João Batista Tibiriçá

    Não nos enganemos, este filme já vimos. Anticorrupção é tema de Estado, não objetivo de governo. No estado em que estamos: desemprego, fome, sem edicação, sem saneamento, sem crescimento etc. Levantar essa discussão vai aprofundar a crise e não constrói. É só coversa para assumir o poder. De novo!

    Responda
  37. Jose Eliandro Martins Da Luz

    Ele não

    Responda
  38. Rafael Lopes

    Que artigo patético!

    Responda
  39. Cristina Dias

    Não, colunista. Moro é a segunda via hipócrita do bolsonarismo.

    Responda
  40. Cristina Dias

    O colunista finge, na maior cara-de-pau, que todos nós não sabemos tudo o que Moro fez como Juiz, vide reportagens da Vaza-Jato, e como Ministro de Bolsonaro, defendendo absurdos como o excludente de ilicitude para policiais assassinos.

    Responda
  41. Claudio Carvalho

    Não sei dos compromissos desse rapaz, muito menos o nível de seus comprometimentos econômicas e filosóficas, mas enxergo no Joel Pinheiro da Fonseca o típico liberalóide brasileiro pronto a se prestar (e se emprestar) a esse tipo de embromação. Moro não é terceira via; vai virar acostamento. Foi ministro de miliciano e só saiu do desgoverno depois do genocídio estar em curso há tempos. Come no mesmo pasto do Bolsonaro; e nesse repasto, o Joel Pinheiro se mistura para comer os farelos. Comparsa.

    Responda
  42. Cristina Dias

    Na cerimônia de filiação, Moro defendeu um governo amigo dos militares e suas mamatas, um governo aferrado a valores fundamentalistas cristãos, um governo que delega a Economia para a mão grande invisível do Mercado, um governo que usa as instituições que combatem o crime para perseguir adversários. Resumindo: um Governo Bolsonaro, sem Bolsonaro.

    Responda
  43. Cristina Dias

    Assumir um ministério sob a promessa de um cargo vitalício é corrupção. Trabalhar em uma empresa para passar as informações privilegiadas que obteve quando atuava do outro lado do balcão é corrupção. Ser Juiz e atuar em conjunto com uma das partes em litígio é extrema corrupção.

    Responda
  44. Cristina Dias

    Juiz como exemplo de combate à corrupção é uma bizarrice. Quem combate a corrupção é a PF, a Receita Federal, o MPF e o Congresso, legislando. Juiz tem “apenas” que julgar com isenção, o que Moro não fez em hipótese alguma, segundo julgamento no STF.

    Responda
  45. Carlos Eduardo Cunha

    Do Bolsopetismo agora já se conhece bem e sabemos que não serve e não atende. Dois seres em busca do poder e mais nada. Ambos negacionistas de seus erros fundamentais. Agora o Moro pode emplacar,mas claro ainda tem muito chão pela frente, não pode se achar o salvador da pátria e nem ficar só no discurso anti-corrupção. De fato surpreendeu este seu primeiro discurso , a sua prioridade máxima na educação, e numa economia crescente e com valores. Vamos ver.

    Responda
    1. Paul Muadib

      A jurista Susan Rose-Ackerman, professora de jurisprudência da Universidade de Yale, nos EUA, a qual Dallagnol afirmou ser uma das maiores especialistas mundiais em corrupção, apoiou a libertação de Lula e condenou a ilegalidade e imoralidade de Dallagnol e Moro na Lava-Jato.

    2. Daniel Alvares

      Você acreditou? Kkk

  46. Waldemir Leão da Silva

    Análise parcial no sentido mais literal possível. Passou longe dos abusos e do uso da condição de magistrado de Moro, para autopromoção, e os “ganhos” daí decorrentes, sem falar de condutas antiéticas que se seguiram. Dalagnol na mesma esteira, se me permitem opinar.

    Responda
  47. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Terceira via é o mesmo que a terceira faixa, na estrada. Por onde transitam os mais lentos, que serão ultrapassados.

    Responda
  48. Vera Queiroz

    E Lula viajando pelo mundo, fazendo a verdadeira Política, trabalhando pelo Brasil, como verdadeiro estadista que é, a Folha não noticia por quê?

    Responda
  49. verônica Alves de Souza Medeiros

    Forçou demais, Moro liderou um processo cujas condenações foram canceladas pelo STF. Prendeu o concorrente do candidato do qual aceitou ser ministro. Qual candidato? ;Bolsonaro. Trabalhou na consultoria da Odebrecht, empresa que condenada na Lava Jato, operação liderada pelo próprio Moro. Moro e Bolsonaro são uma coisa só, o caráter antiético e o vício antidemocrático os unem.

    Responda
  50. verônica Alves de Souza Medeiros

    Moro e Bolsonaro são a mesma coisa, caro colunista. O resto é distorcer a realidade ou fake News Moro aceitou ser ministro de Bolsonaro após prender o seu maior concorrente Eleitoral de 2028, Lula, num processo cujas condenações foram canceladas pelo STF. É pouco? Após sair do ministério foi trabalhar numa consultoria da Odebrecht, empresa que julgou no processo da Lava Jato. Moro não.

    Responda
    1. rubens gonçalves

      Deveria ser preso.