-
Benedicto Ismael Dutra
O que aconteceu na China e Japão com inflação de 13,5% e 8%??
-
José Cardoso
Será que o efeito deflacionário da grande massa de produção da China, ancorada em salários baixos está no fim? Afinal a renda per capita de lá já passou a do Brasil, e os produtos chineses tendem a ficar progressivamente menos baratos. Se for isso, o período de farra de déficits públicos persistentes pode estar com os dias contados.
-
João Rogerio S
Interessante o ponto sobre a falta de rigor no combate à inflação nos anos 1970, com a guerra do Vietnã e as crises do petróleo por parte dos EUA e tb do BR. Se o BCE aumentar muito a taxa real de juros, vários membros quebrarão, assim como o Japão por conta da alta relação dívida-PIB. Realmente, um possível cenário sombrio para as faixas de renda mais baixas.
-
Andre Ferraz de Toledo
O que vocês, economistas do mercado, não conseguem entender é que o capitalismo atingiu o limite da exploração dos pobres e dos recursos naturais do planeta. Não dá mais, ou vocês entendem isso ou vamos todos pro beleléu.
-
Hercilio Silva
Os economistas vivem numa bolha, só falam em alta de juros e coragem pra tomar medidas impopulares. Qual parte da instabilidade política ser causada por essa receita única ainda não entenderam? Ou acham que esfolar o lombo dos mais pobres não tem limite?
-
Gilberto Rosa
Como informou Piketty, a inflação foi a base utilizada por alguns países após a segunda guerra mundial para pagar a dívida dos estados, honerando principalmente aos pobres. Em outros países houve um aumento na taxação das grandes fortunas, solução que não aparece na coluna da banqueira. Faz 50 anos que o trabalhador americano não vê o crescimento de seus rendimentos, o tal boom, pós Reagan, exclusivamente aumentou grandes fortunas com diminuição dos impostos destas. Artigo enviesado.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.