Hélio Schwartsman > O culpado pela eleição de Bolsonaro é o eleitor Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Nelson Vidal Gomes

    Bolsonaro nem teve a quantidade de eleitores que o elegeu, nem os que nele votaram e que estão insatisfeitos com o seu desempenho estão disto arrependidos. A maior força política do Brasil hoje é o antipetismo, que tende a se consolidar com a eleição de Sérgio Moro, pelas classes A,B e C, não engajados políticamente nem em movimentos religiosos. Namastê!

    Responda
  2. Laudgilson Fernandes

    Estamos aplaudindo papagaio, seria isso? Um texto disforme, distópico, arrogante e chato. Mas com certeza lhe garante o emprego, tal o número de descontentes e assíduos leitores que protestam em vão.

    Responda
  3. Gilberto Rosa

    Graças a lava jato a Petrobras teve roubo trilionário. Moro quebrou empresas e empregos, derrubou o governo e prendeu Lula, pra eleger um monstro que possibilitou a entrega aos pedaços da Petrobras. Roubo descarado que entregou trilhões ao capital internacional. O genial nisto, é que a imprensa faz com que pessoas ainda batam palmas pagando mais caro pela gasolina, gás e inflação. Que loucura, ainda tem quem acha que Moro recuperou dinheiro e não que entregou trilhões do Brasil!!

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Então, na sua visão, deveriam ter deixado quieto e não repatriado os bilhões comprovadamente desviados? Deixar os ladrões em paz teria sido o mal menor?

  4. Marcelo Ribeiro

    Essa é uma questão polêmica, e toda polêmica é uma casca de banana. Serve para quem quer polemizar. Não interessa saber se Lula seria eleito ou não, o fato é que ele foi impedido de disputar a eleição de maneira espúria e antidemocrática apoiado pela grande imprensa e parte da sociedade. A esquerda democrática vem sendo demonizada pelos neoliberais que no Brasil são conservadores fascitóides do que propriamente liberais. Isto sem dúvida também influenciou o eleitor a votar no Bolsonaro.

    Responda
  5. Elisabeth Beraldo Faria

    Lula aplaudido internacionalmente e o sr jornalista resgatando ment iras que sustentaram ala va! A folha e o próprio profissional, enalteceu abes ta, levou muitos eleitores a acreditar que o geno era o caminho certo.. Isso nao dá pra esquecer nao... a culpa entao caríssimo, é de quem mesmo? Foragenocida!

    Responda
  6. Marcos carneiro

    O culpado pela eleição do Bolsonaro foi a lava jato com a destruição da política e o “salvador” Sérgio Moro que destruiu empresas e empregos de milhares de brasileiros com o discurso de anticorrupção, foi ser ministros de Bolsonaro, foi chutado do ministério e foi recuperar as empresas que ele mesmo destruiu e faturou milhões, agora aparece como o salvador candidato a presidente, deveria ser preso pelo desastre que conduziu o País. O grande culpado por Bolsonaro no poder se chama Sérgio Moro.

    Responda
  7. JORGE MAGALHAES

    Aqui no Brasil o povo é massa de manobra, e a grande mídia e seus ‘funcionários’, em grande parte, são responsáveis pela eleição de corruptos e malfeitores, basta olharmos atualmente, onde os ‘colunistas’ tem atuado parcialmente a favor de alguns candidatos.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Olha, isso de achar que eleitor não tem vontade, opinião, convicções ideológicas, é uma forma de fugir das responsabilidades. Quando vota certo, a voz do povo é a voz de Deus. Quando dá errado, ele é massa de manobra, quem pensa nu lugar dele é a "grande mídia e seus funcionários", como os colunistas. Sinceramente, cara, temos de assumir nossas responsabilidades, no bom e no ruim. Eu continuo achando que quem elege corruptos e malfeitores são os eleitores, ponto final.

  8. João carlos Gonçalves de souza

    Em todas as pesquisas o Bozo aparece muito bem entre pessoas com nível de escolaridade superior e renda acima de 10 salários mínimos. Então renda e escolaridade não demonstra ter consciência das mazelas do País.

    Responda
  9. Matheus Fabrício Vieira

    Da SIMMM....FOI A LAVA JATO QUE CAUSOU A RECESSÃO!

    Responda
  10. Guilherme Torres Godoy

    Uma coisa é certa o Lula fez um bom governo, onde ele fez kha-ghada foi na escolha da Dilma, ai já o povo estava bravo, veio o Moro e fechou a conta, fim de papo. O povo não sabe votar, vai na urna e lembra do pastor, do jogador de futebol, do cantor sertanejo ou ate do palhaço, no final come osso mas no aprende. Vamos ver ate onde ele aprendeu, ou muda ou vai ser pior, a grana acabou, depois das eleições ou voltamos a ter esperanças de dias melhores, ou de novo ao buraco.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Desses o palhaço foi o menos pior. O que é curioso, já que o congresso é um circo de horrores. Não creio que aprenderam algo. Antes eu acreditava que a educação mudaria tudo. Agora, vendo o número de criaturas com educação formal que apoiaram o Bozo e correram para debaixo dos bags do Marreko, duvido que algo mude. Esse país está fadado ao fracasso. Quem puder se mudar, mude-se de país, porque esse país não vai mudar.

  11. João Larizzatti

    Pode incluir quem votou em branco e quem anulou o voto nesse rol.

    Responda
  12. Benedicto Ismael Dutra

    Eleição do homem. Não teriam sido todos os maus governos causadores da dramática situação do país com crises e baixo preparo dos jovens?

    Responda
  13. eli moura

    o mesmo esquema de propaganda e desconstrução de imagens da epoca da eleição do bolsonaro está surtando na midia social. A mídia oficial faz campanha escancarada, ouçam aquele véioretrogrado da cbn as 12 horas, ou os jornais da eldorado. Temos que reagir não podemos deixar a estória do bolsonaro se repetir com o moro. O TSE novamente vai fingir que não ouve, não escuta e não sabe, depois da eleição acontecer vai dizer que na próxima não vai acontecer, como sempre. Não podemos deixar isto.

    Responda
  14. ANTONIO JOAQUIM G VELOSO

    Uma amiga minha fanatizou-se pelo Capitão achando que no dia seguinte à sua posse acabariam os assaltos, corrupção a economia seria um sucesso. odiava armas mas entrou de cabeça na defesa das armas, Ameaçou-me processar e me banir do país por não gostar dele. Hoje bloqueada por quase todos os amigo vive no ostracismo, e a economia que antes defendia levou seus amigos fascistas à falência

    Responda
  15. ANTONIO JOAQUIM G VELOSO

    parte de um poema meu Seu apoio não veio de gente ignorante semi-alfabetizada Veio Principalmente de pessoas com nível superior De uma classe média ultra conservadora e fascista Que odeia pobres, pretos, homossexuais e nordestinos Mas vivia com receio de se proclamar ultradireitista Médicos, Engenheiros, Assistentes Sociais, Dentistas Advogados, Juízes, Procuradores, Oficiais Superiores Das Forças Armadas, Bombeiros e Polícia Militar

    Responda
    1. José Cardoso

      Essa gente existe, mas é uma minoria. Não dá para eleger um presidente. Foi a massa do povo mesmo. Ou você ainda acredita na ideia romântica de que a voz do povo é a voz de Deus?

    2. Eduardo Rocha

      Meu falecido pai, médico, falava muito mal dos colegas de profissão. Não sei qual dessas profissões que você citou tem o maior porcentual de reacionários e fascistóides. Entre os médicos esse número é incrivelmente alto.

  16. Raimundo Carvalho

    Se quiserem continuar andando pra trás, que votem no bozo ou no tal terceira via do carai. Todo mundo perdeu e muito. E vamos continuar perdendo. Era só tirar Dilma, que tudo ia melhorar. Zé povinho que entrou na onda da classe média tá roendo o osso que o diabo regurgitou. E a classe média dançou geral. Parabéns aos envolvidos!

    Responda
  17. Mateus Sá

    O analfabetismo político elegeu Bolsonaro.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      E eu jurando que foram os eleitores, por Júpiter!

  18. Nilton Silva

    Apesar do sofisma, concordo que Dilma foi a principal responsável pelo antipetismo. Sua incompetência e arrogância foram determinantes para a alta rejeição do partido. Penso que colocar uma mulher na presidência pra cumprir cota dá nisso ou naquilo.

    Responda
  19. ANTONIO ZENIVALDO COELHO

    Não precisa procurar culpado basta se olhar no espelho V de vingança

    Responda
  20. ANTONIO ZENIVALDO COELHO

    Não precisa procurar culpado basta se olhar no espelho V de vingança

    Responda
  21. Genivaldo Bazílio dos Santos

    O colunista esqueceu-se de dizer que o cidadão que paga tributos e cumpre a Lei é também culpado pelas ilegalidades do ex-juiz e dos procuradores na lavajato.

    Responda
  22. Alexandre Ribas

    Certíssimo. Como já disseram: o povo tem o governo que merece. Pena que pra emigrar é difícil..

    Responda
  23. Márcia Meireles

    Perfeito, eleitores são pessoas adultas, com liberdade de escolha e responsabilidade por essas escolhas. Nem PT, nem Lava Jato, quem teclou 17 elegeu Bolsonaro. Existiam outros candidatos antipetistas concorrendo mas os eleitores deram vitória a Bolsonaro... Eu não teclei 17.

    Responda
    1. eli moura

      Pelo jeito esta dona não aprendeu nada, "havia outos antipetistas..", não se volta por ódio, se volta por programas. Alguns diante da dificuldade de desenvolver analises críticas, ou seja, toma como verdades o que chega pela midia social, coisas como a terra é plana, jesus é acionista do itaú e bradesco e coisas assim, náo tem como mudar. Moro, doria, o leite azedo do sul, mandetta eram todos bolsonário cara mente fraca.

  24. Genivaldo Bazílio dos Santos

    A culpa é do eleitor pela eleição do atual presidente, apesar da lavajato, da ascensão da extrema direita no mundo, do ataque em massa de notícias falsas, da subserviência da imprensa corporativa, da facada no então candidato, etc…

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      É conluio que isso se chama

  25. RICARDO ARANTES MARTINS

    Teve uma série de fatores que levaram esse Coiso ao Poder. mas o penúltimo fator, de fato, foi a sanha de poder e falta de patriotismo de Lula. Poderia ter apoiado qualquer outro candidato democrático, mas preferiu Joga um petista no 2º turno logo após a prisão sucessiva de toda a diretoria do PT. Logo após a prisão de 3 presidentes, 2 tesoureiros e 1 secretário do PT. 1 líder de governo no senado e 1 líder do governo na camara. O último motivo para a eleição Disso, foi o voto.

    Responda
  26. Igor Cornelsen

    São vários os fatores que levaram Bolsonaro ao poder, primeiro o mensalão e o petrolão, e não a lava-jato. A facada que Bolsonaro levou o transformando em vítima, e sua consequência, não participou da campanha eleitoral ficando protegido de seu adversário. O estelionato eleitoral ao levar para seu governo o juiz Moro e Paulo Guedes, enganado os eleitores que continuaria com o combate a corrupção e faria uma reforma econômica. No poder fez o oposto, boicotou as reformas na justiça e na economia.

    Responda
  27. José Augusto Bernabé

    Agora que você percebeu isso? foram 54 milhões que preferiram tentar sair das garras da Corrupção, dos anos de Petrolão e das Fakes da Imprensa protegendo o Partido mais corrupto da história do País que ainda se aproveita da Tragédia da Pandemia para voltar ao Poder mesmo apoiando a Nicarágua. Vai dar M novamente para as ""Esquerdas".

    Responda
    1. HUGO ALVES

      "M" de Messias, o "M".

  28. José Augusto Bernabé

    Agora que você percebeu isso? foram 54 milhões que preferiram tentar sair das garras da Corrupção, dos anos de Petrolão e das Fakes da Imprensa protegendo o Partido mais corrupto da história do País que ainda se aproveita da Tragédia da Pandemia para voltar ao Poder mesmo apoiando a Nicarágua. Vai dar M novamente para as ""Esquerdas".

    Responda
  29. ANDRÃ LUIZ VIANNA

    Como bom consequencialista que você é, caro Hélio, minha ideia é a de que o voto em Bolsonaro foi consequência dos estragos do PT. Estou errado? Com minha admiração, André.

    Responda
  30. Fabiana Menezes

    É isso aí Hélio… existe um quadro muito maior e uma incompetência para falar com o Brasil profundo, muito além das cidades. Parabéns por mais uma vez enxergar além das contingências, afinidades e compadrios.

    Responda
  31. José Cardoso

    Sem dúvida. Havia uma fila de candidatos no primeiro turno, inclusive alguns que já tinham concorrido antes com votações bem mais expressivas como a Marina e o Alckmin. Grande parte dos eleitores quiseram, depois da quase derrota da Dilma em 2014, ter a certeza de que o petismo dessa vez dançaria de vez. É uma lógica parecida daquela citação do Churchill, de que se aliaria até ao diabo (no caso o Stalin) para derrotar Hitler.

    Responda
  32. Peter Janos Wechsler

    Talvez o povo seja mais inteligente do que a maioria pensa. Ouvir durante anos o slogan "o partido da ética na política" e depois ver como essa ética se manifesta na prática desde o começo no poder, fez muita gente mudar de lado. A mídia não elegeu a desgraça que temos no governo atualmente. Contribuiu, talvez. Mas, o seu "controle social", tão desejado, é o caminho errado.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Eu escrevi censura em algum lugar? Mas, "controle" chega bem perto disso. Só a total e ampla liberdade de imprensa é saudável. Cada jornal tem a sua linha editorial. Quem não gostar que procure outra. Nada impede a criação de novos jornais com outra linha editorial.

    2. Marli Moras Garcia

      Procure saber mais sobre o marco regulatório da imprensa e verá que não se trata de censura, mas de estabelecer regras mais transparentes para o jornalismo e para a grande mídia que detém o monopólio da comunicação.

  33. Gilberto Rosa

    Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma dizia Pulitzer. Hélio, não tente covardemente lavar as mãos a jato, você é jagunço da velha grande mídia e são culpados pela contínua desinformação. Fizeram acreditar que Moro e Bolsonaro eram honestos, mesmo com trilhões da Petrobras sendo entregues de barbada a estrangeiros, empregos destruidos, gasolina e gás aumentados para pagar acionistas.

    Responda
  34. Ronald Fedalto

    Foi o Hélio que escreveu, não foi o Moro. Análises são sempre obviamente relativas em qualquer tema social. A chamada do Hélio tem objetivo jornalístico, atrair moscas. Isso não é relativo é jornalismo de sobrevivência

    Responda
  35. Ronald Fedalto

    Foi o Hélio que escreveu, não foi o Moro.

    Responda
  36. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Do mesmo balaio do Hélio: a culpa da minha pobreza é eu não ter dinheiro.

    Responda
  37. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    No Brasi não há culpados. Não havendo culpados, sigamos todos rumo ao abismo.

    Responda
  38. Claudio Belodi

    ... e os idoutos sem o que falarem.

    Responda
  39. Luis Marchesi

    Eta manchetinha sem-vergonha: "O culpado pela eleição de Bolsonaro é o eleitor". Claro que é o eleitor. Sempre foi e será o eleitor majoritário. Será ele o responsável pelos erros e acertos. É assim para presidente, senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores. Quem paga o pato é a minoria, democraticamente, derrotada. O que está aí no poder é fruto da soberana (e desastrosa) escolha do eleitor. E o que virá, também. Pro bem ou para o mal!

    Responda
  40. ROBERTO GENERALI BURGESS

    O culpado pela eleição do Bolsonaro é o PT, que destruiu o Brasil e criou as condições para que esse senhor fosse eleito.

    Responda
  41. Felipe Macedo

    No fim a culpa da provável volta de Lula por mais oito anos é única e exclusiva dos seus opositores que nem pra elegerem alternativa MELHOR prestam. Bando de inúteis. Escolheram a PIOR OPÇÃO de todas.

    Responda
  42. João Ramos de Souza

    Mais uma vez, não há palavras ofensivas a quem quer que seja no meu texto, há pouco enviado. Não publico palavrões, nem faço ataques à honra alheia. Mas o algoritmo me persegue. Será que há algum humano no controle do algoritmo da Folha?

    Responda
  43. João Ramos de Souza

    De fato, há cofatores. Mas o PT tem culpa, sim, pela eleição de Bolsonaro. Em fevereiro de 2017, esse sujeito conseguiu menos do que os dedos de u'a mão para a presidência da Câmara. 4 míseros votos! Ele era apenas o obscuro deputado que sempre foi, dono de um histrionismo grosseiro. A degradação do petismo já foi visível na eleição de 2014, quando Aécio, que nunca foi santo, ameaçou a vitória de Dilma. Então, sem meias palavras: a corrupção petista elegeu Bolsonaro, sim. Cadê o mea culpa, Lula?

    Responda
  44. PAULO CÃ SAR DA SILVA

    Moro e lava jato não teriam conseguido nada sem o apoio omissivo da Mídia e do Judiciário. Não tem como negar isso. O apoio da Folha ao golpe de 2016 sem dúvida foi crucial para a candidatura e eleição de Bolsonaro. Não adianta agara vir negar agora. Pariu Bolsonaro, deveria embalá-lo.

    Responda
  45. Alexandre Arantes

    Shallow

    Responda
  46. Alexandre Arantes

    Shallow

    Responda
  47. ADILSON RIBEIRO

    Apesar de sucinta, a análise não aborda o viés predatório da imprensa e o ranço da elite conservadora e manipuladora que foram decisivos para a tragédia eleitoral. Todos os brasileiros foram extremamente lesados com o inútil presidente e as perdas serão observadas por décadas.

    Responda
  48. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

    Plenamente de acordo.

    Responda
  49. João Teixeira de Lima

    Todos esses fatores contribuíram Hélio. Mas o grande culpado sem dúvidas foi o eleitor, cuja grande maioria desinformada joga seu voto na urna como se fosse no lixo. No entanto, já estamos assistindo que quem usou a toga para condenar sem provas, ou seja, mentir descaradamente foi taxado como paladino e que nunca entraria na política. Mas aí está, novamente na grande mídia, que aliás, também uma das grandes responsável pela eleição deste traste/desastre no descomando do nosso país.

    Responda
  50. eli moura

    as mesmas coisas que fizeram com o bolsonaro, já começou com o moro, vejam as redes sociais. A culpa é do eleitor? Cade o TSE, entendo, hoje não, sextou.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.