Hélio Schwartsman > O culpado pela eleição de Bolsonaro é o eleitor Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
E seremos novamente culpados pela reeleição de Bolsonaro! Se Deus quiser!!
Deus acabou de comunicar que não se mete em eleição e muito menos apoia miliciano armamentista golpista.
Sabe por queno culpado é o eleitor? Porque vivemos em uma democracia! Tudo justo e perfeito!
O problema é que não tem virgem nesse bordel, e que certamente nunca terá. Mas, tudo é aprendizagem. O atual dono das minas nem para externa direita presta, para nossa sorte e sairá em breve. E quem sabe um dia cada um executará o seu papel como em todo bom bordel. Por enquanto, vamos lutando e aprendendo.
O colunista omite a responsabilidade da mÃdia q inflou o golpe capitaneado pelo ilibado Eduardo Cunha e sua turma
Realmente o grande culpado pela eleição de Bolsonaro, é o eleitor! O eleitor, vive sonhando com o paraÃso na terra pra todos, e quando a imprensa usa um suposto roubo governamental como responsável pela miséria da sociedade, o eleitor apela para a boa fé do próximo governo. Infelizmente, mais quatro anos de sofrimento, sem que o milagreiro apareça. Para justificar o que digo, até eleitor que não teve nada roubado pelo PT, votou em Bolsonaro...
Pra que dizer que quem questiona a Lava-jato é "Lulista empedernido" ? estraga o raciocÃnio. Claro que somente a observação de múltiplos fatores combinados, num contexto complexo, explicam a eleição de Bolsonaro. Agora Sérgio Moro e a Lava-Jato, com o salvo-conduto que ganharam por muitos anos da grande imprensa, deram uma bela ajuda! Mesmo que o projeto fosse dar vez ao que hoje chamam terceira via, muitos apoiaram Bolsonaro ser peso na consciência, na sagrada missão anti-petista....
Infelizmente nosso desinteresse polÃtico é o responsável por tudo o que nosso paÃs vive, e o eleitor apenas deposita seu voto. Somos desde sempre escravo mental da mÃdia e institutos de pesquisas. Acho que é "massa de manobra" que se diz.
Cada um hoje em dia escreve o que quer. Vale a idiossincrasia. A lava jato foi uma farsa em dizer que estava combatendo a corrupção e o exemplo está ai: Estão fazendo a farra com dinheiro público e nos paraÃsos fiscais. Moro teve culpa em sua obsessão pelo PT e por Lula. E a mÃdia tradicional embarcou no projeto neofascista.
Entendeu agora porque ele quer (queria) o voto impresso, cara pálida? Infelizmente fui um dos que, ao usar do voto útil, colocaram este i+nútil no Planalto! Tenho certeza de que o regime parlamentarista será bem mais saneador para a nação pois a faxina será mais célere nesses casos! Isso, claro, quando tivermos maturidade para compreendê-lo, implantando--o de vez!! Esperar 4 (quatro) longos anos, não dá!!
Culpado da Vitória de Bolsonaro foram os erros gravÃssimos da esquerda.
O povo já tentou de tudo. Culpa nenhuma. Infelizmente, poder e dinheiro comandam a polÃtica no Brasil. E aà vale tudo, menos caráter.
Erradicar a miséria por exemplo?
Quais erros? Colocar o paÃs no quinto lugar no mundo. Distribuir riqueza, acabar com a fome e diminuir o analfabetismo crônico. Ter um presidente justo e honrado, reconhecido por sua capacidade por todos os lÃderes mundiais, fazer a transposição do São Francisco. Levar grandes indústrias para o Nordeste. A culpa da “esquerda é ter sido justa com os mais necessitados.
Pelo amor de Deus a FSP não desiste desse Traidor da Pátria. Quem elegeu Bolsonaro foi a mÃdia, não o povo brasileiro. Agora a mÃdia quer eleger o Sr. Moro, faça-me um favorÂ… FSP deixe essa pessoa pagar por sua traição à Pátria.
Ah, Silvana, esqueci-me: escrevo aqui por conta de seu comentário acima, ao José, desculpe-me meter o bedelho, mas achei que cabia. E não desdigo nada de suas afirmativas.
Cara Silvana, sou corrigido por colegas leitores em minha perspectiva dos governos do PT, sobre a dita "necessidade de autocrÃtica". Entendo que, ao se associar acriticamente à quilo que de pior havia na polÃtica, permitindo a dilapidação dos bens públicos, o PT saiu de seu eixo fundamental, de rigor ético. Não há reconhecimento produtivo das malfeitorias,essencial pra diferir o PT de outros "Ps", esperável de um partido com raÃzes no povo. Errou,e sua simples assunção seria boa prática, exemplar
Os eleitores votam. Os jornais formam opiniões, com notÃcias enviesadas, omissão de fatos, manchetes sensacionalistas. Jornalistas não têm opinião, têm missão eleitoral. Todo mundo tem sua parcela de "culpa" por eleger Bolsonaro. Inclusive os que se cansaram de denunciar a farsa da Lava Jato.
Não entendi sua opinião. A Lava Jato foi a farsa que ajudou a eleger Bolsonaro
Não entendi sua opinião.
Como não sou lulista, se há culpa esta compete muito mais à mÃdia por ter se aliado a um juiz parcial que vazava seletivamente delações suspeitas à s vésperas da eleição assim como ao judiciário que não lhe colocou freios; ao mercado por seu amoralismo interessado somente em dividendos; ao ogronegócio e ao empresariado que financiaram fake news em massa; à s franquias religiosas exploradoras e aos militares oportunistas e golpistas, ávidos por benesses do poder, que ameaçaram as instituições.
Opa, bela sÃntese!
Assim como a falta de consciência polÃtica e histórica de uma classe média que é massa de manobra de um udenismo moralista.
Dia sim, dia tbm, esse jornalismo desacertado tenta inviabilizar Bolsonaro, mas o efeito é contraproducente. Na próxima eleição, ou dá Bolsonaro ou Lula. Em qualquer cenário, "dá ruim" proa pseudogrande imprensa. Ambos a odeiam. A torneira de recursos federais continuará fechada.
O texto é pobre do ponto de vista argumentativo. Não define culpa e nem explica porquê se está abordando o tema da lava jato. Por que elogiar a lava jato, em 18 de novembro de 2021? Sem apresentar a relevância do assunto, fica claro que é uma questão pessoal do colunista. Ele pensa, e tenta demonstrar em 4 parágrafos miseravelmente articulados, que não é simples culpar a lava jato pelas consequências da lava jato. Com efeito, reconhece a eleição de Bolsonaro como uma dessas consequências. nota 4
Um candidato a um cargo polÃtico precisa falar coisas que faça o ouvinte/eleitor explodir como se fosse um milho de pipoca. O Bolsonaro fez isto quando falou:" O Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!"
Hélio, cara, que terreno pantanoso... Há uma "tosqueira de fundo", uma violência Brazuca, base da aceitação de um Bozo. A compreensão tácita de que o (eca!)ecossistema no qual ele se insere é "parte da vida". A continuada campanha antipetista, apoiada nos fatos e no sentimento anticomunista mofado, herança dos milicos. A crise econômica, que vira humores. As jogadas vis, como o tuÃte do general e a fuga dos debates. É análogo à queda de um avião: uma infinidade única e infeliz de fatores.
De fato é o eleitor, mas as caneladas ilegais influenciaram, jamais saberemos se Lula teria derrotado Bolsonaro, mas sabemos que era o que tinha mais condições pra isso. Quanto a economia a lava jato contribui sim pra recessão. Parou todos os projetos e obras independente do mérito. Puniu empresas e deixou os corruptores ricos. Chegou ao ápice em permitir a Odebrecht pagar funcionários pra delatar.
Não se pode dizer que Moro causou a recessão, mas o fato é que deu seu empurrãozinho para aprofundá-la, ao imobilizar a Petrobras - diretamente responsável pela maior parte do investimento privado no paÃs - e asfixiar seus fornecedores (empreiteiras, estaleiros, fabricantes de equipamentos).
Parece que o ilustre jornalista, no afã de escrever algo que alivie a imprensa brasileira da culpa de ter chocado o ovo da serpente, esqueceu que mesmo artigos de opinião minimamente sérios são escritos a partir de dados. O que faz é um desqualificado exercÃcio de simulação que, de modo análogo ao que ele condena, mistura alhos com bugalhos pra culpar o eleitor desinformado. Infelizmente, esse mal não será extirpado com a derrota eleitoral do próximo ano: essa doença fascista veio pra ficar.
Espero que o fascismo seja enterrado de vez no nosso paÃs na próxima eleição.
Concordo com o colunista. Culpados são os 57 milhões de irresponsáveis.
Tem gente que acha responsável votar numa organização criminosa que tungou o paÃs...
Parte substancial dos quais, cara Cristina, não tem o mÃnimo de educação - instrução formal e educação polÃtica, que são coisas distintas e podem acontecer em separado - para discriminar entre o que é a mentira oportunista e o que provém dos fatos. Não é escusa, é só explicação, né?
... os operadores de 'broadcasting' vinham semeando as sementes amargas, há muito tempo. Quando a população colheu os frutos amargos os operadores começaram a dizer que é tudo culpa da população!... desde quando escravo decide sobre coisas...?
A quantidade de ilegalidades cometidas pelos heróis da famigerada operação Lava-Jato deveriam ser suficientes pra enterrá-la na lata de li.xo da história. Ou agora vale tabelinha entre juiz e promotor, combinando sentença? Nenhuma palavra sobre isso? Ou vamos tentar esquecer pra ver se Moro cresce nas pesquisas?
Poi Zé, Hudson, mas a história ainda não terminou. Ainda estamos no calor - e no fedor - dos acontecimentos...
Lula não conseguiu eleger seu poste, e nem ele mesmo teria sido eleito.E teremos agora, a oportunidade em 2022, de ver que nem Lula solto, consegue se eleger!O cara não consegue ir à padaria ou a 1 praia, que recebe ovada e vaias!Apoio a Lula e votos de eleitores, só existem nas salas dos institutos de pesquisas, na rua a escolha é outra!
Pesquise a história de Napoleão, amigo.
Quais as provas dessa "brilhante" argumentação? VÃdeos de "zap"?
Caro Helioooo, sua análise é muito capenga e própria à direção que a FSP tem tomado escancarada e escandalosamente. A tentativa pra mim é clara, relativizar as escolhas pela 3a via desse jornal. Qualquer que ela seja. Vcs fomentaram o anti-petismo, calculadamente formaram o monstro. Lavar as mãos assim não é fácil FSP. Suas digitais estão registradas.
E, se elegeu, foi por achar que devia eleger, de acordo com o que permite a democracia. Antes, havia elegido Dilma e Lulla...
Hélio: Lula ganhava de Bolsonaro, assim como a improvável vitória de Dilma contra Aécio. A lava jato destruiu mais de 4 milhões de empregos diretos e indiretamente na infraestrutura e energia ( Petrobrás, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão). O brasileiro viu q o combate a corrupção não aumenta o feijão e o arroz no prato. Deu pra ver q somente Lula pensa no bem estar de todos. Do rico e do pobre. Bolsonaro não entregou a elite econômica do Brasil o q Lula entregou.
Faltou falar nas pautas bombas que definiram a deposição de Dilma e a facada. Bolsonaro se elegeu sem participar de debates. Não vamos culpar a população. Quanto ao antipetismo que sempre existiu foi turbinado deliberadamente. O anti existe para os dois lados. São os grupos ideologicamente definidos. Assim como a mÃdia. Alguém já assistiu debates econômicos plurais? É um repeteco de todos os analistas, comentaristas e economistas chamados. Nenhum espaço para a criatividade. Pior, defasado.
Lava-Jato quebrou a cadeia de petroleo e gás.
ha ha ha
Não! Os culpados são as grandes mÃdias (jornalões), jornalistas fanfarrões e sem ética golpistas como você. Os culpados são a FSP, Estadão, Globos MÃrians Leitões, Sardenbergs, Bials, Jabores Sem Noção, JanaÃna Paschoal, SuReales, Moros, Você Sem Noção de Novo, CirÃacus de Paris. Nem li o seu texto. O eleitor? Foi manipulado por todos vocês com a desinformação que é especialidade da imprensa e mÃdias nacionais. Não vem não, Hélio sem Noção!
O brasileiro cordial, gente de bem, o elegeu.
A eleição desse desgoverno que está aà foi apenas um acidente de percurso. Logo mais o brasileiro irá corrigir esse erro.
Confesso que a habilidade do colunista é capaz de confundir. Mas, vamos à s perguntas que não querem calar. Pretende o colunista com as suas dúvidas sugerir que a lavajato deve ser considerada como fator causal menor da tragédia da eleição de Bolsonaro? Qual o motivo dessa inquietação sobre o deletério papel da lavajato sobre o sistema democrático do Brasil? Por acaso o colunista simpatiza com os párias Moro e Dallagnol que buscam na polÃtica imunidade pelos crimes praticados pela lavajato?
O colunista é confuso mesmo. Ou provocador. Ainda não consegui chegar a uma conclusão
#BolsonaroReeleito2022
Discordo totalmente. Os candidatos passaram pela chancela de um partido polÃtico e pelo crivo da Justiça Eleitoral, que os qualificaram aptas ao bom desempenho do cargo. Além disso, foram responsáveis pelas campanhas eleitorais. O eleitor deu seu único voto, e até onde sei, o atual mandatário não se elegeu por um voto de diferença do segundo colocado. Mas, milhares. Por fim, as mazelas e atrocidades desse desgoverno não foram cometidas num único dia.
Prezado Roberto, permita-me discordar: não há crivo, partidos selecionam candidatos em acordos e conchavos, e p TSE não barra indicações partidárias, exceto por impedimento legal. E a rigor, o Boçalnaro não fez campanha, não participou de debates, não tinha tempo de TV, foi eleito no boca a boca e viscredes sociais de eleitores.
Prezado Roberto, permita-me discordar: não há crivo, partidos selecionam candidatos em acordos e conchavos, e o TSE não barra indicações partidárias, exceto por impedimento legal. E a rigor, o Boçalnaro não fez campanha, não participou de debates, não tinha tempo de TV, foi eleito no boca a boca e via redes sociais de eleitores.
“Óbvio ululante”
No entender do jornalista as eleições funciona como um grande tribunal. Mas, se existe culpado, deve existir inocente. Onde ele está? A eleição de Bolsonaro não é um fenômeno desgarrado do que aconteceu em vários paÃses do mundo. É fácil apontar o dedo, acusar e construir hipóteses em um pequeno artigo sem apresentar argumentos sólidos, embasados em estudos de pesquisadores do campo social e polÃtico. A eleição de Bolsonaro não é um fenômeno tão simples como mostra a matéria.
Não há espaço para tal análise numa coluna de mil e tantos caracteres, né, caro Reinaldo? De fato, ninguém abordou explicitamente o direitismo autoritário que se espraia mundo afora, conquanto esteja embutido na noção do antipetismo/anticomunismo.
E a culpa pela lavagem cerebral da grande massa de eleitores mal esclarecida, adivinhe de quem é? Se lhe deu vontade de se olhar no espelho, caro representante do patronato brasileiro - vulgo repórter desse jornal golpista -, informo-lhe que está na pista certa.
Às vezes fazer previsões sobre o que teria acontecido no passado pode ser tão difÃcil quanto tentar adivinhar o futuro. Lembro que, em 2016, andando por uma das ruas de Moema, reparei que apenas dois tipos de negócio prosperavam : Passo o ponto e Aluga-se. E lembro que em 2018, muitas pessoas ao meu redor, estavam com sangue nos olhos contra o PT. Então não sei. Só sei que a carapuça não me serviu e que posso repetir o slogan de 30 anos atrás : Eu não sou cullpado.
a razão disto é que o pessoal foi para miami, fez parte do plano de acabar com a liquidez do paÃs, para afastar o PT, junto com o lawfare, junto com a imprensa. Conseguiram, mas o preço que se pagou.....
Não sabe se Lula venceria? O Haddad, desconhecido pelo eleitor menos informado, com um mês de campanha, com fake news em massa bombando, etc., perdeu por pouco.
Chamou minha atenção a foto de Temer colocando a faixa em bolsonaro . Uma imagem que simboliza a velha polÃtica. Retrata a continuidade de uma politica que prima por interesses pessoas, cheia de bolor e mofo , sempre presente desde a proclamação da República, quiçá dos tempos imperiais...
Os caras impediram Lula de se candidatar, divulgaram delações que até os procuradores ficaram envergonhados de endossar (e olha que isto e difÃcil). A Lava Jato foi um lawfare e protagonista desta terra arrasada desta nação dividida e humilhada. O cara ainda diz que tem dúvida? E destes que olha pro céu e diz, acho que a terra e plana. E verdade que a mÃdia fez o impossÃvel e possÃvel pra jogar o paÃs neste abismo.
Sim, o eleitor que optou pelo o d I o. Então é responsável por tudo que colhemos
odio trouxe o PT!!! Bolsonaro sempre!
No mundo paralelo das narrativas, a culpa é de quem investiga as falcatruas da nossa honesta classe polÃtica.
Nossa hélio, você é uma das poucas vozes liberais com algum conteúdo. Essa coluna está tão rasa que está parecendo que foi escrita pelo narloch ou pela rochamonte
Sim, até o Ponde vai achar a coluna ruim.
Concordo . É preocupante quando começamos a comparar um colunista inteligente com figuras como narloch e rochamonte. Com certeza o Hélio saberá se resgatar deste grupo tão insignificante.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O culpado pela eleição de Bolsonaro é o eleitor Voltar
Comente este texto