Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Claudio Belodi

    Quando se esgotam os assuntos, como da pandemia, incêndio nas florestas, desmatamento da Mata Atlântica, escassez de água, encarecimento da gasolina e gás de cozinha, custo da energia elétrica, alta dos combustíveis, greve (que não ocorreu) dos caminhoneiros, aí reviram os arquivos do passado, cujas boas lembranças são dignas de comemoração.

    Responda
  2. Claudio Belodi

    Quando se esgotam os assuntos, como da pandemia, incêndio nas florestas, desmatamento da Mata Atlântica, escassez de água, encarecimento da gasolina e gás de cozinha, custo da energia elétrica, alta dos combustíveis, greve (que não ocorreu) dos caminhoneiros, aí reviram os arquivos do passado

    Responda
  3. Maurício Alves

    Ex-militar mulambo. Só não foi expulso por corporativismo dos oficiais do Exército à época. Agora quer se redimir negando a história desse país. Interferindo no contexto histórico para alienar o conhecimento dos nossos estudantes. Famoso baba ovo. Nem o Exército entra nessa seara, mas esse ex-militar que por pouco não foi considerado indigno para oficialato fica interferindo em questões que não ajuda em nada nossa atual situação.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Foi o Gal. Newton Cruz que livrou a barra dele. O mandrião sempre bem acompanhado.

  4. Olavo Cardoso Jr

    O erro de grafia foi necessário para driblar a censura.

    Responda
  5. Olavo Cardoso Jr

    É obvio q em sessenta e quatro houve uma revolução em defesa da liberdade, q estava sendo asfixiada. A esquerda, no seu autoritarismo, quer apagar essa realidade, e patrulha o tempo todo a correção de rumos q está acontecendo. Notem q nunca falam dos atos t enrrorist@s. Por isso, as eleições do ano q vem são decisivas. Não podemos ter retrocesso.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      "uma revolução em defesa da liberdade..." Olavete só pode ser um humorista que vem aqui pra ver as reações aos seus comentários. Não é possível que exista alguém tão descerebrado.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      "uma revolução em defesa da liberdade..." Olavete só pode ser um humorista que vem aqui pra ver as reações aos seus comentários. Não é possível que exista alguém tão descerebrado.

  6. Maria Antonia Di Felippo

    Um sujeito que não sabe fazer um O com um copo, quer interferir no Enem. Vai estudar nunca é tarde.

    Responda
  7. Jorge Ceretta

    Esperar o quê de um lixo desses?

    Responda
  8. Anna Rodrigues

    Tudo passa, tudo passará

    Responda
  9. Jose Roberto X de Oliveira

    Pobre Brasileiro! Bolsonaro reduziu o Estado a insignificância. Não teremos mais IBGE, INPE, INEP, SUS , IBAMA ICMBIO, cultura, educação. Essa direita deixou terra arrasada. E ainda quer mais? Tão ganhando dinheiro com armas, Bolsolão. .Nunca o Agronegócio foi tão viol.en.to contra o meio ambiente. Os culpados e financiadores vão pagar pelo ban.ditis.mo institucional?

    Responda
  10. José Teodoro da Silva

    Tõ quase cancelando minha assinatura nessa folha.....tento publicar minha opinião e diz que precisa de censura por uso de termos ..... e não tem nada de mais nesse sentido. Depois a postagem de alguns que são muito mais ofensivas e são publicadas..essa folha tá se tornando bolsonarista?

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Acabei de te responder e... adivinha...

    2. Elisabeth Schmidt

      Procura driblar as palavras. Volta e meia acontece. Tem um algoritmo que detecta e bloqueia certos vocábulos no automático. Eu até entendo. Qto aos comentários agressivos, todos os dias denuncio pelo menos meia dúzia. Sumiu o rapaz que pedia ajuda pelo pix. Este não era bloqueado.

  11. Maria Irene de Freitas

    É por essas e outras barbaridades que precisamos, com todo afinco que pudermos, trabalhar para que esse sujeitinho nunca mais seja eleito para cargos acima de seu nível intelectual, que é baixíssimo, seu nível moral, totalmente anti democrático, seu nível emocional, sem empatia ou solidariedade, sem nenhum respeito aos direitos humanos, às leis, à Contituição, a separação dos poderes, sem noção e respeito ao cargo, que infelizmente 57 milhões de eleitores o colocaram lá. Resumindo, um inadequado

    Responda
  12. rodrigo vaz soares

    Foi golpe, golpíssimo, golpe s.a.f.a.d.o, golpe sem-vergonha. Ponto.

    Responda
  13. Olavo Cardoso Jr

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Meu clamor era por reforma agrária que impediram. Meu clamor era por mais educação e impediram. Meu clamor era por redução de desigualdade que não fizeram. Meu clamor era por Justiça pelos assinanatos que não tivemos.

    2. Olavo Cardoso Jr

      O Samuel Silva agora quer fazer parecer q o quarentenista é Bolsonaro. Meus Deusss. Quem fechou escolas foram os estados e municípios. Quem andou fechar empresas e parar a economia foram os estados e municípios. Meu Deusss.

    3. Daniel Barbosa

      Isso é o que veremos, seu Olavo sem razão! hahahahaha

    4. Vera Queiroz

      Muuuuu!

    5. Elisabeth Schmidt

      Que papo mais xarope. Uma ladainha ad infinitum.

    6. samuel silva

      E vai ser essa discussão que vai baixar a inflação, o dolar, o preço da gasolina e trazer os empregos de volta. Também irá compensar todos os meses parados que os estudantes da rede pública ficaram. Isso é o que me irrita no Bolsonaro e nos seus seguidores. Aquilo que funciona ou não é prioridade eles mexem. Naquilo que precisa de uma ação direta eles ignoram. É um misto de sem vergonhice com incompetência.

    7. Melchisedc Felix

      Cloroquina vencida e ozônio misturado com mherd.!

  14. Neli de Faria

    Foi golpe, como também golpe a proclamação da república(minúsculo de propósito), como também a revolução de trinta e a subida do vargas no poder. Contra fatos históricos não existem argumentos. Processo político foram os impeachments de Collor e de dilma.

    Responda
    1. José Antônio

      Com Dilma foi golpe!

    2. Olavo Cardoso Jr

      Concordo, do ponto de vista formal. A história política muitas vezes exige ruptura da formalidade. Do contrário o povo não teria derrubado o Muro de Berlim, nem derrubado Luiz XVI. O regime cubano vai cair por meio de revolução popular, do contrário aquela turma não vai ser posta pra fora nunca. É partido único, é ditadura, não há outro jeito. Vai ser golpe? Nunca. Vai ser revolução, e das boas.

  15. Dahilton Pereira

    Nenhuma novidade! O que se esperar de um militar mediocre, deputado mediocre, homem mediocre que infelizmente vai ficar registrado como o Presidente mais mediocre da historia do Brasil. Superou seus ídolos, Castelo Branco , Médici, Geisel e Figueiredo. O Pinochet também dizia que era ¨revolução¨

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Zé Silva, o Hilário

    2. Alexandre Angélico

      Mediocre, teoricamente, seria um termo depreciativo para alguém mediano, que "não fede e nem cheira", sem destaque em relação aos demais. O Bolsonaro não é medíocre, e sim o pior presidente que já tivemos até hoje.

    3. George McXera

      Bolsonaro nunca enganou ninguém se passando por outra pessoa. Ele sempre foi isso que se vê. Esqueceu-se de quando ele exaltou o Ulstra na secção de impeachment da Dilma e todos vibraram? Esqueceu-se do dia em que falou palavras imundas à Dep. Maria do Rosário e todos acharam graça? Esqueceu-se que há um vídeo onde ele fala que é preciso matar uns 300 a começar pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso? Foi eleito porque houve um alinhamento entre ele e sociedade brasileira.

  16. josé SOARES

    E era de se esperar algo diferente de um miliciano ignorante, mau-caráter, incompetente e admirador de torturadores?

    Responda
  17. elcio matos

    Assim que deixar o poder em 2023 (se De-us quiser), o Bozo poderá montar um empresa de demol-ição que vai deixá-lo mais milionário do que já é com as rachadi-nhas, afinal, em apenas 4 anos ele conseguiu dem-olir toda uma nação usando apenas uma caneta Bic.

    Responda
  18. Bernardo Brito

    Na prova dele Herzog se suicidou, não houve corrupção no governo militar e o Palmeiras tem título mundial.

    Responda
    1. Neli de Faria

      E os atos covardes não foram praticados só contra Herzog. Outras vítimas, inclusive religiosas. Toda ditadura é formada por gente covarde.

  19. Bernardo Brito

    Na prova dele Herzog se suicidou, não houve corrupção no governo militar e o Palmeiras tem título mundial.

    Responda
  20. Alexandre Santos

    Se ele pediu a correção do termo é sinal que teve acesso a questões da prova. Caso essa informaçao seja confirmada, o ENEM 2021 já estä fraudado.

    Responda
  21. Marcelo Barbosa

    Não entendo o temor às perseguições, o Bolsonaro não vai governar pra sempre!

    Responda
  22. elias silva

    meu Deus, idade das trevas

    Responda
  23. Adriano Santos de Oliveira

    E ainda promete aumentos pros servidores kkk Bolsonaro deu aumento só para os militares de alta patente com a reforma da previdência, quero ver se eleger só com voto de general, descontentamento e desaprovação nas forças armadas é recorde

    Responda
  24. Vera Queiroz

    Ca na lhas bo çais est úp idos ! Va de re tro, Sa tã, burn in hell! TôdesacocheiodecensuraFSP!

    Responda
  25. ANDRE CARVALHO

    Estou aguardando ansiosamente o tema da redação esse ano. A farsa da vacina, do aquecimento global ou a ameaça comunista?

    Responda
  26. JOSE SILVA

    O tal capitão na verdade é um militar bun dha suja que foi expulso do exército por ser um terrorista!! Esse preguiçoso nunca leu um livro na vida, tem a oratória de um papagaio, todo conhecimento vem das fakes do ZAP ZAP. Entrou na política sabendo apenas fazer rachadinhas. Até a filha entrou no colégio militar sem precisar fazer prova.

    Responda
  27. Vera Queiroz

    Cana lhas bo çais estúp idos ! Não há governo que recupere os destroços estruturais e o desmonte que es se p a l h a ç o está impondo ao país. Va de re tro, S a t ã, burn in hell!

    Responda
  28. Leonardo Gama

    Para manter a tradição, a eleição de Bolsonaro será lembrada como o Estelionato Militar de 2018.

    Responda
  29. Mateus Santana

    Esse é o pior governo da história do Brasil...

    Responda
  30. Heitor Carvalho

    Hahahaha eh muito bo çal mesmo né gente, não sabe nem o significado da palavra “revolução”

    Responda
  31. Heitor Carvalho

    Hahahaha eh muito bo çal mesmo né gente, não sabe nem o significado da palavra “revolução”

    Responda
  32. filipe moura lima

    Lugar de pastor é na igreja; a educação precisa de professores.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Professores preparados, responsáveis e que tenham interesse no aprendizado de cada aluno. Atualmente o aluno não sabe, português, matemática, história, geografia e geometria. Essas matérias são básicas. Imaginem o restante. E não me venham com as desculpas de praxe, que professor ganha mal. Quem ganha bem nesse país caótico? Cabe aos professores, a formação cultural do aluno. Há muitos anos, não vejo empenho do magistério. Resultado: Bolsonaro e outras excrescência ocupam o poder.

    2. JOSE SILVA

      Manda esses pastores para Angola, lá eles conhecerão a verdade e serão libertos.

  33. Fernando José dos Santos

    Bozonicolas quer acabar com tudo mesmo, e depois comer filé minho enquanto o povo rói o osso.

    Responda
  34. Fábio Nogueira

    Agora teremos um Enem com a "cara de pau do governo"...

    Responda
  35. Elisabeth Schmidt

    Que bagunça!

    Responda
  36. Djan Zanchi da Silva

    Que atraso completo pro nosso País esse estú pido convicto no poder. Que passe logo o ano que vem e nos livremos logo dessa desgraça.

    Responda
  37. Fernando Ramalho

    Não sei se haverá alguma modificação significativa na prova do Enem, depois dessa avalanche de denúncias surgidas após a debandada dos servidores do Inep. O MEC está sob pressão, ainda mais com a blitz que a Ubes e Une farão nas provas. Qualquer detecção de fraude, vazamento de questões, supressão de temas ou patrulhamento ideológico será detectado. Se houver, além das evidências agora teremos a prova definitiva de que o objetivo do genocida sempre foi destruir o país, em todos os sentidos.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Destruir para construir a Idade da Barbárie. Se o povo tivesse um mínimo de educação e cultura, jamais teriam votado nesse beócio genocida.

  38. Claudionei Nascimento

    Não acredito que servidores de carreira tenham medo desta pessoa que se diz presidente,vamos para cima,chega de dar ouvidos para este presidente desequilibrado e incompetente,até mais bozo,quem esta mandando no país é o centrão,vc é apenas o bobo da corte

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Eu entendo da seguinte forma: os servidores não estavam preparados e nem tinham como, para enfrentar o fascismo que se espraia enlouquecidamente. As notícias da Amazônia são aterrorizantes e o Joaquim Leite age como se não tivesse nada a ver com o assunto. Tamo morto.

  39. Claudionei Nascimento

    Não acredito que servidores de carreira tenham medo desta pessoa que se diz presidente,vamos para cima,chega de dar ouvidos para este presidente desequilibrado e incompetente,até mais bozo,quem esta mandando no país é o centrão,vc é apenas o bobo da corte

    Responda
  40. amer moussa

    O paradoxo Bolsonaro quer negar a ditadura, mas age como um ditador, passando por cima das esferas científicas e da produção do conhecimento. Mal sabe ele que sua figura é uma afirmação deste capítulo nefasto da história, o qual infelizmente estamos revivendo.

    Responda
  41. José Roberto Martins Filho

    Houve o golpe para manter os privilégios de que sempre mandou no país, desde os barões do império. Ao invés do pelourinho, o pau de arara.

    Responda
  42. Mateus Sá

    Bolsonaro até na nomenclatura prepara-se para a "revolução de 2022"

    Responda
  43. Carlos de Avila Goulart

    Este senhor é um câncer para o Brasil. Em 2022 vai entregar o país com a economia totalmente destruída, inflação alta, sem qualquer controle fiscal. Um governo desastroso. Tão logo seja possível tem que processar este senhor e manda-lo para a prisão onde é o seu lugar.

    Responda
  44. Marcos Ferreira

    As observações, comentários, refletem com certeza , indignação, autenticidade e, sobretudo vontade e desejo de que nosso país avance, em tudo e para todos . Vemos potencias , hoje, outrora , medíocres e pobres, que avançam e prosperam . O q está faltando para nós ? Somos inteligentes, capazes, honestos e, sobretudo patriotas , levemos nosso país ao patamar dos grandes.

    Responda
    1. Olavo Cardoso Jr

      Esses 57 milhões sem cérebro ainda pensam melhor do q aqueles q votam em Lula. Dura realidade. Essa esquerda podia ser um pouco melhor. Ajudaria mais o país.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Pergunte ao Cinquenta e Sete milhões que deixaram o cérebro em casa e foram votar no 17.

  45. Alex Sgobin

    E Pinochet como herói, Ustra como benfeitor da humanidade, Mussolini como injustiçado? É preciso derrubar esse fascista degenerado logo!

    Responda
    1. elcio matos

      E ainda disse que Mandela não foi nem herói nem pacificador, e sim um terrorista.

  46. Marcos Ferreira

    As observações, comentários, refletem com certeza , indignação, autenticidade e, sobretudo vontade e desejo de que nosso país avance, em tudo e para todos . Vemos potencias , hoje, outrora , medíocres e pobres, que avançam e prosperam . O q está faltando para nós ? Somos inteligentes, capazes, honestos e, sobretudo patriotas , levemos nosso país ao patamar dos grandes.

    Responda
  47. Jane Santos

    É bolso$naro mantendo o objetivo e a tradição de destruir o Br. A mente tortuosa e mal intensionada não para de articular, esperemos o próximo golpe.

    Responda
  48. ANTONIO ZENIVALDO COELHO

    Tudo é control c control V portanto bozo copiou e colou

    Responda
  49. ANTONIO ZENIVALDO COELHO

    Pensar que esse ministro da educação Pastor Foi meu professor no Mackenzie para nunca mais caio nessa cilada

    Responda
  50. Reinaldo da Silva

    Bolsonaro, o flagelo. Todas as coerções deste flagelo no Enem estão fadadas ao fracasso. A formação dos jovens não está restrita somente a escola. Esse flagelo usa caneta Bic para censurar e os jovens a internet para se emancipar. Os jovens são ávidos por romper proibições. Proibições geram transgressões. O legado desse flagelo não cairá no esquecimento, assim como não ocorreu com o golpe de 64.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Mas o povo esqueceu sim do golpe militar de 64. Caso contrário não teriam eleito o admirador do Ustra. É revoltante eu ter lutado contra a ditadura militar, era estudante da USP, para depois de alguns anos, ver um fiel representante dessa mesma ditadura ser eleito PR. É muito doloroso.