Hélio Schwartsman > Epidemia de opioides foi criada com ajuda da ciência Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Emanuel Mello

    Seus textos têm que ser maiores por aqui. Melhor colunista desse jornal. Parabéns.

    Responda
  2. RODRIGO DORNELLES

    Se a ciência é a mãe dessa epidemia, o pai, com certeza, é o capitalismo.

    Responda
  3. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    A questão não é a ciência. A questão é a ganância que toma conta. Receita de bilhões e morte de milhões. Claudia F.

    Responda
  4. Gilberto Rosa

    Seria interessante tivesse falado da guerra do ópio, em que Iglaterra invadiu e dizimou a China em 1839, obrigando esta a comprar seu ópio. Também Afeganistão, que após invasão americana teve sua produção de ópio multiplicada ao extremo e servindo a propósitos escusos, sob a supervisão do invasor.

    Responda
  5. José Cardoso

    Uma coisa é a dependência química de remédios, outra são as overdoses cujos números no caso dos opioides são realmente espantosos. A dependência é problema antigo, vide remédios para dormir.

    Responda
  6. RODRIGO NAFTAL

    A ciência não é neutra, pois está inserida dentro da sociedade. O grande problema ocorre quando interesses políticos e econômicos desviam os resultados científicos para um determinado fim. Cria-se uma narrativa que sob a perspectiva leiga parece verdadeira, mas sob uma lente crítica é falsa. Tornar o arbitramento da premissa cientista o mais neutra possível é o grande desafio. Quanto mais polarizada a sociedade, maior o risco

    Responda
  7. MARCELO SA DA SILVA

    "Homem assassina outro com a ajuda de uma faca." Agora coloque o artigo de HS abaixo e leia pra ver se faz sentido... Talvez enfatizar a ferramenta do assassinato seja revelante, mas é bem contraproducente, ainda mais agora...

    Responda
  8. Marcos Valério Rocha

    O problema não é a produção de drogas, lícitas ou ilícitas, mas a sociedade que produz indivíduos necessitados de drogas. No caso dos EUA, uma sociedade estruturada no alto grau de exigência de competitividade e desempenho pessoal, aliada ao culto ao sucesso e rejeição ao fracasso, gera indivíduos ansiosos que para galgarem status necessitam de complementos de substâncias médicas ou não de incitação e coorrdenação das atividades e raciocínios, gerando também um stress massacrante para mentes .

    Responda
  9. ORLANDO BARROSO DO NASCIMENTO

    O raciocínio do colunista me parece inadequado. O que seria uma “dor aguda de baixa intensidade”? Analgésicos foram uma das grandes invenções da ciência no século 19 e têm ajudado a reduzir o sofrimento de milhões de pessoas. Essa, aliás, é a função dos medicamentos. Opióides, pelo seu poder viciante, são muito mais perigosos. Misturando os dois conceitos, chega-se exatamente a lugar nenhum.

    Responda
  10. ORLANDO BARROSO DO NASCIMENTO

    O raciocínio do colunista me parece inadequado. O que seria uma “dor aguda de baixa intensidade”? Analgésicos foram uma das grandes invenções da ciência no século 19 e têm ajudado a reduzir o sofrimento de milhões de pessoas. Essa, aliás, é a função dos medicamentos. Opióides, pelo seu poder viciante, são muito mais perigosos. Misturando os dois conceitos, chega-se exatamente a lugar nenhum.

    Responda
  11. Roger Z Moire

    E tem idiota que ainda defende a liberação das drogas.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Roger, você ou sua família consome álcool? Precisa conscientizar, e proibir as extremamente letais.

    2. RICARDO ARANTES MARTINS

      As drogas em regra são liberadas e comercializadas nas drogarias ou farmácias. Grande parte dos tratamento médicos são feitos com base em drogas. Tem algumas que não tem autorização para comércio e são consideradas ilícitas.

  12. RICARDO ARANTES MARTINS

    Nunca vi dados ou números e minha parca análise vem da grande indústria cinematográfica Norte Americana de Entretenimento norte americano (que aliás é muito boa). Essa dependência em analgésicos com base em analgésicos como base em opioides é muito comum e denunciada em filmes e seriados.

    Responda
  13. adenor Dias

    Nosso medo da morte, nos faz adorar a ciência como uma deusa, só esquecemos de que a deusa é manipulada por humanos falhos, e até com má intenção. Ninguém se preocuparia com a minha morte, se a minha doença não enchesse os bolsos dos cientistas de dinheiro. Eis a questão...

    Responda
  14. MARCOS BENASSI

    Hélio, meu caro, ainda não assisti ao Dopesick, mas o fim de semana vai corrigir isso: a ciência foi só um elo na cadeia de interesses escusos. A agência regulatória foi permeável à pressão da indústria, contínua. Os representantes comerciais, pressionados desde sempre (e lucrando), azucrinam os médicos com argumentos e benesses; estes últimos, até por conta dos bons resultados de curto prazo, prescrevendo. Usuários, com droga boa e confiável. Na terra dos negócios, quer melhor que isso?

    Responda
  15. Dalmo Moreira de Araújo

    Livre iniciativa é isso aí

    Responda
  16. FLAVIO DA ROCHA SILVEIRA

    Não foi a ciência, foi a corrupção de cientistas, médicos, funcionários da FDA e muito mais. Dopesick.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Bingo. Essa coluna foi o que faltava para assistir ao dopesick. Se não me engano, tem na antiga Fox, atual star.

    2. RICARDO BATISTA

      Verdade. Cuidado com o título, colunista. É o que basta para os malucos deturparem tudo.

  17. SAMUEL COSTA NETO

    Não percam a série Dopsick da Hulu

    Responda
  18. Nivaldo Dias

    Olá Hélio, entendo seu parecer mas por favor, poderia aprofundar ou ao menos dar um norte mais claro a sua opinião. Quem é o culpado direto ou ao menos aonde foi que estacionaram a ética ?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro Nivaldo, não assisti ainda o documentário, mas consta que quem criou o imbróglio foi a Purdue, empresa farmacêutica tradicional, que desenvolveu a oxicodona e fez todo um trabalho de marketing/corrupção para a aprovação e continuada prescrição de seu medicamento. No fim das contas, todo mundo ganhou, menos a imensa maioria dos usuários da droga.

  19. NELSON FERRAZ

    Veja série Dopesick

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.