Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rosemildo Lima

    Demétrio faz minha imaginação ir longe. Imagino escrevendo o texto e ao mesmo tempo, babando na tecla do computador. Esse Lula ainda vai matar muita gente de raiva.

    Responda
  2. Rosemildo Lima

    Demétrio faz minha imaginação ir longe. Imagino escrevendo o texto e ao mesmo tempo, babando na tecla do computador. Esse Lula ainda vai matar muita gente de raiva.

    Responda
  3. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Não é a 'flor da conciliação', é a flor exótica em um arranjo artificial. Claudia F.

    Responda
  4. José Cardoso

    Como o colunista diz, vice tem pouca importância. Mas por ser uma pessoa letrada, talvez ajude o Lula a escrever um projeto para o país. Precisamos mais disso que dessa fulanização.

    Responda
  5. RODRIGO NAFTAL

    A aliança Lula e Alckmin beneficiária mais o petista. Eleitores do Lula continuariam a votar nele, mesmo com o ex-tucano de vice. Já Alckmin tenderia a perder mais do que ganhar, na medida em que boa parte do seu eleitorado é uma direita conservadora de São Paulo com visão incompatível ao PT. Mas há sempre o imponderável. Se não dá na política para prever o amanhã, imagine 2026?

    Responda
  6. Francy Litaiff Abrahim

    Por que a moderação de textos está cada vez mais parecida com censura? Não podemos criticar o PT?

    Responda
    1. SERGIO LUIZ COLLINETT

      Francy...Até pode , mas com moderação.O eleitor precisa verificar a quem o Lula prejudica.Se você fizer parte desse grupo então ta tudo oka.Nada de paixão querida,Você não vai namorar com ele.

  7. Francy Litaiff Abrahim

    Alckmin foi derrotado em 2018 por não ter incorporado a bandeira antipetista, logo ele que conhecia os perigos do PT melhor que qualquer um. Agora, com a lembrança dos seus quatro por cento da eleição presidencial, aposta num factóide que está mais para velório que para ressurreição.

    Responda
  8. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Demétrio perde o seu e o nosso tempo com essa análise. Está claro que não vai haver composição entre os dois, mas um acordo tácito de não agressão, de olho no segundo turno.

    Responda
  9. Rafael Pimenta

    "Impulsos lulopetistas de populismo fiscal", gostaria q o colunista mencionasse qdo ocorreu este populismo fiscal do Lula. Claro q ele sabe q não teve, por isso joga pra plateia. Sabemos em quem Demétrio votaria no segundo turno, no mesmo q votou em 18.

    Responda
  10. Gilberto Rosa

    Tenho dúvidas se realmente evoluiu a conversa com Alkmin ou se é puro desejo da Folha dos Bancos de São Paulo, Alkmin nem saiu do PSDB ainda. Esse colunista vai onde o patrão mandar, é daqueles que defenderam a dupla bolsonaro e moro e agora faz cara de paisagem.

    Responda
  11. Peter Janos Wechsler

    Lula é politicamente um gênio. Tem uma intuição fora de série. É uma grande pena que os anos ociosos como presidente de sindicato não foram aproveitados para melhorar o nível de instrução e cultural. Teve tempo de sobra, mas somente o poder lhe interessa. Extremamente dotado e ao mesmo tempo não saiu do "ler é chato e dá sono".

    Responda
  12. adenor Dias

    Sou um digamos lulista, que não gostaria de ver o EX presidente se candidatar novamente! Mesmo que Lula seja inocente, nos crimes que lhe é imputado, soa como uma falta de caráter uma pessoas que até um tempo atrás era chamado de ladrão, aceitar seguir encabeçando a política nacional! O Brasil é pobre em gente competente. Será que Lula gostou da pecha ladrão?

    Responda
  13. luis vidal

    A má-fé intelectual não permite que o articulista conclua um bom texto sem distorcer as coisas.

    Responda
  14. ADONAY ANTHONY EVANS

    Calada da noite. Endereço elegante nos jardins. Longe da sede do Pt seu núcleo duro se reúne. Na pauta secreta, o vice do Lula. Debates incansáveis. Posições acirradas. Lá do fundo uma voz educada apresenta um nome. *Por que não o Kerensky? * Os presentes se entreolham. Um deles toma a palavra:*Ele não por 3 razões Suplicy, já usamos ele em 19 17. Não é brasileiro, é russo. E já morreu faz tempo.* Do outro lado outra voz: *E o Alckmin?*

    Responda
  15. MANOEL EMIDIO DE SOUSA NETO

    A "jogada de mestre" de Lula ao escolher Alckmin como vice tem nome: incoerência. Mas A Folha não diz, como se este jornal pertencesse de fato ao ex-presidente.

    Responda
  16. jose carlos toledo junior

    Seu demetrio vai, vejam leitores, de moro mesmo. O engraçado na coluna é ele escrever de economia, do qual só sabe regurgitar ladainha digerida: " política macroeconômica de fhc" como se fora coisa boa. Não foi a gde recessão do fhc que inviabilizou fhc para vereador de sp e que permitiu a lula ganhar fácil de serra? É um demérito magno ler essas colunas.

    Responda
  17. Paulo Henrique

    Também acho que seria uma jogada de mestre de Lula.

    Responda
  18. Paulo Sales

    Prefiro Ciro!

    Responda
  19. MARCOS BENASSI

    Seu Demétrio, prezado, a mim, não cheira nada mal essa combinação. Junta um esquerdismo de centro com um centrismo que, por hora, anda perdido. Essa coisa de 2a e 3a vias, perda de tempo até mencioná-las, categorias artificiais; mas a noção de frente anti-bozo é relevante. Tão quanto, para os tucanos, é a possibilidade de escapar do jugo Doriano, direitista e marqueteiro. Gente decente, bons quadros, funcionalmente competentes: anti Bozo e funcional. Tá de bom tamanho, realpolitik.

    Responda
  20. Maria Irene de Freitas

    Creio que o percentual de intenções de votos para o Lula ainda é maior do que estão propagando. Nesse ambiente de angústia e medo que temos vivido e presenciado, muitos dos possíveis eleitores se calam com medo de declarar seu voto por conta de seguidores fanáticos do minto, e suas possíveis reações violentas. Há relatos de agressões por coisas tão banais, tipo cores de roupas ou dizeres em camisetas, imaginem se as pessoas pudessem declarar seus votos livremente, o resultado seria outro.

    Responda
  21. Maria Irene de Freitas

    Creio que boa parte da militância não consegue ver essa possível chapa com bons olhos, porque há traumas ainda não curados e fatos incontestáveis sobre as atitudes de outrora do psdb. Não dá para esquecer que o mineirinho pediu recontagem, fez uma arruaça com a reeleição da Dilma, pois não aceitou perder. O picolé de chuchu não acrescenta muito e creio que só ele ganha nessa composição. Pelas pesquisas Lula pode até ganhar já no primeiro turno e não precisaria se aliar aos tucanos, traidores.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Cara Irene, não desdigo nada do que você levanta. Mas, nessa altura do campeonato, parece-me fazer sentido criar a maior força possível para dar uma limpada na área. Quanto a "não acrescentar muito", apenas pontuo que um acréscimo ao ambiente democrático seria bem-vindo: um restabelecimento dê uma força social-democrática menos contaminada. O Dória deu uma boa alquebrada na espinha tucana, seria saudável recompô-la.

  22. Samuel Gueiros Jr

    Essa eleição terá a cara de uma grande Audiência. No banco dos réus Lula e Bolsonaro. A promotoria dispõe de provas do mensalão, petrolão e da gestão da pandemia - sem defesa para os réus. Os eleitores, todos jurados desse julgamento confirmarão os votos de culpados aos dois. O juiz Moro bate o martelo aprovando a decisão dos jurados de condenar os maiores malfeitores já vistos na Republica e se inicia um novo ciclo certamente imprevisível.

    Responda
  23. Alberto A Neto

    "O PIOR CEGO é aquele que QUER VER". (Millôr Fernandes). Celso e Demétrio também acreditariam na aliança do PTB com o PSD em 1964 como sendo uma "jogada de mestre" para dar sustentação a Jango mediante "conciliação inteligente". O neo liberalismo lulista, supostamente combinado com o paleo liberalismo alquimista, não representam senão uma "nova farsa", totalmente incapaz de superar a catástrofe econômica decorrente da desconstrução do Estado. O país segue firme, a todo vapor, ao colapso final.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro Alberto, como nosso colega leitor Ricardo, você é mais pessimista do que eu - constato, apenas. No contexto da barafunda atual, entretanto, não seria positivo uma chapa com força para deter as possibilidades do campo Bozofrênico e, no mínimo, tirar a pressão da caldeira?

    2. Samuel Gueiros Jr

      Flor de conciliação é realmente uma farsa. Tem mais cara de aliança de zumbis. Ao alvorecer os vampiros sucumbem à luz do sol. Lula, com a verdade dos seus processos que refrescará a memória nacional na campanha. E Alckmin continuará agonizando com a trava espetada no seu peito por Dória.

  24. germano ottmann

    Está ficando cada vez mais fácil...Moro presidente!

    Responda
    1. Djan Zanchi da Silva

      Tem gente que é incapaz de aprender...

    2. Sintralab Rogerio Fernandes

      Lula vai convidar o Moro para Ministério da justiça. Kkkk

    3. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Moro prega criar uma suprema corte para tratar de corrupção à margem do sistema jurídico escolhi da sabem por quem? Por órg ãos internac ionais e se espelha na Ucrâ nia. Escanc arou a parceria com os Esta dos Unid os em prol dos interesses econômicos daquele país. Vamos prestar atenção no que esse jui z su spe ito anda dizendo. Não vamos fazer como na eleição do Bolsonaro. O atual presidente está cumprindo o que prometeu na campanha.

  25. Sebastião Staut

    O grande legado de Alckmin depois de 351 anos à frente do governo de São Paulo foi lançar à política o Ricardo Salles, grande ministro.

    Responda
  26. Jane Medeiros

    Lula tem um espírito conciliador desde sempre e busca soluções surpreendentes quando se depara com pedras no caminho! Dupla irresistível! Se Lula não existisse precisaria ser inventado!

    Responda
  27. Sebastião Staut

    Faltou o jornalista destacar que algumas das piores figuras do desgoverno Bozo foram geradas pelo Alckmin. Cito apenas uma emblemática: Ricardo Salles. Será golpe de mestre ou concessão ao bolsonarismo?

    Responda
  28. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Que decepção Dr Geraldo. Se misturar com corrupto.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Luiz, só uma palavra para temperar o contraponto: Rodoanel. Algumas para devem nortear o público no futuro: "demanda por transparência", "vigilância aguda e constante".

    2. CARLOS EDUARDO GOMES

      Leia o livro República dos Padrinhos e aprenda a não postar besteiras

    3. Djan Zanchi da Silva

      Nossa, eu não sabia que o PSDB era um partido de Santos.

    4. Nestor Bercovich

      Que decepção Lula, se juntar com esse representante da elite paulista. Mas tudo bem, levando em consideração que a prioridade é Bozo nunca mais, vamos tentar conseguir os votos até dos Luz Roberto da vida que em 2018 preferiram votar na b/esta fas/cista contra o PT.

  29. Paulo Emmerich

    Acho que vai dar Ciro paz e amor.

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Em Garanhuns talvez

  30. R Alvim

    Acho que andam superestimando a capacidade do Bozo se reeleger. Ele é o pereba dos perebas. A natureza marca. Qualquer ser vivo com células eucariontes ganha a eleição dessa criatura.

    Responda
  31. Mateus Sá

    O perigo para Lula é o fantasma do impeachment que hoje virou instrumento da direita para afastar políticos da esquerda. Neste caso Alkmin substituiria Lula e a direita assumiria como prêmio o comando do país.

    Responda
  32. Claudio Carvalho

    O país tem uma "esquina política" incontornável a dobrar; Luiz Inácio Lula da Silva. Quem vai ser o vice não é de somenos importância, mas o Brasil só sai dessa devastação "moral e cívica" (para usar uma expressão cara às Fofas Armadas) pelo que o Lula representa. Resta saber se estamos à altura do momento histórico com tamanha representatividade. 22 será um ano inesquecível (para o bem ou para o mal).

    Responda
  33. Barbara Maidel

    Ciro Gomes é muito mais de esquerda do que um Lula que se vangloria de ter enriquecido bancos, que não tem projeto de país e que já disse que não vai taxar grandes fortunas "porque elas fogem" (argumento de liberais). Que tanta gente dita de esquerda permaneça com ele só mostra como é forte o personalismo e a publicidade. O paizinho pode fazer aliança com Alckmin (tantas vezes chamado de nazista por petistas), pode ser amigo de pastor da "cura gay": pode tudo. Prefiro Ciro.

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Aquele de Paris?

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Sim, no Ceará o ciro talvez

    3. Jean Carlos Costa Soares

      Não viaja na maionese.

  34. Cláudio Cunha

    Os Bozoides e adoradores do Pinochio das Araucárias....vão a loucura...kkk

    Responda
    1. Cristiano Silva

      MORO 2022 pra vc também.

  35. Guilherme Torres Godoy

    Uma boa hipótese Demétrio, porem hoje, tem centena de analistas politicos, muitos deles erraram quando falaram de Bolsonaro na eleição passada, hoje estão dando seu chute. Algo que os analistas não levam em consideração é: Desmistificar o papo do Lula ser comunista vai ser importante com alckmin. Os investidores internacionais acreditam na capacidade do Lula, e sabem que depois dele Alckmin é ficha certa como presidente. Lula primeiro, depois alckmin, se ele faz certo vai de novo né.

    Responda
  36. RENATO VENANCIO

    Lula é centro.

    Responda
  37. Alfredo Gomes de Azeredo

    Jogada de mestre do Lula? Creio que sim. Pois, após o desastre que estamos a assistir - equilíbrio, bom senso, sensatez, serim pressupostos inquestionáveis para um recomeço em meio aos escombros da louca aventura a que fomos submetidos. Não é tarefa fácil, mas fazer política não é um exercício para doidivanas, e sim, para os argutos e fortes: Lula é tudo isso! É o cara!!!

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Para a eleição Lula não precisa dessa aliança. A questão é a governabilidade já que golpe parlamentar quando progressistas estão no poder é histórico no país. Vejam a história de mudar o regime para o parlamentarismo, com o nome de semi presidencialismo num período pré eleitoral.

    2. RICARDO BATISTA

      Parabéns pelo ótimo comentário, Alfredo. Flor da conciliação do colunista também é bem bonito. Não sei se a chapa vai vingar e não vai ser fácil reconstruir. Mas não podemos continuar assim. Tem criança desmaiando de fome na escola, e adulto fuçando o lixo atrás de osso.

    3. Cristiano Silva

      Ass: Barak Obama, sim ele é o cara... kk

  38. Benjamim de Moraes de Moraes

    Jogada genial seria virar a chapa de cabeça-pra-baixo Alckim - Lula(vice). A exemplo de Cristina K. na Argentina Aí sim, seria um largo gesto de grandeza e patriotismo do Lula . Teríamos um candidato na cabeça da chapa que com suas características poderia apaziguar o País dividido nesse fosso de ódios . Não duvidem da hipótese, pode vir a ser o grande lance do Lula

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Não entendo essa conversa de que seria um gesto de grandeza do Lula abrir mão da candidatura dele. Tá quase levando no primeiro turno e vai abrir mão sim. Vai sonhando…

  39. Cristiano Silva

    Verdade ele quer regular a imprensa, quer regular as redes sociais e foi ao Gabão para aprender como se fica no poder por 37 anos. E Alkmin será um vice-ditador? kk

    Responda
    1. Cláudio Cunha

      E o seu Bozo visitando as Ditaduras no oriente médio.

  40. Reivan Franca

    O legado de Alckmin é inquestionável. Uma chapa com Lula só traria vantagens ao Brsil, pois apaziguaria o campo político e traria dias menos tensos no econômico.

    Responda
  41. Joaquim Rocha

    Lula + Alckmin = Chapa Imbatível. 70% no primeiro turno,

    Responda
    1. Nestor Bercovich

      Esqueceram do Moro não: 70% Lula, 25% Bozo, 5% o ma/rreco.

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Esqueceram o mo ro

  42. Vilarino Escobar da Costa

    Alckmin com Lula , Moro candidato , prévias do PSDB. Tudo isso acrescentando fragilidade a reeleição de bolsonaro que, desesperado , ainda conta com a inteligência coletiva formada pelos milhões de eleitores que o elegeram presidente .

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      [folha, teremos que começar a colocar datas em algarismos romanos? Por que os arábicos, tão mais simples são agora motivo de moderação?] Bão, a gente supõe que, do grupo Bozofrênico de dois mil e dezoito, da mediana da inteligência pra cima, os eleitores já vazaram do campo da Barbárie, né? Creia nisso o Bozo ou não...

    2. Lorenzo Frigerio

      Desde quando GADO tem inteligência individual ou coletiva?

    3. Joaquim Rocha

      Adorei a ironia: "inteligência coletiva".

  43. Augusto João

    O risco de uma reeleição desse governo lunático é tão grande, que estou votando em qualquer chapa que seja do centro para a esquerda. Isso obviamente exclui o Moro (que é um Bozonaro piorado), MBL e outras aberrações.

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Quem chama moro de parcial é o STF fera! Você tem que aprender a respeitar as decisões das instituições, por mais que delas discorde.

    2. Cristiano Silva

      Bolsonarista o chamam de traidor porque Moro quis manter um superintendente da PF, lulistas, o chamam de juiz parcial, pois Moro prendeu criminosos corruptos. Todos contra MORO. Então não nos restam dúvidas. MORO 2022.

  44. Valdeci Gomes

    Não precisa nem se concretizar a chapa Lula Alckmin, só a repercussão que causou, já foi uma jogada de mestre do ex presidente.

    Responda
  45. Lorenzo Frigerio

    Se prevalecer o bom senso no Chuchu e nas bases do PT, essa combinação teratológica não vai passar. É resignação demais para se esperar.

    Responda