Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RICARDO MUNHOS DE CAMPOS

    Será que as provas foram violadas?

    Responda
  2. Clair Calandreli

    Vós admirais estas coisas? Dias virão em que nada sobrará. Tudo será destruído. Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu! Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. Primeiro é preciso que estas coisas aconteçam, mas não será logo o fim.

    Responda
    1. Luís Eduardo Brotero Battendieri

      Nao tendes mais no que pensar ??? Ides trabalhar !!!

  3. Paulo Estevao

    Todo incompetente é autoritário esta é a marca do governo Bolsonaro ignorância, incompetência e atraso o Brasil vai levar décadas para recuperar o que perdeu, é muito triste.

    Responda
  4. Marco Antonio Barbeito Santos

    Alguém aí no Brasil, tem previsão de quando teremos notícias Boas de se ler, ao abrirmos a Folha de São Paulo? Atualmente, ninguém está lendo mais nada. E parece que a Folha está distante de acordar. Inté.

    Responda
    1. Jô Maria Souza

      Folha! Publique só coisas boas para o deleite dos leitores que vivem num mundo paralelo. Esqueça a realidade porque ela está muito triste.

    2. Dan Pasca

      Marco, tenho previsão sim, vai ser logo logo. A Folha dará notícias boas, assim que tivermos um governo decente, comprometido com a Vida e não com as milícias, a distribuição de armas e de cloroquina, a máfia da grilagem de terra, do garimpo, do desmatamento e do assassinato de indígenas. A imprensa não cria, apenas noticia os fatos.

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      A Folha não fabrica fatos. Apenas os noticia. E os fatos, atualmente, querida, sob o governo Genocida, são pavorosos.

    4. IARA MARTINS SOBRINHO

      Teremos notícias boas quando houver. Quem está distante de acordar não percebeu ainda o aumento da inflação, previsão de baixo crescimento, aumento da pobreza, da fome e interferências no INEP (que é órgãos Estado, não de governo).

  5. RICARDO APARECIDO PEREIRA

    Quando um governo resolve interferir no conteúdo de uma prova só para fazer guerra ideológica e não se preocupa com o desenvolvimento da Educação não há qualquer esperança de desenvolvimento que se possa ter. Esse governo simplesmente não serve para o país.

    Responda
  6. Fabio de Carvalho

    Sentindo falta de um bônuszinho neh meus filhos? Chora, pode chorar que a Maju falou que é livre!

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      O gado bozolóide parece aquelas bonecas antigas da Estrela, que só sabiam "falar" três frases gravadas. E o PT?, Mito e Chora mais. É a Fascistinha da Estrela.

  7. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    Esse governo não quer que o Brasil seja um país desenvolvido. A educação, todos sabemos, e eles também sabem, que é o ponto de desenvolvimento. Mas os jovens estão tomando consciência disso. Esse desgoverno nunca mais

    Responda
  8. RINALDO SOUZA COELHO

    Como disse nosso iluminado presidente, cada vez mais com a cara da corrupção, ou melhor, com a cara dele.

    Responda
  9. julio c s barbosa

    sinto uma grande vergonha, grande país vilipendiado pelo bolsonarismo.

    Responda
  10. Alessandro Souza

    Ou o Brasil termina com esse desgoverno Bolsonaro ou o genocida dará fim ao que resta de decente no Brasil. Nenhum país sério toleraria tantos abusos e desrespeitos. A PGR e o Congresso continuam meros espectadores dos desvios e ilegalidades deste desgoverno corrupto. A vergonha não tem fim, nem jamais terá, a todos os aliados e promotores cínicos deste desastre nacional que chamam, em delírio e por maucaratismo, de "governo".

    Responda
  11. Bernardino Soares De Oliveira Cunha

    A folha como sempre tentando mostrar o PT como antitese do Bozo. Educação no Brasil é um desastre há décadas, não a toa políticos inventaram as cotas, para que o ensino de péssima qualidade mas escolas públicas fossem escondidas. Aí vem a folha, vim um documento de uma instituição petista, falar diferente. Eu sou anti Bozo, mas não dá para de esse absurdo. Fora mídia, fora bozo, fora Pt

    Responda
    1. Jô Maria Souza

      E quando os indicadores mostram que houve avanços, os seus resultados são censurados por esse des governo. As cotas não foram inventadas para esconder mas para tentar acabar com as injustiças raciais e sociais. Mas temo que isso não vai conseguir entender.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Sim, a educação no Brasil é uma lástima há décadas. Isso é inegável. É inegável também que houve avanços significativos nos governos FHC e do PT. Avanços reconhecidos até mesmo pelos seus adversários, desde que estes não sejam ignorantes ou vis. O Bolsonaro está conseguindo destruir esses avanços.

    3. Bernardino Soares De Oliveira Cunha

      Corretor ortográfico é osso e a folha não dá opção para editar ou deletar o texto

  12. Jesse G

    Os problemas gerados pelas forças (invisíveis?) subjacentes ao golpe de 2016 levarão mais de uma geração para ser resolvidos, se é que um dia o serão. Não é apenas com voto que se conquista a democracia: educação é essencial e a carência dela no Brasil é visivelmente deliberada. Ate quando?

    Responda
  13. NACIB HETTI

    Onde a democracia é capenga os governantes querem dar a sua cor ideológica ao ensino. É assim em Cuba, na Hungria, na Coréia do Norte e no Brasil. E la nave va.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Bolsonaro quis mudar Golpe de Estado para revolução. Qualquer um que não seja um ignorante completo concorda que isso é "dar a sua cor ideológica ao ensino". Ideologia é uma forma de compreender a realidade e agir de acordo com essa compreensão. Não há ninguém sem ideologia, mesmo que não a perceba. O que deve se combater é o proselitismo.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Comparar a nossa educação com a de Cuba é muita ignorância. A educação lá é reconhecida como de excelência, já a daqui …

  14. EDNA LUCIA CONSTANTINO DA CONCEI O

    Se entendo bem.. Na China e cuba, como em paises religiosos, impedir monitorar regras de vida alheias é prerrogativas que esse governo prega.

    Responda
  15. MARCOS BENASSI

    Uai... Num governo de gente burrra, xucra e grossa, um exame como o Enem é mesmo inútil. Se der tempo de acabar com ele, vão em frente, e usem a verba pra comprar uma frota federal de motos para passeios presidenciais.

    Responda
  16. Elisabeth Schmidt

    Independente dos acontecimentos relatados, que só pioram, há tempos eu discordo da centralização excessiva do Enem. Antes, cada universidade federal elaborava as suas provas. Infelizmente nas garras afiadas deste bando de reacionários aloprados, o Enem se transformou num monstro manipulado. Esta manipulação relatada, guarda muita semelhança com a lobotomia nazista.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Anderson e Marcos: entendi os argumentos, são pertinentes, mas ainda assim a centralização, a prova única em todo país, no meu pensamento, é assustador. Prova única num país de 8,5 milhões de km² com grandes regionalidades e especificidades, é temerário. Parece uma aplainada no ensino. É o que observo. O tempo dirá, mas não sei se estarei ainda nesta dimensão. Saludos.

    2. Anderson Santos

      A centralização otimiza os processos e custos, e também garante a mesma prova no país inteiro. Além de dar oportunidade de escolha de qual universidade federal e até privada o aluno queira estudar. O Enem foi um salto gigantesco e otimizado ano a ano. Realizar uma prova única é algo simples, quando tratado de forma técnica por pessoas competentes. Esse governo está destruindo tudo, simplesmente porque é ideológico, ele tira do "reto" suas ideias e as coloca em prática.

    3. MARCOS BENASSI

      Elisa, porventura você não estará pensando no Enade, processo de avaliação do ensino superior? O enem, ao que me conste, foi formulado e desde sempre implementado pelo INEP.

  17. Bento Brito Teixeira

    A passividade de uma sociedade resulta em gravíssimas consequências. Ser resistente e combativo é necessário. Fora o bolsonarismo negativista e danoso!

    Responda
  18. Waldo Assahi

    Uma professora é intimada a uma delegacia por falar em feminismo. Mas elogiar uma ditadura militar que assassinou centenas de brasileiros e torturou outros milhares, na prova do ENEM, não leva ninguém pra cadeia. Brazil Uber Alles!

    Responda
  19. julio c s barbosa

    em qual área da administração pública há normalidade ?

    Responda
  20. Julio César Cardoso

    Dossiê de servidores....sei. Tudo bem intencionado.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Hein?