MPME > Professores se unem e criam escola sem patrão nem diretor em SP Voltar
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Sou vizinho deles. Tenho uma péssima impressão. Trabalho em casa como professor. Eles faziam uma aula de musicalização que passava em frente à minha janela. Eu tinha de interromper a minha aula por mais de 10 minutos. Fui até a escola conversar, combinei com eles que passariam em outra rua. Fui gentil, dialoguei. Bom...não adiantou nada, alguns dias depois, fizeram um desfile de carnaval de novo em frente à minha janela. Para pensar educação, primeiro devemos pensar no espaço do outro, não é?
Triste escola. Podiam adotar uma escola pública, mas optaram pela distinção e exclusividade. Mensalidade absurda.
Eu concordo. Acredito que deverÃamos investir na escola pública, contribuir para a sua melhora nós mesmos. Essa proposta de autogestão funcionaria muito bem no âmbito público. Da maneira como está sendo feita, apenas cria bolhas de classe média que não diferem em quase nada das bolhas das escolas particulares tradicionais. Só têm uma roupagem de alternativo. A edicação só vai se democratizar de fato no âmbito público, quando o filho da faxineira puder estudar na mesma escola que o filho do ptrão
20% dos alunos têm bolsas. No mundo real, as pessoas precisam ganhar a vida com trabalho remunerado, não boas intenções ou crÃticas tolas.
Os profissionais da educação também merecem boa remuneração.
Quando você deixa de ter patrão, o patrão, é você.
Vida longa ao projeto! Viva a autogestão e o cooperativismo. Bonito o processo de apoio mútuo entre pais e professores na busca de um caminho comum. Bonita também a consciência dos professores em não se deslumbrarem com o excesso de procura e manter os pés no chão, desejando apenas que o exemplo frutifique em outras frentes.
A cooperativa é a saÃda para todos os trabalhadores. O mundo precisa de trabalhadores e não de patrões. Maravilhosa iniciativa!
Inovação, novas práticas são sempre bem vindas, a escola funciona e sempre funcionou sem diretor ou coordenador mas nunca, sem alunos e professores, parabéns pela iniciativa e pela proposta, como professor que sou tenho vontade de conhecer.
Parabéns pela iniciativa! Viva o cooperativismo!
Parabéns! Vida longa e sucesso para esse projeto. Eu sou professor e posso afirmar que há fatores que podem derrotar essa boa ideia: vaidade pessoal e descompromisso com o que é combinado nas decisões coletivas. É preciso evitar esses males para que o grupo seja coeso e cioso do seu valor pedagógico. Desejo-lhes os melhores resultados!
A gestão das escolas visa apenas a imposição de normas e doutrinas ultrapassadas. Os diretores e coordenadores pedagógicos atrapalham o ensino por não estarem dentro das salas de aulas e desconhecem o verdadeiro sentido de educar, apenas recebem gordos salários e justificam suas horas jogando conversa fora e arrumando picuinhas entre os funcionários querendo parecer honestos sem mesmo serem.
Muito interessante. Mostra o q é a essência da escola. Mostra também que a solução alcança apenas os professores, a educação de jovens, em seu sentido absoluto, não tem aÃ, assim, um bom encaminhamento com tão alta mensalidade. O ideal seria apeoveitar o sistema de gestão e receber a verba pública que é direito constitucional de pobres e ricos.
No momento pelo menos, a verba pública vem contaminada com a polÃtica de desvalorização dos professores, polÃticas de repressão à livre cátedra e outros problemas. Quando o povo aprender a escolher seus representantes talvez isso mude, mas por ora quanto mais distância do Estado, melhor. Além do que é essencial que os pais estejam alinhados com a proposta da escola. Você imagina isso acontecendo em grande escala num paÃs onde professores são denunciados e assediados pelo livre pensamento ?
Oh a esperança! Tomara que modelos como esse se surjam com menores custos, para que a ideia se popularize. Professor nenhum desse paÃs precisa de incompetência pública atrapalhando na administração das escolas, e muito menos de pais que tratam educação como mercadoria.
Iniciativa mujito interessante, gostei! Mas não foi dito de que maneira os alunos participam. Como é montado o curriculo e as disciplinas? O aluno tem alguma escolha? Boa sorte com o projeto e que ele se multiplique!
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