Ambiente > Sumiço da água do aquífero Urucuia, fonte do São Francisco, intriga cientistas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sempre que há campanha pedindo para o povo economizar água ao lavar passeio, escovar os dentes, tomar banho, dar descarga etc. eu penso em pivô central, em agricultura. Nada no mundo gasta mais água do que a agricultura, e a agricultura brasileira é da grandeza que é. Queria-se o quê? Que ia sair de graça?
O caso ê conhecido há mais de dez anos e tornou-se crÃtico; é um conflito de uso de água subterrânea devido ao bombeamento excessivo de poços por parte da agroindústria. Requer uma força-tarefa emergencial( ANA, CPRM, órgão estadual, comitê da bacia do S.Francisco e universidades envolvidas) para, com base no princÃpio da precaução, elaborar um laudo hidrogeológico com medidas restritivas de curto prazo, e diretrizes de uso do aquÃfero. Tudo com acompanhamento de representantes da sociedade civi
É fato que o problema não comecou no atual governo mas, nele, agravou. A maioria dos indicadores ambientais pioraram muito seus nÃveis históricos sob a tutela da ignorância, da estupidez e da incompetência. Precisamos renovar a polÃtica. Sugiro Ciro Gomes.
A questão parece tremendamente controversa e está fazendo os especialistas "baterem cabeça". As dúvidas predominam, mas o estresse ambientalista já está garantido.
Errata, o professor Chang é da geologia da UNESP, não da USP.
Não pensam no futuro!Os descendentes desses gananciosos comerão dinheiro e beberão moedas.Gente que não pensa no próximo, principalmente o Velhote que quer ser Adolescente Presidente. Quer acabar com a natureza para que seus descendentes sumam da Terra, mas, levarão outras vidas juntas. Falta de consciência e de amor ao próximo. E essa gente se arrota que é cristã: não respeitando as criaturas deixadas por Deus(Fauna e Flora!)
Latifundiários, proprietários de grandes extensões de terra, grandes e médios empresários do agronegócio, na sua maioria bolsonaristas, não entendem, ou não querem entender, que as questões ambientais são urgentes e vai afetar seus negócios. Ãgua é finita, fertilidade do solo é limitada, mesmo com uso de fertilizantes, o clima impõe restrições. Se essa galera muito pouco educada não defender as questões ambientais, logo seus negócios deixarão de ser lucrativos, por falta de água.
"...um de seus componentes Quimicos, o Arsenico, é o grande causador de Cancer em todos aqueles que lidam e tem contato direto com o Produto DDT, que, quando esborrifado por Aviões sobre as Plantações, com as Chuvas ganham o leito de Rios, contaminando Agua, Peixes, Minhocas, Passaros, e dai, chegando até o Homem. Resultado, o Cancer tem se alastrado e sido detectado em locais ermos e longe dos Centros Urbanos.
Um dos mais letais Agentes Quimicos conhecidos até hoje e usados em abundancia por Agricultores do Mundo todo, o DDT, teria que ter seu uso monitorado em Terras brasileiras. O Agricultor por si só não reunem conhecimento e nem condições para deixar de usa-lo. Ele MATA mesmo todas as Pragas das Plantações, mas vai muito, muito mais além disso. Paul Muller, Suiço, seu descobridor em 1939, ganhou até o Nobel de Quimica. Porém...
Extração de recursos para irrigação de latifúndios pode estar... Pode? Doze tubos para extrair a água do rio Arrojado? Pode? Evidente que sim.
Se forem visitar o municÃpio de Chapada Gaúcha, em Minas Gerais (vizinho da Bahia), e suas adjacências, poderão verificar o que as grandes extensões de plantio de soja com a utilização de fertilizantes e agrotóxicos está causando no ambiente natural. Há diminuição das veredas, infiltração de produtos quÃmicos no lençol freático, redução drástica da vegetação do cerrado, para citar o que é percebido pela população e o que já foi mostrado por estudos e em matérias jornalÃsticas pouco vistas.
Seria interessante uma análise das da águas do aquÃfero Urucuia. Testar algumas dezenas de princÃpios ativos( agrotóxicos). Um acordo com os exploradores para ampliação e manutenção da mata ciliar; exploração de culturas menos dependentes de água; ações mais frequentes do INEMA, Ibama e ministério público.
Lembro de um candidato ora presidente que dizia acabou a mamata, na verdade acabou a mata ou então desmata.
E dizia que o adversário iria venezuelar o Brasil. O cara que venezuelou ao entupir a Administração Pública com militares patriotas...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ambiente > Sumiço da água do aquífero Urucuia, fonte do São Francisco, intriga cientistas Voltar
Comente este texto