Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. guilherme herzog neto

    Além de rejeitado pela comunidade internacional está ficando difícil manter a simpatia nacional com os dados mais recentes de desemprego, fome, preços, inflação, insucesso na pandemia, pior crescimento entre os países emergentes, e déficit.

    Responda
  2. Geraldo Junior

    O corrupto governo do PT, apegado a pauta identitárias e apoio a tiranias comunistas fez nascer na classe média uma aversão e busca de uma opção a essa tragédia. Jair Bolsonaro enganou a todos se fazendo parecer liberal e honesto. As duas pontas do espectro em sua paixão fanática por Lula x Bolsonaro não percebem que são iguais na cegueira e burrice.

    Responda
  3. Antonio Catigero Oliveira

    A falta de respeito com uma 'Presidenta/e' que, diga-se, foi eleita legitimamente e tinha e tem o direito de ser chamada como quiser, demonstra a significativa discriminação de mais um 'empresário' que seguramente apoiou o Golpe de 2016, e agora se arrepende sem compreender que foi justamente essas congruências entre discriminação de gênero e pressões por privilégios determinados por 'pautas bombas' e patos na Paulista, que vivemos essa aberração. Constrangimento deste empresariado e deste texto

    Responda
    1. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

      Excelente análise sobre este "empresário" Tem vergonha alheia de Bolsonaro e não tem vergonha de ousar falar mal de Dilma Roussef em um tom machista e misógino e assim co-responsável pelo golpe e consequente regressão em todos os níveis de nosso país.

    2. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

      Excelente análise sobre este "empresário" Tem vergonha alheia de Bolsonaro e não tem vergonha de ousar falar mal de Dilma Roussef em um tom machista e misógino e assim co-responsável pelo golpe e consequente regressão em todos os níveis de nosso país.

    3. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

      Excelente análise sobre este "empresário" Tem vergonha alheia de Bolsonaro e não tem vergonha de ousar falar mal de Dilma Roussef em um tom machista e misógino e assim co-responsável pelo golpe e consequente regressão em todos os níveis de nosso país.

  4. wilson kfouri

    Enquanto Bolsonaro é um pária internacional,Lula é o maior líder da América Latina respeitado e com interlocução com todos países do mundo.

    Responda
  5. Mario Donizete Pelissaro

    Que texto magnifico. O Brasil nunca teve um presidente tão desprezivel e desprezado na esfera internacional, como este. Incompreensivel, apesar das preferencias politicas e partidarias, alguem tentar minimizar a importancia e a significacao q teve as reunioes de Lula com as principais autoridades democraticas do mundo. Como disse o autor, "Bolsonaro representa uns poucos"

    Responda
  6. Nelson de Paula

    Bolsonaro representa uma parte dos brasileiros, governa para eles. O resto é o outro lado. Está muito longe de um estadista, não chega a um presidente razoável.

    Responda
  7. MARCOS BENASSI

    Zorra, seu Candido, hoje é dia de brilhantismo dos "tecnocratas esclarecidos" aqui na folha - sem nenhum demérito, muito pelo contrário. O senhor com esse texto magnífico; um diretor de TI do Itaú, com outro. Linda a sua reflexão sobre o Márai: lembrou-me do Basco Roldan-Roldan, também expatriado, cujos livros refletem inequivocamente a pessoa e as reflexões políticas que lhe são constitutivas, pela vivência na carne. Esse, vivo, ainda dá tempo de conhecer e é pessoa deleitável.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Quanto à sua descrição tão vivida de sua trajetória, em paralelo aos desenvolvimentos que se deram no país, encontrei-me perfeitamente no relato - difiro apenas no conservadorismo, por não sê-lo nem de longe. Mas, igualmente, me regozijei, aproveitei e cri; assim como meu cérebro compreenda as vergonhas pessoal e alheia, embora não a sinta muito intensamente: o Bozo não me reflete senão como antítese e, acerca da alheia, não tenho empatia suficiente pelo estrupício para desejar-lhe bondades.

  8. julio c s barbosa

    vamos amargar o sabor deste governo por muitas décadas. o estrago é enorme.

    Responda
  9. CARLOS BECKER

    Bolsonaro é coisa do demônio. É ridículo, é pequeno, é rasteiro, é um verme.

    Responda
  10. José Cardoso

    Já eu nunca tive essas ilusões. As diretas já não vieram em 1985, mas a inflação do Figueiredo, que já era grande só se acelerou com Sarney. Quando chegaram trouxeram o Collor, um fracasso. O plano real acabou com a inflação realmente, mas a custa de juro alto e dólar baixo, destruindo a competitividade da nossa indústria. Tanto FHC como Lula e Dilma surfaram passivamente nessa onda enquanto a demanda chinesa por commodities segurou as pontas.

    Responda
  11. Maria Lopes

    As Brasas é um livro magnífico. O estado do Brasil atual é tão espantosamente medíocre e tóxico, a destruição de tudo que possa lembrar cultura e inteligência e integridade é de tal ordem que nós faz viver em espanto e des-espero.

    Responda
  12. EMERSON santos de LIMA

    Que opinião desprovida de verdades. É da mesma gente que conclama Cuba, Venezuela e Nicarágua como democracias vibrantes!! kkkk

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Cá cá cá, cacarejam aqueles desprovidos de miolos...

    2. Bruno Martins da Costa Silva

      Não bastando, esse governo se elegeu por duas razões: lutar contra uma ameaça comunista que não existe e lutar contra a corrupção, essa sim presente e indesejada. Em razão do delírio inicial, destruiu nossa diplomacia inclusive com as democracias europeias, a maioria de direita! Em relação à corrupção, simplesmente tenta legalizar pedaladas e mensalão. Quem cometeu o erro de eleger essa cambada de despreparados iliberais deveria ter a humildade de recuar e pedir desculpas.

    3. Bruno Martins da Costa Silva

      01. Basta ver qualquer vídeo do G20 ou olhar a agenda do presidente: patético nos eventos e sem um mísero encontro bilateral para tratar de negócios, limitando-se a visitar com um louco fascista os túmulos dos brasileiros que morreram lutando contra o fascismo; 02. Digo isso tendo pavor de Cuba e qualquer governo autocrático comunista ou inspirado no comunismo; 03. assim como tenho pavor de qualquer governo reacionário ou efetivamente medieval, como os recentemente visitados pelo Bolsonaro.

  13. RICARDO BATISTA

    É a maré mudou e nosso barco virou. Nosso sistema é disfuncional e muito difícil de mudar. E a julgar pela grande audiência da Jovem Pan no Youtube, eu diria que o bolsonarismo é muito maior que Bolsonaro e vai permanecer após a saída dele. Certamente vão aparecer outros boquirrotos para explorar esse nicho. Mas tomara que nas eleições vindouras, as pessoas tenham mais juízo.

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      O bolsonarismo sempre esteve aqui... estava no café com leite, depois com Lacerda, com o Janio da vassourinha, com os militares que tomam o poder com apoio da classe média em 64 e devolvem uma massa falida à sociedade civil em 85, com Collor, no impeachment e agora com Bolsonaro. Esse pessoal rotineiramente arrebenta o país para manter privilégios e perseguir quem os questione. Os períodos de estabilidade se dão quando envergonhados da sua última aposta, esse pessoal sai de circulação.

  14. odilar Lopes

    O autor disse 12 anos de bons governos e um presidente operário que se mostrou competente , ué , imagine se não tivesse sido preso se não tivesse liderado inúmeros esquemas de corrupção.

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      O tal grande esquema de corrupção sempre existiu e segue no desgoverno atual. Trata-se de desculpa para assaltar o país, manter privilégios indevidos e perseguir minorias. O que temos hoje é o exército mamando, um governo incompetente que tenta legalizar o mensalão e usa aviões da FAB para auxiliar o astrologo-guru a fugir do país e não depor para a PF

    2. Roberto Amaral

      Pergunte aos pobres e famintos.

  15. Carlos Alberto Tacques Py

    Que narrativa maravilhosa! Que vergonha do meu país!!!

    Responda