Educação > Questões do Enem na mira de Bolsonaro são eficientes em testar conhecimento Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. CESAR PAES

    A extrema direita, em todas as épocas, quis falar sozinha e calar vozes contrárias. Isso vale para imprensa, para a oposição, para livros, publicações em geral e para o ENEM, mas aqui a coisa não é mais como eles querem e não conseguem perceber, pois competência, sensibilidade, raciocínio lógico e inteligência são qualidades que ignoram e do que mais carecem. O país já passou por duas ditaduras e não aceita mais esse tipo de mentira mal lavada de gente falaciosa; só mesmo os tontos ou torpes.

    Responda
  2. Guilherme Torres Godoy

    E á econômia, desemprego, inflação como está? Coitado de nós. Onde fica o fundo do poço? Em 2022 nas eleições, está o fundo do poço, e nos vamos chegar la, so depois disso que vamos começar a sair desse esquema político ruim que asola nosso País. Cuidado que o loubo, esta usando a pele de juiz, para enganar nois de novo. Terceira Via....kkkkkkkkkkk

    Responda
  3. EDUARDO BASTOS

    Valesca Popo-zuda, nossa ilustre filósofa, que o diga. Ciência pura.

    Responda
  4. Alex Sgobin

    Pois é, as "competências" e "habilidades" que a corte de Bolsonaro almeja dizem mais respeito à ideologia do Duce e de Heinrich Kraemer com James Sprenger que qualquer outra coisa.

    Responda
  5. Helio Cardoso

    Devaneios de um governo inseguro e paranoico. A próxima prova terá a primeira questão assim, "o rio Amazonas não pega fogo porque a água é: a)úmida, b)molhada ou c) ambas as duas". Da série, " O Enem com a minha fuça".

    Responda
  6. Carlos Eduardo Cunha

    Ótima reportagem mostrando que o objetivo da prova de aferir conhecimento e raciocínio tem sido bem empregada. Seria interessante fazer este mesmo estudo com as questões da prova deste ano. É possível que toda esta discussão ideológica para um lado ou outro, não quebre o valor intrínseco das provas do ENEM como eficientes para testar o conhecimento.

    Responda
  7. Sérgio Barbosa

    Fô ia: Não falaremos do desgoverno, via ministrumes e fab, dando escolta à fuga de Olá Vô do Cara Alho. Não era só trafico internacional de cocaína - 39kg, é trafico internacional de mer da

    Responda
  8. rubens gonçalves

    e eu pensei que ninguem tinha lido as questoes do enem deste ano.? erro meu:?

    Responda
  9. Guillermo Creus

    Conhecimento depende do colégio assistido, público ou privado. Para diminuir a desigualdade seria melhor levar em conta o QI.

    Responda
  10. Cleomar cordeiro

    O mandatário não aceita que ninguém tenha um grau de inteligência acima do seu. Por isso, precisa nivelar o Enem para o mínimo possível.

    Responda
  11. Nehru Gabriel

    Não sou da área pedagógica, mas achei excelentes e inovadores os temas do enen, pois provoca o debate de assuntos atuais (sociais, políticos etc) e amadurecimento da nossa educação.

    Responda
    1. Marcelo Bondioli

      Que é exatamente tudo o que eles não querem.

  12. RICARDO MUNHOS DE CAMPOS

    As provas desse ano foram violadas?

    Responda
  13. Leonardo Gama

    Excelente reportagem. Desbanca todos os argumentos fajutos dos defensores da ignorância --não que já não soubéssemos que as críticas ao Enem não têm nenhum fundamento. É o governo com mais ''viés ideológico'' da história.

    Responda
  14. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    Na visão de um P semi alfabetizado, qualquer questão é complexa e portanto, de esquerda

    Responda
  15. Mauricio Hoffmann

    Folha aplicando TRI para fazer uma reportagem. O nível de jornalismo brasileiro acaba de subir para um outro patamar. Parabéns!

    Responda
  16. Iago M Zulu

    Obviamente os "especialistas " avaliam o "conhecimento" como capacidade do aluno de repetir, sem questionar, a cartilha esquerdista.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Ou você não leu, ou leu e não entendeu nada. Tente de novo

    2. Rinaldo Bastos Vieira Filho

      E vc repete a cartilha bozista ignorante

  17. josé mário ferraz

    Questão maior a respeito do Enem é a debandada dos jovens que por não terem habilidade em esportes perderam a esperança de sucesso na vida, assim como as jovens que desejariam exercer atividades que não dependessem de expor as partes pudendas.

    Responda
  18. CARLOS BECKER

    Bolsonaro é coisa do demônio.

    Responda
    1. rubens gonçalves

      ele é o proprio.

  19. José Cardoso

    Para mim, a prova do Enem será eficiente se houver boa correlação entre o desempenho dos alunos nessa prova e o na universidade. Faltou essa pesquisa, que não sei se existe, na reportagem. Há uma indicação em contrário: consta que os alunos que entram por cotas, e portanto com uma média menor, tem desempenho igual ou melhor no curso superior.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      É uma pergunta interessante, não somente relacionada ao ENEM, mas a qualquer processo seletivo com prova. Estudei medicina na USP, e posso te afirmar que muitos dos colegas que passaram viraram médicos medíocres, alguns dos quais negacionistas. Precisaríamos de um sistema de ingresso que considerasse toda a história acadêmica do aluno, mas com tanta disparidade do ensino médio entre as escolas, não sei qual seria a solução.

  20. Luciano Napoleão de Souza

    análise estatística inédita realizada pela Foice!!!! A que ponto chega a imprensa subversiva nacional!! A perseguição é implacável!! E ele continua incólume!! Imagina se fosse corrupto igual a esquerdistas?? Já tinha caído. Força Bolsonaro!!!

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      Mais um que não entendeu nada da reportagem e que não passaria na prova.

    2. Daniel Alvares

      Para de chilique, poha

    3. Rinaldo Bastos Vieira Filho

      Subversivo é esse miliciano aliado do golpe de 64, arremedo de ditador

  21. Fábio Nogueira

    O Bolsonaro critica porque ele não tem capacidade de compreender nem um texto de uma história em quadrinhos...

    Responda
  22. Roberto Gomes

    Duvido que qualquer Bolsomínion consiga entender os gráficos dessa reportagem.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.