Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Sugiro todas(os) ouvirem excelente entrevista no podcast hoje na Folha, q entre outras coisas aborda como foi a atuação da grande mídia ("imprensa"/"jornalismo") no caso da perseguição jornalística p/ justiçamento de Lula. O título: "É um alívio Moro disputar eleição e não vaga no STF - diz desembargador Marcelo Semer". Globos, Mírians Leitões, seu Filho, Veras Magalhães, Jungs, Catanhedes, Wacs, Sardenbergs, Jabores, Mervais, Camarotis deveriam ouvir. Afinal como enfraqueceram nossa democracia!

    Responda
  2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Só uma observação: não foram desastres em Mariana e Brumadinho; foram massacres.

    Responda
  3. MARCOS BENASSI

    Gente, tamo martelando em ferro frio: o índice do jornal aponta, incorretamente, para o texto da semana passada. Também no índice de artigos da Cristina, o artigo atual não aparece. Temos que olhar na edição digital, no "facsimile digital" da edição impressa para podermos ler o texto correto.

    Responda
  4. RICARDO ARANTES MARTINS

    A questão é ordem prática. Nem as grandes mineradoras, aquelas que tem aval estatal para seguir com as normas de proteção ambiental estão cumprindo as determinações legais ambientais, sequer para a proteção Direta da vida humana com sucessivo estouro de barragens. O Estado tem se mostrado ineficaz no controle das atividades e ainda querem flexibilizar. é muito pra cabeça.

    Responda
  5. MARCOS BENASSI

    É muita cara de pau, Cristina. Passa da conta. E depois, vem presidente da companhia escrever artigos de pacificação, aquela porcaria de fundação renova fazendo anúncio das suas "realizações". É demais. Neguinho mundo afora precisa ter a coragem de dizer "não vou comprar minério extraído nessa base". Os Tesla, tão moderninhos, não podem ter aço de sangue em seu corpinho. Alô, gringos acionistas de mineradoras, mexam-se! Hora de parar com o blá e agir. Vendam!

    Responda
  6. filipe moura lima

    Sempre tem alguém querendo piorar a situação que já está péssima. Aonde vamos parar?...

    Responda
  7. MILTON AKIRA KIYOTANI

    Gostaria de saber como esse pessoal do contra viveria sem celular, computador, viver sem moradia, comer ou deslocar-se. Se eles soubessem que sem mineração eles não teriam esses itens essenciais à vida, talvez resolvessem aprender mais sobre a mineração. Chip sem sílica não existe. Casa sem aço muito menos. Comida sem fertilizantes. Trens, aviões, navios. Ainda existem boas cavernas, arco e flecha, animais selvagens para caçar, né não?

    Responda
    1. José Bernardo

      Perfeito, Marcos. O argumento do colega soma-se à mentalidade desses "representantes do povo" para mostrar que há os trogloditas da modernidade, né não?

    2. MARCOS BENASSI

      Caro Milton, tem uma confusão no seu argumento: não se está aqui rejeitando a modernidade. Apenas gostaria muitíssimo - pago até a mais - que não fosse um escravo a construir o meu telefone. Que a matéria-prima fosse extraída de modo decente, sem detonar nem meio ambiente, nem o pessoal ao redor. Não se trata somente de rejeitar a vida da idade da pedra: também rejeitamos comportamentos da idade da pedra. Seu argumento tá digno da caverna que você descreve, né não?

  8. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Vale lembrar que decisão/acordo entre governo de Minas e Vale sobre o valor da indenização e direcionamento dos recursos, definiu que os + de 30 bilhões que serão pagos pela mineradora ao Estado, serão utilizados na construção de um rodoanel na região metropolitana, o que na verdade beneficiará muito à própria mineradora. A meu ver a cidade prejudicada foi Brumadinho e sua população, portanto lá deveriam ser investidos os recursos. Quem sabe em um polo turístico, pois lá já temos Inhotim.

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Sem dúvida José Soares! Você tem razão. Afinal em Mariana, por exemplo, até hoje as famílias aguardam suas casas e indenização.

    2. josé SOARES

      E antes de tudo indenizar decentemente as vítimas da tragédia .

    3. josé SOARES

      E antes de tudo indenizar decentemente as vítimas da tragédia .

  9. Dionisio DeBarros

    Para tipos como lira e bosonaro, gente pobre e trabalhadores nao existem. Sao apenas numeros a serem manipulados, tangidos e sacrificados, tudo para que a felicidade das oligarquias que cevam esse pais ha 500 anos, seja mantida.

    Responda
  10. Lourenço Faria Costa

    Nome aos bois: presidente da funai, Marcelo Augusto Xavier da Silva, delegado da Polícia Federal, Bacharel em Direito e técnico em Agropecuária. Este, que impediu a entrada de pesquisadores da fiocruz na reserva indígena tomada por garimpeiros, também é açougueiro.

    Responda
  11. eduardo ramos

    Se depender dos representantes do povo voltaríamos a trabalhar 16 horas por dia e morrer de fome no chão das fábricas como acontecia durante a revolução industrial. Eles nem fazem mais questão de esconder a sujeira.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      A questão adicional, caro Eduardo, é que o "representantes do povo" age em função da pressão do poder econômico. Então, existe uma selvageria privada que deseja mascar vastas áreas do subsolo, cuspindo rejeitos e gentes onde bem entender. Esse é o tipo de cidadão que não tá nem aí para o país, o mundo, seus concidadãos, nada. Me dá o meu e Soda-fe o resto.

    2. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Não generalizo. O problema é que esse pessoal vai para a eleição com um zilhão de dinheiro das emendas secretas e do capital financeiro. Desde a CPU dos anões nunca tinha visto uma orgia como essa. Falta educação política neste país.

  12. Paolo Valerio Caporuscio

    brasil ja foi formado culturalmente de egoismo e individualismos e nunca valorizou e se importa com vidas humanas e não vai mudar.

    Responda
  13. adenor Dias

    Tem que saber quanto a deputada está ganhando pelo tal projeto!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Nem precisa ganhar nada agora. Os recursos virão para financiar a campanha, via compra de votos.

  14. Robson Barreto

    Esses caras não entendem que nos dias atuais promover a "destruição" do meio ambiente é contra os interesses do país? A União Européia está preparando um pacote de normas punindo países que não preservam seu meio ambiente, com sanções severas.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Mas existem China e Índida, que são alternativas à União Europeia, como mercados consumidores.

    2. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Não adianta chiarmos. A verdade é que a pauta climática está com pouco fôlego para evitar o desastre. Temos que fazer da vantagem da floresta em pé num ativo e exigir as compensações. Esse pessoal que só pensa no hoje não se lembra das gerações futuras, de suas próprias famílias. Todas os povos têm suas excrescências, o problema é que essa gente está no poder no Brasil.

    3. adenor Dias

      Eu sou contra a destruição do meio ambiente, mas manda a união europeia ir catar coquinho! Os primeiros a destruir o meio ambiente nas américas foram eles...

  15. josé mário ferraz

    O sofrimento é maior quando se sabe serem os próprios sofredores que fornecem os meios pelos quais as autoridades os fazem sofrer (Thomas Paine).

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Não é uma Paine-intheass?

  16. Sylvia Alves Corrêa

    "A mineração é uma atividade de utilidade pública, de interesse social e essencial à vida humana". Não há nenhum escrúpulo dos idealizadores do projeto em utilizar esses argumentos para justificar o processo de degradação ambiental e suas consequências imediatas. Em nome de um condenável interesse maior, ignoram que o interesse social se volta para as necessidades básicas da população, que o essencial para a vida humana é o alimento, o ar respirável, as águas despoluídas. Eles são hilários

    Responda
    1. SILVIA KLEIN

      Não são hilários. São trágicos.

    2. Antonio Carlos Orselli

      Dê um toque no seu deputado pra que ele vote contra!

  17. Alberto A Neto

    Não por acaso, com total e irrestrito apoio do governador de Minas Gerais, que se diz representante do "Novo".

    Responda
  18. João Teixeira de Lima

    Não me canso de elogiar a verdadeira imprensa, e em especial gente feito você Cristina. Mas infelizmente poucas pessoas estão interessadas em saber, não querem saber o esses 594 parlamentares, com raras exceções fazem para nos destruir cada vez mais. Tenho compartilhado na minha página (portaljfonte) algumas notícias sobre o extermínio do povo indígena, e as visualizações não chegam a 10 pessoas. Chega a ser estarrecedor o interesse por causas tão sérias. Insistir, Persistir e nunca Desistir.

    Responda
  19. Carlos Pinheiro

    Há certos projetos que não se fundam no interesse público, mas em inconfessáveis valores que se barganham à sombra da República para beneficiar os que têm nas mãos os meios de produção.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Diga isso (muito bem dito, aliás) ao seu deputado. Pra que ele vote contra essa excrescência.

  20. Carlos Mello

    Nossa, essa é de longe, a pior câmara dos deputados que já tivemos. Se a tão propalada renovação é isso Deus me livre do resto. Brasília precisa aprender a votar.

    Responda
  21. MARCOS BENASSI

    Justa que Latiu, mas isso é mesmo o Baralho: Cristina, querida, precisamos dos nomes desses magníficas senhorias. Inscrevê-los em Aço, pra nunca mais receberem nem meio voto de bípede. É o cúmulo da Barbárie, e vai seguindo pelos escurinhos da câmara - atualmente de tortura - como se tivesse alguma razão de existir. Bom, claro que tem: neguinho tá ganhando os tubos pra tocar adiante legislação irresponsável. O seu Musk, diz-que alugou satélites pro Bozo; agora, compre aço com minério Samarco..

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Salve Benassi! É sempre um prazer ler os seus comentários. O governo do bozo trocou apenas formalmente os operadores da destruição nos ministérios, mas a boiada e a caravana da morte continuam passando....apenas se tornaram menos visíveis e barulhentos. Como você disse, operam nos escurinhos da câmara e no palácio do planalto.

  22. Marcelo Pires Santana

    Lira. Sempre há alguém muito pior que os bozos.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Pior não. Da mesma l a i a!

  23. Vera Queiroz

    Lira é um braço tenebroso do governo mais tenebroso, estúpido e mortífero que o pais já teve. Praticamente é o STF que está mal e mal segurando o que resta da mínima dignidade humana entre nós.

    Responda
  24. Wagner Passos Garcia

    São as oferendas ao bezerro de ouro, que agora enfim veio à tona na bolsa, não cabendo em si com os mais de 600 mil sacrifícios humanos recentes, materializando o sentido real de um slogan de campanha. A esta oferenda das mineradoras se juntam outras leis que já alimentavam o bezerro, como a retirada dos direitos trabalhistas e previdenciários, e outras tantas que vão ceifando o meio ambiente, a educação…

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Em breve, em Brasília, poderemos homenagear o país fazendo uma estauta de um jumento de ferro.

    2. Katia Pessanha

      Hoje mesmo pensei na comparação entre o touro e o bezerro de ouro.

  25. Andréia Chaieb

    O relatório da deputada Greyce Elias (Avante-MG) c articulação do Lira propõe que a mineração seja considerada atividade de "interesse social" e "essencial à vida humana"? É inacreditável! É o desgoverno da morte e da destruição em todas as áreas do Brasil. E as instituições seguem caladas, passando pano p elite retrógrada do país.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Minha cara, acho que deviam fazer o mesmo com a indústria do tabaco. Não ficaria bem?