Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Arnaldo Nogueira Ferreira

    Para quem já foi do partido comunista, foi ministro do PT, hoje se alinha a Augusto Heleno, Villasboas, Alexandre Garcia, é realmente uma mudança de rumo sem precedentes. O que a ambição política desmedida não faz. Aldo Rebelo eu tenho asco de você.

    Responda
  2. Edson Melo

    Em que companhia anda esse aldo !Adular militares !Que coisa feia!Rebela só contra moinhos de vento.

    Responda
  3. JOAO FERNANDO DE COELHO

    Se certa esquerda não incorporar a luta por reconhecimento às suas pautas, vai ficar obsoleta. O Sr. Rebelo não tem coisa mais substancial a dizer? Parece bolsonarista falando.

    Responda
  4. Icaro Machado Prado

    Concordo totalmente com o ex-Ministro. A esquerda se perdeu quando trocou o trabalhismo e um projeto de desenvolvimento nacional por essas pautas identitárias que não agregam nada para ninguém.

    Responda
  5. José Cardoso

    Instituto Vilas Boas... acho que vou fundar um também, parece que há alguma isenção de impostos. Vou me informar.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Pois é.

  6. Valdir Teixeira da Silva

    Não vejo importância nenhuma nesse negócio de linguagem neutra, também não entendo no que isso possa agregar na causa LGBT. Parece-me mais um modismo dos jovens. Talvez, por já não ser tão jovem, que não consigo aderir a essas coisas.

    Responda
  7. Laudgilson Fernandes

    Aldo é a típica pessoa que não aprendeu a envelhecer com dignidade. Quando cita Darcy Ribeiro, deveria dobrar a língua. Deveria se envergonhar em sujar sua biografia no fim da vida. Nunca deveria se sentar ao lado de tias figuras retrógadas, golpista e hipócritas. E dizer que já votei nesta figura.

    Responda
  8. Marcos Riera

    Eu pessoalmente acho que essas tentativas de linguagem neutra são um modismo passageiro, mas é engraçado ver o Aldo Rebelo surtando quixotescamente em defesa da língua nacional como já ocorreu em outros momentos. Dessa vez, contudo, ele foi mais longe e entrou em pânico diante de um "neologismo" (entre aspas porque as marcações de gênero neutro não constituem um neologismo, mas tudo bem). Tomara que nunca descubra a obra do Guimarães Rosa. É capaz de infartar.

    Responda
    1. Marcos Riera

      Sem dúvida, Neli. É só um pitaco pessoal. Só acho que ainda estamos muito longe de definir consenso a respeito de quais mecanismos de neutralidade devem ser utilizados (mesmo entre as pessoas que concordam com a ideia em geral). Por exemplo, o "x" como marcação neutra de adjetivos funciona bem na escrita, mas é completamente impossível de ser aplicado oralmente - além de ser problemático para pessoas com restrições na visão. Já os pronomes neutros, por outro lado, me parecem mais promissores.

    2. Neli de Faria

      Pode ser modismo, como também não pode ser. A língua não é imutável.Ela é dinâmica de acordo com a época. Muitas das palavras usadas no anteontem no ontem foram perdendo a razão e no hoje são desconhecidas...outras perduram no tempo.

  9. Neli de Faria

    Menos bajulação, Aldo! Deveria ter falado para os Militares cobrarem dos oportunistas(legislativo e Executivo),  que finalidade da existência do Brasil é o Bem Estar da População e não dessa deles. Deveria cobrar dos militares para acabarem com quem sangra o Erário sem contrapartida  funcional. Mais concursos públicos e menos assessores.

    Responda
  10. ALEXANDRO DA REIS

    Aldo cada vez mais se torna um bolsonarista. Por trás do vocabulário sofisticado, há o sujeito extremamente conservador, preso no século XIX e habilitado para cometer quaisquer atrocidades em nome do nacionalismo dele, da soberania da cabeça dele e da democracia dos brancos, ricos e machos que nem ele.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Ele quer arrumar uma boquinha no governo bolsonaro com os milicos.

  11. ANDRE BARRETO

    Impressionante a quantidade de boba gens dita por esse sujeito, que mostra não ter lido Darcy. Talvez ele também queira cancelar o futebol ou o carnaval, já que vieram de fora. Ou a democracia ou mesmo o comunismo... Vai para casa Aldo.

    Responda
  12. Salete Conceição Possebon

    Enquanto o Oriente está determinado e focado em coisas que realmente importam o ocidente fica dando prioridade para futilidades, criando rivalidades desnecessárias, idêntico as das torcidas organizadas dos clubes de futebol e depois lá na frente não adianta se queixar. O povo é uno e precisamos unir e não dividir. Os países orientais vão dominar os ocidentais.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Que viagem, hein?

  13. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    Aldo Rebelo, o parceiro amado do Paulo Maluf. Alguém tem algo mais a acrescentar à biografia desse cavalheiro? A propósito, esses políticos pensam que são imortais? Juro que pensei que já havia se aposentado!

    Responda
  14. Andre Rypl

    Você acha que está ruim. Aí aparece o Rebelo.

    Responda
  15. Sandra Losa

    Procurando apoio para candidatura, somente.

    Responda
  16. Otto Cabral Mendes Filho

    A miscigenação no Brasil foi resultado do estupro de indígenas e negras. Mas o que esperar do cara que destruiu o antigo código florestal que era exemplo para o mundo, do cara que defende Bandeirantes, uma das muitas vergonhas de nossa história?

    Responda
  17. Hernandez Piras Batista

    O "comunista" criticou no "Estado" a substituição da Lei de Segurança Nacional pela Lei de Defesa do Estado de Direito, tem defendido toda pauta dos ruralistas, avusado ambientalistas de querersm "entregar a Amazônia" e atacado os movimentos sociais. Um candidato a Putin ou Lukashenko.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Nem na China existe mais comunista. Ah, só na cabeça do brasileiro que não saiu dos anos mil novecentos e sessenta.

    2. Hernandez Piras Batista

      "acusado", não "avusado".

  18. humberto costa

    Quem diria o esquerdista radical. Oportunista carreirista sem caráter.

    Responda
  19. MARCIA TAMANDARE UCHOA

    essa fala assim tipo stalinista combinou bem com o modelito milico, fashion pacas.

    Responda
  20. Hernandez Piras Batista

    Cada país tem o Mussolini que merece.

    Responda
  21. Neli de Faria

    Deveria falar para os Militares: terem mais patriotismo. Cobrarem dos oportunistas políticos(todos, sem exceção), respeitarem o Dinheiro público. Deveria ter falado para os Militares cobrarem dos oportunistas(legislativo e Executivo), que finalidade da existência do Brasil é o Bem Estar da População e não dessa deles. Deveria cobrar dos militares para acabarem com quem sangra o Erário sem contrapartida funcional. Mais concursos públicos e menos assessores.Menos bajulação, Aldo!

    Responda
  22. Hamilton Magalhaes

    É só aumentar a carga horária de língua portuguesa nas escolas.

    Responda
  23. José Augusto Bernabé

    Você está se esquecendo Aldo, da "Agenda" do Vaticano que prega exatamente isso, uma linguagem neutra, isso é o movimento do Grande Poder do Império Romano que existe até hoje manipulado por Wall Street, a verdadeira Sede do Papa, ou dos Papas. Concordo com o Darcy Ribeiro, nós só viemos ao Mundo para fazer "fuq fuq", somos apenas Gado, nada mais.

    Responda
  24. José Augusto Bernabé

    Você está se esquecendo Aldo, da "Agenda" do Vaticano que prega exatamente isso, uma linguagem neutra, isso é o movimento do Grande Poder do Império Romano que existe até hoje manipulado por Wall Street, a verdadeira Sede do Papa, ou dos Papas. Concordo com o Darcy Ribeiro, nós só viemos ao Mundo para fazer "fuq fuq", somos apenas Gado, nada mais.

    Responda
  25. Sonia Pereira Gomes

    Para alguém, que é macho e branco, é bem fácil apontar o dedo para os que sofrem preconceitos há séculos. E imaginar que já votei nessa triste figura.

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Você está absolutamente correta, prezada Sônia! Só acrescentaria ....e com dinheiro, depois de branco.. Mas, penso que o senhor em questão não imagina o que é preconceito, pois, mesmo filiado ao PCdoB, o conselheiro dele , amigo de cozinha é o Paulo Maluf das Falcatruas..

    2. Andre Rypl

      Incrível, não? Eu fico estupefato com a desfaçatez de insistirem na tese de democracia racial.

  26. Matheus de Magalhães Battistoni

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. ANDRE BARRETO

      Isso, vota nele. Um voto a menos para o Bozonazi.

    2. Hernandez Piras Batista

      Este aí não perde a oportunidade de vomitar seus preconceitos.

    3. Neli de Faria

      Gays são agredidos e mortos por aí. Ninguém bate e ou assassina hetero por ser hetero. Mas, pseudos machos agridem e matam gays por serem gays. Importação de racismo não. Sempre teve. Ele, aldo é um puxa-saco e fala o que os caras(maningue menoscabo), querem ouvir.

  27. Jonas Almeida

    Deveriam logo dizer "não gosto, não quero" em vez de florear argumentos sobre "a lingua isso, a tradição aquilo". Alguém fala vosmecê? Pharmacia? Ou havia "blog" , "postar" , cancelar (no sentido atual). A lingua portuguesa está longe de ser imutável ou representante de alguma tradição, é produto da sociedade e suas transformações.

    Responda
  28. Bernardo I

    Linguagem neutra tem uma função importantíssima, critério de quem levar a sério e quem dizer “claro fulano” e ignorar.

    Responda
  29. Leonardo Reis

    O triste fim de Policarpo Rebelo.

    Responda
    1. Andre Rypl

      Lapidar esse comentário. Parabéns.

  30. antonio reis pereira

    O Sr. Aldo Rebelo está absolutamente correto, e é insuspeito para falar do assunto, como ex-PC do B. Louvo sua coragem de assumir publicamente uma posição que vai "contra a corrente"

    Responda
  31. Bernardino Soares De Oliveira Cunha

    Nunca esperei que iria concordar com o Aldo. Dou minha palma à palmatória. Não retiro uma vírgula. Tem que ter muita coragem para falar isso, pq a patrulha identitária, já virá com tudo para destilar ódio e rancos

    Responda
  32. Anna Rodrigues

    O Brasil é um País de brancos e negros Sr. Rabelo. E de imigrantes e mestiços também. Mas de brancos e negros tb. Basta ver o famoso, tinha que ser preto... O Sr. Tem que sair da bolha e dá uma volta no mundo real. E palavras novas sempre existiram, a língua é dinâmica. Conversa 5 minutos com um adolescente para vc ver.

    Responda
    1. Anna Rodrigues

      Se o senhor tem a pele clara, sabe tanto de sofrer racismo, como sabe de cólica menstrual e das dores do parto. Incrível pessoas quererem se manifestar sobre uma dor que nunca sentiu.

    2. GLAUBER SERGIO DE OLIVEIRA

      Sim muda porque é mesmo dinâmica, mas com o tempo de forma natural e espontânea. Não se pode admitir mudança imposta guela abaixo. Língua neutra é mais uma cretinice da patrulha vigente. Parabéns sr. Aldo.

    3. Marcos Mess

      Tenho pele clara, meu avô era neto de escravos. Tenho uma profissão. Mas tenho um irmão "branco", desempregafo, com dois filhos para sustentar. O povo não precisa de divisão. Identitária é mafia tentando camuflar problemas para ganhar dinheiro em cima. Importaram essa guerra inútil da p t a do ocidente, dos EUA.

    4. Marcos Mess

      Brancos e pretos na cabeça de ignorantes. Ignorantes produzidos pela escola que a esquerda não quis mudar porque o sindicato dos professores, das livrarias amigas do rei, etc... faziam lobby para isso. A solução está na educação, educação que o PT não mudou, apenas maquiou. Pauta identitária não vai resolver o problema, vai sim dividir o país e gerar conflitos e confrontos.

    5. Marcos Mess

      Ana Rodrigues, não tem nenhum negro no sentido que você está falando. 99,999 é mestiço.

  33. Geraldo Junior

    Comcordo com Aldo Rebelo e afirmo que nessa pauta identitária inútil e irracional, a FOLHA é a maior criadora disso !

    Responda
  34. romulo paiva

    Sim, novamente copiamos a agenda do americano. Isto é muito ruim pois exacerba entre nós negros o complexo e o vitimismo.

    Responda
  35. JONES DARI GOETTERT

    A questão é mais com quem ele sentou do que o que ele falou.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Clecio, excelente observação.

    2. Clecio Muller França Leal

      O equívoco do seu comentário é a afirmação da divisão.

  36. Guillermo Creus

    Comentários inteligentes do sr Rebelo.

    Responda
  37. Marcelo Fogaça

    Ele alega que primeiro deveríamos crescer para depois incluir. Fala de delfin com sinal trocado. Assim criará no Brasil, devido as políticas afirmativas e de gênero, uma cisão entre os brasileiros e uma parte capitaneada ou capturada por ideológias retrógradas alimentada por algoritmos. Mas neste país de grandes contrastes( e de cor tambem) tem que fazer tudo ao mesmo tempo. Crescer, distribuir, incluir, afirmar. Passado difícil não se resolverá só com crescimento. Já vimos este filme.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Quer ser agora o candidato da extrema-direita. Um Mussolini dos trópicos. E os antigos "companheiros", caladinhos. O sentimento de compadrio da esquerda latino-americana supera qualquer traição aos princípios. Vide Ortega, Maduro, etc.

  38. Marcelo Fogaça

    Ele alega que primeiro deveríamos crescer para depois incluir. Fala de delfin com sinal trocado. Assim criará no Brasil, devido as políticas afirmativas e de gênero, uma cisão entre os brasileiros e uma parte capitaneada ou capturada por ideológias retrógradas alimentada por algoritmos. Mas neste país de grandes contrastes( e de cor tambem) tem que fazer tudo ao mesmo tempo. Crescer, distribuir, incluir, afirmar. Passado difícil não se resolverá só com crescimento. Já vimos este filme.

    Responda
  39. Rodrigo Ribeiro

    O identitarismo é um mal. A luta pelas minorias, não. É preciso saber diferencia-las. A fala do ministro vem neste sentido e traz luz ao tema.

    Responda
    1. Andre Rypl

      Só se for com a lâmpada Scuromatic....

  40. Amarildo Caetano

    A linguagem é multifacetada e dinâmica .não se cria palavras por leis e decretos .

    Responda
    1. Francisco Rocha

      Nem por invencionices estúpidas, que vão contra a lógica da linguagem que levou séculos de aprimoramento.

  41. JOSE CAMPOS

    Se alia a ignorância em busca do poder perdido. Que vergonha!

    Responda
  42. Carlos Pinheiro

    O reacionarismo de algumas caquéticas múmias invertebradas que foram do PCB e do PCdoB se desnuda quando se confronta o antigo discurso libertário com a práxis oportunista atual que bajula o poder sem pudor e sem coerência histórica. RIP.

    Responda
  43. Nelson Vidal Gomes

    O pior de tudo e mais desalentador é que o candidato que possui o status jurídico " sui generis" de ex-condenado- hoje à frente nas pesquisas de intenção de voto- foi quem promoveu esse Brasil dividido em tudo, que Bolsonaro deu sequência. O " nós e eles" do Lula é até aplaudido pelos seguidores pseudos-intelectuais frustrados do PT (identidade verdadeira PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros). Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Quem separou o Brasil(nós e eles), é aquele que só pensa em si, em seu projeto pessoal de poder. Aquele que em maio do ano passado comemorou a existência do covid... e que carrega atrás de si um grupo de bovídeos. Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Marcelo. Ressalte-se os 14 anos do PT no governo sem que nossa triste realidade social tenha mudado. Chegamos a Bolsonaro (eleito por isso) com 60 milhões de endividados pelos maiores juros do mundo, pobre subsidiando rico com alta tributação do consumo, 100 milhões sem ter onde fazer cocô por falta de saneamento, 40 milhões de invisíveis descobertos pela Caixa, resultados vexaminosos no Pisa etc e o pais repleto de corrupção. Namastê!

    3. Marcelo Fogaça

      Isso mesmo. Fazer com o que os invisíveis possam surgir não só na roda de samba, chutando uma bola, na cozinha de uma casa de classe média ou restaurante de 5. Esses que vc fala mexeram no vespeiro mudou um pouco a ordem das coisas e muitos se incomodaram.

  44. Deborah Barbosa

    Risco de desintegração da identidade, cultura e mestiçagem o Brasil já sofre em estado adiantado, com a crescente predominância de correntes fundamentalistas neopentecostais, estas sim impostas de fora (como dominar um país sem precisar de golpe e guerra? Zumbifique o povo pela religião/cultura que idolatra os EUA), que não respeitam e até perseguem os cultos afro-brasileiros - expressão verdadeiramente mestiça de religiosidade - os lgbts e todos os que são diferentes da cartilha reacionária.

    Responda
  45. Noel Carvalho

    Aldo Rebelo é a prova de que tem muita gente atrasada na esquerda.

    Responda
  46. Marcos Costa

    O ex-ministro deveria olhar atentamente os números do PNAD e descobrir, maravilhado, que não é a linguagem que cria dois países no Brasil, são os números. Se preferir, pode utilizar a nomenclatura do mestre Suassuna: « Brasil oficial » e « Brasil real ». Eles tem etnicidades predominantemente diferentes.

    Responda
  47. luiz felipe lopes de britto

    Falou tudo! e mais alguma coisa...

    Responda
  48. João Braga

    Parabéns Aldo Rabelo, prova que pode existir cérebro na esquerda. Sempre lúcido, correto, patriota. Desde que foi relator das leis do meio ambiente, qdo denunciou o financiamento das ONGS por meio de verbas e interesses estrangeiros para estrangular nossa agricultura. Parabéns!

    Responda
  49. Everardo Vieira Gouvêa

    Senil

    Responda
    1. Marisa Coan

      Everarde Vieire, na falta de argumentos vai de ofensa mesmo.

  50. Marcos Mess

    Ministro, um dos poucos quadros sensatos da esquerda tupiniquim, está com toda razão. O que dizer de uma pessoa de pele clara neta cujo avô é neto de escravos? Sou uma prova viva de que da mestiçagem. A prostituta do ocidente exportou esse guerra cultural para o Brasil, para nós dividir. Essa prostituta é os EUA.

    Responda