Bruno Boghossian > Lula e PT se amarram a um abacaxi para a campanha de 2022 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O problema são médios de comunicação prestigiados que empoderam colunistas com argumentos que estãosimplificando a realidade. Um paÃs polarizado precisa de intelectuais capazes de mostrar a paleta de cores, no entanto que para simplificar já temos os algoritmos, as redes sociais e Bolsonaro.
O colunista está certÃssimo. O PT e Lula terão ao menos dois problemas a enfrentar na campanha: a explicação não dada - aliás, arrogantemente recusada - pelo partido quanto ao descalabro na Petrobras e noutras empresas públicas; outro, a defesa de ditaduras supostamente de esquerda. Solidariedade com quem merece, Luiz Inácio. Defender tiranos está errado. E tira votos. O PT e Lula têm tudo para fazer uma bela campanha, arrasadora para os adversários e promissora para o povo. Zelem por isso.
Nicaragua é uma ditadura. Cuba é uma ditadura. Nenhum lider social foi assassinado nessas duas ditaduras. Colombia é uma democracia. Mais de 200 lideres sociais assassinados. Acho que ditadura é melhor que democracia.
Acho que o amigo não entendeu.
Ué ai pra lá então.... se é melhor, não perca tempo.
Além disso diz ser necessário controlar as redes sociais. Fora PT. Fora também Bostanaro.
Que matéria jornalÃstica isenta.
Lula demonstrou total ignorância acerca da diferença de funcionamento entre os Sistemas Parlamentarista e Presidencialista de governo. Namastê!
Além desse funcionário da Folha, seus patrões e do gado de Bolsonaro, sabe quantos eleitores levarão esse chamado abacaxi em conta na decisão do voto: zero!
Em 2022 lula presidente. alguem ai quer apostar?
Concordo plenamente com o articulista. O PT não aprende. Impressionante!
População comendo osso com pelanca e as pessoas discutindo Nicarágua.
Para ele e seu partido se a ditadura for de esquerda, como na Venezuela, aà tudo bem. Não é opção verdadeiramente democrática. Fora bolsonaro. P t nunca mais. Ciro 2022.
Cirão 2022
Você votará em Sergio Messias Moro e tudo se repetirá; de um modo diferente, mas lama semelhante.
Ninguém precisaria descascar abacaxi algum se a grande imprensa seguisse fielmente seus manuais de redação.
Bruno, seu colega dÂ’O Globo, Bernardo de Melo Franco, foi na mesma linha em sua coluna. Como vc, ele é ativista canhoto e passa pano para Lula. E como ele, lamentou os sincericÃdios do molusco. Pois é assim que pensa a esquerda!!
Seria bom que a Folha fizesse uma mea culpa pelo seu passado de apoio a ditadura brasileira. O Globo fez..
Lula e Bolsonaro são a mesma coisa, vamos ter coragem e eleger um Juiz que no primeiro ano após formado em Direito na Faculdade de Maringá, passou no concurso, eu disse con- curso público, para Juiz Federal! Eu os convido a votar no Moro!
Votar em um juiz que armou tirando Lula das eleições para beneficiar o PSDB? (surpresos? Pois é, era para beneficiar o PSDB mas o tiro saiu pela culatra). Com isso chegou a poder essa COISA que sabemos bem quem é. O que ele fez? Aceitou o cargo de Ministro da Justiça sob a promessa que iria para o STF. Se ferrou de novo, quem mandou confiar na COISA? Como ter um presidente com esse currÃculo? Deus nos livre!
Não, Geraldo Galvão, não foi isso que o STF fez, provas há e muitas, leia mais um pouquinho. A mãozinha que o STF deu foi anular o julgamento, cumprindo o grande acordo que soltou um monte de ladrões e evitou que investigações atingissem mais gente super bacana no congresso e no próprio STF.
Sr. Orasil, passar em concurso público para Juiz não é passaporte para desrespeitar a Lei maior do paÃs.
Um juiz que foi julgado parcial após 3 instancias do judiciario terem concordado com ele sobre a culpa do Mmolusco "Julgado" com "provas" não periciadas, obtidas por hackers que atuam no esgoto da Web pra fazer o serviço sujo que os "limpinhos" não quiseram mostrar que contrataram.
Passar num concurso público não credencia ninguém para o cargo de presidência da república. O Sérgio Moro foi declarado pelo STF, como um juiz que condenou um acusado sem provas, manobrando o andamento processual, por motivo polÃtico e interesses escusos. O Sérgio Moro já demonstrou que a ética não faz parte do seu comportamento público.
A polÃtica brasileira precisa de alguém com certificado ISO de qualidade. Até agora só tem mequetrefe...!
Perfeito
Chamar censura de moderação é como chamar urubu de papagaio.
Lula é o mensalão e o petrolão juntos e bem misturados.Nos debates com Moro ele terá tempo para se explicar, já que só ficou livre por razões processuais e não por falta de provas mais que robustas.
Lula é verborrágico, por método. Poderia ficar calado sobre esses temas .Mas, não, no afã de responder sobre tudo, acaba por dizer coisas inadequadas e, depois, tenta consertá-las e a emenda fica pior que o soneto. Também, que interesse tem o eleitorado brasileiro sobre o que ele pensa sobre a Nicarágua e a Venezuela, de há muito. Importa se ele tem ou não propostas para enfrentar os problemas do Brasil.
Folha, atenção: Lula Presidente 2022.
Como o colunista sabe que Lula não guarda "nenhuma tentação ditatorial"? Quem elogia ditaduras demonstra afinidade com elas e, no limite, pode alimentar um projeto autoritário para si próprio. Com base em quê o colunista faz essa afirmação tão categórica? O colunista é filiado ao... PT?
André, a realidade se impõe: dos candidatos que estão postos até agora, só o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem condições polÃticas, de tirar o Brasil do lodaçal que a eleição do tenente Bolsonaro nos levou. Vai ser preciso muita articulação polÃtica para superar a tempestade que se anuncia para 2023.
Se Lula quisesse ser ditador, estaria no poder até hoje!
Lula tem passado de exercÃcio da presidência do PaÃs, senhor André, lembra? Junte ao seu comentário as provas de que Lula cedeu a tentação ditatorial enquanto exerceu a presidência do paÃs. Acho execrável, temerário e insustentável que ele (ou qualquer outro, aliás) demonstre afinidade com as ditaduras - ele deveria, mesmo, explicar isso - mas o histórico dele no exercÃcio do poder desmente o que diz. Até onde vejo, ao menos. Já Bolsonaro elogiando Ustra...
A imprensa se negou a nomear um governo como fascista só porque ele não conseguiu ainda. E faz de conta que quem conduziu um tribunal de exceção pra influir nas eleições é democrata.
Conhecem a fábula do sapo e escorpião? Fazendo uma analogia, o escorpião são as Folhas de São Paulos, Globos, jornalistas golpistas como MÃrians Leitões, Sardenbergs, Wacs, Mervais, Camarotis, o Consórcio e jornalistas como esse. Todos serviçais da turma do Touro de Ouro. Afundam junto com o paÃs, mas ainda assim continuam dando suas ferruadas e destilando veneno diariamente de forma oportunista. Mas o que fazer? É a natureza desse jornalismo subserviente praticado no Brasil. Imprensa Escorpiã!
Caro Jove Bernardes, esta postura da Folha é woke. Ela só faz tipo de democrata. No fundo ela só faz de conta que quer democracia para deixar as coisas como estão. Mas eu aproveito e escrevo o que penso. Bom que eles publicam, você e lê. Mas no caso, eles deturparam, como fazem sempre, a fala do nosso futuro presidente. Isso que eu chamo de imprensa escorpiã. Leia a fábula. Um abração e bom dia.
O bom é que, como vejo, você dá o contra dentro das hostes inimigas, obrigando os serviçais da turma do Touro de Ouro publicar sua opinião contrária, para mostrar a eles que nem todos se submetem. Que bom é participar democraticamente do jogo, não? Nos paÃses elogiados pelo Lula, quem sustenta opiniões diferentes da vigente no poder chia é na cadeia - calada, no máximo resmungando.
Na eleição de 2018, no Brasil, um candidato franco favorito também foi preso por determinação judicial.
Um partido sem militantes vira um PSDB, ou qualquer outro do centro.
Tem que mudar esse discurso, nem tão rápido que pareça capitulação ao liberalismo, nem tão devagar que pareça birra de criança teimosa.
Viu Folhas, Globos golpistas? Scholz, chegado do Lula assume na Alemanha. E vocês ficam por aà deturpando a fala do nosso futuro presidente. Faça jornalismo sério. Chega de golpes. Será q vocês e as MÃrians, Mervais, Camarotes, Catanhedes, Sardenbergs, não aprenderam com o golpe de 2016? Onde nós chegamos! Tá osso viu Folhas! Oh miséria! O povo é que o diga. E vocês não param de trabalhar para destruir o paÃs. Tudo para atender o pessoal do Touro Dourado. Vocês do jornalismo são como escorpiões!
A coluna resume de forma excelente a situação. Entre silenciar ou afastar-se nitidamente desses regimes que destroem seus paÃses, os lÃderes petistas ficam empoleirados no muro, como tucanos e outros bichos. Assim, dão espaço para os crÃticos. Mas reprovar duramente não é possÃvel, por uma questão de respeito ao passado comum. Coisa que não aceito.
Acredito que a maioria absoluta das pessoas que estão criticando Lula pela declaração sobre Ortega (e sejamos justos, o homem disse apenas a verdade) não saberiam apontar em um mapa mundi onde fica o paÃs cuja capital é Manágua. Sendo assim, reitero #Lula2022
É a velha história de escorregar na casca de banana do outro lado da rua. Calado ganharia fácil, dizendo bobagens só faz a alegria dos opositores.
Ele, tenho de admirar, é ele mesmo. Por exemplo, há quantas décadas que ele é o dono do PT? E o resto que está lá encastelado no confortável bunker do PT? Tirando uma meia dúzia que foi expulsa e alguns que tiveram de sair porque foram presos o resto está lá coçando, conspirando e segurando a rota estrela desbotada e suja, uns se prestam a escrever asneiras que depois são retiradas...mas continuam cultuadas como um catecismo sagrado.
Muito menos razoável que a comparação Merkel e Ortega, eh a boa intensão dos "democratas" de direita no Brasil. Não caio nessa conversa mole, que de resto surte algum efeito. Vejam comentários de gente que até vota em lula, mas , estranhamente, aceita ser cx de ressonância da direita. Lula já provou ser democrata. Ponto.
Pois ontem, passando na fila do osso, ouvi dois comentando: "Mas que barbaridade! O que vai ser de nós se a ditadura na Nicarágua não terminar, será que por aqui vai faltar osso e pé de galinha para nós?"
Lula é um idiota ou um inconsequente? Um pouco de cada, misturado com sabedoria estratégica polÃtica. Em suma: é perigoso. Tão perigoso quanto o Bozo (sem noção)..
Se a sua assertiva é correta, então Lula não estará sozinho. Cinquenta e sete milhões que deixaram o cérebro em casa e foram votar no nosso mico, digo, mito, lhe fazem companhia. O prezado se inscreveu nesses milhões?
..não é mitômano e ladrão mesmo
Moro é mais perigoso que os dois.
A presença de três artigos, na segunda página, apontando as contradições do ex-presidente parece revelar mais uma diretriz editorial do que uma mera sincronicidade junguiana. O jornal não trata da mesma maneira Moro, que é sempre inatacável. Relevam a práxis antidemocrática contrária ao devido processo legal. Não condenam seus projetos autoritários, como o excludente de ilicitude e um tribunal internacional de exceção. O fascismo de Moro é atinente ao bolsonarismo.
Os chamados projetos autoritários são projetos saidos de uma mente nazista. O marreco pensa nazista. Podem acreditar.
A tática da Folha é a de demonstrar as contradições do ex-presidente para, por comparação hipotética, porém não formulada explicitamente, evidenciar seus pontos fracos frente a Moro, por exemplo, que não é citado. O objetivo é desacreditar Lula para sugerir uma terceira via supostamente mais democrática. Manipulação ideológica disfarçada de crÃtica imparcial.
Caro Carlos, as suspeitas não são sem fundamento histórico, né? Cabe ficar de olho aberto. Entretanto, hoje um bom-senso crÃtico imperou, sem vandalismo, me pareceu.
Lula eh um democrata e já comprovou fartamente. Não aceito que o julgue por tentar evitar ser pautado , aqui, pelo discurso ridÃculo da direita ao falar de três paÃses pequenos , pobres e massacrados pelo gigante. Há erros por lá, mas vendo como a direita destrói o BR imagine por lá?!
"Os erros por lá" são exatamente os erros que que o Bozo quer cometer aqui - governar como autocrata sem oposição ou crÃtica. E o que você aceita ou não aceita, pouco importa. Lula, que até agora tem meu voto, falou besteira ao comparar situações incomparáveis. Ortega e Maduro são ditadores e seus respectivos paÃses são ditaduras. Era isso que eu desejava que Lula dissesse. Cuba, que tem uma história bonita, também poderia ter caminhado para um estado mais democrático, independente do embargo.
"Lula conhece essas diferenças", então, se conhece porque vocifera asneiras e, pior são aqueles que tentam encaixar narrativas falsóides para defender o energúmeno. Ambos se merecem.
Não deixa de ser uma boa pergunta, embora eu discorde da última assertiva.
lula representa o atraso do atraso do atraso, e nao tem mais lugar na politica ! seu lugar eh no camburao direto para a prisao pelos milhares de crimes cometidos nos ultimos 40 anos !! simples assim
Para Lula, "ditadura no paÃs dos outros é refresco!". As reações de Lula e do PT diante dos ataques à Democracia feitos pelo desgoverno Bolsonaro, mostram bem que para ele e seu partido a morte de milhões de brasileiros, ataques à imprensa e ao Judiciário são toleráveis para um pretenso novo governo. A disputa no Brasil está entre o atraso (Lula) e o retrocesso (Bolsonaro).
O articulista "esqueceu" que Lula foi preso para ser tirado da eleição que venceria facilmente. Isso ocorreu em que tipo de ditadura? Não fosse o hacker de Araraquara Lula ainda estaria preso e o candidato que será apoiado pela Folha e seus correligionários festejariam Sergio Moro como novo presidente da república. Moro o bolsonaro da fala fina.
mais um narrador de meia verdades, ignorando que Lula deixa claro que se Ortega prendeu adversários para se eleger ele errou. Porque estes cronistas de meias verdades e mentiras inteiras continuam a zombar da inteligencia do eleitor, como se fez com intensidades,nas mÃdias sociais para eleição do bolsonaro? Olhem em volta o resultado disto?
Pô, meu caro, dos militantes petistas que eu conheço, não imagino quem fique feliz com esse tipo de compadrio. Sim, evidente, há "más práticas imperialistas" no histórico de relacionamento dos USA com estes e outros paÃses. Mas, como você mesmo apontou, não tem cabimento dar a mãozinha. E, vamos combinar, exprimir em voz alta hidiotices como as últimas declarações Romenas e Gleisianas, é de uma incompetência relacional publica inacreditável - parece coisa de Bozofrênico...
Pois é. Eu, que não são militante petista, mas tendo a votar sempre na esquerda, fico putodavida quando Lula e o PT tentam defender o indefensável. Para agradar a meia dúzia de radicais do PCO e outros nanicos, chuta os bagos do bom senso.
O petismo não aprende e não muda. A burrice parece impregnada num partido criado por filósofos, sociólogos e grandes pensadores que, há muito abandonaram o partido. Gleise Hoffman, Zé Dirceu, Dilma Rousseff, Lula ... e tantos outros fizeram riqueza pessoal e empobreceram o partido.
Lula foi preso e sofreu tortura psicóloga numa cela da PolÃcia Federal por um longo tempo. Foi vÃtima de um golpe para não disputar as eleições. Ainda assim, é um democrata e segue em frente por ser um homem comprometido com um paÃs mais justo e menos arbitrário. O resto é balela.
Muito bem falado. Mas os adversários , todos, estão tão distantes da genialidade do estadista que sem argumentos sólidos para combate-lo, se apegam a frases fora de contexto, ou pior , inventam mentiras . Eh com isso que pretendem ganhar de lula.
Texto ótimo e equilibrado. Eu sou petista e lulista, e espero que a enchurrada de criticas sirva para que o partido e o ex-presidente mudem de postura nesse ponto.
O Jesus da Goiabeira que te ouva!
Para evitar a censura da Folha vou dizer que Lula disse uma bobagem, foi bem mais que isso. Mas antes da comparação Lula disse que todos que ficam algum tempo no poder sofrem a tentação de virarem um ditadorzinho. Partindo do que diz o colunista, digo que o PT é um partido e não outra agremiação de social de cavalheiros e damas como os outros costumam ser. E a permanência é um problema de todo presidencialismo. Não foi Lula que, cedendo à tentação, comprou sua própria reeleição.
A Folha e a Globo, entre outros, já fizeram o mesmo serviço sujo na eleição passada. Deram com o Burro, ou com o Bozo, n'agua. Arrependidos, não aprenderam nada. Só trocaram o Capetão Rachadinha pelo Juiz Declarado Parcial. No FlaxFlu diriam: Juiz Ladrão. Aprendizes de feiticeiro, nossa grande imprensa. Até quando?
Mmmmm, Josimar, este artigo, em particular, presta um servição reflexivo, não me parece ter nada da sujeira que já vimos circulando por aÃ. O que não tira a verdade do seu apontamento...
Credenciado que está pelas pesquisas, Lula tem que usar a sabedoria e aproveitar esse momento para decolar. Deve pensar mais no Brasil, pois tem a confiança do eleitorado e é a única esperança de um povo sem comida, sem emprego e sem dinheiro. Nesta hora, extremismo é suicÃdio polÃtico!
E declarações absolutamente inábeis poderiam ser evitadas, né? Não é preciso ser um gênio da argúcia polÃtica para percebê-lo. Espanta-me que gente tão rodada não tenha uma linha de base de simancol bem definida...
Creio que o percentual de pretenção de votos para o ex presidente é muito maior do que tem se espalhado. Depois de tudo que estamos passando, depois de ver assustados os fanáticos seguidores do milico ora presidente e o que eles podem fazer contra qualquer outro cidadão do qual não gostem por ideologia, por estar usando roupa vermelha, por apoiar temas sobre minorias, etc, os eleitores progressistas tem medo das reações dessas pessoas e por isso talvez se abstenham de expor seus votos.
A democracia ocidental não está imune a muitas crÃticas que gosta de fazer contra paÃses socialistas. No caso do Brasil, Lula é o próprio exemplo. Foi preso por um conluio para viabilizar a chegada ao poder do mito dos desinformados. O Juiz que montou a farsa no judiciário de Curitiba hoje posa de candidato a presidente. Um candidato que acolheu falsas provas, agiu de má fé para levar vantagem e por tudo isso foi declarada sua suspeição pelo STF.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Lula e PT se amarram a um abacaxi para a campanha de 2022 Voltar
Comente este texto