Opinião > Democrata flexível Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
O articulista fez um retrato fiel da nossa realidade polÃtica. Não temos saÃda. O paÃs vive, há muito, na situação do "alea jacta est".
O PT não pensa. A FSP tenta ser imprensa. Folhas frias vazias.
A Folha não pensa. Ela inventa e manipula.
Editorial desavergonhado, que tenta - a partir de um fragmento de entrevista - demonizar Lula e o PT, e ainda apela para a falsa equivalência com o capitão que nos governa. Aponta o dedo para governos ditos não democráticos, esquecendo que nossas 'eleições livres' foram manipuladas pelo ativismo de agentes do estado - juÃzes, promotores, policiais - sob o aplauso acrÃtico da grande mÃdia, Folha incluÃda. Basta disso, a partir de hoje sou ex-assinante.
Acabo de ser assinante da "Folha flexÃvel". Vergonhoso esse editorial!
Quando Lula ameaçou a nossa democracia? Vamos, respondam. Nunca . Acho interessante todo esse barulho e silêncio total sobre a defesa que o juiz polÃtico Moro fez de implantar um tribunal de exceção, nos moldes da UCRÂNIA. Precisamos parar de brincar com a jovem democracia desse paÃs.
RidÃculo editorial. Lula sempre respeitou e defendeu a Democracia. Venezuela tem eleições. Nicarágua tem eleições. Cuba ,não vou nem dizer, basta saber como são eleitos os representantes do povo, vão lá e fazem uma pesquisa...vocês preferem apoiar um ex juiz suspeito. O resto é campanha contra o PT.
E chamam os Coisistas de negacionistas. Assim caminha o Brasil.
Irônico, a Folha condena Lula, a partir de uma fala descontextualizada, por supostamente defender uma ditadura na qual opositores polÃticos são presos para favorecer um determinado candidato. E apoia Moro, o juiz que prendeu injustamente o candidado que venceria as eleições pra favorecer o governo no qual assumiu o cargo de ministro. Para Folha a democracia é muito flexÃvel
???
O PT e a Folha não irão mudar. O PT continuará defendendo os ditadores amigos e a Folha continuará defendendo a democracia cristã ocidental. A conta é fácil de ser entendida. Quantas bombas os ditadores amigos do PT lançaram contra velhos, mulheres e crianças, ao redor do mundo? Quantos crimes impunes contra a humanidade os democratas cometeram contra os povos afegãos, lÃbios, sÃrios, turcos, etc. Não se pode tratar essas questões com hipocrisia.
Renato. é que um erro não justifica outro. Veja que as ditaduras, em regra, prejudicam seu próprio povo, a evolução democrática de sua nação. Sem dúvida temos o terror que os EUA fazem no mundo. o Terror que fizeram na américa latina ao praticamente dizimarem nossa democracia sob o falso pretexto de virarmos ditaduras comunistas. Faltou patriotismo de nossos generais golpistas. mas tais fatos não justificam ditaduras de qualquer tipo, até mesmo do proletariado.
Democrata é a folha.
Parabéns, Folha. Mais uma eleição em que vocês apostam na extrema direita. Apoiaram a ditadura, o golpe contra a Presidenta Dilma, a eleição do Bolsonaro e agora apoiam Moro ou a reeleição desse desgoverno. Eu não cancelo a minha assinatura até as eleições. Porque vou ser uma voz aqui comentando todos esses absurdos de vocês. A burguesia não desiste. Quer ver a fome e esse desespero no paÃs.
Editoriais da Folha parecem ser do estadão, globo, tudo igual. O que ainda resta de credibilidade são alguns poucos articulistas. O resto pode jogar fora pois só representa atraso do paÃs. Lula2022, o resto é resto, vai ter que engolir.
Falando em memória, a Folha emprestou seus carros de entrega de jornais para a ditadura transportar presos polÃticos escondidos. Também chamou a ditadura militar de "ditabranda". Fica dificil, não é?
Ótimo editorial! Um tÃtulo mais adequado seria: Autoritários convictos.
Sempre com viés autoritário, os dois dinossauros polÃticos polarizados não estão acostumados a ser contraditados por seus respectivos cÃrculos de bajuladores. Vivem nessa bolha de militantes e juram que essa é a realidade do paÃs ...... só que não.
0s extremos da ferradura. Não pensam; ofendem-se mutuamente; ambos seguem o boiadeiro.
Mais um Editorial tendencioso da Folha de São Paulo. O Jornal pode censurar uma fala de Lula; o fazem com esmero. Trabalham para os poderosos e para si próprios. Não cancelarei minha assinatura de décadas, vou acompanhar as tendências deste jornaleco ultra conservador e censor para um só lado.
Petistas deveriam beijar o Editorial da Folha. Adverte a campanha e o candidato prá não dar mancada, e mancadas desse tipo podem lhe custar a eleição. Ao contrário, mal agradecidos jogam pedras. O fanatismo é uma ...
A questão problematica não é a advertência (bogossian a fez de forma limpa) mas mais uma jogada politica contra Lula e a favor de quem? Ou houve critica à altura a Moro? Os editores gostaram do seu comentario, está em destaque na coluna, por que será?
LULA 2022
Lula, mais uma vez, vai ser vÃtima de uma campanha sórdida. É invisÃvel, seu nome surge na Folha, Estadão, Rede Globo para ser desqualificado. Não aprendem com o tempo, com a história. Foi assim com Getúlio, Juscelino, Brizola, Jango e Dilma. Embarcaram no golpe militar de 64, nos discursos estapafúrdios de Collor e Bolsonaro. Sabem o quanto isto custou ao paÃs. É uma elite financeira que quer manter seu poder, seus privilégios, lucros e heranças. O povo, como sempre, paga a conta, não é mesmo T
Por quê os entrevistadores, em vez de citarem a Nicarágua e a Venezuela, não citam China e Rússia? Medo?
Folha confunde retórica com prática. De qualquer modo, Lula não precisava ter dado munição aos jornalões que, na espreita, só aguardam declarações infelizes como essa pra fazerem essas falsas equivalências. Lula errou. E feio. Mas isso não vai impedir que seja eleito em 2022. Pra tristeza dos jornalões.
Sim FSP foi desnecessário esse texto!
A folha e outros meios de comunicação gasta tempo, bytes, papel e tinta com uma fala que não foi assim tão meteórica pra se fazer esse texto. Eu assisti a entrevista, pode sim ter havido um erro, uma falta de traquejo e na maneira de falar sobre a Nicarágua. Agora esse editorial da folha vai ai a minha descarga. Voces fizeram o mesmo na campanha e elegeram o MIco que temos hoje. A mea-culpa de voces até hoje não saiu. Prestem atenção!
Jornaleco voltando a usar má fé. Se assim continuar cancelarem minha assinatura
O que a folha pensa não me interessa já que sempre jogam contra os direitos fundamentais da população menos favorecida , parei por aà e Lula 2022 o resto é fake News , que situação só termos um candidato decente pra presidência do Brasil , por aà você vê o esgoto que viramos .
Descobriram.
Quem????????????????? Afinal, após milhares de anos da morte do filósofo, descubriram um homem decente. Ao lixo as lanternas!
Lula foi preso polÃtico, em que outro paÃs democrático prenderam o lÃder nas pesquisas eleitorais??!!
Parece que o PT gastará pouco dinheiro com a campanha de Lula porque terá sempre propaganda de graça dos jornais que apoiaram um golpe de Estado contra Dilma e prisão de candidato lÃder das pesquisas no Brasil, mas, critica o mesmo método quando é em outro paÃs. A Folha, Globo e Estadão defendem ditaduras por conveniência e esquecem que não existem diferenças ideológicas entre ditadores. Todos usam os mesmos métodos que possuem a disposição para permanecerem no poder.
Muito boa a matéria. o Coiso/Petismo sempre foram idênticos. para eles a culpa é do STF, do Congresso Golpista, das mÃdias. Nunca olham a Enormidade dos Erros de seus LÃderes/Mitos, pois somos a nação do negacionismo. Deixarm um legado de uma tremenda crise economica e a maior crise de corrupção da história e Coiso se mostra inútil para enfrentar essas crises e total descaso pelos brasilerios. Defender ditadura (do proletariado ou de direito) em plento 3º milênio é um Absurdo.
não cravo 17 pois não voto em qualquer um que defenda qualquer tipo de ditadura, seja ela de direita, do proletariado, fundamentalista.... o chato são esses pseudointelectuais negacionistas que não querem enxergar um palmo a sua frente, ante a extrema corrupção que culminou na prisão de parte das Elites PolÃtco/Economicas da nação, como Presidente do Congresso, Governadores, ministros, deputados, senadores, lÃderes de governo. Negam apenas e se acham.
Mais um que cravou 17 na eleição passada, continuou enrustido e está ensaiando novos voos para o colo cheio de pena do Marreco. Nota-se claramente que desconhece os números oficiais do paÃs quando fala de legado. O choro no banheiro será livre.
Ñão se enganem. Se as coisas continuarem como estão, ano que vem a Folha e o resto da mÃdia golpista não hesitará em apoiar novamente e com fervor (como o fizeram na eleição passada) o atual desgoverno.
A questão dos motivos Leandro? ambos foram absolvidos quanto aos motivos. A questão se trata na existência de golpe. Se existiu para um, existiu para outro, simples assim.
Seu entendimento está dissociado dos fatos que levaram ao impeachment de cada um. Daà levar a uma conclusão que não se aplica a ambos os casos. Lógica simples.
meu entendimento principal é que se houve golpe contra um, houve contra outro e seria a mais completa hipocrisia defender golpe contra um Quem ajudou a fazer o golpe contra outro. simples assim (na verdade compliquei o texto).
Faltou falar sobre os crimes de cada um. Ou só de um, não é mesmo? De acordo com o seu limitado argumento, bastaria a soberania do Parlamento. O que a falta de conhecimento sobre sistemas de governo faz. Mas, também, o que esperar de quem papagaia o que os outros dizem? Calma, com esforço e dedicação você consegue aprender.
Não houve golpe contra Dilma. Se houve, ocorreu também contra Collor e todo petista ou qualquer outro que apoiou o então golpe não poderiam falar nada eis que seria a mais absoluta hipocrisia. é bom lembrar que o julgamento é polÃtico e o Congresso Soberano. é bom lembrar também que tanto Dilma, quanto Collor nunca foram condenados. Chega de hipocrisia.
Lógico que o trabalho da folha é de tonar Lula! A gente ja sabe qual é a terceira via dela né? Folha e comandados gostam de falar pro PT fazer autocrÃtica, na verdade quem precisa desse conselho é a propria folha, desde antes até o apoio ao gov geno. Continuar esse preconceito contra Lula pegamal! Foragenocida!
Alguém esperaria opinião diferente? A Folha tentará minar a candidatura do PT junto com o resto da grande mÃdia para tentar inflar o Marreco.
Quem não é flexÃvel é a Folha no seu antipetismo. Não cobriu o sucesso do estadista Lula na Europa mas faz questão de deturpar a fala dele na entrevista ao El PaÃs. Isto é fakenews. A continuar assim terei que cancelar minha assinatura, como fiz em 2018, quando a Folha ajudou a eleger Bolsonaro com sua "flexibilidade"
Alguém esperaria algo diferente da Folha? Tentará minar a candidatura do PT junto com o resto da grande mÃdia para tentar inflar o Marrequinho de Maringá. Mas não se enganem, se as coisas continuarem como estão, em 2022 a Folha apoiará "novamente e com fervor" o atual Chorão de Banheiro que desgoverna o paÃs. Só inocente para cair nesse papinho que se repete na véspera de todo ano eleitoral.
O Editorial está corretÃssimo! Lula e Bolsonaro são faces da mesma moeda! Fora os dois! É urgente escolhermos democratas verdadeiros e capazes para governar o PaÃs! Eu vou votar no Moro!
Moro , o Divisor degados!
Mais um que cravou 17 na eleição passada. Os frustrados não param de pipocar. Marreco democrata? Hahaha.
A Folha golpista chamou a ditadura de ditamole, não tem mérito para distorcer a fala de Lula e iniciar a campanha contra!
Você foi enganado por Fake-News. Nada esta correto neste editorial - apesar de que tenho os meus problemas com Lula - em relação a alguns aspectos polÃticos. Mas isso não justifica manchar a imagem dele com mentiras como a FSP faz.
A "ditabranda" vagueia como alms penada na Folha. Pegar um trecho e tirar do contexto é sórdido.
E saiu do contexto mesmo pq ele estava falando do direito dele ser presidente, e tem mais ele nunca meteu o pau em alguém sempre foi elegante com presidentes
Defender ditaduras só está no contexto dos petistas e dos bolsonários.
Conhecem a fábula do sapo e escorpião? Fazendo uma analogia, o escorpião são as Folhas de São Paulos, Globos, jornalistas golpistas como MÃrians Leitões, Sardenbergs, Wacs, Mervais, Camarotis, o Consórcio e jornalistas como esse. Todos serviçais da turma do Touro de Ouro. Afundam junto com o paÃs, mas ainda assim continuam dando suas ferruadas e destilando veneno diariamente de forma oportunista. Mas o que fazer? É a natureza desse jornalismo subserviente praticado no Brasil. Imprensa Escorpiã!
Ney a mÃdia sempre bateu no PT desde o inicio pq não é elite
Os bolsonários e os petistas dizem as mesmas coisas a respeito da mÃdia quando são apanhados nessas situações.
Rafael Vicente Ferreira falou e disse!
A FSP poderia poupar nossa inteligência não dando ouvidos ao que um ex presidiário fala. Querem ressuscitar o falecido polÃtico?
Quem sobreviver a este caos, verá: Lula presidente 2022
ex presidiário mas diga que foi preso sem provas.
Falecido polÃtico? Tá de brincadeira?Aguarde...
O falecido polÃtico vive, William, e ganhará fácil do do cadáver insepulto.
Os ditadores de dire3ita que a folha e a Globos sempre defendeu, pelo visto também nunca via mudar, sempre a folha, Estadao e Gobo vão defender ditaduras de direita.
É em razão deste tipo de jornalismo ardil e mentiroso que a imprensa e as grandes mÃdias vem perdendo a credibilidade. Aà o povo prefere acreditar em fake news do waths, com razão. As Globos, Folhas, o consórcio em fim, estão sempre soltando suas "mamadeiras de ..." em seus editoriais, como esse. Folha e Touro Dourado Tudo a Ver? Fico torcendo para que a profecia do Paulo Henrique Amorim se concretize logo: "as Globos vão morrer gordas". Assim quem sabe o paÃs saia do abismo.
Recomendo a todos a leitura da fala inteira, se possÃvel da entrevista inteira. É a fsp voltando ao bom e velho golpismo, com as distorções da verdade que ajudaram a eleger o idiota que os editores da folha, hipócritas que sempre foram, agora condenam. Não, fsp, não vou cancelar minha assinatura. Vou ficar por aqui, desmascarando essas narlochices de vcs!
A Folha, esta sim é apoiadora dos golpes e da ditadura, aliás segundo ela, ditabranda.
Aliás, lendo outros comentários aqui, fica bem claro que o pessoal não está se deixando mais enganar a toa. Se liga, folha!
Viu Folhas, Globos golpistas? Scholz, chegado do Lula assume na Alemanha. E vocês ficam por aà deturpando a fala do nosso futuro presidente. Faça jornalismo sério. Chega de golpes. Será q vocês e as MÃrians Leitões, Mervais, Camarotes, Catanhedes, Sardenbergs, não aprenderam c/ golpe de 2016? Onde nós chegamos! Tá osso viu Folhas! Oh miséria. O povo é que o diga. E vocês não param de trabalhar p/ destruir o paÃs. Tudo p/ atender a turma do Touro de Ouro. Vocês do jornalismo são como escorpiões!
Lula não falou nada de mais. O que vemos é uma exploração de um trecho que pode ter outro significado. Ninguem mostrou o trecho na mesma entrevista, onde Lula diz "Quando um governante fica muito tempo no poder, tende a não querer sair mais. por isso sou a favor de estabelecer limites para a sua permanencia". Por outro, entendà q nas palavras de Lula há uma critica a qualquer governante que permaneça 16 anos no poder, seja na Alemanha ou na Nicaragua.
E o PT segue perdendo votos com tais declarações pró-ditaduras.. ao menos daqueles que consideram a democracia-liberal um valor inegociável.. melhor assim, o centro democrático agradece
Como pode a Folha condenar Lula por opinião retórica em uma entrevista , se este grupo de comunicação já foi capaz de apoiar a ditadura brasileira na prática e nas páginas deste jornal ?
Sim Sr JC Souza. De acordo com o finado Paulo Henrique Amorim, esta folha cedia seus veÃculos para prender opositores ao governo militar dos idos 1970.
O PT não precisava dar munição para reacionários...o partido emburreceu...por isto vou de Ciro. Mas Folha, nos governos petistas eu nunca fui dormir assombrado com retrocessos democráticos como o fui muitas vezes neste governo, que foi por vocês fiado, sim... e do qual fez parte Moro, que querem nos impingir de mocinho agora...que prendeu sem provas, vazou áudios, grampeou advogados, quis legitimar polÃcias assassinas...coisas próprias de ditaduras...Então, bem menos, por favor.
Já acho quem emburreceu foi Ciro, atirando pra todo lado e principalmente no PT. É uma pena, perdeu toda credibilidade com seu desequilÃbrio, deselegante que as vezes parece o Bozo. Não tem marqueteiro que dê jeito.
Lendo os comentários ao edital chego à conclusão que muitos não se despem de suas convicções mesmo diante de fatos. O que está em análise é a fala de Lula sobre ditaduras de esquerda. O que é matéria de discussão é a coerência de seu raciocÃnio ao comparar ditaduras e regimes democráticos. A análise contextual de ditaduras não deve resultar em sua aceitação ou defesa. Lula pode perder eleitores se continuar a justificar ditaduras. Ele é inteligente o suficiente para entender isso.
Fatos vc disse, então vc não leu a entrevista do Lula toda.
Será Sylvia? Então nos resta somente a superfÃcie interessada? Que triste!
É o que eu disse, Marcelo. Essa já uma análise contextual.
A tese de que muitas das ditaduras de esquerda decorrem da única forma de resistir a uma subserviência aos EUA não é fraca. E ela se reforça com o embargo econômico decretado de forma unilateral e autocrático pelos EUA, que pune os paÃses que não se alinham. Para completar, as informações são totalmente distorcidas e controladas pelas grandes mÃdias que também se submetem aos objetivos estadunidenses. Mas o xeque de Dubai, ditador mor é tratado com deferência.
lula deixou bem claro que se ortega prendeu opositores para vencer as eleições foi algo errado e se citou como exemplo. em nenhum momento, dos 15 anos que o PT ficou no poder, ameaçou as instituiçoes democráticas. Já a estória da FSP, traz seus carros ajudando a Oban, o apoio a "revolução". Se olhem no espelho editores, mas finjam que não veem o que olham, porque na imagem só há profundezas.
Definitivamente, o que fazem Lula e o PT com as declarações estapafúrdias é encher a bola do inimigo. Tenham paciência! Isto que é jogar contra o próprio time! E ainda dão de graça munição para editoriais como este. E a� Vão insistir no erro até quando?
Está ficando impraticável assinar a Folha. Os ataques ao PT têm como objetivo alavancar a candidatura de extrema direita de Moro. Parece que o processo de democratização pelo qual a Folha passou após ter apoiado o golpe de 64 chegou ao fim. O jornal se tornou um porta voz do mercado, sem compromisso com os fatos e com a democracia. Se continuar assim o jornal vai perder a credibilidade. A foto do Lula que acompanha o editorial, como se ele estivesse esbravejando, lembra as capas da Veja.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Democrata flexível Voltar
Comente este texto