Mariliz Pereira Jorge > Vida de gado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Lula visitou a Europa como maior lÃder da América Latina e voltou como lÃder mundial. Foi disparado o melhor presidente que o Brasil já teve levando o paÃs à condição de 6ª economia mundial e não por acaso obteve recorde de aprovação de 87% no fim da gestão. Compará-lo ao miliciano psicopata genocida que se tornou pária internacional indica alienação ou má-fé.
Wilson. Pensei que isto aqui fosse um fórum livre. Já que o incomodo, tentarei não importuná-lo mais. Quanto ao seu comentário, eu faço também alguns não dirigidos a você. Mesmo neste tópico fiz um. Pensei poder trocar ideias civilizadamente sem fanatismo e partidarismo. Creio que me enganei. Quanto ao dor de cotovelo, só posso responder que como democrata respeitarei o resultado de qualquer eleição. Sempre o fiz, mesmo que o resultado não me agradasse. Saudades do amigo Fabrizio Wrolli.
Lula é uma figura internacionalmente reconhecida, goste o Peter ou não. Governou sem em nenhum momento imaginarmos o risco de um golpe, portanto equipará-lo ao Bolsonaro não tem outro nome: má fé pra não usar termos mais duros. Pode-se e deve-se criticá-lo (eu eleitor do PT não apóio essas reticências quanto a regimes autoritários) se assim se considerar só não vale falsificar a realidade, pois o nome disso é mau jornalismo ou jornalismo interessado e ideológico.
Peter,imagino a sua dor de cotovelo vendo Lula ser recebido como chefe de estado se reunindo com o presidente da França Macron,com o 1º ministro da Espanha Pedro Sánchez, com o ex-1º ministro da Espanha José Luiz Zapatero,com o futuro 1º ministro da Alemanha Olaf Scholz ,com a prefeita de Paris Anne Hidalgo de quem recebeu o tÃtulo de cidadão parisiense,receber o prêmio na França de " Coragem PolÃtica " da prestigiado publicação Politique Internacional e aplaudido de pé no parlamento europeu.
Bom dia Peter,é curioso observar que vc não faz comentários mas se resume em comentar os meus. Seria interessante vc ,de vez em quando, dar sua opinião sem a necessidade obsessiva de se pronunciar só quando faço comentários. Freud explica. Grande abraço.
Wilson, bom dia. Com todo o respeito ao seu ponto de vista, "lÃder mundial"? Churchill, De Gaulle, Brandt, Adenauer, Mitterand, Merkel, etc. Lula está a anos luz deste nÃvel.
A comparação é inevitável porque Lula defende ditaduras e bolsonaro também, e petelhos e bolsopatas os defendem cegamente e tentam justificar qualquer bobagem que eles digam.
Mas lula é igual ao a bolsonaro no populismo e na crença de um governo autoritário..Ambos querem uma imprensa submissa escondendo suas mazelas e mentiras.
Dona Mariliz, concordo que a comparação foi um tanto descabida, mas falta a você e a toda a imprensa honestidade. Lula afirmou que se Ortega prendeu opositores para que não disputassem a eleição (assim como fez um juiz em um certo paÃs, que prendeu o candidato lÃder nas pesquisas e posteriormente foi ser ministro do candidato beneficiado pela prisão do opositor) ele está totalmente errado. Também já afirmou que Ortega não pode abrir mão da democracia. Onde está a defesa de ditaduras nisso?
A comparação também me pareceu descabida, mas, lembrando Cristina e espero corretamente, q faz boas intervenções nestes fóruns, como medir ou verificar tendências de ditadura no polÃtico? Acredito q considerando também o histórico. Sr. Lula e PT têm passado de luta e de respeito à s instituições democráticas. Destacaria: teve oportuni//de construir 3• mandato e não o fez, lutou contra condenações dentro das regras, não buscou refúgio, não insuflou seguidores contra instituições, feito ditador
A ditadura está, primeiro, na recente e estapafúrdia comparação dos 16 anos no poder de Daniel Ortega, eleito depois de prender a oposição, com os 16 anos no poder de Angela Merkel, eleita dentro da democracia, e segundo, na ausência de uma contundente crÃtica à s ditaduras da América Latina, a do Ortega incluÃda. Precisando, posso desenhar.
Ainda estamos para meter na corrente sanguÃnea que numa democracia, o papel do cidadão é cobrar com veemência de seus lÃderes eleitos, não adorá-los como Ãdolos. Sempre devemos desconfiar das intenções e da moral de polÃticos por default. Sob esse ponto de vista, as declarações de Lula e Dilma são inequivocamente um desastre. A colunista cumpre seu papel ao criticá-los com virulência. Bolsonaro e Moro são cânceres, e Lula já provou ser democrata na prática, mas isso não lhe dá passe livre.
Clara e direta. Assino embaixo.
Deus, perdoe. Eles não sabem o que falam!
Se o ser humano já é cheio de falhas e defeitos o que dizer de um partido polÃtico, claro que este é o tipo de que Lula e o PT fazem ao relativizar ditaduras, como vários outros já apontados várias vezes, mas ainda assim é o governo que mais fez pela inclusão social, pela fome e pela educação, e comparando as opções que nos aparecem ainda assim voto no Lula e torço para que ganhe em 2022!
muuuuuuuuuu
Simples minha Filha, o LÃder petista foi moldado pela Ditadura Militar, se criou dentro dela, foi devidamente doutrinado pelo antigo SNI e seu Espelho é o Costa e Silva e o Médici, seu desejo é, se "tomar" o Poder editar um AI 6 provavelmente e vendeu essa ideia com casca e tudo aos seus "adeptos", esses sim os verdadeiros "gados" do povo brasileiro. O resto é blá, blá blá.
Não dá pra saber, assim de longe, se você precisa de livros ou remédios. Talvez os dois.
Mas os fatos, meu filho - Lula já foi presidente, lembra? - contradizem você amplamente. Como bolsonarista raiz que é, o senhor acabou por absorver a lógica do pensamento do seu presidente-amo-e-senhor e do cercadinho, segundo o qual a realidade circundante se transforma segundo o poder mágico das palavras que pronuncia. Vai na fé, deseje riqueza na próxima!
Essa é uma tese tão doida que é difÃcil de entender como alguém acredita.
Podem e devem ser cobrados, da mesma forma que podem e todos podemos fazê-lo em relação veÃculos de imprensa. Só que, estava para dizer, em algumas ocasiões não chega a ser exatamente cobrança, mas ataque pelas costas quando há a possibilidade de serem feitas frente a frente nos canais de TV e não o são. Inúmeras vezes comentaristas, a cada oportunidade, descendo falaçao contra, porém não se sabe de um convite sequer a quem tanto criticam. Lembro só Dilma x Mirian Leitão, Haddad XMaynard.
Ontem mesmo, no jornal da Cultura, estavam falando do MST e vi quando concluÃram com certo deboche. Aliás, é comum por parte do sr. Pondé, colega de jornal da sra. Mariliz.
Tabalhando pela terceira via à direita, a Folha de hoje dedica sua principais materias para criticar os adversários de Moro, o juiz que manipulou a justiça para atender seus interesses.
Perfeito! O PT nunca olha para o seu umbigo. Ditadura de esquerda, para eles não o é! Houve corrupção durante seu governo, haja vista os bilhões devolvidos aos cofres públicos, mas não são capazes por conveniência a reconhecer. São dois lados da mesma moeda Bozo e Lula! Diferença um inteligente ou outro....
Será que o Lula não sabe que nesse momento, falar sobre Nicarágua, Venezuela, não vai agregar nada a sua candidatura, pelo contrário, será usado pela imprensa e pelos outros candidatos, como já fez essa mariliz? Não tem assessoria não? Será que ele não sabe que o preferido da Globo, Folha, Estadão, etc é o Moro, e qualquer declaração nesse sentido será amplamente explorado?
Do mesmo modo há o lavajatista de cabresto. Para este, o ex-juiz é sempre inatacável. O gado lavajatista releva a práxis antidemocrática contrária ao devido processo legal. Não condenam seus projetos autoritários, como o excludente de ilicitude para exterminar pretos pobres e um tribunal internacional de exceção nos moldes ucranianos. Moro tem tanta afinidade com o fascismo da extrema-direita que foi ministro da Justiça de um governo que ele colaborou para eleger.
Não gostava até hoje dos artigo da Mariliz. Para este tiro o chapéu.
Você tomou foi um chapéu.
Marilúcida, quando você ilumina essa história com o facho de vossa mariluz, eu fico bem feliz. Não só pelo razoável da coisa mas, também, por encontrar identidade da minha perspectiva com a de gente que considero bem-pensante - sempre conforta crermos sê-lo. Entretanto, para além do auto-regozijo, entendo que o PT deve ser, francamente, eticamente melhor do que a concorrência Bozofrênica. E blindar-se contra a crÃtica é a antÃtese da possibilidade de evolução - e, convenhamos, falamos do básico.
Carro Marcos (parafraseando Benassi), creio que quase tudo é melhor é eticamente melhor que a concorrência Bozofrênica.
A Mariliz já está trabalhando em pró de um outro Bolsonaro! Quem será ele? Dou um doce a quem adivinhar! A imprensa brasileira mal dar conta de seu Bolsonaro, quer se meter em governos da Venezuela e da Nicarágua! Até onde se sabe, os governos citados foram eleitos pelo seu povo e não através de golpe...
Adolf Hitler foi eleito por seu povo também...
Então você não sabe? Vou contar. Ortega e Maduro NÃO foram eleitos democraticamente. Ambos destruiram as instituições e criaram um simulacro de democracia. São ditadores, Bolsonaros de esquerda. Pronto, agora que você sabe, não pode mais alegar ignorância.
Prendendo os oponentes fica muito fácil se eleger! Olha aà o gado petista, a carapuça serviu direitinho!
Meu caro, eu sempre voto na esquerda, mas or tega e chaves prenderam seus adversários, amordaçaram à imprensa, etc e além disso, você se esqueceu de cuba?
Lula sempre foi amante de ditaduras e sonha regulamentar a mÃdia. Bolsonaro idem. A única saÃda é Sérgio Moro.
A única saÃda? kkkkkkkk Comentário ditatorial esse hein! kkkkk
Excelnte artigo, Marilis! Na adolescência fui apaixonado pela Revolução Sandinista. Hoje, depois de um canal fantassma construÃdo feito no ar por um picareta chinês, do banho de sangue contra marchas, questionadoras de uma contrarreforma da Previdência similar à nossa e da prisão de opositores, não há o que defender.
Pois Zé. Sempre lembrando do dedinho do tio Sam na revolução sandinista, né? Tem inocente nessa história não, de lado algum...
É de se perguntar o porquê de, sabendo que é 'fogo na roupa', Lula declarou o que declarou. Acho que para 'fustigar a imprensa' está dando certo (até Editorial). Mas a defesa apaixonada da democracia, melindrando-se com possÃveis sinais, é de grupo restrito e que sofre a 'lei da gravidade' com Lula na eleição. Acho que a declaração mira outro grupo, não só na esquerda...
(cont) Quem fica feliz com essa declaração do Lula? Evangélicos querendo controlar a pauta de costumes na imprensa? Pode ser...
Benassi, um membro da executiva já tinha falado a mesma coisa e apanhado pra caramba, tanto que apagaram a nota. A repetição por Lula pode ser deslize, mas não parece. Levantei a hipótese de ele estar buscando esses votos de quem não está nem aà com a democracia, mas pode ser outra coisa. Agora é claro que o Lula tá nem aà com essa reação da imprensa, acho até que conta com ela...
Sei não, Zé Ricardo, essa seria uma aposta meio arriscada, não? Mensagens melÃfluas para aqueles que pouco prezam os métodos democráticos? Tenho dúvidas se existe esse reacionário que, esquerda ou direita, quer autoritarismo. Mas, uma vez que elegemos o estrupÃcio, há que se considerar a existência de duendes...
Tem muita gente 'permeável' a ditaduras, há até elogios à coreana (do sul) enquanto resultados. Os votos antigos do Bolsonaro são assim, são um caminhão de votos (25 por cento) e ele vai ser cristianizado (ele próprio, sincerão, não escapa de apostar nisso). Pra onde vão esses votos? Lula já teve aprovação de 85, uma margem de 10 para garimpar. Será que anseiam um Presidente mais duro e prático? Há alguém, na direita, elogiando os 'resultados' práticos de Ortega?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Vida de gado Voltar
Comente este texto