Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Adauto Lima

    Como pode a taxa de mortes por milhão no Brasil ser apenas "1". 615 mil dividido por 212 não resulta "1".

    Responda
  2. maria camila machado almeida

    Órgãos de imprensa, revisem seus dados, busquem fontes confiáveis, de cientistas em instituições renomadas, não ofereçam dados pela metade e sem ratificação. Nosso objetivo agora é salvar mais vidas, já que estamos medianamente esclarecidos sobre Delta e outras variantes, dados novos da omicrom serão digeridos aos poucos. Temos que fazer o tema de casa com o que temos agora no país. Prefeitos, não podem diminuir horários de transporte, temos mais pessoas trabalhando e o números de ônibus não.

    Responda
  3. maria camila machado almeida

    This Week in Virology, do Virologista Americano RACANIELLO, Vincent é um dos melhores e confiáveis podcasts e canais científico desde o início da pandemia. Covid em crianças está em 25% dos casos de infectados neste outuro nos Estados Unidos, muito provavelmente entre crianças ão vcinadas. Governadores e prefeitos, por favor façam suas campanhas sobre vacinação de crianças e segunda dose de jovens. Covid é uma doença da infância neste momento - tem que vacinar como para polio ou sarampo.

    Responda
  4. JOSE CARLOS BETONI

    Por favor, FSP faça a colocação correta dos números. O número de 1 morto por milhão de habitantes no Brasil é um coeficiente de mortes diárias. Nós temos 2,7% da população mundial e somos responsáveis por 11,8% das mortes até aqui. Nosso número de mortes é de 290 por cem mil habitantes, número mais usado para comparações com outros países.

    Responda
  5. JOSE CARLOS BETONI

    OS dados estatísticos confundem. Creio que se refere à morte diária por milhão de habitantes. Do jeito você os apresenta parece que estamos bem (Brasil: 1 por milhão). No geral temos em torno de 2,7% da população mundial e somos responsáveis (até aqui) por 11,8% de todas as mortes no mundo. Uma catástrofe. Temos 290 mortos por 100 mil habitantes. Os USA tem 236. Dados da Johns Hopkins de hoje.

    Responda
  6. Claudio Belodi

    Vamos ver se essa cepa tem potencial para atingir os esquerd0ides, porque até agora ficaram imunes de tudo.

    Responda
  7. adenor Dias

    O fato é que tudo indica que a pandemia só acabará, quando não haver mais ninguém sadio da mente! Parece que querem enlouquecer toda sociedade, para que ela se mate, sem precisar o carrasco sujar as mãos!

    Responda
  8. adenor Dias

    Senhor Mateus Santana Figueiredo, se há suspeita de subnotificação de caso da covid -19 na Índia, podemos suspeitar de supernotificação aqui no Brasil!

    Responda
  9. adenor Dias

    Caso eu seja vacinado a força. eu me suicido depois! A cada variante que aparece, mais me convenço de que a vacina não vale nada! É variante da China, variante do Amazonas e agora da África! Em breve chega a variante de Marte, Plutão ETC...

    Responda
    1. Marcus Vinicius Terra

      Lembrei-me de uma coisa que Einstein disse que é infinita.

  10. MARCOS BENASSI

    Vêtêfê, o Bozo não quer saber de prudência e canja de galinha, meu caro. É só leite condensado e picanha que interessam ao quadrúpede-em-chefe.

    Responda
  11. luiz jose almeida fayad

    Na europa tem maluco preferido pegar a covid só para não ser obrigado a tomar a vacina.Podem ficar 6meses circulando porque as autoridades naõ obrigam a tomar a vacina para quem teve a covid.Assim muitos já morreram,preferiram arriscar suas vidas a tomar vacina.Estes malucos que podem pintar por aqui.Tem que barrar no aeroporto turistas que não foram vacinados.

    Responda
  12. José Antônio

    ´´Mas conviria exigir passaporte de vacinação de viajantes, o que contraria a militância-camisa-amarela ignorante de Camisa-amarela-mor.``

    Responda
  13. W BOLOGNESI

    Agripino e outros: esqueçam o carn@aval.

    Responda
  14. Alaor Magno

    Tenho pena dos empresários, coitados. Pagam tantos impostos....

    Responda
  15. DOUGLAS FERREIRA

    Os cientistas sérios já haviam alertado que nãoao se pode vacinar a pop no meio de uma Pandemia. Foram calados com acusações de serem anti vacinas. Era favas contadas que o vírus iria mutar e escapar da vacina. Pior ainda porque as vacinas também perderam eficácia muito cedo, 4 meses. Estamos no pior dos mundos.

    Responda
    1. adenor Dias

      Verdade! Chegamos ao ponto de entender que a vacina não serve pra nada! Daqui a pouco seremos obrigado a nos vacinar diariamente, como quem toma insulina para diabete tipo 1!

    2. DOUGLAS FERREIRA

      Vacinas no meio da Pandemia favorece as Cepas que escapam das vacinas. Na África do Sul sim, a vacinação está em pleno vigor, com 30% da população vacinada Essa nova cepa apareceu justamente no cone sul da África, o que indica a África do Sul como origem.

    3. Matheus Santana Figueredo

      Sua colocação não tem lógica. Primeiro porque se não se deve vacinar porque a pressão seletiva vai beneficiar variantes que escapam essas mesmas vacinas, então não deveríamos dar antibióticos pelo mesmo motivo. Segundo porque parte de uma premissa falsa, já que a nova variante surgiu de um local onde justamente tem uma cobertura vacinal irrisória (Africa do Sul, por exemplo, tem 23%) e nem temos dados ainda sobre a capacidade dessa vacina escapar da variante.

  16. Peter Janos Wechsler

    O teor do artigo é correto em princípio. Pena que as estatísticas citadas diminuem a sua credibilidade.

    Responda
  17. Vinicius Rodrigues

    Até o momento nao há comprovação aguma sobre a letalidade desta nova variante. Esta pode ser mais transmissivel e menos letal, a proposito

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Justamente por não sabê-lo, o princípio da precaução sugere que não se dê margem ao azar... Com cuidados, uma variante "velha" está matando à beça...

  18. mario josé corrêa de paula

    Fiquei estupefado com o cometário do Douglas (abaixo). O que você propõe? Lockdown completo? Já vimos que exageramos em algumas medidas e fomos fracos em outras. Não era preciso fechar o comércio se fosse exigida máscara, passaporte de vacina e número de pessoas conforme a área. É claro que teria que ter uma fiscalização extremamente rígida, pois os negacionistas e oportunistas sempre tentam burlar a regra. A alternativa é lockdown.

    Responda
    1. DOUGLAS FERREIRA

      Índia conseguiu deter a epidemia de Covid com índices irrisórios de vacinação Quando a Índia teve seu surto, as TVs mostravam ao vivo e em cores todas as noites. Depois sumiu do noticiário porque a epidemia foi debelada. Sobre os 400 mil mortos, não esqueça que a Índia tem 6 a 7 vezes a população do Brasil.

    2. Matheus Santana Figueredo

      A Índia não deu certo. A Índia tem 440.000 mortes e provavelmente com a maior subnotificação do mundo, com 10 vezes mais morte segundo estimativas. Além disso, a variante delta veio de lá por uma razão.

    3. DOUGLAS FERREIRA

      Por que não copiar os países onde o combate à Pandemia deu certo como a Índia?

  19. DOUGLAS FERREIRA

    Vejam o boletim epidemiológico número 610 de Serrana no site da prefeitura. Em novembro, em 25 dias 676 casos para uma cidade de 45 mil habitantes, 1 caso a cada 64 habitantes

    Responda
    1. DOUGLAS FERREIRA

      Você mesmo admite que demorou 6 meses para cair as mortes, na medida em que caia as mortes no estado de São Paulo. Cadê a redução das mortes de 95% cantada em maio pelo Butantã?

    2. mario josé corrêa de paula

      Não distorce os dados. O número mensal de óbitos antes da vacina chegou a 18. Hoje está em 2. Esse dado está exatamente no boletim epidemiológico que você citou.

  20. Giovani Ferreira Vargas

    Nossa! Ninguém leu ainda que há evidências de que está ocorrendo transmissão entre aqueles que completaram o ciclo vacinal. Cursinho de inglês já!

    Responda
  21. DOUGLAS FERREIRA

    Vamos fazer as contas de casos em Serrana, cidade com 45mil habitantes e 700 casos por dia de acordo com o site da prefeitura. Isso dá uma média extrapolada de 528 casos diários por milhão. Se o Brasil tivesse usado só Coronavac estaríamos com 110 mil casos diários. Quem tomou Coronavac está desprotegido.

    Responda
    1. DOUGLAS FERREIRA

      Vinícius, as vacinas são feitas para evitar que a pessoa pegue a doença e transmita para outras. O tratamento é feito para evitar que a doença progrida para morte. No início falavam que eu tinha de tomar a vacina pra não passar a doença pra você por isso a obrigatoriedade. Mas estamos vendo que que a vacina é uma proteção individual e não coletiva como vc mesmo admitiu.

    2. Vinicius Rodrigues

      Então! por hora não dá pra dizer exatamente isso, pois a proteção efetiva de uma vacina não se dá pelo numero de casos, mas pelo numero de mortes. Se previne mortes e casos graves, ok. Até o momento duas mortes confirmadas no mes (há ainda algumas em investigação)..tendo as 11 em investigaçao confirmadas como mortes, ai concordo com voce que a Coronavac precisa de reforço (como todas outras após 6 meses)

    3. mario josé corrêa de paula

      Bem, vamos lá. Primeiro, é mentira os dados que você publicou. Não chegam a 700 casos mensais. Segundo, lhe falta coerência. Na sua fala anterior você desacredita todas as vacinas. Por que agora você fala só da coronavac?

  22. DOUGLAS FERREIRA

    Apostaram todas as fichas na vacinação e perderam. Vacinas perdem eficiência em 4 meses e a cada variante perdem ainda mais. De que adianta revacinar todo mundo se a vacina escapa da imunização? Olha Serrana, ideia concebida como vitrine da vacinação foi um fracasso. Não conseguiu reduzir as mortes e em novembro está contabilizando 700 casos de Covid, monstruosamente alto para uma cidade de apenas 45mil hab.

    Responda
    1. DOUGLAS FERREIRA

      Procure no site da prefeitura de Serrana por boletim epidemiológico 610 e verá. Mortes tivemos 18 em março, 8 em abril, 6 em maio, 2 em julho, 7 em julho, 4 em agosto, 3 em setembro O Butantã cantou de galo uma redução de 95% nas mortes nunca alcançado e que só caiu a medida que a média do estado de São Paulo caia.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Se isso que vc fala for verdade (onde vc extraiu esses dados?), o que vc sugeriria no lugar da vacina? Cloroquina? Ivermectina? O número de mortes por Covid despencou no Brasil por quê?

  23. RICARDO BATISTA

    É do interesse de todos vacinar todo o mundo. Vamos ver se serve de alerta pra esses países sentados em vacina sem uso. Que parem de egoísmo e acelerem a transferência de doses. O planeta é um só.

    Responda
    1. Thomas Kraack

      E o Brasil é um deles .

  24. Jose Roberto X de Oliveira

    Bozo faz um vale tudo com sua ignorância e vilaneza. As cobais vão sobreviver?

    Responda
  25. ROS NGELA CRISTINA DOS SANTOS

    Ge.no.ci.da versus ômicron, quem vencerá a batalha.

    Responda
  26. ROS NGELA CRISTINA DOS SANTOS

    Com certeza a nossa maior "des.gra.ça" é o ge.no.ci.da do planalto.

    Responda
  27. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    De fato, há erro nas contas ou na forma da apresentação dos dados, de acordo com WorldOmeters nesta ocasião. Números corretos de mortes por milhão de habitantes entre parênteses: Belgica 3,2 - (2,3) Alemanha 2,7 - (1,2) Brasil 1 - (2,8) Austria 5,3 - (1,3) UK 2 - (2,1) US 3,4 - (2,4)

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Cabia ao articulista de autocorrigir. Os números se referem a milhares por milhão obviamente.

  28. Sebastian Schrader

    Vacinados também transmitem, PCR é obrigatório. Tudo certo! Viajantes de fora deveriam ser isolados por 7 dias e depois fazer mais um teste. Isso acaba com turistas de fora e brasileiros deveriam ficar no Brasil. Assim empresas turísticas sobrevivem e nós teremos um belo ano novo e um ótimo carnaval.

    Responda
  29. Peter Janos Wechsler

    Muita desinformação. Nós USA são 2,4 mortes por milhão de habitantes. No Brasil 2,8 fora as não contabilizadas. Na Alemanha 1,2 crescendo. É simples aritmética. Não sei como o articulista obteve seus números.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Naturalmente, os números mencionados são milhares por milhão de habitantes.

  30. Daniel Ferreira da Ponte

    Em um governo responsável, teríamos restrições em festas do fim de ano e possível impedimento de carnaval.

    Responda
  31. Ricardo de Oliveira

    É impossível nesse mundo globalizado se evitar a entrada de qq variante que se propague rapidamente. Mas dá para atrasar a chegada, ganhando tempo e se preparando. Mas com esse desgoverno que não exige nada dos que entram no país, nem que estejam vacinados, aí fica dificil para nós e bom para os vírus/variantes

    Responda
  32. Luciano Silva

    Com o governo atual não existe a mínima chance de evitar nada, negacionista assumido, não se vacinou e vive promovendo aglomerações e não usa máscara.

    Responda
    1. mario josé corrêa de paula

      Não se vacinou??? Claro que já se vacinou, tanto que colocou seu cartão de vacina sob segredo de Estado por 100 anos. Mais uma piada tragicômica.

  33. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Fácil evitar a desgraça: não reeleger Bolsonaro ou Lula!

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      E votar no moro.

  34. Rodrigo Caldas

    Com o excrementissimo bolsonaro no poder n tem como evitar.

    Responda
  35. Roberto Amaral

    Devemos em primeiro lugar afastar, isolar bozonaro e sua turba. Até o momento nenhuma declaração do quidroga que dizem ser o ministro da saúde, atchim...

    Responda
  36. Cleomar cordeiro

    O bozo acabou de voltar de um passeio com sua turba.

    Responda
  37. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    So depondo a a n ta

    Responda